Mercado de Voto
Deputado incorporou apelido de 'Ronivon' ao nome em 86


13/05/97
Editoria: BRASIL
Página: 1-8


da Sucursal de Brasília

José Edmar Ronivon Santiago de Melo, o deputado Ronivon Santiago, só teve o seu nome atual registrado em 1986.
Até aquele ano, Ronivon era apenas um apelido. Por causa disso, segundo relata o próprio, ele acabou perdendo a sua primeira disputa para a Câmara dos Deputados, em 1982, por 200 votos.
Irritado, resolveu incorporar o apelido ao nome. Por isso, acredita ele, acabou se elegendo e hoje já exerce o seu segundo mandato de deputado federal.

Cabelo
O apelido surgiu quando Ronivon morava no Rio, para estudar. Quando ia brincar com os colegas, por causa do cabelo comprido, logo lhe apelidaram com o nome de um dos ídolos da Jovem Guarda. Ronnie Von, o cantor, que inspirou o apelido de Santiago, nasceu em 1944, e é seis anos mais velho que o deputado. A Jovem Guarda foi um movimento musical surgido no Brasil nos anos 60.
As músicas da Jovem Guarda eram derivadas do rock, mas muito mais suaves e românticas. O termo se popularizou por ser o nome de um programa de TV comandando pelo cantor Roberto Carlos.
Nascido em 4 de outubro de 1950, Ronivon Santiago tem hoje 46 anos. Passou por cinco partidos desde que iniciou sua vida parlamentar, de acordo com o livro ''Repertório Biográfico'' dos deputados brasileiros.
A profissão de Ronivon, no ''Repertório Biográfico'', é a de professor. Nascido em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, o deputado federal é formado em Educação Física e já atuou como técnico de futebol.
A seguir, os principais trechos de uma entrevista que concedeu à Folha na semana passada, quando ainda não tinha conhecimento de que suas conversas a respeito da emenda da reeleição tinham sido gravadas:
(FERNANDO RODRIGUES)

Folha - Na votação da reforma administrativa, o sr. vota com o governo?
Ronivon - Eu vou votar de acordo com as minhas... as expectativas dos meus eleitores e do povo brasileiro.
Folha - O sr. é a favor ou contra a estabilidade no emprego dos servidores públicos, que está em discussão na reforma administrativa?
Ronivon - Contra.
Folha - Na votação dos outros itens da reforma o sr. vai apoiar as posições defendidas pelo ministro da Administração e Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira?
Ronivon - Não... Eu vou defender... ver as necessidades que sejem bom (sic) para o povo. Pro meu... justamente pro meu... para a minha base eleitoreira (sic). E, principalmente, para a nação. Eu vou votar dessa maneira.
Folha - O nome do sr. não é Ronivon, é?
Ronivon - É José Edmar Ronivon Santiago de Melo.
Folha - O 'Ronivon' o sr. adotou depois ou sempre teve esse nome?
Ronivon - Eu adotei em 86. Era um apelido meu quando eu jogava no Rio de Janeiro.
Folha - Por que o sr. tinha esse apelido?
Ronivon - É porque eu usava o cabelo grande e, naquela época, da Jovem Guarda, quando eu cheguei no Acre para passar umas férias, eu fui bater uma pelada e botaram 'Ronivon'. Aí, ficou. E eu ia passar as férias e eu voltava e ficou 'Ronivon', 'Ronivon'. E acabou. Aí eu fui para fazer uma campanha em 82, eu perdi a eleição por causa de 200 votos, por causa de 'Ronivon'. Aí eu registrei.
Folha - O 'Edmar' do seu nome tem 'i' ou é com 'd' mudo?
Ronivon - 'D' mudo.
Folha - E o 'Melo' é com um ou dois 'l'?
Ronivon - Um 'l' só.


Leia mais

Ministro se diz surpreso



Prêmio Folha

Mercado de Voto

Conexão Manágua

Segredos do Poder


Educação

Conflito no Líbano

Folha revela como empreiteiras e bancos financiaram o jogo eleitoral

Fotos e documentos derrubam versão oficial do caso PC


Prêmio Folha Categoria Fotografia
Pátria armada
Dia de terror
São Paulo de patins
Tentativa de assalto
PC no IML
Socorro. Polícia
Miragem
Garimpeiros do lixo


Veja todos os vencedores dos anos anteriores
1999

1998

1997

1996

1995

1994

1993

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.