Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

01/08/2003

Guia de compras - Financiamento

O velho crediário é a forma de financiamento para pessoas físicas e jurídicas mais utilizada no comércio de veículos desde o início da estabilização econômica do Plano Real.

Estimativas da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) indicam que, em 2001, cerca de 80% dos negócios do setor seriam feitos por meio dessa modalidade de financiamento.

De olho nessa parcela do mercado, os bancos de varejo e de montadoras (Ford, Fiat, Volkswagen etc.) disputam entre si para oferecer taxas de juro menores e mais opções de pagamento (o que significa que se deve pesquisar muito para ver qual é a melhor).

Ao obter um financiamento pelo CDC, você precisa complementar o valor da compra (em geral, os planos cobrem até 80% do preço) e ter condições de pagar o veículo em até quatro anos, conforme a financeira.

De qualquer modo, as taxas do CDC costumam ser mais baixas do que as de outros créditos, inclusive as do empréstimo pessoal:

Juros do crédito pessoal (maio de 2000 a abril de 2001)
cartão de crédito: 224,50%
cheque especial: 200,50%
CDC/bancos: 58,87%
empréstimo pessoal/bancos: 72,95%

Alienação

Mesmo parcelando o pagamento, o veículo é entregue imediatamente e fica em nome do comprador. O empréstimo é garantido pela alienação fiduciária: a propriedade do veículo fica com o banco ou a financeira até que a dívida seja paga.

As prestações podem ser antecipadas, e o plano, quitado a qualquer momento.

Como desvantagem, o CDC cobra não só taxas de juro mais elevadas em financiamentos mais longos, como também IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), encarecendo a transação.

Fonte: Guia Folha Veículos

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).