Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

01/08/2003

Segurança - Estrada

A grande maioria dos acidentes ocorre por falhas do motorista, causadas por imprudência, cansaço e consumo de álcool.

Então, tome estes cuidados:

Checklist de viagem

O que verificar antes de pegar a estrada:
  • documentação do motorista: é preciso ver se a carteira continua válida. Se não estiver, é preciso renová-la, o que se faz por meio de exame médico. Se ela não for do modelo novo, que inclui a foto, é preciso levar também o documento de identidade.
  • documentação do veículo: o licenciamento e o seguro obrigatório (DPVAT) são de porte obrigatório. Se eles estiverem vencidos, providencie a renovação e/ou o pagamento. Leve também o comprovante de pagamento IPVA. Em alguns Estados, sua apresentação é obrigatória.
  • estado e calibragem dos pneus e do estepe
  • nível da água da bateria (se ela exigir)
  • reservatório do radiador
  • óleo do motor
  • alinhamento e balanceamento das rodas
  • regulagem dos faróis
  • funcionamento das luzes
  • reservatório de água do pára-brisa
  • palhetas do limpador do pára-brisa
  • pastilhas de freio
  • nível do fluido de freio
  • existência dos equipamentos obrigatórios (macaco, estepe, triângulo, extintor de incêndio)
  • validade do extintor de incêndio
  • kit de primeiros-socorros: não é mais obrigatório, mas pode ser muito útil em acidentes leves
  • ferramentas e uma fita isolante resistente para reparos pequenos, como furos em mangueiras

Transporte de animais

Para os animais existe a caixa de transporte, que pode ser colocada no banco de trás. Prenda-a com o cinto de segurança, para que o animal não só fique seguro, mas também não seja lançado contra o banco da frente numa freada repentina.

Se você tem um cachorro muito grande, pode instalar uma grade de transporte, presa à coluna do carro. Essa grade serve para isolar os animais na parte de trás.

Aí, também, você vai precisar comprar um cinto de segurança para cachorros, que é acoplado ao cinto do banco. Nunca deixe de passá-lo no cão: os mais pesados, ao ser lançados adiante em freadas bruscas, podem ferir seriamente as pessoas que estiverem no caminho.

Use óculos

Para dirigir de dia, use óculos com lentes verdes ou azuis, de preferência com proteção contra os raios ultravioleta (UV).

Além de protegerem seus olhos dos raios solares e evitarem o cansaço visual, esses óculos deixam sua visão bem mais nítida.

De noite, use óculos com lentes amarelas, que atenuam a luz dos faróis de outros veículos e também tornam mais nítida a visão.

Não dirija por mais de duas horas

Faça paradas de 10 a 15 minutos de duração, mesmo que não se sinta cansado. É bom caminhar um pouco e se espreguiçar, para tonificar os músculos e melhorar a circulação do sangue.

Não olhe para os faróis

Para não ser ofuscado, evite olhar para os faróis dos veículos que cruzam com o seu. Mantenha os olhos em sua pista.

Não dirija com sono

Essa regra vale tanto de dia quanto de noite. Procure um lugar seguro para descansar e pare.

Pare sob chuva intensa

Além da visibilidade prejudicada, as derrapagens são muito mais comuns sob chuva forte. Pare em lugar seguro, nunca embaixo de árvores, que podem atrair raios.

Nunca tome bebida alcoólica

Evite até a cervejinha do almoço. Além de a multa e a punição serem pesadas, você estará colocando em sério risco sua segurança e a dos outros.

Faça refeições leves

Nas refeições de viagem, coma saladas e carnes ou peixes grelhados. Evite frituras. Depois de comer, caminhe para facilitar a digestão e evitar o sono ao volante. Leve remédios contra enjôo e mal-estar.

Deixe os faróis acesos mesmo de dia

Isso, além de ser recomendado pelo Código de Trânsito até na cidade, reduz o risco de acidentes.

Olhe longe

Não basta focalizar apenas o veículo da frente. Para se prevenir, mantenha a atenção também mais adiante.

Mantenha uma distância segura

Uma maneira de saber se a distância mínima entre seu veículo e o da frente está correta é tomar como referência um ponto pelo qual o veículo à frente passe (uma árvore, baliza, pedra etc.).

Comece a contar até três segundos. Para não errar para mais ou para menos, conte mentalmente mil e um, mil e dois, mil e três. Se a distância for a mínima, você passará pelo ponto de referência três segundos depois do veículo à frente, seja qual for a velocidade.

Se a distância for menor, reduza sua velocidade para se distanciar do outro veículo.

Use farol baixo na neblina

Não dirija com o farol alto sob neblina ou névoa. Para enxergar melhor, use faróis baixos ou de neblina e reduza drasticamente a velocidade.

Ajude em acidentes

Se você presenciar um acidente, avise os outros motoristas, uns cem metros antes do local, colocando na estrada o triângulo de segurança ou mesmo galhos de árvore. Não mexa em feridos: a situação deles pode se agravar.

Telefone para a polícia rodoviária ou para o serviço de emergência da estrada.

Evite assaltos

Se um pneu furar ou algum objeto bater na lataria ou nos vidros, não pare. Muitos assaltos em estrada são feitos assim, obrigando o motorista a parar.

Siga com o veículo até um posto de serviços ou algum local iluminado e seguro.

Por outro lado, se você deparar com uma pessoa estendida na pista ou no acostamento e não houver indícios de um acidente com veículos, é melhor não parar para ver o que aconteceu.

Há também golpes que são feitos com atropelamentos simulados. De todo modo, avise a polícia rodoviária o mais rápido possível.

Fonte: Guia Folha Veículos

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).