Divulgação
A 360 Spider poderá ser adquirida somente em 2001
Ferrari
360 Spider é a grande vedete do salão

da Folha Online


O esportivo conversível 360 Spider, da Ferrari, não poderia receber outra definição: um dos objetos mais desejados do mundo, agora perfeito.

Todos os detalhes foram minuciosamente estudados e desenvolvidos até chegar ao seu lançamento no Salão de Genebra, em março deste ano, e, quatro meses depois, testado por jornalistas internacionais, para receber elogios que o classificam como uma jóia rara e cobiçada.

Ainda este mês na Europa, a Ferrari inicia a comercialização desse sonho. No Brasil, seu lançamento oficial acontece neste 21º Salão Internacional do Automóvel, com disponibilidade de venda a partir de janeiro de 2001. Mas, a expectativa é tão avassaladora que já há encomendas.

A 360 Spider, obviamente, não difere do modelo 360 Modena em sua estrutura básica e motorização. Ambos, substitutos dos F 355 Berlinetta e F 355 Spider, possuem motor V8 que geram 400 cavalos de potência a 8.500 rpm e, hoje, símbolos do mais esperado e perfeito esportivo com design Pininfarina de todos os tempos.

Mas, a 360 Spider conquista aquele 'ar' ainda mais esportivo, próprio dos conversíveis, uma convocação irrecusável ao sol, ao vento, à natureza.

O painel da Spider é idêntico ao da Modena. As transmissões podem ser mecânica ou F-1. No Brasil, desde que a 360 Modena foi lançada em julho de 1999, 80% da preferência dos apaixonados e compradores de Ferrari optam por transmissão F-1, ou seja, com controles-borboleta junto ao volante - a da direita com mudança progressiva de 6 marchas e a da esquerda com reduções.

As diferenças, ínfimas, ficam por conta do coeficiente aerodinâmico, da velocidade final e do desempenho 0-100 Km/h. Tudo isso, em troca do prazer de sentir o gosto de baixar a capota em apenas 22 segundos e apreciar um conversível.

No quesito resistência ao ar, o Cx da Spider é de 0,36 contra 0,33 da Modena. Com isso, a velocidade final cai para 290 Km/h contra 295 Km/h.

E, finalmente, o desempenho de 0-100 Km/h cai 0,1 segundo, insignificante perto da sensação de dirigir um cabriolet puro sangue. O acionamento da capota é automático e pode ser feito com a Spider parada ou em movimento de até 5 Km/h.

Ainda assim, para manter o espetacular desempenho da 360 Spider, técnicos Ferrari tiveram de desenvolver características compensatórias, por exemplo os canais, na parte inferior do carro, por onde passa o vento e ocorre o efeito-solo, idêntico ao dos carros de competição, de modo que o esportivo fique "grudado" no chão.

Outra alteração significativa está relacionada ao peso do automóvel. A 360 Spider pesa 60 quilos a mais que a Modena. Engenheiros de Maranello esclarecem que os comandos hidráulicos, responsáveis pelo acionamento da capota, respondem por esse aumento de peso, mas sem comprometer a performance numérica do esportivo.

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