Divulgação
Um dos seus 'pecados' é acabamento que deixa a desejar
GM
GM aposta no Celta para brigar com pequenos

CLAUDIA RIVOIRO
coordenadora de Classificados
da Folha Online



O Celta, lançamento da GM, já está na boca de todo mundo e acirra a concorrência com o Gol Special (VW), Ka (Ford) e Uno (Fiat). O carro está sendo montado na nova fábrica da GM, recentemente inaugurada, no município de Gravataí (RS) é um sucesso de vendas e pode ser conhecido no estande da GM no Salão do Automóvel.

Em termos de tamanho, o Celta empata com o Corsa, carro que lhe emprestou a plataforma e motor é 1.0. A frente lembra a do Vectra, faróis compridos e grade em forma de trapézio. Nos pára-lamas dianteiros e traseiros, vincos bem salientes e sobre o capô, existem dois vincos que terminam na grade. A moldura dos vidros das suas portas é pintada na cor da lataria e os vidros laterais traseiros se estendem até as portas, passando por cima da coluna central.

Um detalhe que incomoda é o seu acabamento espartano, muito simples. Por exemplo: as carcaças dos retrovisores, em plástico preto, aparentemente são rebatíveis e as maçanetas também são pretas. O porta-objeto não tem tampa e o porta-malas tem capacidade para 260 litros, a mesma do Corsa de três portas e o estepe fica deitado, dentro do porta-malas.

No painel, mais simplicidade. Feito de plástico cinza, ele tem formas curvas. Há também quatro saídas de ar redondas e botões de um ventilador simples e espaço para instalação de um seletor para o ar-condicionado.

No quadro de instrumentos, um grande velocímetro de fundo branco e ponteiro vermelho. A marcação vai até 200 Km/h.O hodômetro é digital e há muitas luzes de espia substituindo outros marcadores. E a forração dos bancos é tecido.

Para atender as exigências do novo Código Nacional de Trânsito, o Celta vem com retrovisor no lado direito, encostos de cabeça e cinto de segurança de três pontos no banco traseiro.

Projeto de 3 anos

Há três anos a GM anunciou que estava projetando um novo modelo para ser produzido na fábrica de Gravataí (RS). Era o projeto Blue Macaw ou Arara Azul de US$ 1 bilhão. Depois, denominado de Celta, ele veio atender as exigências do consumidor que não quer gastar muito num carro.

A GM começa a vender o Celta 1.0 de 8 válvulas apenas com duas portas_ já existe uma fila para comprá-lo_, depois se espera que a montadora parta para um versão mais sofisticada com ar-condicionado e limpador do vidro traseiro.

O Celta está sendo comercializado pela Internet custa R$ 13.300 e nas concessionárias o seu preço se eleva para R$ 14.100.


Leia mais

Zafira une conforto e esportividade
S10 e Blazer ganham motor e cara nova
A família Palio ganhou cara nova e versão 1.0 do motor Fire
Honda Civic chega à sétima geração
Clio Sedan tem motor mas decepciona no design
Clique aqui para ler mais sobre o salão do automóvel


Veículos
Saiba mais em Classificados


Dinheiro
Salão bate recorde de modelos


Classificados
Ache o seu carro na seção


Serviço
Saiba como chegar ao Salão do Automóvel




Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.