Folha Imagem
Em 1972 a produção de veículos ultrapassou a marca dos 3,7 milhões de unidades
História
Salão do Automóvel completa 40 anos de muita história

CLAUDIA GARCIA
do Banco de Dados


A trajetória do Salão do Automóvel mostra a evolução da indústria e do mercado automobilístico nacional, que de uma frota de 708 mil veículos em 1956, chega atualmente a cerca de 20 milhões.

O principal objetivo do evento era reverter a imagem negativa de descrédito e desconfiança que acompanhava os veículos nacionais, fruto da convivência histórica do mercado com modelos importados.

Em sua primeira versão, realizada em 1960 no parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Salão do Automóvel contou com 11 expositores e recebeu a visita de 400 mil pessoas, que puderam ver vários modelos de veículos entre caminhões, automóveis, jipes, peruas, ônibus e tratores.

Em visita ao Salão, o então presidente Juscelino Kubitschek disse que "o país marchou 50 anos em 5". Com sucesso, o evento conseguiu aquecer as vendas do setor.

Em 1962, aconteceu a terceira edição do Salão, que passou a ser bienal. Nesse período o índice de nacionalização da indústria automobilística já era de 97%. As grandes atrações do evento foram o Karmann-Ghia e os utilitários Amazonas da GM e Bandeirante da Toyota.

A quarta versão do evento, em 1964, comemorou a marca de um milhão de veículos fabricados no Brasil e, em 1966, a grande novidade foi o lançamento de automóveis de luxo nacionais, o Ford Galaxie e o Itamaraty Executivo, marcando o início da fabricação desse tipo de automóvel no país.

O sétimo Salão do Automóvel, em 1970, inaugurou o Parque Anhembi, onde passou a ser realizado. Com maior espaço para a exposição dos produtos, a edição seguinte do evento, em 1972, contou com 236 expositores e pretendia atingir o mercado externo. Nessa época, a produção de veículos já havia ultrapassado a marca dos 3,7 milhões de unidades.

A grande novidade da décima edição do Salão do Automóvel, de 1976, foram os novos motores adaptados ao uso do álcool, que com a crise do petróleo surgiu como uma alternativa mais barata. Em 1986, os veículos a álcool chegaram a representar 96% do total das vendas registradas no país.

O evento de 1978 comemorou a marca de oito milhões de veículos produzidos pela indústria automobilística nacional e atraiu um público de 780 mil pesoas.

O Salão de 1984 expôs protótipos de carros do futuro, projetados para o ano 2000, além de alguns lançamentos importantes, como o Uno, da Fiat, e o Escort, da Ford.

Fernando Santos/Folha Imagem
A Ferrari 328 foi o principal destaque do salão de 1986

Em 1986, um desentendimento entre a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a organização do evento fez com que, pela primeira vez, a indústria nacional não participasse do Salão do Automóvel. Participaram apenas empresas estrangeiras de diversos países.

A indústria de automóveis entrou na era da eletrônica e os primeiros veículos com injeção eletrônica de combustível fabricados no Brasil foram apresentados em 1988: o Monza FI, da GM, e o Gol GTI, da Volks


Carros estrangeiros dão nova cara ao Salão

Com a nova política econômica de livre comércio, abrindo o país às importações, o Salão do Automóvel de 1990 contou com a presença de alguns veículos estrangeiros e registrou 330 expositores e 711 mil visitantes. Já na edição seguinte, em 1992, com a abertura consolidada, a indústria automobilística brasileira colocou, lado a lado, seus produtos e os importados.

Em 1994, os carros populares já representavam o maior volume de produção das montadoras e foram uma das maiores atrações da feira, ao lado de alguns dos carros mais luxuosos e caros do mundo.

O evento de 1996 mostrou a expansão do setor automobilístico, com 300 expositores nacionais e estrangeiros. Em sua 20ª edição, realizada em 1998, apesar da grave crise vivida pelo setor, mostrou uma verdadeira sintonia com o resto do mundo. Os 500 mil visitantes puderam ver os mais recentes lançamentos mundiais, como a Maserati 3200 GT e o Audi TT.



Leia mais

Cronologia do Salão do Automóvel

Clique aqui para ler mais sobre o salão do automóvel


Veículos
Saiba mais em Classificados


Dinheiro
Salão bate recorde de modelos


Classificados
Ache o seu carro na seção


Serviço
Saiba como chegar ao Salão do Automóvel




Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.