Colunas

Destaques GLS

20/02/2008

Traição gay

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Ao longo desta jornada de Destaques GLS, que começou em outubro de 2006, um dos e-mails que mais demorei a responder foi do leitor F.R. (preservo seu nome). Ele me apresentava uma questão pessoal, em um e-mail que identificava sua empresa, e pedia a minha ajuda.

Nunca acreditei em manuais de auto-ajuda. Faço até piada dizendo que meu sonho é escrever um livro de humor intitulado "Como viver sem livros de auto-ajuda: compre o último e descubra". Mas a questão do leitor me perturbava e acabei escrevendo o e-mail mais longo endereçado a um desconhecido.

A resposta, lida hoje (um ano depois), me fez rir por alguns trechos clichês e a pretensão de querer entender o comportamento humano. O que me fez superar a autocrítica impiedosa e expor tudo isso foi perceber que, em momentos de dúvida ou angústia, nada melhor do que ser ouvido. O problema não se resolve, mas qualquer gesto de solidariedade já é bem-vindo.

Trecho do e-mail

"Namoro há quatro anos e tenho uma visão meio controversa sobre amor e sexo. Na minha visão, eu amo meu parceiro, mas não considero uma traição fazer sexo com outros, pois não estou traindo o sentimento. Fico grilado, pois isso para mim é apenas uma necessidade fisiológica diferente de fazer amor com meu parceiro. Eu não me sinto culpado, porém, só fico meio assim quando meu parceiro diz que, se souber de alguma traição, ele termina. Qual a definição de traição devo usar neste caso: a definição de traição dele ou a minha?"

A resposta

"Olá, XXX. Brigadão pela leitura. Quanto a sua história, vamos lá:

1- Seu caso é comum. Tanto no mundo homossexual como heterossexual. Diria até que essa dualidade é o principal drama humano e se replica em outras questões --como o sagrado (amor) e o profano (sexo).

2- Apesar de comum, também é um conflito muito doloroso. Sofremos, pois nos dividimos entre os ideais de romantismo (impostos por uma sociedade machista e patriarcal) e os apelos da carne (em um mundo cada vez mais erotizado).

3- Intelectualismos à parte. Seu problema real é a ameaça de seu parceiro de terminar tudo por causa de uma pulada de cerca. Ele não aceita uma relação aberta. Ele não aceita discutir alternativas, como sexo a três, novas fantasias sexuais compartilhadas ou simplesmente uma atitude natural de soltar o parceiro para experimentar o mundo (como em viagens, férias....)

4- Óbvio: não é tão simples assim: convencer o outro a matar a monogamia ou a virar adepto do sexo sem compromisso. Há também a questão do tempo: 4 anos? É muito tempo (dá mais de 200 transas, considerando uma transa por semana). Tornar o sexo de vcs "mais interessante" pode ser um caminho. Que tal variar o lugar? Transar no darkroom, na praia, em casa com a faxineira na cozinha... :)

5- Mesmo assim, a carne é fraca, e vc vai continuar sentindo tesão por outros. Não ponha tudo a perder. Seja discreto e cuidadoso. Não se sinta culpado. O amor é lindo, mas qdo vc fica sozinho, ninguém aparece para te ajudar. Não se prenda tanto às cobranças. Nem amoleça seu coração com histórias lindas de casais (muitos são apenas fachada).

6- Enfim, sem querer posar de conselheiro sentimental (todo mundo tem seus problemas, na teoria e na escrita, tudo parece fácil). Mas um jeito desencanado de abordar essas questões é tentando aos poucos deixar seu parceiro exposto a essas questões: exemplos: ver um filme q aborda essa questão, ler algum artigo de revista, tentar mostrá-lo que "homens gostam mais de sexo do que mulheres", e que "esse amor em que um sacrifica seus desejos não é amor de verdade". Boa sorte e depois me conta. Bjs"

Câmera na sauna

Sergio Ripardo/Folha Online
Anderson Azevedo, criador do site PapoMix voltado para o público gay
Anderson Azevedo é criador do site PapoMix voltado para festas do público gay em SP

Ele é uma versão gay do apresentador Amaury Jr. Com uma câmera na mão, Anderson Azevedo criou o site PapoMix (www.papomix.com), que exibe vídeos de festas e eventos GLS em São Paulo. Conseguir anunciantes não é um problema, conta Anderson.

"Há uma boa procura por serviços de filmagem no mundo GLS. Além disso, uma festa de sucesso tem de ter um vídeo mostrando quem foi e como foi a balada."

Mas o campeão de audiência do site é uma seção chamada "Boys na Ducha", em que Anderson filma o banho, sem nu frontal, de garotos sarados em uma sauna. "Tenho planos de criar um novo site só com esse material", conta Anderson, que também trabalha como assessor da atriz Gorete Milagres.

Divulgação
Os atores Paulo Vilhena e Beto Bellini estão no espetáculo "O Arquiteto e o Imperador da Assíria", de Fernando Arrabal, que estréia nesta quinta (21) no Espaço dos Satyros 2 ( Pça Roosevelt, 124, Consolação - São Paulo) numa curta temporada com sessões às quintas e sextas, 21. Beto Bellini será o imperador, e Paulo Vilhena, o arquiteto. A direção é de Haroldo Costa Ferrari.
Os atores Paulo Vilhena e Beto Bellini estão no espetáculo "O Arquiteto e o Imperador da Assíria", que estréia nesta quinta (21) no Espaço dos Satyros 2 ( Pça Roosevelt, 124, Consolação) com sessões às quintas e sextas. Beto Bellini será o imperador, e Paulo Vilhena, o arquiteto. A direção é de Haroldo Costa Ferrari.

Rapi10

1- O centro de São Paulo vai ganhar uma nova boate antes da parada gay (25 de maio). O projeto é tocado por Rubens Rodrigues (ex-Studio 720 e ex-Planet G).

2- Sérgio di Pietro, dono do Disponível.com e "A Capa", torce pela vitória de Marcelo no "BBB 8". Mas o recorde de acessos do site foi um texto sobre a ereção de Rafinha na piscina.

3- A revista "Odyssey" desvenda, em sua edição de março, o que o estilista Moshe Pollacsek vai fazer em Israel. Um modelo da grife vai estampar a capa da publicação gratuita.

4- A drag onipresente Salete Campari quer ver nesta semana a exposição "Marilyn Monroe - O Mito" na Galeria Estação (r. Ferreira Araújo, 601, Pinheiros, R$ 10, tel. 3034-3910).

5- A diva Silvetty Montilla vai ser a juíza do tradicional jogo de futebol entre drags e bofes da Blue Space no dia 9 de março, na comemoração dos 12 anos do clube da Barra Funda.

6- A primeira edição do ano do Mercado Mundo Mix será nos dias 8 e 9 de março, no Memorial da América Latina. Haverá um concurso de cosplay (se montar de personagem).

7- O Xuxu Karaokê (av. Jamaris, 451, Moema) festeja 8 anos neste sábado (23), a partir das 22h30. Os donos das fantasias mais criativas não pagam entrada (R$ 8).

8- A Bill Pizza (Consolação com Paulista, em cima do sexshop Vênus), novo point de meninas e meninos na noite e madrugada, prepara uma peça de teatro para março.

9- No sabadão (23), o clube Inferno abriga a festa dyke Tête-à-Tête, que escolheu o tema "Academia Brasileira de Têtas", informa o portal das meninas Dykerama.com.

10- A drag Nany People está em cartaz, de sexta a domingo, no teatro Brigadeiro (tel. 3107-5774), com "Nany People Salvou Meu Casamento". Esquetes satirizam a auto-ajuda.

Divulgação
Nudez do ator Cláudio Andrade, capa da "G" de fevereiro, ficará mais tempo nas bancas; edição de março (sem capa ainda definida) vai atrasar devido à mudança no comando da revista, adquirida por um grupo americano
Após a nudez do ator Cláudio Andrade (foto), capa de fevereiro, a "G" traz o modelo gaúcho Daniel Coelho, 25, em sua edição de março. A revista está em fase de transição, após ter sido adquirida por um grupo americano

Blog

Acompanhe, diariamente, posts sobre o mundo GLS no blog pessoal (www.destaquesgls.com.br).

FolhaShop

Digite produto
ou marca