Colunas

Destaques GLS

28/05/2008

Guinness exclui recorde da Parada Gay

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

A edição 2008 do "Guinness" excluiu o recorde de público da Parada Gay de São Paulo, contrariando a expectativa dos organizadores do evento. A falta de um dado confiável sobre o tamanho da multidão pode ser um dos motivos. Dificilmente, a Parada voltará ao livro dos recordes na próxima edição.

No último domingo, pela primeira vez, nem a organização da passeata forneceu uma estimativa do público no final do evento. Apenas um representante da Guarda Civil falou em 3 milhões de participantes, um número menor do que o divulgado pela Parada no ano passado (3,5 milhões). Só nesta quarta-feira (28), a organização da Parada divulgou o número final de 3,4 milhões de participantes, ou seja, pela primeira vez, houve uma queda no dado do público.

Luciano Amarante/Folha Imagem
Confira a galeria de imagens da 12ª edição da Parada Gay, realizada no domingo (15)
Confira a galeria de imagens da 12ª edição da Parada Gay, realizada no domingo (15)

A equipe do Guinness é bastante criteriosa na inclusão de um recorde. São exigidos documentos e relatos de testemunhas. Em muitos casos, um fiscal do Guinness acompanha a quebra do recorde. No último domingo, pelo segundo ano consecutivo, a Polícia Militar não fez nenhum cálculo sobre a multidão.

As autoridades não fizeram nenhum esforço para obter a informação mais básica sobre um evento, descrito pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) como "importante" para o município devido ao impacto positivo na geração de empregos, impostos e faturamento para o comércio e hotelaria.

O "Guinness" utiliza o dado fornecido pela PM, e não pela organização. Prefere-se uma fonte governamental por considerar que a ONG responsável pelo evento tem interesses na quebra do recorde.

A edição 2007 do "Guinness" foi a última que trouxe o registro do recorde do evento. Na página 89, o feito é destacado nos seguintes termos: "Em 17 de junho de 2006, a Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e transgêneros), que ocorre todos os anos em São Paulo, Brasil, atraiu 2,5 milhões de pessoas". Esse dado foi fornecido pela PM e é menor do que o "divulgado" pela organização da Parada (3 milhões).

No ano passado, um dos organizadores da semana do orgulho gay havia dito que o Guinness registraria, em 2008, o recorde de 3,5 milhões.

Procurada pela Folha Online, a assessoria da Ediouro, que publica o livro no Brasil, confirmou que a edição 2008 do livro não traz o recorde da Parada Gay. Informou que cabe aos organizadores do evento solicitar a atualização dos recordes, cumprindo os critérios do Guinness. O recorde conquistado na edição de 2007 está garantido, pois nenhuma outra parada no mundo superou a de São Paulo.

Se serve de consolo, a edição 2008 do "Guinness" traz um outro recorde de interesse dos gays. Na página 125, o livro registra que o maior festival gay do mundo é o Mix Brasil: Festival da Diversidade Sexual.

New face

Tino Monetti/Folha Online
Com suas tiradas e delicadeza, Ioio Vieira de Carvalho desponta no mundo das drags de SP
Com suas tiradas e delicadeza, Ioio Vieira de Carvalho desponta no mundo das drags de SP

Lembra que o Rômulo Arantes Neto, capa da "Junior", disse que travestis são pessoas infelizes? Ele não conhece a Ioio Vieira de Carvalho. "Ela é uma fofa" é o que mais se ouve dos seus colegas, amigos e clientes. Quando não está montada, desfilando pelas festas, como fez no último sábado no Gay Day (fotos no blog), no Playcenter, Ioio cuida da limpeza de lugares como a redação do site e revista "A Capa". Ioio não revela sua idade nem sob tortura. Ela consegue uma façanha: ser elogiada até por outras divas, como a über-drags Silvetty Montilla.

Podcast

Ricardo Heleno/Divulgação
Blogueiro Hallan Moulin se rebela em podcast: "Não serei escada para bicha nenhuma"
Blogueiro Hallan Moulin se rebela em podcast: "Não serei escada para bicha nenhuma"

Caça-gringo no mundo gay. Esse é o tema da conversa irreverente com o blogueiro Hallan Moulin, 20, do Xpoise.net. Conversamos sobre as técnicas dos gays para conseguir um namorado estrangeiro e sobre o que pode dar errado nesse tipo de relação.

"Já fiquei com estrangeiro e me empolguei demais", diz Hallan, que é o novo garoto-propaganda da rádio Circuito Mix (veja imagens no blog), em campanha lançada na última Parada Gay.

Os gringos são namorados de melhor qualidade? Por que gostamos de gringos? Somos colonizados? Você dispensaria um estrangeiro milionário se percebesse que não há amor? Essas são algumas questões levantadas no podcast.

Durante a conversa, em que forçamos o tom bafonzeiro, troquei farpas com Hallan, que se rebelou e disse que não queria ser escada para bichinha nenhuma. O blogueiro me deu uma bronca porque fugi do assunto do podcast. "Olha só, me dando lição de moral. Chegou ontem no podcast e já está querendo destronar a titular", xoxei.

Ripardo

Michel Ângelo/ Record
Em "Os Mutantes", o personagem de Thiago Gagliasso vive isolado, sem saber nada sobre o mundo. E precisa?
Em "Os Mutantes", o personagem de Thiago Gagliasso vive isolado, sem saber nada sobre o mundo. E precisa?

Dicas

Trash: Achamos a versão brasileira de La Pequeña (anão chileno que imita Hillary Clinton e Amy Winehouse). Ela faz sucesso na TV cearense, ao lado da drag Babalu.

Beijo: Um vídeo restrito do YouTube mostra dois homens, apresentados como presos, sendo supostamente obrigado por policiais a dar um beijo gay.

Guia proibido: Já imaginou um post de blog independente receber mais de cem comentários? O blog Uomini conseguiu com seu guia proibido sobre o sexo gay em São Paulo.

FolhaShop

Digite produto
ou marca