Colunas

Nutrição é Saúde

20/11/2001

Ovo faz bem para a memória

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Ovo? Nem pensar. Faz mal, e para o colesterol é um veneno. Por muito tempo acabamos com o coitado do ovo. Mas ele não é tão ruim assim! Palavra de nutricionista, de várias pesquisas e da própria análise de sua composição.

Qualquer excesso é ruim, e talvez pelo abuso de muitas pessoas o ovo foi taxado de vilão apesar de ser um alimento com grande valor nutritivo. Excelente fonte de proteína, tão bom quanto a carne, o ovo pode ser um excelente substituto deste alimento.

Consumir três ovos por semana não é prejudicial à saúde. Dê preferência para os ovos cozidos, mexidos e omeletes. Evite comê-los fritos. E não se esqueça de que o ovo nunca deve ser consumido cru para evitar problemas com a salmonela -bactéria que morre após a cocção.

Antes de falar qual é a melhor parte do ovo, segue uma tabela que ajuda a visualizar o que relatei acima. É uma comparação da composição química do ovo e da carne.



Agora a grande novidade: pesquisas recentes demonstram que a colina, uma substância nutritiva encontrada em alguns alimentos, é importantíssima para melhorar a memória. E um dos alimentos mais ricos em colina é a gema do ovo!

Em abril de 1999, pesquisadores da Universidade Harvard concluíram que o consumo de um ovo por dia não é benéfico. Além disso, fornece vitaminas do Complexo B, gordura insaturada, que auxilia a combater o colesterol contido nele. Jean Carpe aborda este assunto no livro "Seu Cérebro Milagroso", da Editora Campus.

Mesmo assim, continuo recomendando o consumo de apenas três ovos por semana porque ingerimos este alimento de forma indireta quanto comemos panquecas, tortas, suflês e bolos. Desta forma, acabamos consumindo praticamente um ovo por dia.

Se depois de tudo isso não consegui convencê-lo de que o ovo é uma boa opção, inclusive para manter sua memória a mil, não deixe de consumir outros alimentos ricos em colina, como amendoim, germe de trigo, fígado, carne, peixe, queijo, repolho, brócolis e couve flor.

Um abraço muito forte!

Até a próxima!
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca