Colunas

Ooops

26/09/2001

Apresentadora 'viaja na maionese' em foto forjada de atentado nos EUA

Após entrevistar suposta "vidente" que dizia que a modelo Fernanda Vogel estava viva, quatro dias depois do acidente com o helicóptero em Maresias (27 de julho), a apresentadora Sonia Abrão (Rede TV!) deu um novo "fora": exibiu a fotomontagem abaixo e disse que ela pode ser verdadeira.

Fotomontagem
O turista não identificado não estava no WTC na hora do acidente mas o programa
"A Casa é Sua" colocou a foto no ar


A foto é uma brincadeira (de mau gosto), de autor desconhecido e que tem como título: "Últimas férias". Ela correu o mundo na semana passada, ao lado de várias outras "ironias" surgidas na Internet após os atentados nos EUA. O rapaz da foto não é identificado e nem o local onde está.

"Ué? Não fizeram a foto do ultraleve do Herbert Vianna caindo? Por que não podem ter feito dessa vez também?", argumentou Sonia Abrão, enquanto recebia uma convidada no programa. Em seguida a apresentadora tentou dar mais credibilidade à hipótese.

"Olhem a data aqui", disse enquanto mostrava a inscrição 09 11 01 (data dos atentados) no canto direito inferior da foto.

Fotopicaretagem

Não é necessário ser nenhum expert para ver que a foto é forjada. Por vários pontos:

1) a montagem necessariamente pode nem ter sido feita do WTC. Havia um observatório totalmente envidraçado no prédio, mas, segundo vários leitores escreveram à coluna _e ao contrário do que foi publicado aqui na manhã desta quinta-feira_ havia realmente um outro observatório externo na torre sul. Alguns leitores afirmam que era muito parecido com a da foto acima, embora descartem completamente a veracidade da foto, por vários motivos;

A leitora Christiane Montanari, por exemplo, que mora em Nova York há um ano, escreveu à coluna alertando sobre erros crassos na montagem:

"a) a Torre com o observatório para turistas era a 2. Portanto, já devia estar aparecendo toda a fumaça da explosão da Torre 1 (que foi atingida pelo primeiro avião) no momento da fotografia;
b) O avião que atingiu a Torre 2 veio do Sul de Manhattan; o da fotografia está vindo do Norte;
c) O cara está praticamente congelando em cima da Torre, sendo que aqui estávamos em pleno verão"

2) a montagem é de má qualidade; quando ampliada, a aeronave fica absolutamente embaçada enquanto o cenário segue nítido (um leitor observa que se o avião estivesse em alta velocidade, ficaria embaçado; não é o caso: ele fica manchado);

3) Vá lá: se nem as resistentes caixas pretas dos aviões ou a maioria dos cerca de 5.000 corpos foi encontrado, como é que uma simplória máquina feita de material plástico e seu delicado filme resistiriam ao fogo causado pelas explosões, à queda do prédio de 417 metros e às milhares de toneladas de aço e ferro retorcidos?

4) Bem, nem é preciso acrescentar que apenas o FBI tem acesso a cada grão dos destroços do World Trade Center. O que dizer de (caso fosse possível) uma máquina fotográfica com filme intacto?

Nenhuma dessas hipóteses foi levantada pela apresentadora, no entanto.

Procurada pela coluna Ooops! a assessoria da Rede TV! não quis comentar a gafe.

Erramos
Se Sonia Abrão realmente "viajou" na história, a coluna Ooops! errou ao negar a existência da tal "varandinha" no WTC. Ela de fato existia, como provaram vários leitores e leitoras que enviaram fotos à coluna tiradas do alto do WTC.

A apresentadora da Rede TV! não foi enrolada sozinha: a rede de televisão norte-americana NBC também caiu no conto do vigário da foto. O programa "Today", segundo informou a leitora Eve, de Ontario, Canadá, usou a foto acima como tema de discussões acaloradas.

**********************************************

Se não conhecem esta coluna...

Cliquem para ler Notinhas da Fama aqui.

Vejam o Dicionário do Feltrin aqui.

Saibam Quem Sobe e Quem Desce aqui.


Ricardo Feltrin, 42 anos, editor-chefe da Folha Online, escreve sobre os bastidores do mundo artístico às quintas e apresenta o programa Ooops! no UOL News às segundas-feiras.

E-mail: ooops@folha.com.br
Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca