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Não seria mais producente fazer uns 100 poços artesianos???????? em toda a cidade??????????Seria bom que os comandantes brasileiros tomassem uma aulas com os america pra não fazer feio da proxima!!!!
Eu não recomendaria isto afinal de contas o Haiti não possuí um saneamento básico nórdico.
Em Terremoto no Haiti
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O Rafale foi eliminado do processo indiano há quase um ano por não ter atendido aso requisitos básicos estipulados além de ser extremamente caro. Ironicamente F-18 e Gripen continuam na disputa.
Em Terremoto no Haiti
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A "logistica militar e burocrática" dos EUA é a mesma que está desobstruíndo o porto em preparação a atracação de um porta-aviões nuclear que fornecerá energia elétrica gerada pelo seu reator nuclear ao Haiti. Isto eu chamo de "logistica vital e emergencial". Será quevemos perguntar aos haitianos se eles querem esperar o próximo elefante branco das forças armadas brasileiras, neste caso o submarino nuclear ficar pronto para terem energia elétrica?
Em Terremoto no Haiti
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O porta-aviões São Paulo é um elefante branco. Vive em eterna manutenção no porto e raramente vê o oceano exceto quando a MB tenta fazer publicidade. Quando ocorreu a queda do Airbus AF447 questionei porque a MB não usou o São Paulo como base anvaçada para operação de helicópteros que auxiliavam nas buscas. Infelizmente nosso porta-aviões serve apenas como propaganda, dar uma falsa projeção de poder que não temos.
Em Terremoto no Haiti
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Um dos motivos pelos quais o Charles De Gaulle foi construído é a incapacidade de se operar os Rafales a bordo do Sâo Paulo. Eles operariam com tamanha restrição de peso que a sua validade bélica passou a ser duvidosa. Para operá-lo com pleno potencial haveria a necessidade de se reabastecer os Rafales em vôo após a decolagem tornando sua operação mais onerosa do que já é principalmente para um caça embarcado uma vez que haveria a necessidade de outro vetor para reabastecê-lo. A única aeronave de caça embarcada cujo peso máximo de decolagem seria capaz de operar a bordo do São Paulo seria o MiG-29K mas isto exigiria uma extensa reforma no convés da embarcação eliminando inclusive a catapulta uma vez que o convés teria uma rampa como no caso do porta-aviões Almirante Kuznetoz. As primeiras versões do F-18 também poderiam operar a partir do São Paulo mas com alguma perda em relação a carga bélica ou combustível.
Em Acordo Militar
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Em Terremoto no Haiti
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De fato o Rafale voa mas não apresenta resultados positivos pois se o fizesse era um sucesso de exportação o que não o é. Muito pelo contrário é um fracasso retumbante e só será comprado pelo Brasil porque Sarkozi afagou o ego de Lula que é um megalomaníaco. Uma aeronave de combate para ser comprovadamente eficaz deve ser OBRIGATORIAMENTE TESTADA EM COMBATE, neste caso somente as versões anteriores do F-18 foram testadas e aprovadas em combate. A França enviou alguns Rafale para o Afeganistão a fim de contribuir na guerra contra o talebã mas tenho certeza que jogar bombas inteligentes em cima de criadores de cabras não deve fazer com que um caça seja considerado como testado em combate.
Em Defesa
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Dificilmente a China seria capaz de fornecer um motor a altura de um caça como o Gripen NG. O chineses estão avançando muito nesta área e certamente estão décadas a frente do Brasil em tecnologia aerospacial militar mas eles estão passando maus bocados tentando desenvolver o turbofan WS-10 que deveria equipar os caças J-10. Neste meio tempo os primeiros lotes estão sendo equipados com o turbofan russo AL-31F, o mesmo que equipa os caças Su-30.
Em Acordo Militar
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A questão do motor não é insolúvel. Na realidade é um dos fatores favoráveis ao Gripen. A turbina GE 404 que equipa o caça sueco é utilizada por centenas de caças F-18 além de 204 caças Gripen e equipará os primeiros lotes do caça indiano LCA além do jato de treinamento e ataque coreano T-50. Quantos caças operam a M-88 que propulsiona o Rafale? A GE 404 tem mais de 4000 unidades produzidas o que torna sua operação mais barata. Sendo o Gripen NG uma evolução do atual Gripen uma remotorização é esperada sendo considerada as turbinas EJ-200 que equipa centenas de caças Eurofighter e F-414 equipando o F-18 Super Hornet. Com a EJ-200 e F-414 o Gripen NG terá a capacidade de super-cruzeiro ou seja entrar em velocidade supersônica sem acionar o pós combustor acarretando numa enorme economia de combustível e redução de custo operacional. O EJ-200 elimina o fator uma suposta interferência americana além do que a Rolls-Royce integra o programa e tem uma unidade no Brasil. O Rafale que já saiu do papel não terá seu custo operacional reduzido ao longo dos anos porque não teve grandes encomendas exceto da do governo françês que por sinal reduziu o nível de produção do Rafale para a linha de produção não fechar resultando numa produção quase artesanal o que não deve ter barateado em nada seu preço unitário final.
Em Acordo Militar
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O caça sueco não é apenas uma carroça voadora. Ele é um excelente avião de combate e é aquele que a FAB poderá manter com maior disponibilidade de combate pelo maior tempo possível. A França está enrolando(pressão chinesa) a venda de peças de reposição para os Mirages 2000-5 taiwaneses o que forçou Taiwan a colocar mais sete caças em estoque para serem canibalizados com o propósito de manter o restante da frota operacional e cortou de 15 para 6 o número de horas/mês voadas pelos pilotos do Mirage, muito abaixo do mínimo recomendado de 150 horas/mês para pilotos de caça. O custo operacional do Mirage de Taiwan é 3 vezes maior que o dos caças F-16 e 5 vezes maior que os dos Ching Kuo. O Mirage representa 1/4 da frota de caças supersônicos(desconsiderando o subsônico Chink Kuo)de Taiwan, algo significativo. Me espanta a facilidade com que os fanceses são "pressionados" a sacanear os seus clientes. De Gaule sacaneou Israel apenas pela simples perspectiva de vender mais caças Mirage III para os árabes. Treinaram os ingleses contra os caças Mirage III antes da retomada inglesa das Malvinas e depois de alguma pressão finalmente ajudaram os ingleses a interferir eletronicamente contras os mísseis anti-navio Exocet. Entregaram a localização de todos os centros de comunicação, comando e controle de construídos para o Iraque antes da Guerra do Golfo. A Marinha e Força Aérea Chinesas tiveram livre acesso as fragatas La Fayete e Mirage 2000- 5 vendidos a Taiwan.
Em Defesa
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O caça francês pode até ser mais interessante politicamente mas certamente não é o que apresenta grande potencial e isto é provado pelas suas derrotas em várias concorrências internacionais ou mesmo compras diretas como no caso da Argélia que optou pelo Su-30 russo. A França como parceiro de cooperação técnico militar só atende aos seus interesses fato facilmente provado. O Gripen custa menos para adquirir e operar o que garantirá um maior número de horas de vôo para os pilotos de caça da FAB e ainda garante a oportunidade da Embraer participar da fase de desenvolvimento do projeto na qual ela adquirirá e desenvolverá muitas tecnologias o que certamente permitirá a ela no futuro diminuir os seus parceiros de risco que são muitos o que atesta sua dependência de outros países como Japão, Alemanha, EUA e França. A linha ERJ só foi desenvolvida porque a Embraer teve a oportunidade de participar da fase de desenvolvimento do AMX, que é um dos piores equipamentos da FAB mas que teve o mérito de trazer as tecnologias que propiciaram o desenvolvimento da famiília ERJ.
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