Comentários

Mais resultados: 1 2

Comentários de Alberto Monteiro de Castro
Em 09/01/2010 17h44
Era de se esperar que o movimento separatista de Cabinda aproveitasse essa oportunidade para ganhar visibilidade mundial. Mas fe=lo da forma mais estupida atacando uma comitiva desportiva estrangeira que nada tem a ver com o conflito interno. Isso eh terrorismo. Estupidamente os separatistas fizeram um grande favor ao governo de Angola que doravante tem mais solidos argumentos para os combater. A causa dos separatistas, que data muito antes da independencia de Angola em 1975, sofre um duro reves com esse tiro nos proprios pes. Passam a ser vistos como meros terrorristas. Erro dos separatistas mas tambem dos governos de Angola e do Togo. O governo angolano, ao querer demonstrar ao mundo que a regiao estah completamente pacificada, elegeu Cabinda como uma das cidade-sede da Copa da Africa e subestimou as ameacas da guerrilha. Tambem nao se compreende como o governo do Togo permite que sua equipa nacional viaje de onibus numa zona de conflito armado. Quanto aos clubes europeus esse lamentavel e infernal incidente caiu=lhes do ceu. Aproveitaram logo a oportunidade para apelar ao regresso de seus atletas numa altura em que alguns se debatem criticamente com o posicionamento nas tabelas classificativas dos respectivos campeonatos. Teve tecnicos na Europa pedindo o cancelamento do evento por falta de seguranca e exigindo o regresso imediato de seus atletas. Gente mais interessada em si mesmo do que na celebracao do futebol de um continente cujos atletas os sustentam.

Em Copa-2010
sem opinião
avalie fechar
Em 08/01/2010 07h30
Obama deu um bom argumento aos seus opositores e detractores para que doravante o possam acusar de tudo o que de ruim possa acontecer aos EUA. Desde quando um presidente eh responsavel por falhas nos servicos secretos que sao um estado dentro do proprio estado? A nao ser que Obama seja ele mesmo o novo chefe da CIA. No que Obama se deve declarar responsavel eh por ter permitido um golpe de estado nas Honduras. Numa unica vez e publicamente reconheceu a exisntencia do golpe mas nao mais se pronunciou sobre o assunto porque os verdadeiros responsaveis pela seguranca dos EUA assim o devem ter aconselhado.

Em Voo 253
27 opiniões
avalie fechar
Em 27/12/2009 15h14
Sou portugues e concordo mas tambem discordo de Mourinho. Um jogador que opte por viver num pais como um outro imigrante qualquer, que adopte esse pais como seu, que sinta esse pais como seu, tem todo o direito de ser convocado para defender as suas cores se esse for o seu desejo. Acho que Pepe se enquadra nessa visao porque sempre manifestou esse desejo e se sente tambem portugues. Agora, ja tenho duvidas quanto ao nacionalizar um jogador apenas porque o pais tem carencia de alguem na sua posicao. De qualquer maneira se formos rigidos e xenofobos nessa posicao nao iremos a lado nenhum. O proprio Mourinho nao seria treinador fora de Portugal. No caso especifico dos brasileiros nacionalizados vejo isso um pouco como regresso do filho a patriae pater. Nada de anormal.

Em Copa-2010
3 opiniões
avalie fechar
Em 03/12/2009 19h22
Estados Unidos decepionado pela nao restituicao de Zelaya! Meu Deus, como eles sao terrivelmente cinicos!

Em Honduras
2 opiniões
avalie fechar
Em 30/11/2009 18h41
Nao eh uma questao pessoal de simpatia ou antipatia por Zelaya e seu projeto politico. Eh uma questao de respeito pela soberania popular. A posicao do deposto presidente hondurenho em recusar ser restituido depois de umas eleicoes privatizadas eh de grande dignidade. Nestes paises, como disse o peruano Victor Haya, "eh melhor sentir-se presidente do que o ser". Dentro de 4 ou 8 anos o despertado povo de Honduras farah justica a Manuel Zelaya ao fazer triunfar a democracia participativa.

Em Honduras
1 opinião
avalie fechar
Em 27/11/2009 17h51
Agora comeca a vir a tona quem sao os defensores de uma democracia verdadeiramente abrangente e participativa e aqueles que defendem o mesmo de sempre. A historia dirah se Arias fazia parte de um plano bem urdido pelos EUA para travar a democracia participativa em Honduras. Como eh possivel tanta moral dupla, tanto cinismo, tanto discurso contraditorio?

Em Honduras
4 opiniões
avalie fechar
Em 26/11/2009 16h06
Bravo presidente Lula! Soh quem como o senhor conhece os horrores de uma ditadura pode ter uma posicao veemente contra golpes civico-militares. Obama tem razao quando diz que o senhor eh que eh "o cara". A administracao americana realmente tem tido uma conduta desastrosa no caso Honduras com discursos duplos ora de condena ora de apoio ao golpe. Ou sao terrivelmente competentes ou sao terrivelmente cinicos como apontou um antigo vice-presidente da Costa Rica. Quanto a patetica corte suprema de Honduras, que idoneidade tem uma corte controlada por golpistas? Uma corte de bobos. Viva a democracia, abaixo os tiranos sejam eles de direita ou de esquerda.

Em Honduras
1 opinião
avalie fechar
Em 20/11/2009 20h06
Estah na hora do Brasil assumir uma postura mais ainda dura com os golpistas de Honduras e mostrar que eh uma verdadeira potencia regional que nao teme os EUA. Os vizinhos do norte claramente estao por detras do golpe e suas contraditorias posicoes sao prova disso.

Em Honduras
6 opiniões
avalie fechar
Em 02/10/2009 14h52
Porque serah que os sucessos e a afirmacao do Brasil no mundo sob o sabio comando de Lula incomada a muita gente "brasileira"? Parabens governo Lula por fazer do Brasil um pais serio e respeitado pelo mundo. As Olimpiadas sao um claro sinal desse reconhecimento.

Em Olimpíada-2016
3 opiniões
avalie fechar
Em 26/09/2009 14h47
Como eh possivel que uma jornalista do quilate de Eliane Cantanhede defenda como uma principiante que a melhor saida para a crise de Honduras sao as eleicoes? Isso numa altura em que o proprio Oscar Arias que tentou mediar o conflito diz que o governo golpista nao quer dialogo? Evidentemente que as eleicoes sao a melhor saida em qualquer regime democratico mas esse nao eh o caso. Houve usurpacao violenta do poder. A melhor saida passa por restituir a ordem constitucional em primeiro lugar e depois deixar o povo hondurenho pronunciar-se livremente sobre o tipo de democracia que melhor serve a sua sociedade. Fazer as eleicoes com o atual status quo eh o mesmo que legitimar o golpe de estado. Ha relatos de perseguicoes politicas em Honduras com prisoes e apreensoes de documentos, computadores e celulares de membros da resistencia ao golpe. O governo golpista nao respeita sequer a imunidade territorial da embaixada brasileira e desafia toda uma comunidade internacional que de forma unanime (excepcao de Israel?) condenou o golpe. Mas nao nos enganemos. Um governo de um pequeno e pobre pais soh pode agir com toda essa musculatura respaldado num apoio maior e usando Chavez como o novo papao comunista. Nao eh admissivel nos dias de hoje que um nucleo restrito de dez familias, socorrendo-se de uma constituicao elitista, governe de forma feudal um pais. Eleicoes sim e sempre, desde que restabelecida a ordem constitucional. Um abraco de solidariedade para com o tao heroico povo.

Em Honduras
6 opiniões
avalie fechar
Em 13/11/2008 08h25
Pobre Barack Obama! Que fardo o homem negro carrega com ele esse de ter de limpar toda a sujeira feita pelo homem branco. E Lula ainda vem antecipar uma severa punicao secular para todos futuros candidatos negros se Obama nao limpar a sujeira direitinho! Quanto preconceito. Um branco pode fazer a sujeira que entender, mas um negro eh divino, nao pode falhar! Por favor!... Competencia, inteligencia, nada tem a ver com a cor da pele. Nao foi a cor da pele que invadiu o Iraque ou quebrou a Wall Street. Obama nao eh nenhum Deus e certamente vai falhar algumas vezes, e oxala que falhe algumas vezes porque erros tambem fazem melhorar quando aprendemos com eles. Como o mundo estah a gente facilmente conclui que Deus tambem errou. Imagine-se um simples humano! Chega de racismos ou incentivos ao racismos.

Em Governo Obama
6 opiniões
avalie fechar
Em 09/11/2008 08h19
Quando audazmente se candidatou pelo Partido Democrata a esmagadora maioria dos estudos de opiniao e de comentadores tambem eram unanimes na impossibilidade de Barack Hussein Obama sair vitorioso. Ele nao soh conseguiu a nomeacao do partido como acabou eleito o presidente da mais poderosa nacao do planeta. Para quem nao saiba, o Reino Unido, a par da Franca, sao os dois unicos paises da Europa onde elementos de minorias epidermicas ocupam os mais altos postos governamentais. Eh mais facil ver um ministro de topo negro nesses paises onde a percentagem de "negros" nao ultrapassa os 3%, do que no Brasil, o maior pais de originarios da Africa. O parlamento britanico tem 15 representantes de minorias epidermicas, nao etnicas. Quantos representantes de mesmas "minorias" tem o congresso e o senado no Brasil?, pais onde falar de minorias etinicas eh muito deturpada e polemica. Na Inglaterra e na Franca a visibilidade de "negros" eh bem notoria na politica, no governo, nas empresas publicas e privadas e, muito importante, na TV. Em conclusao, digo que nos tempos mais proximos talvez seja mais facil eleger um Obama no Reino Unido ou na Franca do que no Brasil.

Em Governo Obama
3 opiniões
avalie fechar
Em 07/11/2008 11h05
Berlusconi resolveu o meu dilema epidermico. Agora fico a saber que nao sou negro nem branco nem o TALVEZ, personagem do livro Maiombe do escritor angolano Pepetela que lutava com o mesmo dilema. Sou bronzeado...dos verdadeiros!!! Ai Silvio, como subtilmente se pode ser manifestamente racista! Vai-te bronzear Berlusconi. srsrsrs

Em Eleições nos EUA
25 opiniões
avalie fechar
Em 07/11/2008 09h25
Alguem me pode explicar de uma forma credivel e com honestidade intelectual porque razao niguem nunca se refere a Hugo Chavez como presidente "negro" da Venezuela? Ele que eh um mestico que sempre que pode, de uma forma frontal e orgulhosa, faz questao de salientar a parte de sua raiz africana? Ele que eh tao mulato quanto Obama? Porque razao um mestico ou mulato no Brasil eh chamado de "negro" quando o Brasil se gaba para o mundo de ser o pais da mesticagem?Porque razao um mulato ou mestico tem de ser catalogado de "negro" e nao de "branco", quando ele nao eh uma coisa nem outra epidermicamente? A KKK ja veio ao terreiro se consolar dizendo que Obama eh "metade negro" apenas. Talvez a eleicao de Obama reabra o espaco para um debate serio e honesto que leve a redifinicao de conceitos como epidermia e raca porque esta parec que soh existe uma: a humana. Mas enquanto isso nao acontece pode alguem responder as minhas colocacoes sobre o dilema do homem mulato? O verdadeiro presidente epidermicamente negro ainda estah para chegar aos EUA e talvez nasca do Partido Republicano e talvez seja uma mulher, negra. Esperemos que o Brasil aprenda a licao e ventos de mudanca soprem por aqui para que a inteligencia e a tolerancia vencam a estupidez e a ignorancia.

Em Eleições nos EUA
14 opiniões
avalie fechar
Em 02/11/2008 18h08
Massa foi o piloto do dia mas Hamilton foi o piloto da competicao. Sorte e azar fazem parte do jogo e hoje a sorte beneficiou a coroacao de um campeao numa etapa final historica e ironica. Historica porque pela primeira vez um negro, melhor dizendo, um mulato, se sagra campeao de um dos mais exigentes, competitivos e restritivos "esportes" mundias. Uma vez mais a evidencia nos prova que quando ao ser humano eh dada uma chance ele eh capaz de ultrapassar barreiras e vencer, independentemente da cor da pele, credo politico ou religioso. Historica tambem porque o jovem britanico se sagra campeao na terra de um grande campeao que foi Sena e de quem Hamilton sempre se confessou como sendo o seu grande idolo. Historica ainda porque o ingles se torna no mais jovem piloto de sempre a conquistar a competicao depois de ser vice no ano de estreia. Ironica porque o titulo acontece com a mesma margem de pontuacao com que um ano antes Hamilton o havia perdido, na mesma etapa. Ironica e historica porque o titulo foi conquistado perante uma chocada plateia representativa da cor do Brasil dos privilegios por um Hamilton epidermicamente mais representativo do Brasil profundo, do Brasil da maioria dos excluidos. Parabens ao Massa pela brilhante corrida que valorizou ainda mais o titulo de Hamilton. Estamos na presenca de dois grandes pilotos mas apenas um tinha que vencer. O titulo fica bem entregue porque se Massa foi o piloto do dia, Hamilton coroou uma trajetoria de historico sucesso.

Em Fórmula 1
2 opiniões
avalie fechar
Em 26/03/2008 11h17
Dizer que os estudantes foram barrados, um por ser negro e outro por ser "moreno", eh tentar jogar a carta racial de uma forma mais basica e desonesta no assunto "imigracao" no que respeita a cidadaos brasileiros. Os brasileiros em geral sao vistos na Europa como latinos e sofrem a discriminacao como quaisquer outros latinos. Mais ainda, muitos dos que se consideram "brancos" no Brasil sao visto na Europa como "pretos". No caso dos estudantes nao acho que eles foram barrados por serem "pretos", mas sim brasileiros supostamente em busca de emigracao clandestina. A esmagadora maioria dos brasileiros que sao deportados sao os que no Brasil sao considerados de "brancos", logicamente os que tem maior renda e possibilidades de viajar. Lembro tambem que boa parte de funcionarios da Imigracao Inglesa sao negros. Sejamos tambem honestos quanto aos "estudantes". Quem conhece sabe que boa parte de "estudantes" brasileiros na Europa usa esse artificio para se fixar clandestinamente. Conheco muitos casos assim no Reino Unido. Com isso os justos pagam pelos pecadores. Nao estou com isso defendendo os arbitrios de uns poucos funcionarios dos servicos de imigracao europeus que se acham poderosos. Acho que estes devem ser denunciados e punidos como acho tambem que o Brasil deve protestar energicamente e tomar medidas adequadas sempre que seus cidadaos sejam vitimas de arbitrariedades. O Brasil deve tambem atacar as causas que levam a que milhares de seus cidadaos emigrem cada vez mais.

Em Espanha deporta brasileiros
3 opiniões
avalie fechar
Em 19/03/2008 08h31
Ser hipocrita ou politicamente correcto faz com que muitas das vezes ignoremos os problemas que nos cercam para nao os debatermos, nao ferir sensibilidades, nao os resolvermos. Assim nos colocamos numa posicao mais confortavel. Jeremiah Wright falou da historia verdadeira da America. Eh facil condenar o pastor como eh facil condenar alguem que ve nos emigrantes toda a causa dos seus males. O dificl eh olhar para nos mesmos ou compreendermos as raizes dos problemas. Nao sei se alguma vez, em toda a historia das eleicoes americanas, algum candidato tenha sido obrigado a justificar, defender, acusar ou admoestar em publico suas confissoes ou lideres religiosos por assuntos que estao para alem da fe de cada um. Obama foi obrigado a falar sobre a melindrosa questao racial nos EUA, facto que demonstra que nao se pode ser um candidato afro-americano e se manter distante do assunto conforme ele parecia pretender. Nenhum outro candidato a presidencia foi sujeito a passar por um crivo assim tao melindroso porque todos sao apenas "candidatos" enquando Obama eh "o candidato negro" como a maioria da midia gosta de realcar, mesmo no Brasil da mesticagem, da mulatada. Mas valeu a polemica porque, de acordo com varios analistas da cena politica americana, este foi o mais importante discurso da recente historia politica dos EUA desde o celebre "I have a dream" de Martin Luther King. Obama foi corajoso e inteligente na forma verdadeiramente presidencial como fez o julgamento da situacao.

Em Eleições nos EUA
8 opiniões
avalie fechar
Em 14/03/2008 12h36
O jornalista que escreveu esta materia deveria ser penalizado pela "Folha" por confundir os leitores menos atentos. Repare-se: no primeiro paragrafo a noticia se refere a Louis Farrakhan como um dos assessores de Obama. No antepenultimo paragrafo eh referido entre parentesis que Obama recusou o apoio do mesmo na campanha. Inacraditavel! Informar assim eh desinformar. Que eu saiba, por fontes noticiosas americanas que consulto, Louis Farrakhan nao faz parte da equipa de campanha de Obama. Eh preciso mais cuidado quando se veicula uma noticia. Aproveito a oportunidade para expressar o meu duplo lamento sobre a noticia que tambem li na "Folha" relativa a visita de Condy Rice ao Brasil. Fiquei estupefacto quando soube que o motivo principal da viagem da chanceler americana se deveu ao facto de a mesma ter vindo assinar com o Brasil um Plano de Acao contra a Discriminacao Racial! Tem de ser os americanos a vir ensinar os brasileiros como se combate o racismo? Infelizmente a grande midia omitiu o motivo principal da visita e tentou destaca-la, por um lado, como uma punicao a Argentina pela ligacao de Cristina a Chavez. Por outro, como visita de resolucao do conflito entre Colombia, Equador e Venezuela. Sinceramente, Argentina, seja quem a governe, serah sempre um dos parceiros principais dos EUA. Quanto ao conflito, a chanceler chegou tarde porque ele foi resolvido entre "irmaos desavindos" sem necessidade de intervencao externa.

Em Eleições nos EUA
14 opiniões
avalie fechar
Em 03/12/2007 09h36
Goste-se ou nao do homem o certo eh que Hugo Chavez está de parabéns. Odiado, com naturalidade, pelos do antigo regime corrupto venezuelano, estigmatizado pelo dito mundo democrático, convocou um referendo e perdeu. Na Europa civilizada, contrariamente ao que aconteceu na Venezuela, um referendo com idêntica importância, o tratado constitucional europeu, não será convocado pelos ilustres presidentes e primeiros ministros da União Europeu com medo de ele não ser aprovado pelos cidadãos europeus. Se Chavez tivesse feito como os "democratas" europeus, teria feito aprovar as emendas no Parlamento onde tem absoluta maioria. Chavez perdeu e vai aceitar os resultados, contrariamente ao golpistas que em 2002, não aceitaram o resultado eleitoral e, com o apoio dos EUA, da Espanha de Aznar e a cumplicidade do restante mundo dito "civilizado" e "democrático" fizeram um golpe de Estado. Há por isso uma diferença grande entre Chavez e muitos governante europeus e outros autointitulados democratas noutras paragens. É que, em matéria democrática, ele, o mau da fita, não ficará a perder. Uma curiosidade: a proposta de reelição sem limite de mandados também existe em países da UE. Todavia ninguém fala nisso. Porque será? Nao eh dificil de perceber. Pessoalmente, apesar de reservas em relacao a certas politicas chavistas, nao posso deixar de admirar a coragem de Hugo Chavez ao submeter a sabedoria popular importantes decisoes para seu projecto politico quando tinha outros mecanismos para tal.

Em Hugo Chávez
54 opiniões
avalie fechar
Em 27/11/2007 16h24
Quanta ignorancia resultado da ignorancia no conhecimento da cultura do "outro"! Jo Soares deveria conhecer melhor a cultura daquela tribo da parte sul de Angola antes de cair na armadilha de humorizar sobre o que nao conhece com base numa explicacao extremamente artificial e preconceituosa de um ex-taxista colonial portugues que deu uma de antropologo barato. Imaginem um estrangeiro retratar as praticas culturais das mulheres de alguma tribo indigena brasileira de forma pitoresca, estereotipada e artificial e apresenta-las como praticas de todas as mulheres brasileiras!!! Essa eh a impressao com que se fica das mulheres angolanas depois de se ver um programa onde nem a geografia eh poupada quando se fala de Angola como fazendo fronteira com Africa do Sul! Sao preconceitos e estereotipos como esses que distorcem a realidade e colocam uns povos como sendo inferiores aos outros. Estereotipos e preconceitos como o da sensualidade das mulheres brasileiras que fazem delas vitimas de assedio sexual e prostituicao em todo o mundo. Jo Soares deveria informar-se um pouco mais sobre a vasta cultura de Angola ao inves de cair na armadilha do empirismo preconceituoso de um ex-colono portugues. Jo nao foi inteligente nem do ponto de vista intelectual nem do ponto de vista humoristico. Propositadamente ou nao o conceituado humorista caiu no preconceito. Essa Jo, EU NAO QUERO APLAUDIR!, como voce mesmo diria.

Em Ministério Público Federal investiga programa de Jô Soares
69 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

FolhaShop

Digite produto
ou marca