Comentários


Comentários de Allexandre Limma
Em 15/07/2009 19h38
Ao Eduardo Souza. Amigo, essa paranóia toda em relação a proteção de águas territoriais, espaço aéreo etc. rende uma boa discussão, mas apenas para conhecimento do amigo, fazer essas coisas custa muito dinheiro, meu caro. O Brasil tem problemas de primeira ordem, tais como fome, falta de moradia, saúde de boa qualidade para toda população, educação de primeira linha etc., que, se não forem tratados como prioridade, corre-se o risco de inverter a equação do desenvolvimento. Sabe quanto custa construir e manter um submarino nuclear apenas?! Tem Marinha e Força Aérea de qualidade e de alto nível técnico em todos os sentidos quem pode pagar por isso sem sacrificar toda uma população com mazelas não resolvidas no que tange aos direitos humanos básicos, tais como direito à saúde, comida e à educação! Quem não pode ter Forças Armadas de luxo fica só observando e sonhando com isso. Risos! Forte abraço. Ah! Satélites espiões podem fazer tudo que você menciou em sua missiva e são mais baratos neste sentido prestando informações, inclusive, em tempo real e discretamente.

Em Voo Air France 447
sem opinião
avalie fechar
Em 14/06/2009 15h17
Ao D'Alembert: Excelente seu comentário acerca do envio de dados via satélite. Primeiro ponto: Engenheiros da Airbus e de outros fabricantes já teriam pensado em alguma forma de enviar dados via satélite, caso fosse possível fazê-lo automaticamente, com todas as informações em pacotes de dados. Todavia, isso é imossível atualmente! A questão da conexão creio seria o principal problema. "Caixa-preta" tem de haver, claro e óbvio! Não se pode aqui querer dar uma de engenheiro aeronáutico e imaginar que essa turma passa horas nas pranchas de projetos aeronáuticos pensando em futebol, carnaval e farra. NADA DISSO! Pessoal sério e compenetrado que ganha e passa a vida toda elaborando novos projetos de aviões a ser desnvolvido para maior segurança de vôo e economia dos custos operacionais, afinal, a atividade aérea não é um hobby, é um negócio como outro qualquer e exige uma ótima relação custo/benefício. Outrossim, seria inimaginável a um projetista não melhorar a segurança de vôo haja vista ao fato de que, caso assim não fosse, menos pessoas viajariam de avião a cada acidente se os mesmos não apresentassem segurança cada vez maior em suas operações. Parece-me óbvio isso, por certo. Ademais, NÃO SE SABE AINDA O QUE OCORREU COM O VÔO AF 447! Não vamos especular nada por enquanto.Façamos esse exercício de paciência, moderação e cautela em relação ao fato até mesmo em repseito aos profissionais e passageiros do referido vôo. Que as graças e bênçãos de Deus estejam sempre com eles.

Em Voo Air France 447
8 opiniões
avalie fechar
Em 13/06/2009 12h55
Ao Jeferson Polete:Bem,devo imaginar que o senhor deva ser piloto de Airbus ou mesmo engenheiro projetista desse tipo de areonave, por certo. Como piloto já voei os dois tipos de aeronaves e sempre em cada projeto a prós e contras em termos de aproveitamento operacional. Cada companhia escolhe qual tipo de equipamento irá utilizar em função de suas necessidades.Panes podem ocorrer em qualquer tipo de aeronave e vai depender de uma série de fatores caso se concretize algum acidente Parece-me totalmente contraproducente esse tipo de abordagem num momento como esse,posto que NÃO SE SABE AINDA QUAIS FORAM AS CAUSAS DO ACIDENTE DO AF 447. O que há são apenas hipóteses várias, mas nenhuma concretiza ou mesmo sinaliza seguramente nada neste sentido.Deixemos as investigações concluirem algo de verdadeiro e real para que possamos tirar as lições devidas deste acidente, sim?Boeing ou Airbus?Que importa isso agora.Tecnicamente são excelentes tipos de aeronaves para nós pilotos.O que ocorre, muitas vezes, é a paixão de voar um determinado tipo de avião. Eu, por exemplo, prefiro o BOEING 727-200 SUPER ADVANCED, trijato antigo que nos ensinava a fazer verdadeira "transição" de aeronaves a hélice para aeronaves a jato.Mas não me utilizo disso para afirmar por aqui que esta é a melhor aeronave ou que a Boeing Company fabrica os melhores jatos do mundo. A mais avançada tecnologia de nada adiantará se não forem consideradas as condições plenas para um vôo seguro,seja num BOEING ou AIRBUS.

Em Voo Air France 447
107 opiniões
avalie fechar
Em 12/06/2009 15h31
Como piloto que fui de aeronaves tipo Boeing eu afirmo aqui que ainda é cedo para quaisquer tipo de especulações acerca do acidente com o AF 447.Tudo que se fala aqui é pura especulação e o desfecho, se houver, poderá ser completamente diferente de qualquer coisa que se escreveu até agora sobre esse assunto. O que se tem de concreto é que todos os pilotos, sejam eles de Boeing ou Airbus, ou qualquer outro tipo de aeronave, tem de seguir as recomendações operacionais do frabicante da aeronave, do manual de vôo. Os piltotos não podem e não devem introduzir modificações por conta própria, ao seu talente, pois este não dispõe do volume de informações necessário para fazê-las, tampouco de dados necessários para tal. É preciso dar tempo para que as investigações avancem o suficiente para se ter um "norte" em relação a tudo que até aqui foi dito e discutido. No mais, é pura adivinhação, futurologia etc. Isso é antiprofissional e contraproducente no seu todo. Aguardemos, sim?! Airbus ou Boeing?! Parece-me outra discussão sem sentido, pois não se sabe ainda o que causou o acidente com o AF 447. Esperemos para sabe-lo. Isso se forem encontradas as "caixas-pretas". Para finalizar, o que seja correto neste sentido é que a correta operação da aeronave, qualquer que seja o tipo da mesma, requer estrita observância do Manual de Operação que é escrito com base em dados de computador, testes por engenheiros de vôo e efetuados por pilotos de testes na fábrica. O resto é "bla´,blá,blá,blá".

Em Voo Air France 447
4 opiniões
avalie fechar
Em 11/06/2009 08h26
A precariedade do Instituto Tavres Buril em Recife/PE talvez não permita uma correta identificação das vítimas do vôo AF 447. Isso ocorre pelo adiantado estado de decomposição dos corpos, bem como por se trtar de um võo internacional e, dessa forma, você ter a bordo pessoas de várias nacionalidades. Mas, mandaram armar o "Cirque du Soleil" por lá e um batalhão de papiloscopistas está a postos para identificar não se sabe quem, não se sabe por onde e como comparar dados dos diversos corpos de outras nacionalidades. Por exemplo, e se um pailoscopista desses estiver tentando identificar o corpo de um francês, d euma frencesa. Vai comprar com o quê?! Alguém pensou nisso por lá?! Não seria mais racional coletar todos as informações de DNA dos parentes da lista de embarque, franceses, brasileiros e das outras nacionalidades para depois realizar o cruzamento dos dados com o dna de cada corpo recolhido?! Ah! Mas esse é um trabalho para o C.S.I, nos U.S.A, bem como para países com avançada tecnologia e seriedade para se fazer coisas das mais simples às mais complexas. Aqui faz-se o contrário.Apenas "fogos de artifício" para informar, ou melhor, enganar a população com ares de sofisticação, seriedade e desenvolvimento.Os franceses, mais sérios do que nós tupiniquins aloprados, estão fazendo a parte deles sem alarde e sem mídia sensacionalista.Charles de Gaulle diria, se vivo fosse:"Vocês continuam sem seriedade, ou seja, o Brasil continua a não ser um país sério! Bom dia.Com seriedade!

Em Voo Air France 447
3 opiniões
avalie fechar
Em 10/06/2009 17h30
Ao Alexandre Bakunin, meu forte abraço e uma discordância, apenas. A Aibus Industrie optou por retirar de seus projetos modernos cabos e hastes, pois, como comentei abaixo nesta coluna da Folha On-Line, cabos e hastes aumentam o peso da aeronave e isso, consequentemente, aumenta o consumo de combustível. As empresas aéreas não querem nem saber deste pesadelo nas aeronaves, como seja, aumento de despesas por vôo realizado para que, com isso, haja aumento do lucro principalmente nestes tempos de "vacas magras" com crise mundial e tudo o mais. De toda sorte, o Olavo Junior tem razão em seus comentários e endosso o que ele escreveu acerca desse tema. Outrossim, o dilema está posto e creio que muito longe, longe mesmo, de ser resolvido. O elemento humano, um bom piloto "pé e mão", é a melhor solução em caso de pane em todos os sistemas principais desde que a aeronave possa continuar voando com sistemas auxiliares. Mas, sistema auxiliar com cabos e hastes, hidráulico?! Não imagino que esse tipo de sistema possa voltar às pranchetas do engenheiros de vôo na construção e aperfeiçoamento de projetos modernos de aeronaves. Há de se pensar em outra alternativa. Coma palavra os engenheiros aeronáuticos. Fraternais saudações. Allexandre

Em Voo Air France 447
1 opinião
avalie fechar
Em 10/06/2009 11h34
Meu caro amigo Olavo, eu entendo sua preocupação em relação à questão do excesso de automação das aeronaves modernas e referente, ainda, ao sistema de cabos e hastes utilizados por aeronaves mais antigas e que davam ao piloto, pelo menos em tese, maiores chances de recuperação em manobras necessárias para manter a estabilidade do vôo. Mas, ocorre que, com esse sistema, e você deve saber disso, cabos e hastes aumentam o peso total da aeronave e foi justamente essas aeronaves modernas que permitiram a redução do peso com sistemas de fios (fly-by-wire) e computadores de bordo que, de resto, diminuem a carga de trabalho do piloto em todas as fases do vôo. Mas aqui entramos em um dilema que nem de longe está próximo do fim: Automação x pilotagem manual. Como dosar isso tudo num vôo?! Concordo com você e acredito que os computadores proporcionaram um avanço notável nas máquinas mais pesadas que o ar, todavia, em contrapartida, transformaram muitos pilotos hoje em dia, principalmente da geração mais jovem, em gerenciadores de software, apenas. É preciso dar condições de pilotagem ao elemento humano em caso de uma pane elétrica, mesmo em remota possibilidade desse tipo de problema, para que, então, tenhamos aumentada a segurança de vôo. Mas aí voltamos a estaca zero em termos de peso total da aeronave etc. As companhias aéreas, como se sabe, não querem nem ouvir falar disso.Para as mesmas isso se constitui num pesadelo terrível: CUSTOS/LUCROS! Abraços.

Em Voo Air France 447
19 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca