Comentários


Comentários de Alvaro Kanasiro
Em 27/08/2008 17h43
Uma das mensagens dizia que os índios podem se locomover livremente pelo território. Até aí tudo bem, mas acho que um indígena não possui as mesmas condições materiais que nós possuímos ou temos acesso.
Além disso, a questão não é pura e simplemente "direito de ir e vir".
Realmente fica muito difícil explicar para as pessoas leigas (e por favor, não entendam isso como ofensa) alguns conceitos antropológicos.
Seria preciso uma grande explicação antropológica para demonstrar como a questão da reserva não se resume somente a questões puramente econômicas, estratégicas e paranóicas (com o perdão da palavra).
Um economista ou um administrador - em geral, uma pessoa de "negócios" - pode ter outra visão sobre o assunto, totalmente diferente, e em certa medida, até oposta a de um antropólogo ou sociológo.
Todavia, enquanto a maioria, pelo que pude observar brevemente, defende um argumento "nacionalista", com um discurso inflamado em defesa da Amazônia, esquecem dos interesses nefastos dos grandes proprietários de terras e produtores rurais.
Ou vcs já esqueceram da polêmica envolvendo o sr. coronel?
Enaltecem tanto as forças armadas, mas qual medida é tomada (ou foi tomada) para conter o avanço dos grandes latifundiários em terras amazônicas?
É bom ter certo cuidado com o argumento "nacionalista" ou com discursos inflamados de proteção à Amazônia. Será mesmo que, no fundo, é isso que o coronel quer?
Não sejamos tão ingênuos.

Em Conflito em terra indígena
sem opinião
avalie fechar
Em 27/08/2008 13h44
uem argumenta a favor do coronel Fregapani se esquece do conflito local por terras que há por trás dessa conversa de "invasão estrangeira". Dizer que os índios são mais "dóceis" que o nosso governo ao capital estrangeiro é pura bobagem? Em que país vcs vivem?
Ironias a parte, há sim uma questão cultural indígena por trás da homologação. Perguntas como "por quê tanta terra pra poucos índios" refletem como a diversidade de povos é vista sob o escopo da maioria da sociedade.
Gente, não custa nada se informar melhor, participar de algumas discussões que estão ocorrendo com especialistas da área, ou mesmo ler com mais senso-crítico as notícias que estão sendo veiculadas.
Quem acredita numa "teoria da conspiração" contra a Amazônia e o Brasil esquece que aqui, do pertinho de nós, residem aqueles que estão sedentos por mais terra, que vai gerar mais produção de arroz, pra ser exportado, e quem fatura com isso? Não são os índios, não somos nós, não é a União, não é o país.
Apenas os grandes produtores se beficiam disso, vendendo a maior parte de seu produto para esses estrangeiros, que paradoxalmente, são os grandes "inimigos" do Brasil.
Curioso, não?

Em Conflito em terra indígena
67 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca