Notícias | Especial | Serviço | Galeria | Erramos | Colunas | Guia da Folha | Fale conosco | Assinante | Grupo Folha | Assine Folha | O que é isso? |
Em cima da hora | | | Ambiente | | | Bichos | | | Brasil | | | Ciência | | | Comida | | | Cotidiano | | | Dinheiro | | | Educação | | | Equilíbrio e Saúde | | | Esporte | | | Ilustrada | | | Informática | | | Mundo | | | Turismo |
|
Notícias | Especial | Serviço | Galeria | Erramos | Colunas | Guia da Folha | Fale conosco | Assinante | Grupo Folha | Assine Folha | O que é isso? |
Em cima da hora | | | Ambiente | | | Bichos | | | Brasil | | | Ciência | | | Comida | | | Cotidiano | | | Dinheiro | | | Educação | | | Equilíbrio e Saúde | | | Esporte | | | Ilustrada | | | Informática | | | Mundo | | | Turismo |
A idéia que a AF e a Airbus são companias estatais é "incorreta". As companias citadas têm como acionistas governos de países diversos da Europa (como Rússia, acionista da EADS através de um banco estatal, a EADS é a única dona da Airbus - a BAE Systems vendeu a parte dela). É mais ou menos o esquema da Petrobrás, mas ao contrário desta, apenas 18% da Air France-KLM são do governo francês.
A EADS é principalmente da DaimlerAG e da SOGEADE, que é metade do governo francês, metade de outro grupo.
As companhias, portanto são públicas, não estatais, ainda que tenham como acionistas importantes (mas não totalmente majoritários, com mais de 50%) governos dos países envolvidos.
Em Voo Air France 447
avalie fechar
Em Voo Air France 447
avalie fechar
Este é o 4º Acidente com perda da aeronave de um A330, que é um aparelho bastante seguro por todos os padrões conhecidos, e se não me engano, o primeiro desta rota.
É cedo pra falar qualquer coisa a respeito. Mas simplesmente faz parte do jogo entre risco/vantagem imposto pela aviação: quando se move de um lugar para o outro em tais velocidades, com tamanha carga, muita energia é colocada em uso no aparelho. Do ponto de vista científico, qualquer acúmulo de energia pode se tornar explosivo em situações não controladas, desde baterias de notebook até naves espaciais. E mesmo assim, a aviação tem um registro excelente de segurança por passageiro por km viajado.
Talvez fosse possível sim, tecnicamente, criar um sistema praticamente perfeito, onde acidentes aéreos seriam raríssimos, quase inexistentes. Mas o custo de tal sistema seria tão alto que ninguém poderia comprar passagens - ou seja, na prática, não é tão fácil. Meus sentimentos para aqueles que perderam parentes na tragédia.
Em Voo Air France 447
avalie fechar
Em Voo Air France 447
avalie fechar