Comentários


Comentários de Antonio Carlos Prado
Em 24/11/2008 23h40
A reportagem sobre a conta-turismo não me surpreendeu. A elasticidade do consumo em moeda estrangeira está diretamente relacionado à paridade cambial em vigor comparado com a disponibilidade da renda do viajante . Essa é uma regrinha de mercado que sempre funcionou e sempre funcionará.
As causas que levaram à fuga do investidor estrangeiro para o dólar NO MUNDO INTEIRO foi que , queiramos ou não,esta ainda é moeda de reserva do mundo. Por quanto tempo ainda, não sabemos. E quem apostar contra, pode queimar seus dedos. É só ver o que aconteceu com proeminentes empresas brasileiras recentemente.
Em épocas de crises internacionais, abandona-se mercados emergentes e/ou maduros e se busca refúgio na moeda-reserva. Ou o dólar Norte-Americano. Ou mesmo o Ouro, que andava meio esquecido como ativo de proteção de patrimônio.
A valorização do dólar no mundo inteiro (exceção ao Japão, cuja moeda reflete a recessão de mais de uma década daquele país,que gerou empréstimos baratos en yen que foram transformados em outras moedas com taxas de juros superiores) foi , basicamente o resultado de uma busca de um ativo de proteção ( neste caso, Títulos do Tesouro Norte-Americano - pelo menos até agora !).
A valorização do dólar se deveu basicamente a uma regra básica de câmbio: se a moeda está mais demandada, o preço sobe. Foi isso o que aconteceu. Como o Real não é demandado nessa escala, desvalorizou-se rapidamente , com a fuga para a moeda de reserva.
Estamos de acordo ?

Em Crise nos EUA
sem opinião
avalie fechar
Em 27/10/2007 13h36
Criam-se os incentivos fiscais, criam-se os esquemas evasivos. Isso foi o que aconteceu em Ilhéus e o que já aconteceu ou vai acontecer em outras áreas onde os incentivos fiscais acabam se transformando em excelentes plataformas para bandalheiras !

Em Relação Cisco/PT
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca