Comentários

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

Comentários de Antônio Gonçalves Caneiroq
Em 20/08/2009 19h08
Política, no mau sentido, é dizer, contra as evidências, que preto é branco e insistir até se tornar verdade. A política recente vem acumulando mentiras sacramentadas como verdade: Collor foi expelido da presidência, sem nenhuma outra punição, foi embora, voltou senador, com a mesma arrogância e falta de educação de quem se acha superior aos outros; Renan foi expelido da presidência do senado, as acusações contra ele ficaram sem nenhuma resposta, ele voltou com a arrogância dos que se sabem impunes; Sarney foi posto a nu, revelou-se parte de sua vida oculta, nada aconteceu. Essa degringolada moral tem um único responsável: eleito contra o esquema de poder vigente, chefe de um partido distante da elite, Lula teve de procurar apoio onde pode: nos que o vendem a peso de ouro. Foi aí que se iniciou a debacle (galicismo de necessidade absoluta!) nacional. Mensalão e acordo com o PMDB deixaram-no atado à parte podre da comunidade política. Agora enfrenta o refluxo da maré: em três dias sofreu três desistências petistas: Marina Silva, o senador que vai se desfiliar e Aloizio, renunciante da liderança no senado. E diz que o PT não está em crise! Já perguntou aos militantes de carteirinha? Se Lula quebrar a cara, como ficamos? Não é mais salvar Sarney, é salvar o presidente da desmoralização. Com uma influência danosa: José Dirceu metendo o bico, exercendo a impunidade de que também goza. Estou aturdido: para o governo, até a mentira virar verdade? Justo na crise mundial?

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 19/08/2009 20h10
J. R. O Brasil não precisa disso, estamos séculos, melhor dizendo, milênios à frente. Raciocine um pouco, olhe o mundo a sua volta, arrume uma namorada, vá a um jogo de futebol, compre alguma coisa a prestação, xingue o governo sem propor soluções terminais. Seja normal.

Em Eleição no Afeganistão
36 opiniões
avalie fechar
Em 19/08/2009 20h00
Esse é nosso medo!

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 19/08/2009 19h25
Acórdão (com acento no -ó-) é figura com valor jurídico Acordão (com acento no -ão) é pura sacanagem!

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 19/08/2009 18h19
Sâo Paulo tem três senadores: Eduardo Suplicy, Aluízio Mercadante e Romeu Tuma. Contra todas as evidências, Suplicy tem a veleidade de ser escolhido por Lula como candidato a governador pelo PT; por causa disto, simplesmente sumiu da crise do senado, é como se não existisse; numa guerra, teria saído correndo para a retaguarda! Aluízio Mercadante tentou esconder-se no casamento do filho; pego em flagrante, quer entregar a liderança do PT no senado. Romeu Tuma, durante o governo de Maluf, quando este instituiu o cirquinho chamado de "governo itinerante", apareceu em todos, dando o ar de sua graça; conclusão: com a eleição de Montoro, fugiu para a Polícia Federal em Brasília, levando imenso séquito da polícia paulista, que ainda não esclareceu se trabalhou em Brasília, ou representou a Polícia Federal em São Paulo; ou, se pelo menos trabalhou em algum lugar. Esta é a bancada de senadores por São Paulo: 100 % comprovando a inutilidade de órgão tão inoperante quanto dadivoso para com aqueles que abriga em seu seio. Têm o grande mérito de comprovar, contra qualquer dúvida,
o benefício que a extinção do senado trará para a sociedade brasileira, que poderá usar para melhor fim o dinheiro totalmente desperdiçado no momento. "Não fomos um país sério", estará escrito em nossa lápide, sem dúvida encomendada a algum apadrinhado do órgão e superfaturada!

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 19/08/2009 16h59
A segunda dificuldade de Marina, se sair candidata a presidente pelo PV, vai ser para recuperar a moral do partido, dilapidada sem escrúpulo pela ânsia de conseguir adesões. Esta atuação trouxe gente sem qualificação, como se prova pelo envolvimento de muitos verdes (?) com a corrupção. O desânimo que o proveito pessoal e familiar que Gabeira tirou de sua posição de deputado é muito difícil de recuperar, ainda mais com o descrédito por parte de ONGs sérias. Se aceitar a adesão do peão desembestado do Protógenes, estará cometendo suicídio anunciado. Fica de saldo positivo a abertura do espaço político, concentrado em apenas duas candidaturas, o que, não acontecendo, obrigará a novas atitudes gerais. Também aqui teremos novo capítulo, cujas peripécias aguardamos. Precisamos sair desse funil político em que o país se meteu, com suas alternativas estreitadas além do desejável a seu futuro.

Em Eleições 2010
2 opiniões
avalie fechar
Em 19/08/2009 16h47
Logo no início do episódio do mensalão, a Folha fez uma entrevista com jornalista respondendo a perguntas dos leitores. Uma das perguntas foi sobre como ficaria o PT depois da questão. A resposta: provavelmente será um partido como todos os outros, perdida sua aura se redenção social. Não deu outra. Quatro anos depois, o partido é manipulado a seu bel prazer por Lula, segundo suas intenções pessoais, A saída de Marina Silva é só a conclusão de um julgamento pessoal dela, cuja sentença é de conivência de Lula com a devastação da natureza do país, um crime irrecuperável. Lula traiu o povo, usou promessas oníricas que nunca pretendeu cumprir, interessado apenas em conquistar e manter o poder. A parte vil de sua atuação é usar o desespero da população mais pobre, cuja miséria não lhe deixa outra alternativa a não ser acreditar em mentiras políticas, porque a descrença produziria um desespero incompatível com a continuidade de viver seu sofrimento. O povo acredita porque sem crer desaparece o alento de viver. O pior de tudo é que isto é perfeitamente sabido e usado pelos políticos, explicando as eleições mais absurdas, de indivíduos desprovidos de qualquer sentimento humano. Esta é a realidade nacional. O progresso, se vier, será relentado, a fim de que os donos do poder gradativamente adaptem sua mensagem enganosa a novas condições. A lei que o PT segue é a da velha república: 'Precisamos fazer uma revolução para que nada mude". Marina mudará isto? Próximo capítulo, e inédito!

Em Eleições 2010
5 opiniões
avalie fechar
Em 19/08/2009 15h15
A partir da segunda metade do século 19, todas as ciências aceleraram seu progresso, com um fim bem estabelecido: dar ao homem a posse de sua própria vida, para que ele providenciasse o desenvolvimento da humanidade. É impossível nomear neste espaço as enormes contribuições para isto, basta sintetizá-las em dois monumentos humanos: Darwin e Freud. Este progresso acelerou-se até o fim da segunda guerra mundial, um hausto de liberdade ante o perigo destruidor vencido. Tivemos 100 anos de progresso contínuo. Quando se esperava a realização de maravilhas para a raça humana, surgiu impasse inesperado: o mundo dividiu-se em dois, ambos os lados agindo para a destruição do outro: capitalismo e comunismo. O péssimo exemplo frutificou: os atentados que mataram 95 ontem em Bagdá, Chávez, a oposição do taleban a eleições democráticas (nos termos locais) no Afeganistão amanhã, o führer iraniano, entre multiplicidade de outros que também não cabem aqui. Quem se escandaliza com o fundamentalismo oriental não está percebendo outro retrocesso tão danoso quanto este: o absolutismo real da idade média está ressurgindo com a decadência da democracia. O exemplo mais gritante é o neoczarismo de Putin, determinando a invasão da Escola de Belian, quaisquer que fossem as consequências (e como foram!). Mais silencioso, mas tão maquiavélico, é o retrocesso providenciado por governos ocidentais que fingem democracia, mas praticam o autoritarismo. Este é o quadro que vivemos no momento, sem reação.

Em Retirada do Iraque
13 opiniões
avalie fechar
Em 18/08/2009 17h49
Se Dilma (ou, o que fica mais provável a cada dia, Ciro Gomes) não emplacar em 2010, fica difícil para Lula em 2014. Não é definitivo, Maquiavel escreveu "O Príncipe" em 1563, podemos ter uma versão lulo-petista (ainda existe o PT?) atualizada para 2009. Como nos tempos do italiano ainda nem se pensava em eleição, uma trieleição estilo hondurenho a toque de caixa até pode acontecer, já que o Brasil é o pais das maravilhas. Caso tudo dê errado, ainda há saida para Lula: mudar seu título eleitoral para a Suiça e concorrer a presidente do país do queijo furado. Afinal, ele é piloto de um barco cheio de furos, fazendo água por todos os lados, deixando-nos sem saber se vai conseguir chegar ao porto final de seu mandato.

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 15/08/2009 17h37
Parabéns a Jorge Wagner pelo expressivo feito de 150 jogos com a camisa do São Paulo. Realizou muitas proezas nesse período, contribuindo muito para o time. Está no panteão das glórias sampaulinas!

Em São Paulo
4 opiniões
avalie fechar
Em 14/08/2009 19h18
Se fosse preciso algo mais para provar a decadência da democracia no mundo atual, aí está Chávez para prová-la. Sua pretensão a liderar a América Latina é loucura que pode acender as incompetências regionais, sempre prontas a culpar influências exteriores, para isentar sua incompetência. Acontece que nosso quintal ficou maior. O mundo muda, a ciência e a tecnologia crescem, mas nada disto afeta o marasmo sul-americano. Ficamos para trás. Quando o mundo avançado perceber que perde lucros por nosso atraso, coitados dos políticos retrógrados que vivem às nossas custas!

Em Hugo Chávez
1 opinião
avalie fechar
Em 14/08/2009 16h26
Morde meu dedinho, para eu ver se você é uma criança esperta! Algum dia o povo vai comandar a escolha dos que pretendem governá-lo. Ou sempre estaremos correndo atrás do pote de ouro no fim do arco-íris, que não existe, a não ser para quem engana a nação, consegue o que quer, manda por um pouco e distancia o país de seu destino feliz.

Em Eleições 2010
sem opinião
avalie fechar
Em 14/08/2009 16h16
Será que governo e oposição ainda não perceberam que o cineminha não engana mais ninguém? Quanto mais se acusam, mais se mostram iguais. Lula diz que a oposição não tem mensagem, coisa muito certa. Mas e divulgar mensagem enganosa, nunca realizada? Entre mensagens da situação e da oposição, o povo fica sem resposta a suas necessidades. Não tece respostas antes, não tem agora e não terá depois de 2010. Procure-se o guichê de reclamações do Correio.

Em Senado
4 opiniões
avalie fechar
Em 14/08/2009 16h04
Em vez de levar um homem à Lua, que tal usar o dinheiro dessa aventura para levar as crianças do mundo à comida?

Em Homem na Lua
8 opiniões
avalie fechar
Em 13/08/2009 21h03
O de que o Brasil menos precisa é de chavismo mal-intencionado. Ninguém ganha nada, principalmente correntistas de bancos particulares, com a desnecessária criação de uma polêmica totalmente inútil e que não levará a nada. Lula, Mantega e bancos particulares não discutam e trabalhem em regime de concorrência. Bancos estatais (enquanto os houver, o que, para o melhor futuro do país espera-se que seja temporário, devem concorrer, no espírito de livre comércio, com as armas de que dispõem. Bancos particulares que corram atrás, para não perder clientes. O governo tem a obrigação de regulamentar o funcionamento dos bancos, que existem obedecendo às regras para eles estabelecidas. A interação público-privado, motivada pela facilitação de financiamentos de campanhas, tem de acabar: o privado tem finalidade de lucro, o público regulamenta o privado em defesa da sociedade. Qualquer esquema fora deste, claro, transparente, honesto, só pode dar na confusão que é a administração do país. Sejam responsáveis, governo e bancos particulares. É o que a sociedade merece e exige. Política tem hora, que nunca é quando se trata do respeito econômico à sociedade!

Em Crise no Brasil
16 opiniões
avalie fechar
Em 09/08/2009 08h13
Numa eleição que, um ano antes de realizar-se, já aparecia como desanimadora, pela continuidade política (Lula repetiu FHC e Serra, se eleito, voltará a oito anos atrás), aparece um alento de ar respirável, com Marina. Como sua candidatura é mortal para o PT, provavelmente vai ser feito tudo para impedi-la. O PV deve ao povo brasileiro a recuperação de sua credibilidade, por ter componentes comprometidos com a corrupção e pelo deslize de Gabeira com o proveito familiar de viagens custeadas por nós. Precisa aproveitar a oportunidade que apareceu, uma inesperada reviravolta na sucessão e uma esperança de vencer-se o marasmo de sempre a mesma coisa.

Em Eleições 2010
5 opiniões
avalie fechar
Em 07/08/2009 19h23
Se algo chama a atenção nos últimos jogos, é a constância dos erros de arbitragem. Gols impedidos é coisa que está ficando mais comum que andar prá frente. Arbitrariedades (não fossem os jogos dirigidos por "árbitros") são a coisa mais comum em faltas. O que não é falta para um lado, é falta de car~tão para o outro. Sem falar nos árbitros que só apitam pênalti se o jogador-vítima é abatido a tiros! O São Paulo foi prejudicado em pelo menos dois jogos, que representaram seis pontos perdidos na classificação. Um escândalo destes derrubaria qualquer diretoria de arbitragem de entidade que não fosse dirigida pelo famigerado Ricardo Teixeira.

Em São Paulo
1 opinião
avalie fechar
Em 07/08/2009 19h07
A característica da atual civilização brasileira é um sem-teto revolvendo o lixo à procura de sucata vendável. A falta de vergonha do senado chegou a este catador de sucata: um senador por acaso (segundo suplente) decide o destino do presidente do senado e este exulta! Pode alguém ou algum órgão chegar mais baixo? Parece que vale a pena para continuar a receber R$ 50.000,00 por mês para não fazer nada. Não está na hora de publicar o que cada senador e cada deputado federal recebe por mês? Demora muito para se concluir da necessidade de extinção do senado e da redução percentual da câmara dos deputados? Afinal, são só os assessores e aspones que trabalham!

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 07/08/2009 12h02
Com essa história de convidar gente que está na mídia só para somar os votos que conseguirá como candidato, o PV fica na berlinda. Já está em observação por ter acusados de corrupção e pelo uso de dinheiro da Câmara para viagem de parentes por Gabeira. Está com uma oportunidade de ouro, se Marina Cintra filiar-se e for candidata à presidência. Isto provocará forte influência no resultado da eleição. Mas não pode misturar aos seguidores das idéias do partido gente que age por própria conta, sem respeitar regras e, pior de tudo, que só quer aparecer. Pode perder adesões, pelo enfraquecimento que tais pessoas trarão à firmeza das convicções partidárias. Alguém se ilude com a idéia de que Protógenes tenha intenção de se comportar como ambientalista autêntico? Os votos que trouxer serão de quem não consegue espaço nos partidos oficiais e atuará pela dispersão das idéias de renovação.

Em Eleições 2010
5 opiniões
avalie fechar
Em 07/08/2009 11h33
Não consigo esquecer os primeiros 30/40 minutos do São Paulo contra o Vitória. Um time pegador, fazendo o que não fazia há muito tempo, manter a posse da bola por mais de quatro ou cinco passes. Nunca se sabe o que acontece no interior de um grupo de pessoas que interagem. Só ficamos sabendo o resultado, mas desconhecemos a multiplicidade de relações internas. Desconfio de que os jogadores ficaram cheios de Muricy e perderam o estímulo. Richarlyson e Dagoberto reviveram; Hernanes deu uma bolada na trave do Botafogo que valeu por um gol. Até parece que técnico tem prazo de validade, o que não é de estranhar pelos salários que recebem. Mas ainda é cedo para tirar conclusões, vai que apatia anterior volte com tudo. Por enquanto, porém, voltou o gosto de ser sampaulino. Ricardo Gomes surpreende. O Goiás será boa prova da atual capacidade do time!

Em São Paulo
2 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

FolhaShop

Digite produto
ou marca