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Comentários de Antonio Oliveira
Em 25/06/2009 14h40
Nao entendo estas pessoas que ficam reclamando que a Espanha ou EUA barram brasileiros em aeroportos. Eles barram porque existe milhares de brasileiros ilegais na Europa e EUA. Sei por que more no EUA e ja morei na Alemanha e Reino Unido. Ha milhares de brasileiros ilegais, envolvidos com crimes, prostituicao, drogas, trafego humano e outra mazelas. Se nao houver controle rigoroso por parte da Alfandega e Imigracao ja estaria na casa dos milhoes de brasileiros ilegais. E ainda dizem que o governo Lula traz prosperidade ao povo. Se traz por que querem sair? estanhao nao??
Quanto a Brasil e Africa do Sul, vai dar Brasil claro, esta Africa do Sul e' fraquinha demais. Quanto a Brasil x EUA, Brasil de novo. Futebol, (ou soccer) esta ficando bem popular aqui nos EUA, vejo muitos jovens jogando em varios campos de fubebol em escolas, universidades ou espacos publicos. Mesmo na ESPN tem ganhado notoriedade. Outro dia num McDonalds vi algumas pessoas aconpanharem o Jogo EUA X Espanha. Estao comecando a gostar do futebol. Mas, a grande midia e' absolutamente contra, as grandes redes de TV nao gostam de ficar 45min sem intervalos comerciais. O negocio aqui e' grana, se nao ha anuncios e' ruim para as redes entao eles nao incentivam. Aqui e' tudo movido pelo dinheiro. Sempre.

Em Seleção
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Em 23/06/2009 14h18
Ao Sr. Fabiano Campos,
Vc mencionou Bilhoes de investimentos. Que bilhoes de investimentos? os quase 30 bilhoes que estao falando e' dinheiro dos cofre publicos. Ou seja do contribuinte que paga impostos. Nao ha investimento privado nacional , muito menos extrangeiro. Vc precisa se informar melhor. O unico tipo de beneficio que este tipo de empreitada geraria seria em expansao do metro e outros meios de transporte. Mas, e os superfaturamentos? e os caixa-2? Olha a corrupcao que esta impreganada no Brasil inteiro, e' um estupro com dinheiro do contribuinte, e vc e' ainda a favor deste desmando? e' um tolo....

Em Olimpíada-2016
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Em 17/06/2009 12h31
Ao Sr. Democrito,
Muito boa sua mensagem. O Sr deve ser engenheiro ou contador. Em outra reportagem vi que o custo total anual de todo o Congresso, com folha de pagamento e outras despesas gerais sai por volta de 3Bilhoes. Meu, nem o governo americano que e' muito mais sai por isso. Sei pois moro nos USA ha anos. Aqui ninguem admite funcionario publico "roubar" dessa maneira. Uns meses atras um governador de Illinois foi deposto sumariamante pois vendeu uma vaga no senado (Governador pode apontar substitutos para o Senado, quando um Senador deixa o cargo, no caso foi o Obama que deixou o Senado para ser preseidente). A Imprensa aqui e' tremendamente influente e poderosa e polarizada. Qualquer escandalo que envolva um menbro do governo ou congresso , o sujeito nao dura dias no cargo. Renuncia e ainda enfrenta a Justica que e' super rigorosa por aqui. Hoje sei por que, apesar dos problemas, guerras, crise economicas os americanos se orgulham do seu pais. O pais pros caras esta acima de tudo e de todos, principalmente politicos.
Vou dizer uma coisa, nao moro e nao pago impostos no Brasil, de um certa maneira me sinto aliviado, pois tenho vergonha de tudo que o Brasil representa. E' um pais sem identidade, sem representatividade, sem Justica. Tenho vergonha.
Mais vai uma pergunta que nao entendo. onde estao a UNE, o PT , os sindicatos, a OAB? Por que nao se manifestam? vao as ruas exigir mudancas? No passado eram orquestradas pela esquerda que hoje esta no poder.

Em Verba indenizatória
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Em 16/06/2009 10h43
Ao Sr Jefferson Polente,
Existem muito mais avioes Boeing do que Airbus. A Boeing fabricou 10 vezes mais avioes do que a Airbus, isto explica o maior numero de acidentes com os avioes Boeing. A Boeing existe desde os anos 20. A Airbus e' um consorcio europeu criado em 1976. O primeiro aviao Airbus, foi o A300-200 em 1980. Era um aviao de curto alcance, para voos regionais dentro da Europa principalmente. O 1o. Aviao de longo alcance da Airbus foi justamente o A330, homologado em 1992. Ambos fabricantes sao excelentes. Sei disso pois sou engenheiro aeronautico. Ja trabalhei na Airbus (na Alemanha e Inglaterra) e hoje trabalho na Boeing.
Nao leve a mal, mas sua analise e' totalmente furada.

Em Voo Air France 447
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Em 10/06/2009 20h27
Horas depois de constatado o desparecimento da aeronave da Air France, varias autoridades comecaram a elocubrar sobre o acontecido. No dia seguinte veio o Ministro da Defesa falando que o aviao nao explodiu devido a quantidade de oleo no oceano e outras bobagens. Depois veio o Lula falando que se achamos petroleo a 6000m podemos achar as caixas-pretas a 4000m.
Depois de alguns dias, ficou acertado que a Franca iria investigar o acidente. O Brasil se encarregaria dos destrocos, caixa-preta e dos corpos. Depois constatou-se que o Brasil nao tinha capacidade absolutamente alguma de achar as caixas-pretas num terreno que parece o Nepal no fundo do oceano Atlantico, diferente das asneiras que o Lula falou. Ficou acertado que o Brasil se encarregaria de resgatar os destrocos e o corpos. Depois de alguns dias vem um oficial da MArinha e diz que a prioridade e' resgatar somente os corpos, e' estupido. Sei que parece cruel, mas o mais importante e' descobrir como aconteceu o acidente. Os familiares pensam da mesma forma. Agora a Marinha diz que nem destrocos vai retirar do mar. Responsabilidade ficara com a Franca ja que e' que eles que irao investigar o acidente. Incrivel o nivel de descomprometimento da FAB e Marinha. O importante sao os destrocos, assim poderiam ate aprender alguma coisa. NTSB e FAA demoram 1ano no maximo para descobrir as causas de acidentes aereos. O Brasil demora no minimo 2anos e meio. E' ridiculo... Nao e' de estranhar que deram esta tarefa para a Franca.

Em Voo Air France 447
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Em 08/06/2009 17h07
Esse LULA e' um tremendo "pe'-frio" mesmo ao que se refere a aeronautica e aviacao em geral.
1o ano de mandato foi o acidente com o VLS em Alcantara. Explodiu tudo , matou mais de 30 tecnicos do CTA. Depois o acidente com o aviao da GOL, mostrando que o pessoal do trafego de controle aero teve uma parcela da culpa sim no monitoramento desastroso dos nossos ceus e mostrou que a cobertura dos mesmos estao repletas de "pontos cegos" tanto para os radares como radios. Este acidente mostrou a mesma coisa, o controlador falou com o piloto 45 min antes do acontecido. Essa cobertura de radio e' fraquinha demais, sem mencionar o radar, o pessoal da FAB nao tinha menor ideia onde o aviao caiu, o radar nao detectou, e' outra porcaria.
Esqueci do acidente com o Airbus da TAM. Outro desastre onde teve parcela de culpa a Infraero com sua administracao podre e decadente. O LULA nao falou que iria construir outro aeroporto em SP? come e' que e' "sinho presidenti...." .
Queria que fosse o AeroLULA que tivesse caido em vez do Airbus da Air France. Iria ser um grande dia para todos.

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Em 05/06/2009 11h20
Caro Valentim Folgado,
Vc diz que e' raro a fabricante Airbus nao se comunicar devido ao acidente com um de seus avioes. Nao tem nada de raro nisso. O fabricante nao pode se manifestar, especulando o que poderia acontecer. E' um procedimento tanto tecnico como juridico. Chamado liability. Ou seja responsabilidade civil. Em centenas de acidentes aereos que ocorreram no passado, e' extamente isso que o fabricante faz. Nao divulga ou especula nada a respeito do acidente. O que todos os fabricantes fazem quando ocorrem acidentes sao auxiliar de todas as maneiras possiveis os orgaos governamentais responsaveis pelas investigacoes (NTSB, Cenipa, BEA, etc...). Estes orgaos sao os unicos "in charge" , no comando das situacoes e se utilizam dos aportes tecnicos que os fabricantes tem. Relatorios de calculos, resultados de testes, certificados de conformidade, atestados de qualidade e outros milhares de documentos e racionais que os fabricantes tem e que ajudarao elucidar as causas dos acidentes, relatorios que alias foram aprovados pelos mesmos orgaos com finalidade emitir o certificado de tipo. Documento que concede ao fabricante poder construir e exportar a aeronave que ele esteja certificando. Trabalho na Boeing, e ja trabalhei na Airbus e na Embraer. O que a Airbus esta fazendo no momento e' exatamente o que deveria fazer e o que outros fabricantes fixeram. Auxiliar os orgaos responsaveis. Procure se informar mais antes de emitir opinioes infundadas.

Em Voo Air France 447
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Em 04/06/2009 16h18
Sinceramente. Acredito que havia uma boma a bordo do aviao e explodiu. Este voo da Lufthansa para Frankfurt e outros voos (Sp-Paris) da TAM e da propria Air France passaram no local 15 minutos antes e depois e nao averiguaram nenhuma tempesdade incrivel como o pessoal da Air France ta falando. Tempestades nao ocorrem a 35000 ft (mais de 11km) de alturta. E' absurdo.
As pessoas refutam terrorismo pois nao houve reinvidicacao. Isso nao quer dizer nada.
E outra, uma boma pode ter sido com fins criminosos (pegar indenizacao do seguro), ja nao e' a primeira vez na historia que ja tentaram derrubar um aviao para lograr o seguro. (Nos EUA ja houve dois casos, inclusive um num aviao da FEdEx) . Mesmo no Brasil , lembram daquele professor que pos uma bomba num aviao da TAM, uma pessoa foi sugada para fora da aeronave. Fiquem espertos. Para mim foi uma bomba, e' isso ai.

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Em 04/06/2009 12h19
Caro Sandro Possas,
Quanto a sua pergunta sobre o Boeing 747-400 e o Airbus A330-200. AMBOS sao espetaculares avioes. Sendo que o A330-200 e' mais novo e com sistema fly-by-wire. Ou seja as superficies de controle (ailerons, lemes, profundores e trim tabs) sao controlados eletronicamente em ves de cabos e pressao hidraulica e servo mecanismos (como o B747). O Boeing 747-400 e' um sucesso na historia da aviacao , mas ja teve acidentes, alias os piores da hitoria (dois 747 se chocaram no solo em Tenrife na Ilhas Canarias em 1977) e outro B747 bateu numa montanha no Japao em 85 quando, devido um reparo mal feito pelo pessoal de manutencao da JAL, perdeu caverna de pressao e aviao perdeu todo sistema hidraulico do leme e profundor (na cauda) e ficou vooando descontrolado por um hora ate bater numa montanha. Como disse, ambos avioes sao excelentes, a Air France tem um record de seguranca espetacular. As pessoas querem seguranca 100% , isso nao existe. Quando vc entra no seu carro , vc pode dizer com 100% que nao ira sofrer um acidente?, nao. Na aviacao a probabilidade de haver um acidente e' infinitesimal, mas devido ao aumento no trafego aereo temos visto mais acidente com um certa frequencia. Agora se garantir em escolher boas companhias aereas e avioes confiaveis e' uma boa ideia. Mas nao ha 100% de garantia.

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Em 03/06/2009 17h08
Li uma noticia a respeito do sistema via satelite de envio de mensagens da aeronave com o centro de engenharia/manutencao da Air France. Eles dizem que as 23:10h o piloto automatico foi repentinamente desligado e que a aeronave entrou em velocidade vertical (caindo) e posterior houve uma mensagem de despressurizacao da cabine. Olha, nao sou alarmista, mas esta me parecendo um atentado terrorista. Ate agora nao entendi por que nenhum dos tres pilotos mandou um sinal, comunicado pedindo ajuda alertando o controle de trafego o que aconteceu, so' ha uma explicacao - nao tiveram tempo para fazer isso. Tudo indica que a coisa foi repentina, muito, muito rapida. Turbulencia ou raios nao derrubam avioes. Mesmo porque houve um A330 da Air France vindo de SP que passou na mesma rota apenas 15 min depois , 15min!!! e apos passar pela mesma zona de turbulencia pousou em Paris sem problemas. Sem dizer outros avioes (TAM, Luftanhansa, Swissair e British Airways tambem passaram na mesma regiao em questoes de minutos antes ou depois).
Nao acredito que turbulencia derrubou este aviao. A nao ser que fosse uma tempesdade sem precedentes, nunca vista antes, mas e os outros avioes???? como se explica que nada sofreram?

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Em 03/06/2009 13h29
Cristiane Migotto,
E' absolutamente imprescindivel achar as "caixas-pretas". Sem elas , os orgaos de investigacao serao incapazes de precisar o que aconteceu com o aviao momentos antes do crash. Ha centenas de aeronaves Airbus A330 vooando no mundo, se nao descobrirmos o que aconteceu de errado, isso podera acontecer novamente, principalmente se for algo no sistema fly-by-wire da aeronave, o que me preocupa. Sou engenheiro aeronautico, trabalho na Boeing. Ja trabalhei na Embraer e na propria Airbus. Os corpos foram totalmente destrocados pela colisao, dificilmente encontrara corpos boiando no oceano, o foco eh encontrar os destrocos que tambem ajudam muito na investigacao, quantos mais destrocos acharem melhor. Ja deveriam ter enviado muito mais navios para coletarem estes destrocos e submarinos especiais (da Franca ou USA pois o Brasil nao tem estes equipamentos) para vasculhar o fundo do oceano. E' primordial achar o maximo de destrocos possiveis e o CVR e FDR (aka "caixas-pretas"), sem isso sera apenas especulacao e conjecturas e talvez nunca saberemos o que realemente aconteceu e podera acontecer de novo com outro Airbus A330. Achar os corpos fica para um segundo plano... , sou um cara pratico e o plano eh evitar a todo custo que isso possa acontecer de novo. Trabalho ha mais de 12 anos no ramo da aeronautica e o fato de um aviao voando em nivel de cruzeiro simplesmente cair e muito preocupante.
Esquecam os corpos , rezem pelas almas e confortem os parentes.

Em Voo Air France 447
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