Comentários


Comentários de Bárbara ...
Em 24/11/2007 14h36
Acho um absurdo que tanta gente ache aceitável o comportamento do rei da Espanha. Concordo que Chávez não foi exatamente correto caso tenha mesmo interrompido a fala do atual chefe de estado espanhol. Mas, independente disso, acho uma tremenda falta de respeito um rei ser tão agressivo com o chefe de estado de outro país.
Para mim, é sinal de um pensamento extremamente anti-democrático colocar a atitude autoritária de um rei acima do direito de um homem comum. É voltar a era medieval, quando os reis estavam acima de tudo e podiam tratar os cidadãos como quisessem. Tivesse ele mandado a mais simples das pessoas se calar, eu ainda acharia errado. Numa sociedade democrática, a única autoridade aceitável é a do povo e das leis por ele criadas.
Essa situação fica ainda mais feia tratando-se de um homem branco, monarca da Espanha, contra um homem mestiço, chefe de estado de uma ex-colônia espanhola. Ninguém acha que há resquícios de racismo e colonialismo na ousadia de Juan Carlos?
E discordo de quem diz que Chávez não tinha o direito de criticar o antigo governo espanhol. Até onde vejo, todos tem direito de criticar o que quiserem. Chama-se liberdade de expressão e é um princípio inerente a democracia. E mesmo que não fosse, o simples fato deste ex-governante ter apoiado um golpe de estado no país de Chávez (nem precisava ser contra ele) já torna o ato mais do que aceitável.

Em Hugo Chávez
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca