Comentários


Comentários de Breno Bacci
Em 29/11/2009 19h29
Sr. Alcides: "É triste ver estruturas publicas em vez de estarem cumprindo com suas funções de trabalharem para o bem estar social da Nação[...]"___________________Poderia, por gentileza, me explicar como combater a impunidade, ainda que de crimes cometidos há 40 anos atrás, é trabalhar contra o bem-estar social da Nação? A menos que o sr. considere que assassinato não seja crime - na minha opinião matar alguém é crime, seja guerrilheiro do Araguaia ou seja capitão do exército. Na minha análise subjetiva, no entanto, quando o autor do crime ocupa um cargo público que deveria zelar pela nossa segurança, isso seria um agravante - e acredito que o Código Penal compartilha essa minha visão. Não me incomodo se ambos os lados da luta da ditadura receberem a mesma pena, embora ache que os amiguinhos da Junta deveriam ser punidos mais severamente. Afinal, a motivação deles foi receber propina da CIA anti-comunista. A dos guerrilheiros era uma sociedade mais igualitária - ainda que o Lula agore nos prove que era tudo história pra boi dormir. Nem faço tanta questão de cadeia. Afinal, acredito que o povo brasileiro teria muito mais a ganhar se a Eucatex do sr. Maluf fosse substituída por uma empresa cujo dono não tenha ajudado a acorbertar "desaperecimentos" políticos. Não vejo como recompensar a violência e o extermínio da liberdade de expressão possa ser benéfico para a massa pobre do nosso país. Ao tapar os olhos, quem sai ganhando?

Em AI-5
sem opinião
avalie fechar
Em 28/11/2009 13h36
Revanchismo? A Anistia foi a tramóia dos ditadores para não sair do poder, fingindo que saíam. Enquanto todos não forem responnsabilizados pelos crimes que cometeram, perderem todas os bens, pensões e aposentadorias, DEVOLVEREM o dinheiro que ganharam durante e depois da ditadura - esse país nunca poderá dizer que é sério. Milhões de brasileiros lutam para pagar as contas, enquanto isso, os covardes oportunidas pró-McCarthismo daqui e seus filhos nadam em rios de dinheiro manchados de sangue; os efeitos nefastos da ditura perduram até hoje. Estão infiltrados na política, na vida púbica, nas empresas, na mídia, na polícia, no Judiciário... O tipo de mentalidade maníaca continua a impedir uma mudança de mentalidade. Como diria o próprio Maluf: "Bandido bom é bandido morto" - e ele é o pior dos bandidos. Mas antes de morrer, ele e toda sua família têm que ser presos e devolver tudo que ROUBARAM do povo, inclusive a seriedade da democracia. E quem apóia essa corja sem ter, de fato, participado da carnificina, que fiquem à vontade para acompanhá-los no banco dos réus.

Em AI-5
6 opiniões
avalie fechar
Em 04/05/2009 09h17
Participei da Virada das 18hs do Sábado até as 9hs de Domingo. Vim de carro do Vale do Paraíba, onde moro, e deixamos num estacionamento na Vila Carrão (Zona Leste). De lá pegamos o metrô até o Anhangabaú. Caótico, é - principalmente nas primeiras horas da madrugada onde o nível etílico já está bem alto. Os banheiros, assim como pequenas demonstrações de violência, só passaram a ser um problema quando o sol nasceu; até então minha única queixa era o frio. Mas o que quero dizer é o seguinte: há muito para se melhorar, mas é de encher os olhos e dar um aperto no coração ver 4 milhões de pessoas de todas as classes e raças, juntas, no meio da metrópole, sendo bombardeadas com centenas de atrações culturais, que nem o mais organizado dos visitantes conseguiria ver tudo que lhe interessa. A cada ano fica melhor, e a cada ano prover a infra-estrutura torna-se mais e mais um pesadelo logístico. Mas, ao invés de criticar, agradeço aos poderes públicos por continuarem tentando. MAIS cultura, não menos! Os problemas? Enfrentaremos e os venceremos. E... elitista? Fala sério! Em pleno centro, tivemos 24hs de Samba-Rock na Rio Branco. Agora, se samba-rock também é elitista ou racista, aí já não sei de mais nada...

Em Virada Cultural 2009
1 opinião
avalie fechar
Em 10/01/2009 06h19
Caros moderadores, o link abaixo não é spam. É um comentário a respeito deste assunto. Espero que entendam minhas razões para postá-lo.
Abraços, Breno.
http://dreamlandpropaganda.spaces.live.com/blog/cns!133BEE704CDC7819!229.entry

Em Violência em Gaza
24 opiniões
avalie fechar
Em 12/11/2008 18h13
Todos reconhecem que houve avanços significativos na gestão Lula, principalmente na área social. Mas gostaria de lembrar que o presidente Lula, como todo presidente democrático, não pode ser considerado o único responsável pelo sucesso (que acredito menor do que ele próprio e seus fãs dizem ser) de sua administração. Ele está cercado de pessoas inteligentes que o orientam a tomar decisões; alguns graduados em nível superior, outros não.
Portanto, as críticas à inteligência e à capacidade do governo federal não devem ser "jogadas no mesmo saco", acusando o crítico de ser um elitista preconceituoso. As críticas quanto ao rumo escolhido por essas administração estendem-se a todos integrantes do governo, bem como à coalisão da situação no Congresso e àqueles juízes, digamos, "simpáticos" a ele.
Ninguém questiona o poder de Lula em juntar as pessoas em torno de si. Mas há alguns nesse país que não acham que carisma deva ser a principal qualidade de nossos líderes. Inteligência, talvez?

Em Governo Obama
1 opinião
avalie fechar
Em 12/11/2008 18h00
Caro Sr. Antonio Gonçalves,
concordo contigo quando diz que o fato de ter concluído o nível superior não significa que um administrador público - ou qualquer pessoa, diga-se de passagem - passa a ter um atestado que comprova que não é ignorante, ou que é competente. Eu tive que interromper minha faculdade quando faltavam apenas seis meses para a conclusão do curso, e nem por isso me acho mais burro do que muitos dos que terminaram.
No entanto, acredito que muitas das críticas quanto à inteligência de nosso querido presidente não sejam baseadas somente no fato já conhecido por todos de que ele não possui diploma universitário. Há pessoas inteligentíssimas sem curso superior? Há sim - mas o Lula não é uma delas. Em seis anos de sua administração, acredito que ele tenha nos provido um número enorme de provas que ele não é digno do cargo que ocupa. Às vezes não é necessário aplicar uma prova de cálculo para medir-se a inteligência de alguém; basta ouvi-lo falar (ou ler o q escreve...).

Em Governo Obama
sem opinião
avalie fechar
Em 16/10/2008 06h03
Vem cá, acho que não entendi direito, talvez alguém possa explicar?
Na reportagem há a frase "fica claro o enriquecimento ilícito por exploração da fé alheia". Não entendo muito de Direito, mas gostaria de saber qual o teor desta lei em que o STF se baseou para negar a arquivação. Não que eu ache que a decisão deveria ter sido outra - pelo contrário! Minha dúvida reside somente no fato de que eu não entendo como essas "práticas de enriquecimento ilícito" das quais a Renascer é culpada são diferentes daquelas das outras vertentes cristãs, muçulmanas, judias, ou de qualquer outra religião majoritária. Então todo o ouro do Vaticano e os milhares de padres que só no Brasil tiram seu sustento tão-somente de seus sermões não foi obtido por "exploração de fé"? Toda religião explora a fé, e no mundo inteligente de hoje não creio que a culpa seja mais deles... Declarar-se desta ou daquela religião é, hoje, passar atestado de... (deixa, iriam barrar meu adjetivo...)

Em Igreja Renascer
25 opiniões
avalie fechar
Em 12/08/2008 12h38
Na minha mais sincera e modesta opinião, acho que tem os militares daquela época têm que ser punidos sim. Não precisa nem prender, já que a maioria hoje em dia já está bem velhinho. Uma punição que realmente poderia vir a amenizar o prejuízo que eles causaram seria o sequestro de bens, perda do cargo (se é que eles ainda estejam trabalhando nas Forças Armadas) e cancelamento de todas as pensões pagas a viúvas, filhos e parentes.
.
Muito além do prejuízo moral e psicológico causado não só aos adversários políticos daquela época, mas a todos os cidadãos fora do grupinho que ditava as regras; o pior dano, na minha opinião, é que este grupinho roubou dinheiro público por anos e nunca teve que devolver. Como foi dito aqui, diversas empresas que existem até hoje foram criadas e sustentadas por dinheiro golpista; e muitos são os que até hoje colhem os frutos. Para citar um exemplo: Globo. Se o dinheiro de sangue do conglomerado de mídia não precisa ser devolvido à população, então é melhor esquecer toda essa história de punir os torturadores. Aliás, deveríamos mesmo mudar os livros escolares para que os militares de 64 sejam reconhecidos como "heróis da liberdade" ao invés de assassinos e estupradores... Este tipo de mentira deslavada cola até hoje nos EUA, em Israel e muitas teocracias islâmicas... Tem tudo pra dar certo aqui e ainda assistirmos um Fantástico especial mostrando os benefícios da tortura para o convívio democrático.

Em Arquivos da ditadura
48 opiniões
avalie fechar
Em 22/07/2008 15h41
Venho por meio desta compartilhar minha satisfação por ter meu primeiro comentário rejeitado pelos moderadores nesta seção. Aproveito a ocasião para sugerir à Folha que desenvolva este canal de comunicação, aproveitando-se do aparente bom número de entusiastas, e transforme-o num verdadeiro serviço de debates. Várias coisas podem ser melhoradas, inclusive no que toca a formatação do texto, limite de caracteres, habilidade de postar links, vídeos, imagens, etc. Uma transformação bastante importante seria algo como wikificar todo o serviço. Concebi esta idéia pois cheguei à conclusão que o serviço atual tem falhas demais para que uma discussão saudável possa ser realizada - entre as que me ocorre citar, o fato de comentários serem rejeitados sem aviso ou justificativa dos moderadores. Imagino que os encerregados desta função devam ter outras obrigações na empresa, e que expandir o sistema agora não seja "economicamente viável". Ainda assim, creio que valha um pouco de reflexão quanto à ineficiência do sistema atual. Tempos atrás achei que o Orkut seria um bom lugar para debates, mas me enganei totalmente.
Só queria dizer que admito talvez ter passado do ponto no meu comentário rejeitado, chegando mesmo a ser agressivo com um certo usuário que insiste em usar uma publicação não-técnica para justificar todas suas opiniões como se fossem irrefutáveis (por se basearem neste documento pseudo-histórico). De qualquer maneira... 1450 caracteres, hora de parar!

Em Eleições nos EUA
24 opiniões
avalie fechar
Em 21/07/2008 04h22
Ei! Não entendo muito de lei, mas será que alguém poderia me explicar por quê o habeas corpus do Gilmar valeu para o Dantas e para mais 14, mas não para os dois acusados de suborno ao delegado? Os "aviõezinhos" continuam na cadeia, mas o mandante pode ir pra casa? Sou só eu ou isso não faz nenhum sentido?
Pensando de uma maneira mais ampla em todo esse quiproquó: até quando, hein, povo brasileiro? Até quando a gente vai fingir que engole qualquer explicaçãozinha pseudo-técnica? Até quando nós ficaremos assistindo entorpecidos a esta salada de lobbies que vem se instalando nas nossas instituições - parafraseando o Lula - desde o tempo do descobrimento?

Em Operação Satiagraha
13 opiniões
avalie fechar
Em 28/06/2008 16h04
Carla, entendo seu desconforto com a "lógica" do Seo Zé Nunes. Não sei se voltará a este fórum, mas espero que não. Eu retornei alguns dias após meu comentário para ler a réplica... Pensei em responder na primeira leitura, mas cheguei à conclusão que é um tanto quanto infrutífero argumentar com um debatente que não tolera a opinião de outrem quanto à invalidade da bíblia (note o B minúsculo) como documento histórico. É sua fé e respeito. E respeito que misture fé com mundo real. Meu argumento principal era de que essa ortodoxia quanto à "vontade de deus" é o que nos causa tanta demora no progresso humano - e isso vale para os seguidores de deus seja qual for o nome que lhe dêem... Jeová, Alá, Vishnu ou mesmo... Deus! Há coisas que valem a pena e coisas que não. Há atitudes e idéias que mudam o mundo - e há as que não. "Entrar numa" com o seo Zé Nunes é uma das coisas que não vai ajudar ninguém... Viva Israel, seo Nunes... Viva os EUA e a bomba de Hiroshima!

Em Eleições nos EUA
15 opiniões
avalie fechar
Em 24/06/2008 16h54
Interessante historinha, seo Zé Nunes... Mas essa é a seção de política e, por conceito e definição, política trata de coisas reais, não mitologia hebraica.
Israel só existe porque os EUA acharam que seria legal criar a ONU e reunir todos os judeus no meio dos arábes, depois do fim da 2a. Guerra. E só pôde fazer isso após ganhar uma guerra da maneira mais injusta e covarde que uma guerra já foi decidida.
Então, admito que posso até ser um pouco utopista, mas não acredito que dizimar populações civis com uma bomba atômica seja o padrão de comportamento da humanidade. Nem o que queria Jesus, ou deus seja lá de qual religião for.
Como já disse aqui, tomar a Bíblia como documento histórico plausível foi motivo de muita intolerânica na história do planeta, e acho que esta fase tem que ser deixada no passado. Dizem que a Wikipedia não é confiável, mas confiar na Bíblia me parece muito mais insensato. Ou no Corão, ou nas Escrituras Védicas...

Em Eleições nos EUA
5 opiniões
avalie fechar
Em 20/06/2008 14h56
Marcos Nogueira: Peço desculpas pois acredito que realmente tenha me equivocado ao relacionar religião com seu comentário. No entanto, em minha defesa, queria te dizer que desde a época do plebiscito do desarmamento termos como "desintegração da família" me soam como bravatas de conservadores radicais - da mesma sorte que aqueles que defenderam que os "homens de bem" tinham direito a portar uma arma para "proteger" a família do miserável que tenta roubar o iPod de seu filho. Acho que não é seu caso, por isto peço desculpas pelo meu equívoco.
-x-
Roberto Souza: Por favor não me chame de ateísta. Considero isto tão ofensivo quanto me chamar de cristão só porque nasci e vivo no país mais cristão do mundo... China? URSS? Oh! Comunistas?? Socorro! - Caso não entenda ironia, a Guerra Fria acabou em 89.
-x-
Rafael Dias: Obrigado por me lembrar porquê devo agradecer ao cristianismo. Concordo que este não é o tópico adequado. Espero te encontrar num tópico sobre religiões.

Em Eleições nos EUA
1 opinião
avalie fechar
Em 18/06/2008 16h52
Ao Marcos Nogueira: Parabéns! Após 6 meses lendo comentários cholos e mal-escritos, você é o responsável por eu finalmente me registrar para também poder comentar...
=x=
Você disse: "Para quem sabe ler um pingo é letra". Exato. E no que eu li no seu comentário eu entendi que você vai votar no McCain pois não acredita em um estado laico, sem influência da religião, e que as idéias dos cristãos devem continuar sendo impostas aos outros cidadãos do planeta por mais 2 milênios; às custas da saúde, da liberdade de escolha e, principalmente, da inteligência de uma minoria que ESCOLHE não viver temendo o SEU deus.
=x=
Só para esclarecer, não estou criticando suas escolhas morais e/ou religiosas. Eu também não gosto da idéia do aborto. Mas acho que a "contribuição" das organizações religiosas estabelecidas à sociedade em geral já passaram do ponto faz tempo - cite-se, a Inquisição.

Em Eleições nos EUA
16 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca