Comentários

Mais resultados: 1 2 3

Comentários de Carlos Alberto Scorpião DaSilva
Em 20/08/2009 02h42
A qualidade dos votos brasileiros e os conceitos equívocados, são uma constante na nossa vida. É muito fácil de uma hora para outra rotular alguém, até por quem não se comporta bem no plano da ética. Dilma está sendo execrada porque não aceita a acareação de quem sequer comprovou o encontro, foi a um interrogatório, mas não levou a agenda,é mole? Mas no Brasil é comum se exigir do acusado provas contra quem o denúncia, quando o contrário seria correto. O que D Lina tem de mais verdadeiro que Dilma se muitos nem a conheciam? E quem é radical Marina que tem suas posições claras sobre questões polêmicas, como o aborto, que sou a favor, ou quem por pensar diferente execra-a? Se eu fosse intolerante não votaria em nenhum candidato, tenho posições duras contra várias religiões, inclusive a católica, mas nem por isso deixo de votar em alguns candidatos, até porque em sendo o Estado Brasileiro laico, religião não deveria se confundir com mandatos, já ouvi declaração de uma Senadora, que mais parecia que tinha sido eleita graças a Deus, e por ele faria tudo, menos por quem a elegeu!Arns rasgou elogios a postura Verdadeira de Arthur Virgilio, e pediu q seus eleitores se honrassem dele, dá para acreditar?O PT foi coerente, mas não ético,votou pelo arquivamento das denuncias de Sarney e Arthur, já o PSDB absolveu seu senador e queria punir Sarney,qual a coerência? Eu acho que é muito vuco-vuco nos miolo de muitos que comentam o que mal analizam. Não são radicais e incoerentes também?

Em Eleições 2010
sem opinião
avalie fechar
Em 19/08/2009 20h59
O Brasil e seus habitantes tem uns chavões bobos e frágeis para quem tem inteligência normal.Que culpa?São culpas, o Lula com a culpa dele, os senadores imorais com as suas culpas, parte do PT com a sua e parte autêntica e ética livre disso! E a oposição que não se sutenta em nenhum alicerce ético!Sarney e Arthur não são diferentes neste aspecto,cada um na devida proporção,cada qual no seu redondo!Porque vejo sempre como tendencioso ou ingênuo essas afirmações que mais parecem querer responsabilizar alguns, da culpa de muitos, que de ético nada tem. Daí não entendo como todas as crises que acontecem tem como vilão o Presidente, mesmo quando os implicados são deputados ou senadores, que fazem parte de um outro poder e portanto com suas responsabilidades. Nessa história só se salva Suplicy e Marina que já foi. O Arns depois teceu rasgados elogios a Arthur e não entendi o enredo desse samba, que não é de crioulo doido, mas de branco lalau. Senadora do PSDB discursou magoada pela "imagem" do Senado arranhada, arranhada desde o império, nunca foi melhor que isso aí não, para quem conhece história, é claro! E dizia ela que o senado precisa se reunir a portas fechadas para discutir os problemas visando dar "trasnpareência" de então por diante, não fiquei confuso,fiquei embasbacado, parece que ela não conhece a língua que aprendi a falar, mesmo que não seja o português, minha língua máter, mas o tupy, jê e guarany, com fusões de bantu, jeje e iorubá, até porque o dicionário mostra!

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 18/06/2009 01h05
A declaração do Ministro parece em primeiro instante ofensiva,contudo enquanto também cozinheiro,até certo ponto entendo:pela criatividade,sutileza,domínio,olfato(faro),paladar e conhecimentos tantos de ingredientes e suas combinações.Evidente que não é o diploma que torna apta alguma pessoa a fazê-lo bem, por isso mesmo a nossa imprensa está eivada de profissionais que nada mais fazem que escreverem sobre a pauta que lhes é exigida, sem a liberdade de expressão/opinião ou imprensa, que tanto propalam ou reivindicam. Trabalhei parte da minha vida também em um jornal e sei que para isso é necessário ter conhecimento de fatos,idioma e seriedade com o que se escreve e para quem se escreve.Acertada desta vez a decisão do Supremo. Espero que esta sirva de norte para aqueles que pretendem exigir diploma de Guias de turismo, como já sugeriram , pois conhecimento histórico e da cidade ou lugares está além da sala de aula. Aqui em Salvador tem muitos forasteiros que nem viveram aqui mais por falar mais de um idioma se acham mais aptos que outros como eu, a falarem sobre a cidade onde nasci, vivo e transito, coisa que nem coragem têm,sentem-se inseguros. É preciso se identificar com o lugar e para isso tem que respirar os cantos e pessoas do lugar. Nem o Prefeito daqui é mais conhecido que eu, até porque trabalhei em várias empresas,servi nas forças armadas,ensinei em escolas,fui ator,sou guia, músico,cantador,compositor de fato e ação,não de diplomas!Quem me conhece sabe!

Em Lei de Imprensa
2 opiniões
avalie fechar
Em 18/06/2009 00h49
O presidente Sarney junto ao presidente da Câmara em coletiva, não secreta, declarou acertadamente ser o Legislativo o poder mais exposto, o problema é que mesmo assim todos os dias senadores e deputados não se inibem e cometem atitudes nada compatíveis com o cargo ou mesmo com a função pública,e os privatiza, como se gerissem empresas familiares/privadas,portanto, sem o mínimo constrangimento!O Presidente Lula na sua declaração equívocada, não contribui para o engrandecimento ou mesmo amadurecimento das instituiçôes, deveria calar-se no mínimo, a fazer declarações do tipo. As denúncias são fundamentais num país historicamente corrupto e corporativista, que deseja ardentemente ocupar lugar de destaque no cenário internacional, e ética não é falácia, é comportamental! No mais a crise, mais uma, não expôe só o Comgresso mas outros poderes que nem tanta transparência têm e que portanto precisam de mais fiscalização a se comportarem como Cortes, intransponíveis. Não queremos exatamente mais, que pessoas que derveriam nos representar, se comportassem como não comuns, já que comuns todos somos. É vital para o pais uma investigação profunda, e aí sinto falta de enfâse na oposição, prontos para vasculhar o que supõem,e omissos,por cumplicidade, para desvendar o paupável, criminosa e indecorosamente visível! Daí o que pode parecer louvável, a CPI da Petrobrás, parecer para mim e outros, mais casuística e eleitoreira, que de fato, de interesse do país! Edmar,Cafeteira, Delcídio,Renan..

Em Senado
1 opinião
avalie fechar
Em 17/06/2009 17h07
Lula tem razão quando diz que Sarney não é pessoa comum,nenhum comum sobreviveria a tantas falcatruas por tanto tempo e sem nenhuma punição, ACM também não era!Eu fico observando os cuidados dos senadores ao se dirigirem a Sarney em assunto tão imoral quanto vergonhoso de contratação"secreta" de parentes seus,gente que mora até na Espanha!E o Mão Santa, 1o. Secretário, que sugere ser intelectual,mas quem saca pouco só,percebe que ele é um papagaio de memória um pouco curta.Quando ele insiste que o Senado é o filtro da sociedade, eu não entendia,agora com tantos segredos,entendi, pois desde Thomé o mau comportamento é tônica!Mas agora eles descobrem o óbvio, como sempre depois de fatos parecidos, até a próxima descoberta, que políticos deveriam publicizar suas contas, suas posses, seus negócios, emfim todo nós esperamos isso e eles só agora descobrem.Na verdade estamos numa sinuca de bico, são velhas raposas julgando outras em atitudes semelhantes,armações e no final se livram todos!Virgilio dizia hoje que relatores e membros de comissões deveriam ser investigados antes de ocuparem cargos nas comissões julgadoras,mesas CPI's...Papo furado,ACM depois de falcatruas no painel se reelegeu e ganhou de presente a Presidência da CCJ do Senado, o ACM Neto é Corregedor e participou na Bahia de desvio de 102 milhôes da Bahiatursa para a Propeg,agência de propaganda do grupo,portanto mais que o Mensalão.SArney é Presidente e não sai nem com trovoada!E muitos eleitores são solidários...

Em Senado
1 opinião
avalie fechar
Em 09/06/2009 16h29
Eu entendi perfeitamente!A Petrobrás ao agir assim atende ao principio da transparência na sua plenitude.E a reação de setores da imprensa expresa exatamente a necessidade dessa ação!Durante vários momentos da história desse país a imprensa teve papel relevante, mas isso não é absoluto, ainda mais em se tratando de empresas privadas,que agem segundo os interesses e pauta que lhes interessa,na maioria das vezes repito,a importância de outros setores comprometidos com a moralidade, o público e acima de tudo,a verdade! Durante a última campanha presidencial o que parte significatica da imprensa,que criou o mensalão,no lugar do já tão conhecido Caixa2,que o PT também praticou,foi vergonhosa a tendência explicitada a favor de determinado candidato,mas não deu certo e eles ainda não aprenderam,são resistentes às mudanças e mais que isso,á liberdade de expressão e imprensa,que tanto apregoam nos momentos que mais lhes interessa, como premissa oportunista e falsa de intensão.Se quiserem investigar podem mas nós acionistas maiores das empresas públicas,a maioria da população,de alguma forma acionista,não precisamos de intermediação da mídia,só informe.O golpe militar até hoje insistentemente chamado de Revolução por parte reacionária da imprensa não teria acontecido sem a conivência fundamental de setores fortes da imprensa brasileira.Estamos nos livrando par e passo deste monopólio,que já causou e causa danos a muitos.Ainda bem que alguns profissionais apoiam!Chagas é uma pecha ruím!

Em CPI da Petrobrás
10 opiniões
avalie fechar
Em 20/05/2009 09h32
As novas tecnólogias são sem dúvida propolsoras de ganhos inquestionáveis para a humanidade,mas como tudo na vida,seus resultados malévolos também se fazem presente.As questões nacionais, sérias,assim deveriam parecer para a maioria,mas pelo contrário são assim para poucos.As colunas de jornais on line viraram um pandemônio onde muita gente sem o mínimo preparo se expoõem a comentar sem nenhuma preocupação com sua imagem, a escreverem nonsenses!O poder legislativo principalmete são alvo de tantos comentários, que quando não evidenciam descontextualização,demonstram má fé.A Petrobrás para quem lá trabalhou,viveu as várias tantivas de privatização e outras milongas, ou se sente cidadão pleno,não tem a mesma representação para a maioria.Nunca na história do país esta empresa foi tão importante no fomento a atividades culturais e econômicas como agora,e tem gente que nem dimensiona o quão negativo representa esta CPI que sabemos não se propõe,infelizmente a investigar nada,só montar o palco para as próximas eleições,e desgastar o Executivo,atitude nada nova para esta oposição,que mais prejudica que fiscaliza.Os acionistas estão de treita esperando esta maluquice,e acredito que estrangeiros já estão tirando seus investimentos,portanto prejú para o país!No mais PSDB e DEMO vê nessas ocasiões possibilidade de aprecerem e serem "Presidentes",já que estavam acostumados mandarem e foram lavados do poder e não foi por equívoco,foi por inconpetência e falta de ética!Hipocrisia e má fé!

Em CPI da Petrobrás
45 opiniões
avalie fechar
Em 22/04/2009 18h54
Eu fico cada vez mais perplexo com a postura radical de parlamentares como o Sr Gabeira, no que tange à ética. Não consigo entender como ele enrigece-se na crítica a alguns de seus "pares", e agora mais pares do que nunca, quando diz que vai fazer um movimento para tirar algum parlamentar desonesto.Gabeira foi um dos mais contundentes criticos do que eles até hoje insistem em chamar de "mensalão". E essa retirada de dinheiro público para passagens de parlamentares, sem controle, extensivas a parentes, namorados/as, amantes ex-alguma coisa, emfim todo mês, e ainda de forma cumulativa, quando não utilizadas, é o que?Trimestrlão, anualão, semestrlão.Qual é a real compreensão que eles têm de ética? Ficar arrependido, anula a ação imoral e anti-ética?Nós muitas vezes, e ponha vezes nisso nos posicionamos contra certas ações desse caráter, mas não somos o que dizemos, até que alguém descubra e aí vem o perdão, arrependimento ou qualquer baboseira! Porque não denunciou?Corporativismo e cumplicidade? E baseia-se em que para tecer críticas?Que valores?E os parlamentares terão aumento para compensar a perda dessas benesses?Vão continuar falando de mensalão?Quando eles estão falando sério mesmo?Está cada vez mais dificil!Defendo a desobediência civil e a rebelião dos poucos que ainda podem falar com a franqueza e dignidade que tenho! E não preciso provar nada, estou LIMPO!E já passo das 5 décadas de existência!Não tenho preço como muitos homens, mas valores positivos de comportamento.

Em Câmara
2 opiniões
avalie fechar
Em 25/03/2009 12h29
Eu adoraria ter um mandatário silvicola, quem sabe aprenderíamos mais sobre anatureza, as plantas medicinais e outros ensinamentos que sem sombra de dúvida seria melhor do que o que muitos aprenderam com os cara-pálidas de pau, tal como preparar um saalto, conceito de propriedade privada, traição à familia, amigos e até a si mesmo, além da falta de palavra e ética. Nisso em sombra de dúvida os silvicolas como eu são bem melhores

Em Conflito em terra indígena
6 opiniões
avalie fechar
Em 21/03/2009 06h22
Eu quero saber qual a novidade de desavença entre índios!Quem conhece a história do Pau-Brasil, sabe os conflitos tribais é antigo, a divisão entre eles histórica, vide os Tamoios apoiando franceses no Rio antigo e colonial, e não é exclusividade nossa!ALôo...Bósnia, Israel/Palestina,Ingleses/Irlandeses...Tem um monte de gente que só estudou para galgar "status", porque analise crítica e real de fatos históricos, mesmo os mais recentes, para eles parece mais novela da Globo,distante...No processo colonizatório africano, continente loteado historicamente por portugueses, ingleses, franceses, holandeses e outros Deses que não eram Deuses, a venda de "vencidos", consequência também de conflitos tribais, vide os Tutsis exterminados, só se dá quando os "colonizadores", se infiltram nos conflitos, ora dando armas para uns, ora para outros, para não se continuar com essa "estória", de que os próprios negros vendiam os outros, essa cultura de homem/mercadoria é exclusivamente branca, pelo menos no contexto aqui citado!E essa também "estória" de o pior racismo é do negro contra o negro, babaquice!Ora 5 séciulos aprendendo a não se gostar, a estética do "feio", vai gostar do "outro" que é a sua projeção, sua constatação de feio e sem chance?O colonizador,qualquer um, deve reconhecer seu papel nefasto e parar de escamotear a realidade, já tem gente escrevendo outra história, são outros tempos, a imprensa já foi inventada, tô aqui mandando do meu computador, quer queiram ou não....

Em Conflito em terra indígena
sem opinião
avalie fechar
Em 21/03/2009 06h00
Meu domicilio é inviolável, está em território nacional mas lá só entra com anuência ou mandado!O resto é a antiga estória de apropriação e invasão do alheio, e o pior é que muitos são contra o MST,da boca prá fora, porque querem mais é continuar com a invasão de terras que nem aos seus ancestrais pertenceram ou pertencem, já que muitos são brasileiros de araque,fugiram de suas plagas, alguns desterrados e aqui querem sedentamente se apropriar de um naco de terra!Quando alguns perguntam para que tanta terra para índio, eu pergunto, que noção de espaço tem eles já que moram em cubículos de no máximo 250 m quadrados que custam caro,mas não dá nem para respirar?Emfim são valores novos e destituidos de compreeensão espacial, não tiveram infância como alguns de nós, com árvores para subir,rios despoluidos para nadar,varanda para admirar a lua e pássaros...Muitos acham que podem melhor cuidar da terra,não acompanham sequer o ritmo frenético do desmatamento e após séculos continuam com aquela visão depredadora e da monocultura que degrada qulquer solo.Que os arrozeiros vão plantar batatas e aos vencedores,as terras.E em vez de indenização multas por apropriação indébita e desmatamento.Benfeitorias,caras pálidas de pau!Saudação àqueles que venceram,parentes meus, e aos cumpriram o seu papel, o STF, pelo menos dessa vez!No mais que sirva de precedente para a retomada de áreas usurpadas,indígenas de origem, herança de invasores larápios.Anauê pros parentes indígenas,e só!Tenho dito!

Em Conflito em terra indígena
sem opinião
avalie fechar
Em 21/01/2009 02h24
EUA não é meu sonho como o é de vários habitantes de paises considerados de "Terceiro Mundo", prefiro continuar sonhando com esse lugar aqui, apesar de conhecer pequena parte do referido país, ter trabalhado com uma universidade de Vermont, e estar com a agenda para mais dois trabalhos com Universidades norte-americanas. Contudo vejo como positiva a posse de Obama, pois ele parece ser sincero na afirmação de valores que gente equilibrada defende,como humanismo, solidariedade,temperança,respeito às difrenças, entre as quais, a religiosa, esta fonte de conflitos e intolerâncias, não tão distantes de nós brasileiros. Se conseguir resgatar certos valores e procedimentos, tão propalados e tão abandonados de prática já será bom para parte do mundo. Por outro lado a preocupação com a preservação do meio ambiente, tão fora de moda nos paises industrializados e ricos dá uma nova perspectiva aos Tratados,tão maltratados! O conhecimento da história passada,mas recente em sua memória, sugere o quão é importante para nós que nos ligamos ao nosso lugar e ancestrais através desse legado histórico ao contrário do que muitos confusamente pensam, e sugerem, esqueçamos,pode fundamentar mudanças de atitudes,métodos e compreensões.Positivo portanto que uma pessoa lúcida e antenada ocupe tal cargo em país tão importante quanto chave no tabuleiro das relações contemporâneas e tão globalizadas. In GODS I trust, in men...let´s wait, time is the Lord of the history...

Em Governo Obama
sem opinião
avalie fechar
Em 16/01/2009 08h58
Serras,Miopias,Papéis-A história do homem sempre,e digo sempre,no sentido lato do advérbio,ma por contradições e oportunismos.Por outro lado tem sido fácil para alguns comentarem sobre terrorismo sem ter participado ou sequer vivido o do Brasil de 64-84,e até então,menos,nos países do "mal".Comumente e quando se pretende, o defensor de sua pátria invadida,em vez de rebelde,vira terroristas,como no Afeganistão e Iraque para sermos mais atuiais.FHC,Brizolla, Dirceu,e outros viveram lá fora,protegendo-se deste mesmo artifício,em outros paisesd o Governo Ditador,apoiado pelas elites vigentes,parte expressiva da Igreja,e demais instituições,como terroristas,subversivos e outros adjetivos.Teria sido legítimo que tivessem sido enviados de volta ao Brasil para serem torturados e mortos como tantos, ainda desaparecidos,pela Opera
ção Condor que agiu sobre inspiração da Cia, FBI e governo dos EUA,na América do Sul?E as Forças Armadas que torturou e matou,anistiada,e questinada até então,por tal Anistia, estava ou está certa?Eram os deuses astronautas,ou os resistentes às ditaduras malfeitores...?Muitos estudantes de esquerda,na sua maioria,pertenciam a famílias da "Sociedade",dos que se livram de penas, não foi o caso de alguns,desaparecidos.Alguns fizeram carreira política,em cima de temas como;exilio, tortura e perseguição,legitimamente,como Serra que foi da UNE,entidade época clandestina! Mas muitos mudaram rápido de lado e conceitos! Nem todos tomam injeção,têm medo de seringa..!

Em Refúgio político
3 opiniões
avalie fechar
Em 08/01/2009 20h41
Sr Sebastião tem nome de Santo, deve rezar para todos os Santos, mas tem uma visão equivocada e "divina" da realidade. É muito desconhecimento histórico e/ou ingenuiidade achar que Lula implantou essas coisas que ele cita, deve sofrer como alguns, de Lulofobia, que é emocional e portanto fora de qualquer Razão saudável. E o comentário de Lula é tão democrático como o de muitos, que com seus direitos, comentam sobre a questão, mesmo que com um nível de compreensão que demonstra o quanto muitos vivem aparentemente aqui, mas habitam o reino dos céus ou nuvens! O racismo é menos antigo que a escravização, que ganha contorno econômico, o tráfico a mercadorização do outro, no século XV com os Portugueses, quando antes na Grécia/Roma, o que se dava era a "escravização do trabalho", com base não em raças, mas em pensamentos, Aristotélicos, Platônicos, entre os antigos, e Paulinos(biblicos), Agostinianos e do Nina Rodrigues mais recentemente, só para exemplificar. As diferenças sociais, matou Crisato que se contrapôs aos Imperadores, nas suas cobranças de impostos entre outras mazelas dos plebeus, daí responsabilizar Lula, é fora da realidade e senso histórico!

Em Conflito em terra indígena
7 opiniões
avalie fechar
Em 06/01/2009 09h52
O TEATRO, O CRIME E A CUMPLICICDADE - o Papa Que tanto condena as guerras, em sua falação de fim de ano, que deve ter uma expressão própria para o discurso, mas não me lembro ou interesso, dizia que o combate à destruição da Amazônia, deve ser tão sério quanto combater o Homossexualismo.Meu Jesus Cristo, oriental e não negro, será o Benedito ou o Bento? Enquanto isso Barack Obama, se encalacra com a nomeação de Secretários tão corruptos quanto os de outros países, a diferença por exemplo do Brasil, é que o número de pilantras por metro quadrado é infinitamente maior aqui, além de que não pagam por tais crimes! Então fico aqui matutando e me lembro de uma peça que participei enquanto ator nos idos 80, Nadim Nadinha contra o Rei de Fuleiró, onde fazia o rei, e Mario Farias Brasini, no texto concluía, "que não vivemos um lugar, mas um tempo", daí tudo pode acontecer em qualquer lugar, nestes árduos e ásperos tempos! A polêmica de ataque dos israelitas aos palestinos, é mais velha do que minha tataravó, evidente que com menos defensores de um lado ou outro, mas com o mesmo calor e insensibilidade de tantos, para não dizer falta de humanismo. Assisti muitos filmes sobre o holocausto judeu, me sensibilizei muito pouco, já que tinha minhas sagas, indígenas e africanas para chorar, 4 milhões de negros e 5 milhões aproximadamente de negros seqüestrados que passou em nenhum cinema já que sou cinéfilo e não me recorde de tanta Propaganda! Hoje um repórter dizia que era impressionante a precisão dos ataques israelenses, para imediatamente citar o bombardeio de um hospital com crianças! Ele tà maluco ou é doido? É isso que estão querendo fazer com o pouco de indígenas continua e ininterruptamente assassinados aqui, do mesmo jeito e intensidade, e na mesma proporção bélica, flechas contra armas de fogo, lá, foguetes que mataram até agora menos de 10, e mísseis que já mataram mais de 500 palestinos, e pela mesma razão o interesse em terras alheias, a cobiça! Eu sou contra asilar matadores e assassinos fujões, conhecidos e notórios, aqui no território, já nos basta os que aqui temos, e os que chegaram há décadas. Não tenho nenhum receio em afirmar que discordo de tanta solidariedade, com tantos miseráveis nacionais daqui, sem a mínima assistência do Estado brasileiro. E os locais "sagrados" de algumas religiões, não para mim, ocupados, bombardeados, e o nascimento de Jesus tão comemorados nos últimos dias, hipocritamente! Minha religião é de matriz africana, e apesar de discriminada e minimizada, não conheço um conflito bélico causado por ela ao longo da história, pelo contrário, os terreiros daqui de Salvador eram pontos de arrecadação de recursos e reuniões das tantas rebeliões que aconteceram contra o crime de escravização dos meus ancestres! Pois se religião tenho é a eles que me "religo" por muitas razões e laços. Oxalá, Barack, herói de muitos que aqui escreve, tenha lances de democracia diferentes de Bush, que já sonha com Jeb Presidente dos EUA, e encontre um caminho diferente desse que tem sido o dos estadunidenses e outras potências para se desfazerem dos estoques de armas estocadas, as invasões , mentiras e guerras, para que novas possam ser compradas, nesse negócio tão rentável quanto criminoso, irmão do tráfico e senhor de conflitos tão "democráticos" para muitos "viajantes" das palavras, e inimigos do passado, da história, da democracia e humanismo!

Em Conflito em terra indígena
2 opiniões
avalie fechar
Em 06/01/2009 09h40
O TEATRO, O CRIME E A CUMPLICICDADE - o Papa Que tanto condena as guerras, em sua falação de fim de ano, que deve ter uma expressão própria para o discurso, mas não me lembro ou interesso, dizia que o combate à destruição da Amazônia, deve ser tão sério quanto combater o Homossexualismo.Meu Jesus Cristo, oriental e não negro, será o Benedito ou o Bento? Enquanto isso Barack Obama, se encalacra com a nomeação de Secretários tão corruptos quanto os de outros países, a diferença por exemplo do Brasil, é que o número de pilantras por metro quadrado é infinitamente maior aqui, além de que não pagam por tais crimes! Então fico aqui matutando e me lembro de uma peça que participei enquanto ator nos idos 80, Nadim Nadinha contra o Rei de Fuleiró, onde fazia o rei, e Mario Farias Brasini, no texto concluía, "que não vivemos um lugar, mas um tempo", daí tudo pode acontecer em qualquer lugar, nestes árduos e ásperos tempos! A polêmica de ataque dos israelitas aos palestinos, é mais velha do que minha tataravó, evidente que com menos defensores de um lado ou outro, mas com o mesmo calor e insensibilidade de tantos, para não dizer falta de humanismo. Assisti muitos filmes sobre o holocausto judeu, me sensibilizei muito pouco, já que tinha minhas sagas, indígenas e africanas para chorar, 4 milhões de negros e 5 milhões aproximadamente de negros seqüestrados que passou em nenhum cinema já que sou cinéfilo e não me recorde de tanta Propaganda! Hoje um repórter dizia que era impressionante a precisão dos ataques israelenses, para imediatamente citar o bombardeio de um hospital com crianças! Ele tà maluco ou é doido? É isso que estão querendo fazer com o pouco de indígenas continua e ininterruptamente assassinados aqui, do mesmo jeito e intensidade, e na mesma proporção bélica, flechas contra armas de fogo, lá, foguetes que mataram até agora menos de 10, e mísseis que já mataram mais de 500 palestinos, e pela mesma razão o interesse em terras alheias, a cobiça! Eu sou contra asilar matadores e assassinos fujões, conhecidos e notórios, aqui no território, já nos basta os que aqui temos, e os que chegaram há décadas. Não tenho nenhum receio em afirmar que discordo de tanta solidariedade, com tantos miseráveis nacionais daqui, sem a mínima assistência do Estado brasileiro. E os locais "sagrados" de algumas religiões, não para mim, ocupados, bombardeados, e o nascimento de Jesus tão comemorados nos últimos dias, hipocritamente! Minha religião é de matriz africana, e apesar de discriminada e minimizada, não conheço um conflito bélico causado por ela ao longo da história, pelo contrário, os terreiros daqui de Salvador eram pontos de arrecadação de recursos e reuniões das tantas rebeliões que aconteceram contra o crime de escravização dos meus ancestres! Pois se religião tenho é a eles que me "religo" por muitas razões e laços. Oxalá, Barack, herói de muitos que aqui escreve, tenha lances de democracia diferentes de Bush, que já sonha com Jeb Presidente dos EUA, e encontre um caminho diferente desse que tem sido o dos estadunidenses e outras potências para se desfazerem dos estoques de armas estocadas, as invasões , mentiras e guerras, para que novas possam ser compradas, nesse negócio tão rentável quanto criminoso, irmão do tráfico e senhor de conflitos tão "democráticos" para muitos "viajantes" das palavras, e inimigos do passado, da história, da democracia e humanismo!

Em Governo Obama
6 opiniões
avalie fechar
Em 02/01/2009 18h32
Levo um certo tempo analisando as "opiniões" de muitos e logo me lembro de alguns contumazes "incentivadores" do,esqueça o passado!Na verdade a compreensão de certos conceitos que nos levaria teoricamante a analisá-los e/ou concebermos enquanto comportamento, fica no passado, aí o nosso compromisso é NENHUM!A algum tempo o termo para a depredação, aí incluida todas as que tendem a "limpar",invadir,gripar as "culturas invadidas",agora com a benévola intenção de emancipá-los!Essa tem sido tática do "invasor",os de fora e os daqui,de olho no que é dos outros,LATIFUNDIÁRIOS contumazes, com suas éticas,noções,"ideias" e vicios, além da sífi..é claro e herpes!Após a catequese,as mudanças forçadas dos hábitos nativos,tidos como "civilizados", dos carapálidas-de-pau,justifica-se que tendo "bens babacas" dos brancos,doa-se as terras que é tudo Nosso,como o petróleo é nosso,de poucos que lucram!A gente acha que deu um monte de benefícios aos íngenas e portanto eles para ficarem iguais e em harmonia com os "urbanos civilizados" devem despojar-se do seu em nome de uma brasilinidade,comprada,falsa,clandestina,esperta,invasora,latifundiária!Vão para GAZA, lá tem gente parecida ou quem sabe familiares...amigos, que tomam as terras alheias!Querem com opiniões descontextualidas criar um conflito bélico para continuarem a matança que nunca parou!Não sabem sequer u que significa Terras da União, são diplomados,mas leigos, democratas,mas belicosos e invejosos!Emancipação!Arrozeiros!Mandioca..

Em Conflito em terra indígena
2 opiniões
avalie fechar
Em 27/12/2008 03h16
Mesmo depois da participação criminosa dos EUA na operação Condor, prisão e tortura em Guantánamo, invasão do Panamá, Iraque, Afeganistão, abandono da população negra quando do Hurrycane, enfim e todas essas falcatruas que muitos já sabem, as diversas e cotidians chacinas de "democratas atiradores" e incendiádios Natalinos, ainda tem "leitores" que acertadamente criticam Cuba, mas pensam, que o berço da democracia fica nos States, e eu fico a pensar como diria "Manuel de Portugal", aquele filósofo irmão do Joaquim, das piadas todas que conhecemos, Que passa...Pois, pois!

Em Governo Obama
12 opiniões
avalie fechar
Em 24/12/2008 15h51
DEMANDAS E DESMANDOS

A demanda das tribos indigenas e dos povos
De África,
São desmandos, opressão e abusos,
Da Lusa invasão.
E o descobrimento, as glórias,
Mentiras didáticas,
São os outros 500,
Da nossa colonização.
Descobrí que insistentes mentiras,
Tornam-se verdades,
Constatei que escolas e igrejas,
Têm muitas funções,
Preservar as mutretas,
Os blefes, e engodos da história,
Para manter as tetas,
Da vaca-leiteira da exploração.
Descobriram o que?
Se a vergonha encobriu
A nudez do nativo...
Se os arquivos, passivos,
Encobrem, as contradições?
Se explorar o trabalho afro-índio,
É descobrimento,
Minha pátria, são outros
Quinhentos,
E virá algum dia o momento,
Não de dores, senhores e ungüentos,
Mas de lutas, canções e labuta.
A bandeira negríndia
De uma nova nação.

Carlos Scorpião

Em Conflito em terra indígena
2 opiniões
avalie fechar
Em 24/12/2008 09h35
Síndrome de Estocolmo ou inexistência mínima de dignidade? A abertura de documentos confirmando a participação e cumplicidade "Estadunidense" - já que os mexicanos e canadenses também americanos são, basta olhar no mapa - na tortura e assassinatos de sul americanos na época da repressão militar, que tantas saudades dá em muitos, vide tortura em delegacias e assassinatos nas periferias, só fará detalhamentos, pois muitos de nós já sabíamos! Estava prestando serviço militar à época da malograda e nefasta ditadura sul americana, e sei o quanto se torturou e matou nestas plagas nos quartéis e a Cia./PE onde servi, cumpria as determinações criminosas do Quartel General onde também tirava serviço. Era jovem mas já participava das passeatas, pois estava no segundo ano Colegial e tinha posições já dignas e compreensão do que A USAID representava no seu convênio com o MEC na formação da nossa "educação" e da dissolução dos Grêmios. Diga-se que ao golpe aqui ainda chamado de "revolução" por leigos e interessados, teve as conivência de parte expressiva da classe média, não se disparou um tiro e a TFP, os Integralistas, que nada tem a ver com a saudação indígena Anauê, no seu original significado, semelhante à crua Suástica usada por Hitler, no seu movimento eugênico que ainda inspira muitos que aqui escrevem, é só olhar o que alguns dizem e pensam com relação aos nativos aborígines daqui, apelidados de "índios" pelos lusos navegantes à deriva, comendo sola de sapato, ratos e bolachas podres, e descobriram o eldorado com "índias muito bondosas", que muitos bobos até hoje comemoram e tergiversam sem a mínima compreensão histórica da dizimação física e dilapidação cultural dos nativos, e alguns falam de índios aculturados, como se estes ainda fossem culpados dessa nefasta "catequese", da mesma forma, que após a "abolição" optou-se pelo imigrante, analfabeto e pobre europeu, já que diziam eles, o até então "escravizado", não estava preparado para a nova Ordem Econômica, quando na verdade estavam era receosos do que aconteceria com tantos negros livres, espelhando-se no que aconteceu no Haiti e República Dominicana e outros lugares, onde os senhores foram massacrados, pelos antigos escravizados! Com estas "revelações" dos últimos tempos desejo que no próximo Natal e Ano "Novo", alguns recuperem a dignidade perdida, a história desconhecida e que outros ensaiem pela primeira vez já que muitos nunca tiveram dignidade, na medida em que Obama e os imigrantes "norte americanos" estão carregando e andando para a América Latina, meu trecho, torrão e plaga! Que alguns fiquem definitivamente morando lá mesmo que limpando lixo de prédios, com seus diplomas de araque, e nos esqueçam! E deixem de opinar sobre o meu lugar, já que concretamente a este lugar não têm nenhuma relação de pertencimento. E que Oxalá proteja todos os países invadidos e loteados, e mais ainda interfira na matança do Congo e Ruanda, onde Hutus e Tutsis, se matam por interferência e causas alheias e colonizadoras. E que o Brasil de tantos descendentes africanos não venha a representar na nova Ordem Econômica, o que representa para os africanos, os EUA, Alemanha, França, China, Japão, Inglaterra, Holanda....Agô de Zambi! Paô...

Em Governo Obama
14 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

FolhaShop

Digite produto
ou marca