Comentários


Comentários de Ciro Leal
Em 09/01/2008 13h36
Pessoal, desculpe a minha ignorância. Pensei que o MASP ainda era administrado pelo governo. Acredito, porém, que quem erra de boa fé deveria ser tratado com um pouco mais de cortesia, sobretudo em um âmbito aberto ao público em geral, inclusive a leigos nos assuntos comentados.
Esclareço que não sou PFL/DEM nem tucano. Aliás, isso nem vem ao caso, já que não tenho procuração para falar por ninguém nem citei partidos políticos. Falo - e erro, como fui alertado pelos colegas comentaristas - em meu nome exclusivamente, com a intenção de partilhar idéias e, sobretudo, aprender - como de fato aconteceu desta vez de maneira evidente.
De qualquer forma, mantenho o que já disse: ou as pessoas que usufruem de serviços culturais começam a pagar os custos reais dos serviços brindados, ou que se encontrem formas mais criativas de preservar o patrimônio cultural - se necessário, por meio da venda a outros acervos ou coleções privadas.
Pôr tudo na conta da Viúva - como acontece, de fato, com o MASP, seja pela Lei Rouanet ou por qualquer outro meio - só gera ineficiência no serviço e, de maneira indireta, concentração de renda que poderia ser aplicada em áreas com necessidades mais prementes.

Em Furto no Masp
sem opinião
avalie fechar
Em 09/01/2008 01h01
Privatização do MASP já!
Como é que um país como o Brasil, onde falta dinheiro para a educação, saúde, segurança etc., quer se dar ao luxo de ter esse tipo de museu? Sem falar na "política cultural" que produz centenas de filmes, peças e outras preciosidades que ninguém está a fim de ver, nem de graça.
Obviamente, quando o Estado se mete em tudo, faz tudo "meia boca".
O público do MASP e afins tem total condição de viabilizar economicamente esse tipo de empreendimento. O mecanismo é muito complicado: PAGAR DEVIDAMENTE pelo bem cultural que consomem, como eu pago o arroz e o papel higiênico da minha casa. O Metrô de SP, por exemplo, cobra cerca de 80% (ou mais?) do custo do transporte.
Se não houver procura suficiente para manter o museu, que se vendam as obras a outras coleções, públicas ou particulares.
É claro que isto é uma provocação. Se esses administradores da cultura pagos pela Viúva parassem de ver a verba pingar todo mês, garanto que encontrariam, muito rápido, formas criativas para sustentar aquilo pelo qual tanto têm apreço - mas que tão pouca gente quer pagar para usufruir.
O mais triste é que, na administração pública, a incompetência normalmente é coroada com mais recursos. Não tem alarme? Não tem guardinha? Dá-lhe tantos mil-réis e espera o próximo furto para conversar de novo.

Em Furto no Masp
9 opiniões
avalie fechar
Em 07/01/2008 14h13
Como palmeirense, quero mais é que vendam o Diego por uma boa grana. O cara é bom, mas precisamos mesmo é de jogador de linha. Além disso, o reserva do Diego, o Bruno, é muito bom goleiro também. Já perdemos a oportunidade de vender o Marcos quando ele valia uma nota preta; não podemos repetir o mesmo erro.

Em Palmeiras
21 opiniões
avalie fechar
Em 31/10/2007 20h34
Sinceramente, não faz nenhum sentido essa teoria de que o dólar está se desvalorizando para conter o crescimento da China. A política monetária dos EUA é pratcamente definida somente em termos de questões domésicas.
A desvalorização do dólar é em grande parte resultado dos déficits gêmeos americanos, estando o déficit fiscal turbinado pelas guerras do Iraque e Afeganistão.
Até o momento, o crescimento da China tem sido excelente para os EUA, sobretudo para as multinacionais americanas que abastecem o mercado americano de quinquilharias - e de produtos chineses cada vez mais sofisticados. Também o governo americano se beneficia do crescimento chinês pela venda de títulos que engordam as reservas cambiais chinesas e permitem aos EUA manter seu déficit comercial e fiscal.
A China será um "monstro incontrolável" é para o PC chinês, se não reequilibrar a distribuição de renda e começar a abrir o processo político.
Quanto ao Brasil, o dólar tem-se desvalorizado ainda mais que no resto do mundo devido ao diferencial entre os juros internos e os internacionais, o que atrai investimentos estrangeiros, além do bom desempenho das empresas líderes da Bolsa, a Vale e a Petrobras. O desaquecimento da economia americana também é importante, já que os capitais migram em busca de melhores resultados.

Em Dólar
46 opiniões
avalie fechar
Em 04/10/2007 16h07
Deplorável a atitude do Sr. Serdan, à qual se deve aplicar lei com rigor. Não fosse a grandeza do Palmeiras e a consciência de que esse tipo de atitude é minoritária na nossa torcida, teria vergonha de ser palmeirense. Aliás, teria vergonha de ser fã de futebol.
O problema é que os estádios estão dominados por essas minorias organizadas que têm objetivos de toda espécie, não apenas assistir aos jogos e apoiar seu time.
Hoje em dia, prefiro assistir aos jogos em casa, sem ter que pegar fila, ser maltratado pela estrutura precária dos estádios (quem já usou um banheiro de estádio sabe do que estou falando) e pela desorganização, além do risco de confusão, tanto com a própria torcida quanto com as rivais. É uma pena que ver do sofá seja o mais razoável a fazer, como demonstram as arrecadações deste Brasileirão.

Em Campeonato Brasileiro
6 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca