Comentários

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Comentários de Edison Filho
Em 02/09/2008 12h34
Sinceramente não sei o que a UE vai fazer agora, mas uma coisa é certa: ela nunca mais vai permitir que os EUA tomem atitudes unilaterais de expansão da OTAN, pois quem vai sofrer as consequências diretas são os europeus, que dependem e muito dos russos. Vários líderes europeus já perceberam que o papel de lacaio dos EUA, além de desconfortável perante a opinião pública em casa, também está ficando perigoso fora. Se a UE tiver bom senso, bota um freio na OTAN e na ambição os ianques de serem a única força militar a proteger a Europa. Mas a única forma de fazer isso é criando um exército europeu, algo ainda bem distante da realidade.
Mas numa coisa concordo contigo: a Russia não vai recuar no reconhecimento da independência das províncias. E isso vai valer como recado aos demais países da região que insistirem em seguir o mesmo caminho da Georgia. É ridículo imaginar que a OTAN fará alguma coisa para proteger outras lideranças ineptas que queiram desafiar assim a resolução da Russia. Nada vai acontecer por enquanto, é aguardar as eleições dos EUA e da Ucrânia no próximo ano. Pelo bem da humanidade, espera-se que o próximo presidente americano, quer seja McCain ou Obama, não vá repetir os erros da administração Bush. Eu sinceramente estou otimista, pois os dois candidatos demonstram, ao menos por sua história, confiar muito mais no seu bom julgamento pessoal do que em assessores amalucados e relatórios forjados da CIA. A Georgia foi o ocaso de Bush. Vire essa página, acabou.

Em Conflitos na Geórgia
24 opiniões
avalie fechar
Em 02/09/2008 12h20
Caro J Souza
Uma coisa é eu não admitir que vizinhos indesejáveis voltem a pisar na minha casa, outra bem diferente é eu convidar os inimigos deles a instalar mísseis no meu quintal para ameaçá-los. Não é preciso ser gênio pra ver a diferença. Se vc não entende, pergunte a Kennedy qual é. Ele "explicou" a diferença a Castro em 62. E Castro entendeu. Se Saashkavili não entende, acrescentemos "burro" às suas já comprovadas qualidades de "oportunista", "falastrão" e "irresponsável".
O fato da Georgia não gostar dos russos e ser dona legítima da Ossetia e da Abkhazia NÃO JUSTIFICA ela se aliar à OTAN e assim ameaçar a Russia. Ela o fez por usa própria conta e risco. Vc sabe muito bem que a agresso militar de Saashkavili na Ossetia não foi uma reação a ações separatistas. A Georgia teve sua entrada na OTAN RECUSADA ano passado porque era considerada "instável e não-soberana sobre seu território" em razão da declaração de independência dos ossetas e abkhazes. Saashkavili tomou essa atitude desastrosa não para proteger seu povo de ataques russos, mas sim para assegurar a soberania georgiana na região e assim eliminar os entraves que impediam sua entrada na OTAN.
Em suma, um líder que atira contra seu próprio povo (relembrando que, como vc mesmo afirma, ossetas e abkhazes SÃO georgianos tb) apenas para levar a cabo seu projeto de amedrontar a Russia com apoio da OTAN. Que belo exemplo de liderança! É compreensível a "simpatia" que esse sujeito inspira no mundo ocidental..
[]s

Em Conflitos na Geórgia
24 opiniões
avalie fechar
Em 02/09/2008 11h45
A desfaçatez de certos leitores aqui é tamanha que eles acham que vale qualquer coisa pra atingir o governo. QUALQUER COISA. Vale livrar o ladrão de dinheiro público Daniel Dantas da cadeia e da Justiça, vale ignorar as mentiras que ele contou na CPI (tamanhas que chegou a ser desmentido pela própria Veja), vale crucificar o delegado que o prendeu, vale acreditar mais na palavra de um marginal preso em flagrante (Chicaroni) do que na desse delegado, vale acuar e defender sanções contra um juiz que apenas cumpriu seu dever, vale defender a ação ilegal e imoral de um ministro do STF que não conhece o seu dever e usa das prerrogativas do cargo para intimidar e violar a lei, e agora vale até acusar um general do Exército Brasileiro de ser petista! McCarthy sorri no inferno, sua sandice fez escola abaixo do Equador.
Mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e a máscara desse pessoal cai. Por enquanto, deleitem-se aqueles que não tem caráter nem respeito pelo Estado, pelas instituições democráticas e, pasmem, nem pelas Forças Armadas! Continuem protegendo os bandidos e denegrindo a honra de funcionários públicos honestos. Deixe estar. O dia de vcs vai chegar também. Não senhores, não será a vingança dos justos o que devem temer. Será o riso dos canalhas que vcs ajudaram a manter no controle deste país. Hoje eles roubam o Estado, mas vcs não se incomodam porque provavelmente nem pagam impostos mesmo. Mas amanhã eles avançam sobre seus bolsos, e aí senhores, eu asseguro, vai doer..

Em Grampolândia
96 opiniões
avalie fechar
Em 01/09/2008 23h49
Com todo respeito J Souza, comparar a situação da Georgia com a Tchecoslaváquia de 38, além de risível, é uma afronta à história de um país que nada fez para sofrer uma agressão externa, algo bem diferente da situação atual. Que espécie de política de "apaziguamento" ocidental é essa que prevê "apenas" inutilizar os sistemas de defesa da Russia?
"Pacifistas" como Halifax e Chamberlain cometeram de fato muitos erros de julgamento em 38-39, mas compará-los a Bush e aos omissos líderes da UE é ultrajante sob qualquer ponto de vista. ELES NÃO PROVOCARAM A GUERRA.
Os russos estão assistindo passivos à expansão da OTAN debaixo de suas barbas há quase 20 anos. A guerra civil na Georgia acabou em 1992 e desde então não se ouviu uma única notícia de ataques russos na região. O que vc está argumentando é que, de repente e sem nenhuma provocação, a Russia resolveu romper a paz após ter insuflado o separatismo por todo esse tempo (engraçado como os georgianos nunca reclamaram disso antes). Os fatos dizem o contrário. Quem atacou primeiro foi a Georgia, de forma irresponsável e incompetente por sinal.
É preciso deter a Russia? Claro. E quem vai deter a OTAN e suas "políticas de apaziguamento" mundo afora? O que vc está defendendo basicamente é: nós ocidentais fazemos o que queremos, vcs orientais aceitem quietos ou vamos "apazigua-los". É uma vergonha. A Russia foi a maior aliada dos EUA na "guerra contra o terror" e é assim que é recompensada: com um tapa na cara. E ai dela se chiar.

Em Conflitos na Geórgia
24 opiniões
avalie fechar
Em 01/09/2008 15h11
Lamentável e desastroso para a democracia o episódio do grampo do min. Gilmar Mendes. Esse senhor já conseguiu, em tão pouco tempo no cargo de presidente do STF, denegrir de forma incalculável a imagem da instituição perante a sociedade, para quem ela figurava como o último bastião de moralidade pública. Se, não bastasse esse prejuízo, agora veículos da mídia passarem também a publicar trechos dos contatos telefônicos deste senhor, o STF será desacreditado permanentemente perante a opinião pública. Em nome da preservação das instituições democráticas, devemos blindar imediatamente os ministros do STF e proibir qualquer transcrição de seus atos e conversas telefônicas na mídia. Concomitantemente, deveríamos aprovar uma lei vedando a esses senhores qualquer manifestação pública de suas opiniões, sob pena de exoneração imediata do cargo. Os últimos e vergonhosos episódios envolvendo nossa régia magistratura evidenciam a incapacidade de alguns de nossos ministros ao menos fingirem um comportamento adequado ao cargo que ocupam. Cabe a nós agora salvá-los deles mesmos, ainda que fazendo todos pagarem pelos erros de alguns, pois é a credibilidade da instituição que está em jogo, acima da honra já indelevelmente maculada deles.

Em Eleições 2008
148 opiniões
avalie fechar
Em 01/09/2008 12h26
Os democratas têm tentado ligar a imagem de Obama à de Kennedy, salientado a jovialidade e o apelo popular de mudança do candidato. Pois para o bem de Obama, é melhor que as comparações parem por aí, porque se ele for eleito, a exemplo de JFK, o difícil vai ser ele sobreviver - literalmente - até o fim do mandato.

Em Eleições nos EUA
24 opiniões
avalie fechar
Em 31/08/2008 20h13
Caro J Souza, agora vc esticou teu argumento às raias do absurdo. O acordo que a Tchecoslováquia tinha com Stalin era de paz e não previa estacionar tropas russas ali. Acordo com Stalin até a Alemanha tinha, isso não diz nada, o que conta são as ações concretas. Se vc possui alguma evidência de que o governo Benes autorizou a instalação de bases aéreas soviéticas em seu território ameaçando diretamente a Alemanha, e que ainda por cima atacou os alemães dos Sudetos para impor sua sobreania na região, apresente-as por favor. Caso contrário, peço-te que pare de ofender a memória dos tchecos comparando seus líderes com esse falastrão irresponsável do Saashkavili.
E sobre mísseis russos na Bielo-Russia, seu argumento é, na melhor das hipóteses, forçoso. Vc está dizendo que, se a Russia pode instalar mísseis na Bielo-Russia, a dezenas de milhares de kilômetros dos EUA, esse país tem tanto direito de se sentir ameaçado por isso quanto a Russia agora. Vc só omitiu o "pequeno" detalhe da Bielo Russia estar em outro continente e ser vizinha da Russia, enquanto os mísseis americanos na Georgia vão estar na fronteira dos russos. Eu vou responder a teu argumento com uma pergunta simples: considerando que a distância entre Georgia e Russia é parecida com a de Cuba e EUA, então por que os americanos ameaçaram invadir Cuba novamente caso ela aceite a instalação de mísseis russos ali? Penso que se os russos não tem razão alguma para ter medo, tampouco deveriam ter os ianques certo?
Sdçs

Em Conflitos na Geórgia
60 opiniões
avalie fechar
Em 29/08/2008 16h47
Condenar a Russia é fácil, e eu espero que um dia todos possamos fazer isso. Mas antes, como ocidental, eu tenho de ter vergonha na cara de assumir os erros de nossos líderes. A Russia não atacou para anexar território ou porque não gosta dos georgianos, ela o fez porque se sentiu ameaçada pela OTAN. Foi uma resposta desproporcional? Sem dúvida. Mas nada disso desculpa o fato de a OTAN estar insistindo em ameaçar a Russia. Pra quê?
Por que a OTAN deseja instalar "escudos" ao redor da Russia? essa pergunta nenhum dos críticos da Russia no Ocidente responde. Não adianta nos comparar com os chineses, eles tem moral pra condenar os russos porque não fizeram nada que ameaçasse a Russia. Mas a OTAN tem sangue georgiano nas mãos, e ainda age com desfaçatez.
Se os EUA quisessem mesmo mostrar respeito pela democracia e pela paz mundial, estariam discutindo tratados de não-proliferação de armas nucleares e de redução mútua de arsenais, ao invés de investir trilhões de dólares para tentar inutilizar as bombas de seus rivais e conservar ele prórpio as suas. Neste exato momento, a vida de toda humanidade está nas mãos de 6 dúzia de senhores pouco preocupados com algo além de seu próprio poder. Sinto vergonha, como ocidental e democrata, de que sejam justamente os países mais democráticos aqueles que mais pertubam o perigoso equilíbrio nuclear mundial, e ainda tenham a cara de pau depois de criticar a reação de seus rivais, sabendo que estes ainda pouco podem fazer contra seus desmandos.

Em Conflitos na Geórgia
35 opiniões
avalie fechar
Em 29/08/2008 16h36
Caro J Souza: comparar a Tchecoslaváquia de 38 com a Georgia é uma piada de mau gosto. Se a Tchecoslováquia houvesse assinado um acordo com Stalin para permitir que bombardeiros soviéticos se instalassem ali, talvez houvesse alguma semelhança. A Georgia ameaçou a Russia e foi avisada mais de uma vez que teria retaliação. Se a Georgia foi invadida "injustamente", então porque Saashkavili mandou que seus tanques atirassem contra seu próprio povo? Porque ele insistiu em participar do projeto americano que ameaça os sistemas de defesa russos? Acaso os tchecos fizeram isso também em 38 contra os alemães? Se vc acha que sim, então decididamente não lemos os mesmos livros de História.
Que tipo de "democracia internacional" é essa que permite que um país soberano seja invadido e mais de 1 milhão de seus cidadãos seja assassinado em nome da sua "liberdade"? Que permite que só uma potência instale armas nucleares onde quiser, mas proíba os países que ameaça de responder à altura?
Há poucos dias os EUA disseram que, se Cuba exercer seu direito soberano de permitir o pouso de bombardeiros russos, eles vão destruir a ilha. Se isso acontecesse vc viria aqui defender o direito dos EUA se defenderem contra a ameaça cubana? Não vejo porque 2 pesos e 2 medidas em relação a Russia agora - acaso a vida de um russo vale menos que a de um ianque pra vc? E só relembrando: quem invadiu países a torto e a direito SEM SER AMEAÇADO POR ELES foram os EUA. Quem defende isso nada tem a ensinar à Russia.

Em Conflitos na Geórgia
60 opiniões
avalie fechar
Em 29/08/2008 11h58
Caro J Souza, e quem aqui está elogiando o "nacionalismo" russo ou o "capitalismo" chinês? Não mesmo. O elogio é à coragem de um país reagir à vontade de outro, e isso nada tem que ver com comunismo, capitalismo ou outros "ismos" inúteis. O mundo está se tornando multipolar novamente, e isso é bom. E ao contrário da belle epoque, não são várias potências com a mesma ideologia, mas sim ideologias e visões de mundo diferentes, o que é melhor ainda. Isso é democracia, o resto é balela. E viva a democracia!
Se o melhor que os americanos e europeus podem fazer é negar o valor de outros povos que lhe fazem frente, isso é um péssimo sinal para o Ocidente. Desde os gregos sabemos que a qualidade de um povo se mede pela de seus rivais - se eu não enxergo valor em meu inimigo, então eu não tb não ganho valor algum por combatê-lo. Por isso, ame o seu inimigo, pois a glória reside em superar os grandes, não os anões. Só os fracos denigrem seus rivais, pois sabem que não tem valor para superá-los. O fortalecimento do poder de Russia e China, além de Brasil e India, vai levar o mundo a um novo patamar de democracia, pois vai obrigar os EUA a aprimorar seu modelo se quiser servir de farol para o mundo ocidental. Todos ganham. E quem tem medo de guerra nuclear deveria lembrar de uma coisa: quando apenas uma potência possuia a Bomba, ela não hesitou em usá-la, mesmo sendo uma democracia. Foi o medo que essa potência tinha de uma outra, a "malvada", que impediu que ela o fizesse novamente.

Em Conflitos na Geórgia
60 opiniões
avalie fechar
Em 28/08/2008 17h37
O comunismo deixou a Russia bem doente, mas o que a assassinou foi o "capitalismo" mafioso que especialistas ocidentais implantaram por lá nos anos 90. Putin era a única solução para um país que, sob a liderança de um beberrão fracassado como Yeltsin, deixou de ser uma superpotência pra virar um antro de marginais, sendo que os maiores deles comandavam as maiores empresas do país. Quem olha pra Russia hoje e vem criticar suas ações aludindo ao comunismo só o faz por ressentimento, porque não conseguem aceitar o fato de um país falido após uma liberalização desastrosa se reeguer dessa forma graças à força de seu povo. Gente ressentida é incapaz de olhar pro sucesso dos outros sem sentir aquela dor de cotovelo.. Se Putin é esquerdista, isso é um elogio à esquerda, porque pelo visto ele tem uma coisa que poucos brasileiros possuem, vergonha na cara. Ele invadiu a província de um país vizinho pra proteger seu país da ameaça da OTAN e pra proteger os próprios cidadãos que clamavam pela intervenção russa para não serem massacrados. É bem diferente de certos presidentes ocidentais que tomam países soberanos inteiros e matam milhões não pra proteger seus cidadãos, mas só para roubar a riqueza de outros povos. E depois ainda querem falar de democracia. A única liberdade que eles conhecem, e que os tolos daqui ainda aplaudem, é de fazer o que quiserem por aí sem se preocupar com a opinião de ninguém. Mas agora eles vão ter de ouvir a opinião de alguém do seu tamanho. Chorem a vontade.

Em Conflitos na Geórgia
24 opiniões
avalie fechar
Em 27/08/2008 15h36
O ministro Mendes pisou na bola novamente, assinou atestado de estupidez ou mal-intencionado. A alegação de que ele não havia lido parte da argumentação do juiz De Sanctis na verdade poderia até protegê-lo da opinião pública, já que ele poderia alegar mais tarde que concedeu um HC por falta de informção.
Mas o que se lê de seu despacho mostra que o cara não tem jeito mesmo. O juiz De Sanctis apresentou prova em cima de prova do poder econômico de Dantas e de seu histórico de perjúrio, chantagem e falsificação de documentos, e acrescentou até a sentença do magistrado inglês que chamou o banqueiro de fraudador inescrupuloso. Além do risco de Dantas fugir do país, ou o que é pior (pois isso nem é necessário com tantos amigos aqui), há o risco imenso dele forjar documentos e sumir com provas.
Pois não é que, depois de todos esses argumentos, o ilustre Mendes despacha seu HC dizendo que o juiz De Sanctis NÃO APRESENTOU RAZÃO OBJETIVA ALGUMA PARA MANTER DANTAS PRESO, A NÃO SER MOTIVAÇÕES DE FORO ÍNTIMO. Vcs leram isso, puxa-sacos do Gilmar Mendes? Além de se fazer de tolo, o cara ainda é tão mal-intencionado que insinua no HC que De Sanctis só mandou prender dantas porque não gosta do banqueiro!!
É preciso ter muita falta de caráter - ou de cérebro, ou as duas coisas - para defender esse "ministro" do STF depois dessa. A única coisa que esse cara fez pra chegar lá foi livrar a cara de FHc e seus ministros um bocado de vezes na AGU, em razão de denúncias e até ordem de prisão.

Em Operação Satiagraha
235 opiniões
avalie fechar
Em 27/08/2008 15h20
A inflação está caminhando para o descontrole, o desemprego está aumentando, junto com a inadimplência, o povão vai entrar pelo cano. etc etc
Cada vez que leio essas bobagens, me lembro daquele texto primoroso do Olavo de Carvalho (que quando toma seus remédios pra controlar a sandice, é um pensador muito bom), que diz que a primeira coisa que um cientista faz quando a realidade não corresponde a seu modelo teórico, é negar a realidade e não o modelo. Então, de um ponto de vista pós-moderno, vcs estão absolutamente certos em negar os fatos, afinal cada um vê aquilo que quer. Tenho até uma receita pra vcs:
Quando mostrarem que o Lula tá com aprovação nas alturas, duvidem da validade da pesquisa, afinal ela pode ter sido encomendada pelo PT.
Se o pesquisador não for petista, duvide da qualidade da pesquisa, afinal ele estudou em faculdades repletas de petistas que não sabem fazer conta.
Se a pesquisa for de um organismo idôneo (leia-se não-estatal), duvide da inteligência das pessoas que responderam. Afinal todo mundo é burro, menos eu.
Se as pessoas que responderam tiverem comprovada capacidade intelectual, duvidem que elas estejam falando a verdade. Podem ter sido coagidas a fazê-lo por algum petista.
Se elas não foram coagidas, duvidem que elas existam. Afinal todas as pessoas que vcs conhecem são pessoas de bem, pagam seus impostos religiosamente e odeiam o Lula. Então o pesquisador deve ter visitado uma cadeia, um hospício ou mesmo outro país, mas não o Brasil.

Em Inflação
77 opiniões
avalie fechar
Em 22/08/2008 13h00
A oposição está perdida, parecendo o Palloci no caso do caseiro. Querem matar o mensageiro. Aplaude a safadeza corporativista do STF, tenta minar a credibilidade de juízes cujo único "crime" foi ter cumprido seu papel e mandado bandidos pra cadeia, acham um absurdo a polícia grampear marginais a torto e a direito (afinal algum deles pode estar falando com um congressista né?), quer fazer acareação entre um delegado e um bandido preso em flagrante pra saber quem está falando a verdade (kkkkkk!!).. Daqui a pouco, cada vez que um bandido for preso em flagrante, basta ele acusar a polícia "petista" de lhe fazer "perseguição política", e pronto, já ganha um HC na hora e ainda é convidado a vir depor numa CPI numa acareação com o delegado, com todas despesas pagas pelo povo brasileiro!
Mas o que é vergonhoso mesmo é a cara de pau de certos simpatizantes da oposição, batendo palmas pra essa anarquia (não todos, é verdade, apenas os mais despudorados). Não importa a predileção partidária, o pré-requisito para qualquer debate político honesto é vergonha na cara. Quem defende que a palavra do criminoso Chicaroni vale mais que a do del. Protógenes não tem caráter. Quem defende que o STF tem poder de legislar, de passar por cima da lei e mandar soltar quem quiser, ou não tem cérebro ou não tem respeito pela democracia. E a história mostra que é muito perigoso permitir que pessoas acéfalas, sem caráter ou respeito pela democracia usufruam de espaço na mídia para propagar suas idéias.

Em Operação Satiagraha
35 opiniões
avalie fechar
Em 20/08/2008 12h18
Cara Carla, só existe um orgão sério neste país que investiga corrupção a fundo, inclusive e exaustivamente a do PT, e esse orgão é a PF, trabalhando em conjunto com o MP. Se depender dessa oposição inepta, preguiçosa, sem caráter, e o que é pior, com rabo preso com o crime, daí é que não sai nada mesmo. Se não fosse a quebra de sigilos bancário e telefônico por esses juízes "autoritários" que a oposição tanto teme e os leitores da Veja tanto criticam, nunca haveria prova de mensalão. Se não fosse a coragem do Procurador Geral, não haveria denúncia (talvez Lula tenha se arrependido de não ter mantido no posto um lacaio como Brindeiro, que certamente não teria aceito denúncia alguma). Se não fosse a PF vc nem saberia do tal dossiê contra Serra, que veio à tona no momento exato para permitir um segundo turno nas eleições.
Abre o olho. Ao desprezar o trabalho dos únicos funcionários públicos comprometidos com o fim da corrupção, vc está fazendo o jogo da alta bandidagem deste país. É um erro crasso tentar desqualificar gente séria apenas pra tentar tirar uma casquinha do PT. Lembre-se da história malfadada do sen. McCarthy nos EUA. Quando estava no auge, resolveu, por puro oportunismo, acusar o US Army de estar cheio de comunas. Acabou virando motivo de chacota nacional, além de ser ele próprio investigado pelos excessos que cometeu. A atual oposição, que nunca teve compromisso algum com país e só se preocupa em sangrar o PT para ganhar eleições, está indo pela mesma trilha..

Em Grampolândia
135 opiniões
avalie fechar
Em 19/08/2008 19h15
Caro J Souza
Eu acredito que a retirada russa do restante da Georgia é inevitável, mas da província da Ossetia eles de fato não vão sair. Os rebuliços que estão acontecendo agora são bem mais leves que os confrontos abertos da semana passada. Em suma, a guerra esfriou e tudo voltou ao que era antes, pelo menos na região. A Russia não quer tomar a Ossetia, ela não ganharia nada com isso além de problemas. O que ela quer é manter a província como está: em pé de guerra com o governo georgiano, pois isso assegura que o país não entre na OTAN. Agora, se a OTAN quiser aceitá-la assim mesmo, paciência; só tenho certeza de uma coisa: a Ossetia eles não vão ter nunca mais.
Mas a questão aqui não é quem venceu e quem perdeu, mas as implicações. A Russia não invadiu a Georgia para mandar um recado a Saaskashvili, esse recado já havia sido dado há tempos, o georgiano é que não ouviu direito. O recado agora é para todos os vizinhos da Russia: ela não ficará inerte diante da expansão da OTAN.
Isso é minha análise, não opinião pessoal. Francamente, não gosto do unilateralismo da OTAN: apoiei a ação em Kosovo, mas o Iraque foi demais. O Afeganistão foi só acordo de cavalheiros entre Bush e Putin. Acho perigoso uma entidade que não respeita nações se expandir assim e o que é pior, ameaçando diretamente uma potência nuclear. Se a Russia é fator desestabilizador na Georgia, a OTAN é fator desestabilizador em toda a Europa e Cáucaso e deveríamos denunciar isso antes de criticar só um lado.

Em Conflitos na Geórgia
48 opiniões
avalie fechar
Em 19/08/2008 15h53
Caro Paulo Cezar
Esse é justamente meu ponto. Deveríamos ser menos legalistas e mais pragmáticos, pois a questão aqui é de estratégia e não de direito. Uma coisa é um país pleitear um território que é seu por direito, outra bem diferente é fazê-lo com intuito de instalar ali armas contra seu vizinho. E uma coisa é negociar pacificamente, ainda que contra um rival inflexível e melindroso como a Russia, outra bem diferente é atacar primeiro.
A Georgia assumiu o risco ao romper o cessar fogo. É lamentável que um chefe de Estado arrisque a vida de seus cidadãos assim apenas pra conseguir um assento na OTAN e um punhado de mísseis voltados para a Russia. Se esse é o legado que Saaskashvili quer deixar a seu povo, então ele realmente conseguiu uma proeza: fazer em 2 dias mais bobagem do que todos presidentes latino-americanos juntos nas 2 últimas décadas.
A OTAN tomou o Iraque contrariando resoluções da ONU, e o "crime" do Afeganistão foi exercer seu direito soberano de dar asilo a quem quer que seja (no caso, Bin Laden). Em Kosovo o motivo foi bem mais nobre, mas a solução final amputou um território da Servia, mais uma vez violando acordos internacionais.
Ninguém é santo nessa estória. Por mais simpáticos que sejamos à causa dos EUA, sabemos que a OTAN não respeita Estados soberanos nem se pauta pela ONU. Se a Georgia quer entrar numa organização fora-da-lei, tudo bem, mas não adianta clamar por "justiça" depois. Ela deve estar preparada para arcar com as consequências.

Em Conflitos na Geórgia
48 opiniões
avalie fechar
Em 19/08/2008 12h13
Caro J Souza, não existe a menor possibilidade de comparação do caso Russia-Georgia com Brasil, por um motivo simples: não existe região autônoma neste país nem minorias étnicas que pleiteiem autonomia política em relação ao governo federal. Distribuir passaportes estrangeiros a brasileiros descendentes de europeus e japoneses é comum, isso nunca foi considerado política de desestabilização por parte de outros governos. A única semelhança que consigo encontrar entre o caso da Ossetia e algum país latino-americano seria, talvez, o Panamá quando do golpe militar patrocinado pelos EUA, que alegavam estar protegendo a vida de cidadãos americanos residentes ali. O Panamá tinha todo direito de nacionalizar o canal, mas ao fazê-lo levou ferro dos ianques, que viram sua segurança ameaçada. A Georgia repete o erro agora.
Um país possui o direito soberano de fazer muita coisa, até ameaçar um vizinho. Num mundo perfeito e democrático, esse tipo de coisa não seria possível. Eu acho ocioso debater sobre mundos perfeitos. Vc lembra que a Russia acirra tensões insuflando separatistas, o que é verdade; mas eu afirmo que Saaskashvili é um falastrão sem um pingo de responsabilidade que quer colocar seu país em rota de colisão com a Russia contando com apoio americano.
Só existe uma saída pra confrontos e é negociação. Agora, se vc não está disposto a abrir mão de algo, então deve mostrar que pode mantê-lo. O presidente da Georgia joga com a vida de seu povo e não parece ter um ás na manga.

Em Conflitos na Geórgia
48 opiniões
avalie fechar
Em 19/08/2008 11h38
Se depender da falta de caráter do Congresso e da mídia, além da complacência da Justiça, Daniel Dantas ainda será lembrado como herói, um empresário bem-sucedido cujo único crime foi não ter se submetido às tramóias do PT e ainda tê-las revelado à imprensa.
Os leitores da Veja que o digam, alimentados pelo Mainardi. Ele afirma que Dantas foi "coagido" a financiar o mensalão por meio de seu "subordinado" Marcos Valerio. Mesmo tendo cumprido sua parte no acordo, ele foi excluído do comando da BrT porque Lula não gostava dele (!). Exasperado, Dantas resolveu se vingar espionando o governo e vazando o que sabia para o único jornalista sério (não-esquerdista) que conhecia, Mainardi. O governo ficou com medo dele e resolveu agradá-lo fazendo a fusão BrT-Oi que lhe angariaria algumas centenas de milhões de dólares. Mas por via das dúvidas, resolveu prendê-lo também pra ele não abrir mais o bico. Entenderam? Nem eu. Mas segundo a Veja, mais de 1 milhão de brasileiros com formação intelectual acima da média já sacaram tudinho..
Resumindo: só há um criminoso, o PT, e as vítimas são Dantas e o povo brasileiro. Sem dúvida Mainardi deveria ganhar o Pulitzer por ter revelado uma trama tão complexa e diabólica. A Justiça deste país deveria estar sob suspeição desde já, pois o petismo tomou conta de todas esferas do Estado (exceto STF, ufa!) Cada vez que um empresário for preso em flagrante, HC na hora e acareação com o delegado - afinal, pode se tratar de perseguição política!

Em Operação Satiagraha
24 opiniões
avalie fechar
Em 18/08/2008 15h50
Caro J Souza
Insisto, querer tratar a questão do separatismo da Ossetia em bases estritamente legais é ocioso. Como vc mesmo ressaltou, há significativas minorias russas no Azerbaijão e outros países do Cáucaso, assim como nos países bálticos, mas isso nunca foi motivo de intervenção militar da Russia, então há algo de muito errado nessa estória. Vários países da região são neutros na disputa Russia-OTAN, mas a Georgia não. Ela não está apenas pleiteando seu legítimo direito, ela tem intuito de se aliar à OTAN e instalar mísseis que tem objetivo claro de minar a capacidade de dissuasão nuclear da Russia. É algo bem diferente de um país invadido que quer expulsar o invasor. A postura da Georgia é claramente belicista, então exigir razoabilidade dos russos é demais. E quem agiu primeiro rompendo o impasse foi a Georgia, isso foi claro. Se vc considera que ela agiu dentro da legalidade, então deves aprovar tb a iniciativa de Chavez na Bolivia, afinal "o gás é deles"..
Os EUA disseram que atacariam Cuba se o país permitisse pouso de bombardeiros russos. Vc considera isso razoável? Qual a ameaça que alguns velhos Tupolev podem representar aos EUA? Eu não faço idéia, mas eles não aceitam e ponto final. E são uma democracia. Como tb não aceitam desenvolvimento nuclear do Irã e (dizem) do Iraque. Se Cuba insistir no projeto vai arcar com as consequências. Se a Georgia quer ingressar na OTAN e ameaçar a Russia, não adianta choramingar depois. Em guerra vence o mais forte.

Em Conflitos na Geórgia
48 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

FolhaShop

Digite produto
ou marca