Comentários

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Comentários de Edison Filho
Em 18/08/2008 13h38
Cont., caro J Souza:
Se, como vc mesmo afirma, a Russia não mantém tropas de paz, mas sim de ocupação na Ossetia (com o que concordo plenamente), isso não invalida a possibilidade de negociação. É ocioso criticar o fomento do separatismo osseta por parte da Russia, pois para ela trata-se de uma questão muito maior, sua segurança nacional. Se Saakashvili agisse com racionalidade, evitaria o confronto pra início de conversa. Mas além de não recuar da idéia imbecil do tal "escudo", ele ainda ataca primeiro!
Saaskashvili quis retomar na marra o controle da Ossetia não por que é seu direito, mas porque quer a aliança com o Ocidente o mais breve possível. Será que a vida de 70 mil ossetas e milhares de outros georgianos é menos importante que esse tratado?
Se a Russia quisesse de fato tomar a Ossetia, provavelmente já o teria feito em 91, pois a decadência militar da ex-URSS afetou por igual os dois países, mas em números os russos tem larga vantagem. Mas seu interesse é outro: manter a província formalmente georgiana, embora com domínio russo, pois assim a Georgia não logra atingir o grau de soberania territorial necessário à sua entrada na OTAN.
"A guerra é a continuação da política por outros meios". A Russia tem uma posição política clara, não aceita o escudo anti-misseis em suas fronteiras e o país que o instalar será considerado inimigo. Mas a Georgia não quer recuar. É um direito seu, mas ela deve estar ciente de que pode sofrer represálias por isso. O Irã que o diga.

Em Conflitos na Geórgia
24 opiniões
avalie fechar
Em 18/08/2008 13h11
caro J Souza
A Russia vem financiando os rebeldes ossetas pelo menos desde 1991, quando foi assinado o último cessar fogo na região. Em 2001 a província elegeu seu presidente e em 2006 fez plebiscito aprovando a independência. Durante todo esse tempo não se viu uma única ação militar russa. De repente, após quase 20 anos, a Russia agiu. É tempo demais pra uma ação "premeditada"..
Como explicar a estranha "coincidência" de que a guerra estourou justamente após a entrada da Georgia na OTAN ter sido negada pela UE (em particular pela Alemanha) porque o país não exercia soberania de todo seu território?
Que os russos vem fomentando os rebeldes há tempo ninguém nega, mas fingir não enxergar a falta de escrúpulos do presidente da Georgia é demais. Ele rompeu uma trégua frágil de anos com o único objetivo de sacramentar sua aliança com os EUA. Durante todo esse tempo a Ossétia não foi problema pra ele, mas quando a OTAN lhe fechou as portas a coisa mudou. E o irresponsável ainda achou que os EUA lhe dariam proteção numa ação dessas!
O presidente da Georgia quis mostrar esperteza, mas se esqueceu de que sua vizinha não brinca em serviço quando o assunto é segurança nacional. A Russia já deixou claro mais de uma vez que não aceita a instalação do "escudo de mísseis" ali. Os EUA fingem que não estão nem aí. Como chefe de Estado, Saakashvili deveria cuidar da segurança de seu povo em primeiro lugar, mas prefere jogar com a vida de georgianos e ossetas tomando partido nessa disputa.

Em Conflitos na Geórgia
35 opiniões
avalie fechar
Em 18/08/2008 08h45
kkkk esse presidente da Georgia é uma figura mesmo! Começa uma guerra imbecil só pra se fazer aceito na Otan, imaginando que os mil soldados que mantém no Iraque são uma grande moeda de troca pros ianques. Depois de perder a província de vez - e a credibilidade também, quando a Angela Merkel e a UE afirmaram que ele era o culpado pela lambança - resolveu apelar. Primeiro acusou os russos de holocausto e limpeza étnica, agora os está acusando de catástrofe ecológica!! kkkkkkkkkk
Depois o pessoal ainda reclama do Lula, que só fala abobrinha. Perto desse falastrão irresponsável do Saakashvili até o Chavez parece um cara sensato! E ainda tem gente que fala que ignora as trapalhadas desse cara e bate na tecla do "direito dos georgianos", como se direito internacional fosse prerrogativa pra um chefe de Estado agir com tamanha irresponsabilidade. Qualquer semelhança com os esquerdistas serelepes que defendiam a atitude de Morales e o "direito dos bolivianos" no caso das refinarias da Petrobras decididamente não é mera coincidência.. Ah, mas naquele caso o Morales não tinha razão né? Sei..
Um jornal russo anunciou que o país construiria uma base aérea em Cuba para seus bombardeiros reabastecerem. Isso bastou pros EUA dizerem que, se o fizerem, "a linha vermelha foi ultrapassada". Pois a Georgia fez o mesmo. Mas ao que parece, pra alguns aqui a ideologia do governo em questão é fator de exclusão. Se ele for pró-EUA, pode fazer lambança a vontade que ainda terá razão. Lamentável.

Em Conflitos na Geórgia
24 opiniões
avalie fechar
Em 17/08/2008 12h56
Caro J Souza, sem desmerecer seus argumentos, mas enquanto vc continuar a tratar a situação da Ossetia como um conflito étnico localizado e não como o que é de fato, uma tentativa da Russia reagir ao cerco imposto pela OTAN enviando um rude recado a seus vizinhos, sua análise continuará "caduca".
Não foi a Russia que deixou a Georgia uma sinuca de bico, foi a Georgia que deixou a Russia sem escolhas. Se os russos se limitassem a protestar, estariam enviando uma mensagem clara a seus vizinhos de que não dispõem de meios para evitar o cerco do Ocidente e o escudo de mísseis.
É ocioso debater direito internacional e história das civilizações diante de um quadro de estratégia militar com armas de destruição em massa. A Russia não enxerga hoje seus vizinhos como povos distintos, mas como futuros aliados da OTAN que podem reduzir em muito sua capacidade de dissuasão nuclear frente ao ocidente. O discurso "lembre-se de Kosovo" é balela dos russos para esconder seus reais propósitos.
O presidente georgiano tem razão quando quer reclamar a soberania de seu território, mas ele só está fazendo isso para assegurar seu ingresso na OTAN, o que ameaça diretamente a segurança da Russia. Se Cuba ousasse tentar fazer o mesmo que a Georgia afirma que fará, os EUA já teriam pulverizado a ilha, pouco importando a "autodeterminação" de Fidel. A Georgia não é santa. Fez uma jogada política na Ossetia e se deu mal, pois quem joga pra valer são Russia e EUA, e o tabuleiro é muito maior.

Em Conflitos na Geórgia
24 opiniões
avalie fechar
Em 15/08/2008 19h10
Caro J Souza
Vc trouxe um punhado de fatos históricos, e se esqueceu "apenas" do principal. De nada adianta relembrar os crimes da Sérvia e a história independente da Georgia sem considerar a situação geopolítica atual. Fatos:
1) A Georgia tentou retomar o controle da região achando que a Russia nada faria contra um aliado dos EUA. Errou feio O presidente georgiano tem muito gogó e pouco tutano. Quem diz isso é a própria imprensa conservadora americana, que embora condene a atitude russa acha um absurdo que os EUA se aliem a um país liderado por uma figura dessas. Pra ser chefe de Estado é preciso no mínimo ter responsabilidade.
2) Os EUA não moverão uma palha pra ajudar a Georgia na Ossetia. Os russos entraram lá e não vão sair mais.
3) A Russia está se lixando pra situação de seus "conterrâneos" na Ossetia. O que ela quer é se proteger do famigerado "escudo de mísseis", uma das idéias mais imbecis e perigosas da história e que ressucitou de fato a Guerra Fria. Então pros russos é ocioso discutir quem tem razão: trata-se de segurança nacional, não direito internacional.
Até o mais simplório dos ianques sabe que a Russia está sendo cercada pela OTAN. Acontece que a Russia de Putin não é a URSS de Gorbatchev. Ela não vai aceitar passivamente a derrota e "implodir" sozinha. Ela vai reagir. Infelizmente, quem vai pagar o pato são os povos vizinhos, liderados por falastrões que negociam suas vidas em troca de um passe para a OTAN e alguns bilhões de dólares de ajuda externa.

Em Conflitos na Geórgia
24 opiniões
avalie fechar
Em 15/08/2008 14h54
Em matéria de geopolítica e relações internacionais, pouco importa quem está certo ou errado. Quem tem poder se impõe, quem não tem se cala e busca aliança com outra potência para se proteger. O presidente falastrão da Georgia sabia muito bem com quem estava lidando quando resolveu impor sua autoridade pra cima dos rebeldes da Ossetia. Ele imaginou que os russos aceitariam calados em razão da Georgia ter se aliado com os EUA e até enviado tropas ao Iraque. Mas ele errou feio, e agora os EUA nada podem fazer por ele. Até a imprensa conservadora nos EUA o chama de imbecil.
"EUA exigem saída de tropas russas". A manchete é tão absurda que parece até ter cunho satírico. Desde quando o ianques estão em posição de exigir alguma coisa ali? No máximo, poderiam mandar tropas à Georgia para dissuadir os russos de tomarem o resto do país. Mas imaginar que vão expulsar os russos da Ossetia é simplesmente ridículo.
Só resta lamentar que seja a população georgiana e os russos da Ossetia aqueles que vão pagar com sangue pela imbecilidade de seus líderes e pela falta de caráter do Ocidente. Até o mais simplório dos eleitores de Bush sabe que o tal "Escudo de Mísseis" não tem nada que ver com Estados terroristas, que a Russia está sendo cercada por todos os lados pela OTAN e isso põe em xeque o equilíbrio de forças mundial. Acontece que, ao contrário da ex-URSS, a Russia atual não vai aceitar isso passivamente e implodir sozinha. Ela vai reagir. Seus vizinhos que se cuidem.

Em Conflitos na Geórgia
66 opiniões
avalie fechar
Em 04/07/2008 15h05
Qualquer um que defenda os métodos da guerrilha e não se solidarize com o sofrimento de Ingrid Betancourt e dos demais 800 reféns em poder das Farc não tem um pingo de humanidade.
Qualquer um que pense que em função dessa vitória Alvaro Uribe deveria ser perdoado por todos os escândalos que cometeu, roubando dinheiro do povo e beneficiando narcotraficantes e paramilitares, não tem um pingo de vergonha cara.
Agora, qualquer um que acredite que são as decadentes Farc e não as onipresentes drogas o maior inimigo de nossa sociedade hoje e amanhã, não tem um pingo de capacidade mental.

Em Reféns das Farc
24 opiniões
avalie fechar
Em 03/07/2008 15h30
A libertação de Ingrid Betancourt é uma vitória da democracia, que sirva para por fim de uma vez por todas a essa guerra de mais de 40 anos e que estimule governo e Farc a negociar a libertação de todos demais reféns.
O que é lamentável é a exploração política do feito por Uribe, um presidente com ambições de se perpetuar no poder quase tão grandes quanto as Chavez, com o agravante de ser assumidamente corrupto e bancado por traficantes e paramilitares (seu padrinho, o procurado n.1 pelo FBI, foi preso em 2007). Não é a toa que mesmo com as vitórias sobre as Farc a quantidade de droga produzida no país aumentou em quase 30% no ano passado. Uribe não tem compromisso algum com o combate às drogas e até os EUA sabem disso e por isso têm tomado a dianteira das ações policiais no país.
Só não consigo entender os comentários de alguns leitores aqui, que além de endeusarem Uribe, falam num tal Forró de São Paulo e outras bobagens sobre ameaça comunista ao continente. Esse pessoal tá falando sério? Pelo visto não foi só as Farc que esqueceram de avisar que a Guerra Fria, ainda tem gente achando que tem comunista embaixo da cama.. Vão procurar se informar antes de falar bobagem por aqui, pessoal. Se vcs conhecessem um décimo da biografia de Uribe pensariam duas vezes antes de puxar o saco dessa figura, um pau mandado de traficantes e ladrões envolvido em mais escândalos que FHc e Lula juntos e que vendeu a soberania de seu país por um punhado de dólares pra se reeleger.

Em Reféns das Farc
24 opiniões
avalie fechar
Em 02/06/2008 10h34
Caro José: manchetes não me incomodam, só desprezo a opinião de jornalistas preguiçosos que se limitam a transformá-las em folhetim. Se eles fizessem como vc aqui, propondo soluções, já seria um avanço tremendo.
Problema: Dólar na cueca
Solução: Transferência bancária
R:?? O problema aqui é caixa 2 pra esconder grana de sonegação e ilícito. Mas se vc defende sonegadores não vejo pra que preconceito com quem anda com grana na cueca por aí.
Problema: Uso indevido e abusivo do cartão corporativo
Solução: Não utilizá-lo indevida e abusivamente
R:Não é a toa que a CPI só descobriu os abusos graças aos controles instituídos pelo próprio governo.
Problema: Destruição da Amazônia
Solução Não exonerar quem tem consciência para alegrar Dilma Rosseti
R:A Marina salvaria a Amazônia??
Problema: PAC eleitoreiro
Solução: Não dar bolsa família para mães-massaferas
R:O que tem a ver o c. com as calças?
Problema: CPMF/CSS e o Caos na saúde
Solução: Utilizar adequadamente a arrecadação recorde de impostos
R:Caos só se vê em PS e hospital municipal, o que não se resolve só com uma canetada do Lula. E criticar a carga tributária num país que gasta 7% do PIB com juros pra alegria da classe média é ofensivo - para os pobres, que pagam 50% de impostos e de quem vc ainda quer tirar o Bolsa Família.
Problema: Mensalão para conquistar maioria no Congresso
Solução: CADEIA para corruptores e corrompidos.
R:Não resolve, eles voltam a usar caixa 2 como sempre fizeram, afinal sonegar não é crime né?

Em Dossiê anti-FHC
66 opiniões
avalie fechar
Em 01/06/2008 19h59
Respeito seu ponto de vista José, mas discordo completamente dele. O papel da imprensa é não apenas informar, mas também contribuir para a sociedade com soluções. A mídia forma opinião - e se não souber fazer isso direito, acaba deformando, ao invés de informar. E quem não contribui não tem argumento pra criticar - aliás, a crítica por definição extrapola a mera informação, pois embute juízo de valor, então ela também é uma contribuição. Mas crítica vazia não acrescenta nada, é coisa de criança resmungona.
Aliás, causa-me espanto sua afirmativa, pois vc sabe tanto quanto eu que os jornais brasileiros criticam, por vezes asperamente, quaisquer ações do governo, e isso é muito mais do que meramente informar o leitor sobre o fato, deixando-lhe a liberdade de fazer seu próprio juízo de valor. Ora, se eles PODEM criticar, então DEVEM sugerir soluções também. A LIBERDADE não é uma via de mão única, ela sempre caminha lado a lado à RESPONSABILIDADE. Isso vale para nós como indivíduos, para o governo como nosso representante e também para a imprensa. Só conheço um jornal que só "informava" o que o governo fazia: aquele do livro 1984. Certamente não é o tipo de imprensa que quero para o meu país.
Para nossa sorte, existem ainda alguns poucos veículos de mídia que se prestam à árdua tarefa de debater o que é melhor para o país, ao invés de se limitar ao sensacionalismo cliché e às obviedades acacianas que diariamente encontramos nos periódicos por mim citados anteriormente.

Em Dossiê anti-FHC
48 opiniões
avalie fechar
Em 01/06/2008 12h53
Caro José
Onde vc vê idealismo, eu vejo pragmatismo. É questão de ponto de vista. Vc fala que os jornais não tem responsabilidade pelas falcatruas, e está corretíssimo - mas eles tem sim responsabilidade por propôr alternativas de gestão ao Estado que impeçam novas falcatruas no futuro. Por que se vc acha que eles certos em apenas cobrar dos políticos, como se tudo o mais no país fosse perfeito - nossas leis eficientes, nossos funcionários públicos comprometidos com o país, nossa sociedade honesta - então me desculpe, mas quem está sendo idealista e esperando "messias" é vc e a imprensa. Talvez um dia apareça um político honesto e capaz, com um grupo de subordinados igualmente comprometidos e uma legenda vestal, como vc espera. Eu cansei de esperar, e vc interpreta esse cansaço como justificativa pra defender o que aí está. Paciência. Eu só faço a minha parte sem esperar a contraparte deles. Começo tentando não roubar o Estado nem meus concidadãos. Um dia quem sabe o Messias apareça e vc me prove que eu estive errado o tempo todo, mas por enquanto sigo assim.
Caro Antonio
Concordo plenamente contigo, creio que PT e PSDB merecem um tempo "no banco" pra pensar um pouco menos nos seus umbigos e um pouco mais no país. Especialmente os políticos paulistas dessas legendas, sem nenhuma ofensa a SP ou seus cidadãos, mas após 16 anos está mais que na hora de vermos políticos de outras regiões e partidos ascenderem também. Mas ao que parece, boas opções não vão faltar em 2010.
Sds

Em Dossiê anti-FHC
24 opiniões
avalie fechar
Em 31/05/2008 13h04
Justamente caro Antonio, e vc acha que a tal CPI da Alstom vai servir pra melhorar alguma coisa na forma como são feitas licitações neste país? O PT de SP só quer usá-la pra atingir os tucanos, assim como estes usaram a dos cartões para atingir Lula. No final desse vale-tudo, os únicos que perdem somos nós, porque bancamos um bando de maganos e incapazes para legislar em prol do país, e eles usam o pouco tempo que trabalham para aparecer na mídia com seus discursos inócuos em CPIs.
O Brasil virou esse monstro que estamos vendo: enquanto ninguém mexe na parte econômica (e muito menos na arrecadação, pra desespero da classe média e dos pobres), o Judiciário é dos juízes e ninguém mexe, o Legislativo não trabalha e o Executivo legisla por meio de MPs, o embate se restringe a ganhar espaço na mídia para vencer as próximas eleições e assumir os altos postos da administração. Lula e oposição se comunicam em "linha direta" com o povo, no show de horrores das CPIs e dos passeios pelo país do PAC e do Bolsa Família, puro teatro, pois são incapazes de estabelecer o mínimo diálogo em prol da nação nos temas que realmente importam, tais como a reforma tributária e a mudança da legislação eleitoral punindo infidelidade partidária, caixa 2, e outras barbaridades. Eles mandam no show. E a gente escolhe um deles pra torcer na TV e aplaude, achando que o país está ganhando quando o outro está perdendo. Mas eles nunca estiveram tão distantes de nós como hoje, e nós não percebemos.
Abraços

Em Dossiê anti-FHC
35 opiniões
avalie fechar
Em 31/05/2008 12h51
Caro José: a imprensa não é radical coisíssima alguma. Ela gosta é de fazer show, novela mexicana, porque assim ganha audiência. O povo aprendeu que roubar é um direito e quase um dever de quem está no poder, e o voto obrigatório é uma piada de mau-gosto num país em que nem 1% da população é filiada a algum partido ou pleo menos tem participação política coerente. Não é a toa que os políticos aprenderam isso e agem com cada vez mais desfaçatez. Vc acha que noticiar algo da forma como eles fazem é "radical"? Radical é ir à raiz do problema. Todos noticiaram a morte do sen. Jefferson Peres, mas ninguém noticiou seu maior fracasso no Congresso, na época do mensalão: ele propôs que todos congressistas abrissem mão de seu sigilo fiscal, pesquise quantos assinaram à exceção de meia dúzia de petistas e do pessoal do PSOL. Outro projeto previa considerar caixa 2 crime igual a peculato, não passou por motivos óbvios (a oposição alegava que, ao contrário do PT, fez só caixa 2, "crime eleitoral"). Sabe qual a diferença? As empresas doam por caixa 2 pra não pagar impostos, mas no Brasil, como podemos ver pela reação de muitos aqui, cidadão e oposição acham certo roubar o Estado, quem não pode é o político e o burocrata. Ah tá..
Te faço um desafio: leia os editoriais e editorialistas políticos da Veja, Folha, Estadão, etc, e transcreva aqui alguma contribuição original deles para melhorar o país. Sendo tão "radicais" em suas críticas, imagino que eles tenham alguma boa idéia né?
abraço

Em Dossiê anti-FHC
35 opiniões
avalie fechar
Em 29/05/2008 23h26
Não é questão de estar certo José, mas sim de saber o que é errado. Só penso que temos de fazer nossa parte antes de cobrar os outros. Me sinto envergonhado de engrossar o coro de protestos contra o governo sabendo que meus companheiros estão fazendo igualzinho os políticos que criticam. Se ficarmos esperando por políticos honestos e capazes, e funcionários públicos probos e comprometidos com a função que ocupam, estamos perdidos. Está na hora do povo tomar vergonha na cara. No momento em que tivermos coragem de dizer a nosso vizinho ou colega de trabalho que sonega impostos que o que ele faz é safadeza, no momento em que ensinarmos nossos filhos que leis devem ser respeitadas e o país deve ser amado independente do partido que estiver no poder, no momento em que tivermos coragem de elogiar as atitudes corretas de um político com quem não simpatizamos, assim como de criticar as lambanças daqueles de nossa predileção, daí sim começaremos a mudar esse país, e acredite, não vai mais sobrar espaço pra maganos e incapazes na política. Eles só estão lá hoje porque a sociedade é podre e não quer mudar, e necessita de gente que assuma o papel de herói-bandido pra poder assumir a culpa que é só nossa. Nossos políticos, burocratas e magistrados têm a nossa cara, agem igual agimos no nosso dia a dia. A gente finge que eles são culpados, e eles fingem que se importam. E la nave va..

Em Dossiê anti-FHC
48 opiniões
avalie fechar
Em 29/05/2008 14h15
Esse governo Lula não pensa no que faz e gosta mesmo de dar tiro no pé, pra que foram deixar o real valorizar tanto e alterar a regulação das teles pra incrementar os investimentos, agora deu nisso aí, qualquer nulidade neste país tem acesso a Internet banda-larga e pode falar bobagem 24 hs sem cessar.
Ei Modena teu dirscurso tá igualzinho o do PSOL, a culpa é do governo e dos políticos e dos banqueiros, kkkkk, eitcha povo que gosta de reclamar de barriga cheia, com dinheiro no banco, recebendo os juros mais altos do mundo! Por que não se mudam pra Argentina pra ver o que é bom, pra ver como o governo trata a classe média por lá? Queria ver se Lula fosse esquerdista mesmo e desse o calote na dívida interna! Se esse bando de sonegadores assanhados já reclamam tanto por 0,1%, imagina o que fariam então?

Em Fraude em licitações
35 opiniões
avalie fechar
Em 29/05/2008 14h03
Alguém aqui leu a notícia do Ipea publicada em 16/05 na Folha? O órgão só mostrou o que todo mundo já sabia, mas o andar de cima ainda tem a desfaçatez de negar. O Brasil de fato possui uma carga tributária elevada, mas devolve quase tudo o que arrecada aos mais ricos e à classe média. Depois das deduções generosas com saúde e educação, subsídios de estatais, juros sobre aplicações financeiras e a sonegação de sempre, os ricos pagam 12% de imposto. A classe média paga algo próximo de 30% e ainda faz essa chiadeira toda por causa de 0,1% sobre o que movimenta no banco. E o povão paga 44% sem sonegar e sem reclamar.
O Brasil é um dos poucos países do mundo em que o sonegador tem cara de pau de reclamar do político corrupto, pura moral de donzela furada, enquanto os dois roubam do povo e acham isso certo. Se aumentam o ICMS ninguém fala nada, pois classe média alta não come arroz com feijão, o negócio é produto importado. Agora, se falar em CPMF, vira esse escarcéu, afinal vai mexer no bolso de quem tem dinheiro no banco. Criticam o Bolsa Família, aquele programa "eleitoreiro" que foi considerado o maior passo a frente dos últimos tempos no país por um economista Prêmio Nobel na Folha (daqui a pouco vão dizer que o cara é petista também..). A reforma tributária não anda porque não interessa a essa gente. Não é sem razão que classe média e "elite" viraram termos pejorativos no Brasil. Só reclamam. Querem mudar o país de fato? Comecem mostrando um pouco de honestidade em casa.

Em Dossiê anti-FHC
35 opiniões
avalie fechar
Em 29/05/2008 13h51
Caro José
Sonegação é roubo, o resto é xurumela. O "cidadão de bem" que sonega "porque o imposto é alto" é tão safado quanto o ladrão que rouba "porque é pobre", ou quanto o político que recebe propina e caixa 2 "porque todo mundo faz". A tragédia do brasileiro é justamente esta: pra ele o problema são sempre os outros. Querem reclamar dos políticos num país onde 50% das pessoas tenta roubar o Estado desviando e sonegando e outros 50% tenta sobreviver às custas do Estado, pois nem tem renda pra sonegar.
É fácil apontar culpados no governo, o difícil é tomar uma atitude decente. Se um europeu ou norte-americano sonega imposto, ele vai pra cadeia junto com ladrão e traficante. E lá eles também reclamam e com razão da gastança do Estado - a diferença é que fazem isso dentro da lei, sem roubar o Estado.
A grita por causa da CPMF é mais um exemplo da cara de pau de nossas classes abastadas. Se um governo estadual eleva ICMS, ninguém reclama, pois quem paga é o povão que come arroz e feijão. Agora, se mexe no bolso de quem tem dinheiro no banco, a oposição se imola diante da TV. Vergonhoso. Enquanto isso, o governo deixa de investir pra pagar os juros mais altos do mundo sobre sua dívida INTERNA, fazendo a alegria de abastados aplicadores e banqueiros. Queria ver se Lula fizesse como na Argentina: renegociasse na marra a dívida, quebrando as pernas de quem tinha aplicação no banco. Daí sim ia sobrar dinheiro pra reduzir impostos. Ê povo que gosta de reclamar de barriga cheia!

Em Dossiê anti-FHC
35 opiniões
avalie fechar
Em 29/05/2008 01h38
Caro Antonio, agora entendi sua colocação. Também acho que o dossiê desviou completamente o foco, e acabou servindo por tabela pra livrar quem usou indevidamente o cartão. Mas acho o mais lamentável de tudo a CPI não produzir uma única contribuição decente para o aprimoramento do uso do dinheiro público.
Caro José, a demissão é um desfecho natural do processo, mas acho que não há razão para atropelamento aqui - aliás eu ia achar bem suspeito se o cara fosse demitido no ato. Mais importante por enquanto é afasta-lo e investiga-lo. Senão o cara acaba voltando depois e ainda leva de brinde uma baita indenização por danos morais. Vamos deixar a Sindicância e a PF produzirem seus relatórios e fazer tudo as claras. E como bem lembrastes, ele foi sim indicado por Zé Dirceu, mas era amigo de 20 anos do assessor de Dias. A PF deveria trabalhar ambas linhas de investigação. Se o próprio governo esperava que o vazador fosse um espião tucano - e se surpreendeu quando viu que era um petista - isso é mais uma evidência de que se alguém mandou vazar, certamente não foi o Planalto.
Não tenho preconceito contra classe média, da qual faço parte. Ela constitui o núcleo de qualquer sociedade civilizada. O que não gosto é de sonegador. Aliás, ninguém gosta nos países sérios. Sonegador é bandido, rouba o Estado, rouba o dinheiro do povo. E a sonegação no Brasil bate 50% do total tributável. Pelas contas do Ipea vemos que tem mesmo muito bandido no Brasil, mas não é quem recebe Bolsa Família não.

Em Dossiê anti-FHC
35 opiniões
avalie fechar
Em 28/05/2008 20h34
Mas caro Antonio, que ministro foi envolvido? Participação clara, até agora, só se sabe do senador tucano no vazamento. Todo o resto é especulação. E antes que se comece novamente a empulhação "dossiê" x "banco de dados", vamos aos fatos: a Casa Civil preparou uma lista seletiva de gastos do governo FHc. A Dilma afirma que era pra municiar os governistas na CPI, a oposição afirma que era pra constragê-la a não investigar. Ou seja, o debate não se refere à coisa em si, mas à sua finalidade. Ora, pra determinar a finalidade é preciso interrogar quem vazou - só eles sabem. O Aparecido diz que foi sem querer, o André diz que ouviu ele que a Erenice mandou e o Alvaro Dias diz que Aparecido contrariou a orientação de quem elaborou o dossiê quando vazou. São 3 versões distintas, de gente que merece pouca ou nenhuma credibilidade. É imposível basear as conclusões de uma CPI nesses depoimentos. Infelizmente, todos aqui sabemos que a CPI não vai investigar Alvaro Dias, o único dos 3 que poderia apresentar algo novo. Fazer acareação entre um funcionário que nem sabe o que anexa aos emails e um assessor que renega o amigo de 20 anos a quem até pediu emprego e ainda se recusa a mostrar provas em sessão aberta é perda de tempo. Não há mais o que fazer. Se é pra gastar mais dinheiro com CPI pra picaretas aparecerem na mídia, eu prefiro que acabem logo esse circo e deixem a PF investigar daqui por diante. E que esses parlamentares voltem ao Congresso e trabalhem um pouco, só pra variar.

Em Dossiê anti-FHC
35 opiniões
avalie fechar
Em 28/05/2008 19h12
Meu caro José Claudio, creio que estás mal informado. Aparecido já foi exonerado faz tempo - pra ser mais exato, no dia 14 de Maio, pouco antes de prestar depoimento à PF. Ele próprio pediu o afastamento.
Agora, como que não precisa de PF se sem ela a gente nem saberia quem é o sujeito? Acaso vc ouviu o nome dele por aí antes da Polícia entrar no caso? Exonerar é fácil, o difícil é investigar e punir.
Nosso Poder Judiciário é um fiasco, dá todo tipo de brecha aos espertos advogados dos maganos endinheirados. Há 500 anos é sabido no Brasil que quem rouba dinheiro do povo (político corrupto e sonegador de imposto) não vai pra cadeia, e até mesmo os juízes de nossa Suprema Corte, que adoram posar na mídia de paladinos da democracia, só fazem perpetuar essa vergonha histórica. Por isso é salutar que a PF investigue tudo bem a fundo antes de sair prendendo por aí, mesmo se tratando de um reles funcionário civil.
PS - Por falar em imposto, estima-se que a sonegação no Brasil beira 50%. Como pobre não sonega, pois não declara e é obrigado a pagar no consumo, conclui-se o óbvio: quem mais reclama da corrupção (classe média e alta) paga menos imposto (vide estudo do Ipea publicado em 16/05), rouba do povo (sonega) e, pior, ainda acha isso certo. Criticam o governo com a altivez moral de donzelas furadas. E ainda reclamam do Bolsa Família. Aquele programa eleitoreiro, considerado o maior passo a frente do país por um economista Prêmio Nobel na Folha (27/05). A propósito, alguém leu?

Em Dossiê anti-FHC
35 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

FolhaShop

Digite produto
ou marca