Comentários


Comentários de Eduardo dos Santos Tada CAMPINAS / SP
Em 04/03/2008 19h44
"É moralmente lícito produzir e/ou utilizar embriões humanos vivos para a preparação de ES" [células-tronco, Embryo Stem cells]"?
"A resposta é negativa", pelas seguintes razões:
1. Partindo duma completa análise biológica, o embrião humano vivo é, a partir da fusão dos gametas, um sujeito humano com uma identidade bem definida, que começa, a partir daquele instante, o seu próprio desenvolvimento coordenado, contínuo e gradual, de tal forma que, em nenhuma etapa posterior, se pode considerar como um simples aglomerado de células.
2. Conseqüentemente, como "indivíduo humano", tem direito à sua própria vida; e, por isso, toda a intervenção que não seja em benefício do próprio embrião, constitui um ato que viola este direito. A teologia moral sempre ensinou que, no caso do "jus certum tertii", o sistema do probabilismo não é aplicável.
3. Assim, a ablação da massa celular interna (ICM) do blastócito [técnica utilizada para obtenção de células-tronco embrionadas], que lesiona grave e irremediavelmente o embrião humano, interrompendo a sua evolução, é um ato gravemente imoral e, portanto, gravemente ilícito.(Texto incompleto do parecer da Pontifícia Academia para a Vida; texto mais detalhado: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=politica&artigo=carta_aos_senadores&lang=bra)

Em Células-tronco
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca