Comentários


Comentários de Enio de Souza
Em 13/11/2009 14h38
Duas coisas chamam a atenção no caso deste blackout: o despreparo (ou má intenção) da imprensa ao cobrir o caso e a falta de tato e sensibilidade do governo para dar as desvidas explicações.
No caso da imprensa seria importante consultar especialistas que tivessem a exata noção de como a coisa funciona na prática e não esses teóricos que não sabem e nem sequer fazem idéia de como opera o Sistema Elétrico Nacional. Ao Governo Federal caberia a missão de vir a público explicar que o que aconteceu, embora grave, foi uma situação isolada com poucas chances de se repetir novamente e que é devida à uma falha de funcionamento (provavelmente) da seletividade da proteção de uma das linhas de transmissão que saem da Usina de Itaipú. Pela configuração do sistema, existem equipamentos que registram qualquer tipo de perturbação e o levantamento das causas pode ser feito apenas com a leitura dos registro destes equipamentos.
Temos sim, um dos mais modernos e confiáveis sistema do mundo. ]Quando a Sra dilma Roussef disse que não teríamos mais apagões, ele se referia (e toda imprensa sabe disso) à apagão no sentido de racionamento de energia, o que é para desespero de quem pretende usar o caso politicamente, a mais pura verdade. Do ponto de vista técnico, o blackout da última terça-feira foi um problema pontual e localizado, que nada tem a ver com falta de investimento ou coisa assim. Talvez seja melhor que isso seja tratado por imprensa, governo e oposição apenas como assunto técnico.

Em Blecaute no país
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca