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Comentários de Ernesto Phelps
Em 30/06/2009 10h19
Quanto ao Dreamliner, espero que a Boeing equacione perfeitamente o problema dos raios. Porque o revestimento de composto (composite) não transformará o aparelho em "gaiola de Faraday", essencial para eviatr os piores efeitos de uma faísca. Também nestes caso vamos ter de confiar na tecnologia.

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Em 30/06/2009 10h15
Aproveitar-se desta queda para fazer a ligação com a do A330 é, no mínimo, prematuro. Senão preconceito claro.
O avião sob suspeita é o A330.
Por causa de um defeito (perda de informação correta de velocidade e de altitude) que também aconteceram com Boeings. Mas o A330 já tinha descoberto a causa e espanta não terem trocado compulsoriamente todos os sensores.
Neste caso o que se sabe apenas é que havia chuva e ventos com rajadas fortes. E que o avião se aproximava com vento de cauda, possivelmente para curvar e voltar em direção contrária ao aeroporto (porque se fosse tentar pousar com o vento de 30 nós de cauda...)
Quanto ao aparelho, estava proibido de viajar para alguns países da Europa. E a empresa estatal só iria escapar da lista negra se apresentasse determinados planos de manutenção não só em relaçao a este aparelho que caiu como a toda sua pequena frota.
Deste, a caixa preta será achada rapidamente, provavelmente também a fuselagem e logo saberemos o que aconteceu.

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Em 29/06/2009 15h31
Achar a caixa preta provavelmente vai ser ruim para a AirFrance e para a AirBus.
Vários sites especializados, analisando as mensagens (ACARS) enviadas pelo avião e conversando com pilotos que sofreram o mesmo problema, concluem que os tubos de pitot Thales foram os primeiros responsáveis pelo acidente. E como tudo já estava fartamente documentado por incidentes anteriores admiram que a troca deveria ter sido compulsória.
Como agora teve este acidente a preocupação é que seja montado um circo para por na tempestade a culpa principal.
Alguns jornais franceses (LE Figaro, por exemplo) que ousam levantar hipóteses são ameaçados de processo.
Os sites citam jornais brasileiros como mais imunes a esta retaliação.
Elogiam a entrada do NTSB americano em outros incidentes, para garantir a seriedade.
Vão até o ponto de identificar os chefes dos organismos fiscalizadores como colegas de turma (Politécnica, 1965) de chefes dos fabricantes e dos operadores.
O interessante é que publicarão às 12hs, do dia 02/07 um relatório das possíveis causas para permitir que jornalistas sérios possam questionar adequadamente a explicação que a BEA dará às 15hs em relatório preliminar.
Bem bolado. Dado o montante bilionário das indenizações, todos querem tirar o corpo fora.

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Em 29/06/2009 12h08
Creio que já está mais do que na hora, com tanta sofisticação de satélites e transmissores, de os aviões além da caixa preta, transmitirem ONLINE os mesmos dados. Da mesma forma que o A330 transmitiu um conjunto de dados técnicos e a AirFrance ou a AirBus recebeu. Pelo menos teríamos a maioria absoluta dos dados necessários para analisar o acidente.
Como está, todos perdem, principalmente a AirBus que não pode saber qual a causa, inclusive se de fadiga do material ou outra causa que nem teria nada a ver com o próprio aparelho! Tanta tecnologia de um lado e do outro...

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Em 26/06/2009 16h14
Será que agora com tanta tecnologia, ninguém disse a estes senadores que existe VoIP?
Se eu fosse eleito pela população e estivesse gastando o dinheiro dela, veria como economizar ao máximo, como se fosse dinheiro meu.
Faria as ligações que fossem necessárias e mesmo assim o custo seria baixo!
Esta turma tem que sair TODA do Senado nas próximas eleições...

Em Senado
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Em 25/06/2009 17h57
Uma campanha pesada do Governo para educar a turma mal educada que espirra para a frente ou para cima reduziria em muito a transmissão desta doença.'
Cada espirro é um spray que espalha para longe milhões de partículas...
O Presidente Obama teve a coragem de pedir na TV no início da Suína que todos lavassem sempre as mãos e protegessem a boca ao tossir!
É muito pedir que nesta fase crítica a pessoa leve um lenço de papel no bolso (ou mesmo um pedaço de papel H!) e tussa nele, espirre nele!?
Vejo esta falta de educação desde os coletivos que vão à periferia aos aviões da Ponte Aérea!
Quer tossir ou espirrar, cubra a boca e o faça para o chão!
Aproveitando, informo, pelo que li, que a máscara cirúrgica reduz muito a chance de você passar a gripe para os outros, MAS NÃO O PROTEGE DA GRIPE.
Para isso tem de ser uma máscara de especificação N95, com capacidade de filtrar virus. É mais cara e mais espessa que a cirúrgica!

Em Gripe suína
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Em 25/06/2009 15h59
Para quem me puder ajudar: o corpo do piloto estava inteiro? Se sim, como é que se soltou do cinto de segurança mais forte que tem os pilotos?
Estaria em pé, andando pelo avião? Meio estranho, dada a proximidade de turbulência forte.
Se o avião caiu no mar, o piloto se soltou depois?
Qual a lógica deste fato?

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Em 22/06/2009 08h32
Não é nada com o Airbus...
Um Boeing 767 em 20/05 sofreu o mesmo. Não pode é cair por isso!
Estas subidas e descidas súbitas é que são um problema nos voos e é por isso que a recomendação é de as pessoas ficarem com os cintos atados sempre. Acontece que a gente tem de usar os banheiros...
O risco maior ( e é bom os passageiros ficarem atentos) é com os carrinhos de serviço de bordo. São pesados e se subirem, ao cair podem faze-lo no braço da poltrona. Se seu braço estiver ali...
O que os fabricantes podem fazer é arredondar quinas, acolchoar tetos e prender os carrinhos.
Aproveitando o espaço, ontem foi reportado um incidente: um turboélice da Trip batera em aves na decolagem, danificando uma hélice.
Alguém leu sobre um incidente acontecido com avião da AZUL em Navegantes, com 100 pax., dia 16/06, quando na decolagem uma turbina fez barulho forte e pifou?
Não me lembro de ter lido. Nem de uma derrapagem da Gol há anos, também em NVT, quando um seu Boeing bateu c/ a turbina num muro!
Ontem foi reportado um incidente: um turboélice da Trip batera em aves na decolagem, danificando uma hélice.
Alguém leu sobre um incidente acontecido com avião da AZUL em Navegantes, dia 16/06, quando na decolagem uma turbina fez barulho forte e pifou?
Não me lembro de ter lido. Nem de uma derrapagem da Gol há anos, também em NVT, quando um seu Boeing bateu c/ a turbina num muro

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Em 22/06/2009 08h24
Eleição é coisa muito séria, para Presidente mais ainda...
Se isto acontecesse no Brtasil, como é que iriam fazer auditoria?
Urnas eletrônicas como as nossas podem fazer o que quiserem e depois... pluft, tudo desaparece!
Se até as empresas têm de guardar documentação por 5 anos para eventual checagem, por que não os votos?
Não é à toa que ao americanos estão custando a implantar as deles: mas conseguiram. Só que elas TÊM DE IMPRIMIR OS VOTOS. O eleitor confere e se estiver OK vale.
Depois da eleições, independentemente de denúncia de fraude, é feita uma verificação por amostragem.
E os votos são guardados por muito tempo...
Até naquelas eleições Gore x Bush, que deu "pau", a estratégia dos Republicanos foi evitar a RECONTAGEM. Mas os votos estão lá, guardados.
Aqui não. Temos de confiar na idoneidade dos juízes do TRE.
Podem ser honestíssimos, mas nestes casos não é questão de confiança, é questão de documentação e verificabilidade. Esclarecendo a questão do voto impresso das urnas eletrônicas americanas:
o eleitor vota, o voto aparece impresso numa janelinha dentro da urna. Se o eleitor confirma, ele é destacado e cai dentro da própria urna lacrada.
Isto é, cada voto eletrônico transmitido no fim da votação tem o seu correspondente em papel dentro da urna, para recontagem se necessário.

Em Eleição no Irã
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Em 17/06/2009 13h02
Falta uma informação importante: os corpos estão chegando "inteiros"?
Porque a maiorioa absoluta dos passageiros viaja com o cinto atado, só o abrindo para ir ao toalete.
Na hora do acinete o jantar já deveria ter sido servido e é hora em que se formam pequenas filas nos banheiros. Talvez 20 pessoas, no máximo...
Mas se os 50 corpos achados estão sem marcas de cintos, é muito mais estranho.
Quase 1/4 dos passageiros sem cinto?
O normal numa emergência é você sentar e afivelar o cinto e não o contrário.
Cada vez mais estranho...

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Em 17/06/2009 11h02
Sem as caixas pretas vai ser muito difícil saber exatamente o que houve.
Por exemplo, um A330 mais novo que o da AF em 23.07.07 teve uma das turbinas paradas em vôo.
A tripulação fez o que pôde. Não conseguiu ligar de novo a mesma.
E aqui onde quero chegar: o defeito foi eletrônico e bem no circuito que comandava o back-up. Apesar de ter pelo menos 2 circuitos para operar, quem falhou foi o circuito que diz qual dos dois vai operar.
Antes que falem mal do Airbus, o comando eletrônico foi fabricado por empresa americana que também fabrica para a Boeing.
Ou em 11.06.09 num A330-200 idêntico, quando o aquecedor da cabine pegou fogo durante vôo e quase queima o painel do lado direito.
Netes casos a consequencia não foi grave, houve tempo de comunicar os problemas.
Mas estamos na mão destes circuitos, além de estarmos na mão pelas condições climáticas e de habilidade dos pilotos... esta extremamente desestimuladas pelo estado quase automático da aeronave...

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Em 16/06/2009 15h31
Pode ser que o A330 seja um avião muito seguro. Mas enquanto não forem descobertas as causas deste acidente, ele deve ficar sob suspeição.
Não é a primeira cauda que se solta de um Airbus em pleno ar quando submetida a esforços.
Estatisticamente é discutível ter voado milhões de km sem problemas. Interessa saber quantos km voaram em graves turbulências.
Que a causa foi súbita ninguém pode mais negar.
Os tripulantes não estavam em seus assentos e nem muitos dos passageiros cujos corpos foram recolhidos do mar.
A última peça grande descoberta é desconcertante: é um spoiler. Que parece ter sido arrancado de trás para a frente!

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