Comentários


Comentários de Guilherme Lopes
Em 01/12/2008 00h38
É engraçado como esse povo de neo-esquerda velha hippie coloca num altar qualquer pessoa que pareça fazer algo pelos pobres, como se isso fosse uma carta branca para administrar um estado de qualquer jeito.
Que Chávez foi democráticamente eleito na primeira vez, em 1999, ninguem duvida (e seu antecessor foi Rafael Caldera, para que não me julguem analfabeto político), mas daí a pensar que isso lhe confere poder absoluto de fazer o que lhe der na telha é bem diferente. Esse pensamento é perigosamente próximo àquele de "rouba mas faz" que por tanto tempo ouviu-se no Brasil.
Também acho cômico (no mais cínico sentido da palavra) a idéia defendida por esse povo de neo-velha(e carcomida)esquerda de que: 1) todo mundo que não pensa EXATAMENTE como eles é um filhote da ditadura; 2) todo mundo que não pensa EXATAMENTE como eles é alienado; 3) a mídia (e na palavra 'mídia' inclui-se do jornalzinho da associação de bairro ao New York Times) faz parte de um grande complô internacional sistematicamente contra os governos que eles, da velha e carcomida esquerda, gostam. Será coisa de reptilianos, minha gente?
Mas acho bom: enquanto houver velha e carcomida esquerda brigando com velha e carcomida direita e 'revolucionários' à la Chávez, Morales e Correa vou poder puxar meu balde de pipoca e assistir para dar boas risadas. Afinal, é tudo circo mesmo!
(PS: so para lembrar: Chávez sofreu um golpe de estado em 2002, mas também armou um em 1992).

Em Hugo Chávez
sem opinião
avalie fechar
Em 11/03/2008 13h45
Anderson,
Talvez ai esteja a radical diferença entre nós e eles: nós somos tolerantes e temos mil 'jeitinhos', eles são rigorosos e corretos. Realmente acho um despropósito o que aconteceu recentemente com os deportados, mas estou entrando em outra discussão. Eles se "defenderm" de estrangeiros do chamado terceiro mundo, do mesmo modo que aqui no Brasil nos "defendemos" de estrangeiros e países que estão em pior situação que a nossa: ou alguem acha que a Polícia Federal recebe de braços abertos os imigrantes boliviamos e angolanos que chegam a São Paulo? Quanto a como tratar os europeus, não acho que trancar a unhas e dentes nossos aeroportos vá resolver grande coisa: possivelmente muitos deles, turistas, deixem de conhecer o Brasil para passar alguns dias em Cancun ou Cuba. Nosso pais deve agir com muita dipolomacia, e obviamente ser rigoroso com todos no controle de fronteiras. É assim que o mundo funciona hoje.

Em Espanha deporta brasileiros
4 opiniões
avalie fechar
Em 11/03/2008 12h58
Morei por 13 anos na Espanha (voltei em 2004) e discordo com a fonte em vários pontos. Primeiro, quanto à questão do nome: acredito quenão deveriam chamá-la de 'Dalba Díaz' para espanholiza-la. Acontece que os espanhóis têm o costume de traduzir os nomes. Deste jeito, a rainha Elizabeth da Inglaterra é chamada de Isabel e eu, Guilherme, era chamado de Guillermo. Além disso, em castelhano, não existe o som 'v' como em português, eles pronumciam igual ao nosso 'b'.
Por outro lado, eu (que não sou descendente de europeus, mas sim de árabes) me senti discriminado em pouquíssimas ocasiões neses 13 anos. E em todas elas não foi pelo fato de ser "brasileiro", mas sim por ser "estrangeiro", "mouro" ou "sulamericano". Grande parte dos espanhois que conheci, aliás, tinham realmente grande simpatia pelo Brasil: além do futebol e do carnaval (esta é a imagem que nós vendemos), muitos me perguntavam sobre o modo de vida, os costumes de nosso país. Infelizmente, isso sim, conheci muitos brasileiros que não se faziam respeitar: ou se consideravam estrelas pelo simples fato de ser brasileiros ou eram totalmente mal-educados e gostavam de agir com 'malandragem', algo que nenhum europeu suporta. Não são todos, mas há muitos assim por lá.
Devo recordar, aliás, que fui muito discriminado no Brasil ao meu retorno: muitos pensavam que, por eu ser 'gringo', era ou idiota ou rico, e não poucos quiseram se aproveitar. Acredito que este conflito entre os dois países deverá se resolver em pouco tempo.

Em Espanha deporta brasileiros
8 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca