Comentários

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

Comentários de Helio Figueirdo
Em 26/07/2008 10h48
Prezado sr. Francisco Silva, volto a afirmar que a Marta Suplicy não foi condenada em nenhuma instância. O sr. poderá confirmar isto por si próprio. Basta consultar o site www.tj.sp.gov.br e verificar o andamento da ação que corre no Forum da Barra Funda, pesquisando o processo do ano 2005, nro. 29363. A AMB alega que utilizou o critério de incluir na famigerada "lista suja" os processados pelo MP (serão os promotores cidadãos acima de qualquer suspeita?), ainda que não tenham sido condenados em qualquer instância. Deixou, porém, inexplicavelmente de incluir o Kassab e outros processados por iniciativa do MP, o que caracteriza a lista como parcial, seletiva e merecedora de confiabilidade zero. REPITO: A AMB, COM ESTA PUBLICAÇÃO, ESTÁ SERVINDO DE INSTRUMENTO DE LUTA POLÍTICA DA PIOR ESPÉCIE, COLOCANDO NA INFAME "LISTA SUJA" GENTE SEM CONDENAÇÃO EM QUALQUER INSTÂNCIA DO JUDICIÁRIO (CASO DA MARTA) E OMITINDO NOMES DE PROCESSADOS, UNICAMENTE POR RAZÕES ELEITOREIRAS. DISTORCIDA E SEM CREDIBILIDADE, ESTA ABERRAÇÃO CHAMADA DE "LISTA SUJA", NÃO SERVE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO AOS ELEITORES. PELO CONTRÁRIO, SÓ CONFUNDE E DESINFORMA, DESTINANDO-SE AO MESMO ATERRO SANITÁRIO ONDE FOI DEPOSITADO O ENTULHO AUTORITÁRIO E ANTIDEMOCRÁTICO DA DITADURA MILITAR.

Em Eleições 2008
66 opiniões
avalie fechar
Em 25/07/2008 17h30
Como já alertei em comentário anterior, a AMB não colocou o KASSAB na execrável "lista suja" que publicou, apesar de o mesmo estar respondendo a ação por improbidade administrativa movida pelo MP. Leiam trecho da matéria publicada no UOL: "Para o promotor de Justiça da Cidadania da capital Sérgio Turra Sobrane, autor da ação, o critério utilizado pela AMB não é confiável, já que as informações contidas nos sites dos tribunais não têm valor legal e estão incompletas. "A ação de improbidade é uma espécie de ação civil pública e esta ação (contra Kassab) deve, sim, ser incluída na lista", afirma. "Se a AMB não se limitasse à consulta processual ao site do tribunal e olhasse com mais profundidade as decisões tomadas nesse processo, constataria muito facilmente que se trata de uma ação de improbidade movida pelo MP", completou.
O especialista em direito eleitoral Alberto Rollo repudia a publicação de uma lista "seletiva". "Este caso do Kassab só aumenta a minha convicção de que esta lista tem um critério precário, comete uma odiosa discriminação deixando processos de fora. É política. O melhor seria mesmo é que não se publicasse nenhum processo", afirmou". REPITO O QU JÁ DISSE: A AMB, COM ESTA PUBLICAÇÃO, ESTÁ SERVINDO DE INSTRUMENTO DE LUTA POLÍTICA DA PIOR ESPÉCIE, COLOCANDO NA LISTA GENTE SEM CONDENAÇÃO EM QUALQUER INSTÂNCIA DO JUDICIÁRIO (CASO DA MARTA) E OMITINDO NOMES DE PROCESSADOS, UNICAMENTE POR RAZÕES ELEITOREIRAS. DISTORCIDA E SEM CREDIBILIDADE, DESTINA-SE AO LIXO.

Em Eleições 2008
360 opiniões
avalie fechar
Em 23/07/2008 16h26
A AMB é imparcial, não se presta ao papel de instrumento de luta política rastaquera e não fez juízo de valor ao produzir a infame lista de candidatos a prefeito processados??? Diante da inclusão de Marta Suplicy entre os candidatos com "ficha suja", apesar da AUSÊNCIA DE CONDENAÇÕES EM QUALQUER INSTÂNCIA À EX-PREFEITA, pergunta-se por que a Associação dos Magistrados Brasileiros omitiu Gilberto Kassab (DEM) da lista. Ele é co-réu em processo no qual se acusa Celso Pitta de ter feito propaganda pessoal com dinheiro público. E mais, nenhum jornal informou que o processo invocado para justificar a inclusão do nome de Marta Suplicy na lista é o mesmo processo existente contra José Serra, por conta dos contratos de ambos para o serviço 156 da prefeitura. Como uma associação, que diz representar juízes, pode se dar à desfaçatez de relacionar entre pessoas que têm "ficha suja" uma candidata que NÃO FOI SEQUER CONDENADA EM 1ª INSTÂNCIA??? É uma vergonha para o conjunto da magistratura, já denegrido pelo comportamento mais do que suspeito do Ministro Gilmar Mendes no episódio das prisões do DVD. Não bastasse a Justiça em nosso país ser lenta, tardar e muitas vezes falhar, atos como estes estão levando a confiança em nossos juízes ao fundo do poço. Ou o Judiciário toma as providências devidas ou ficará carimbado como o ente mais vulnerável de nossas instituições democráticas, o poder mais lesivo aos interesses da cidadania e, obviamente, o de mais baixa reputação na opinião pública.

Em Eleições 2008
235 opiniões
avalie fechar
Em 23/07/2008 12h04
Esta tal de "lista suja" é uma aberração. Divulgada por uma associação de juízes, passa a impressão a leigos de que os nela relacionados são condenados por crimes. Não é o que de fato ocorre! Há casos inclusive de inocentados pelo judiciário, como Amazonino Mendes, que fazem parte da lista, apenas porque a sentença não foi ainda publicada. No caso de Marta Suplicy, trata-se de uma ação movida por oposicionistas que não foi julgada em qualquer instância. Está na "lista suja" porque é culpada de que? De ter sido processada pela oposição? Este tipo de prática é um incentivo à guerra suja nos tribunais, com o único fim de macular adversários políticos e eventualmente conseguir a impugnação de suas candidaturas (como defendem alguns) pelo simples fato de que estão sendo processados por seus inimigos! Isto não é combater a corrupção, mas fazer luta política da pior espécie. Não há um só país democrático que adote práticas tão levianas. Daqui prá frente, a prevalecer este comportamento, ficará fácil denegrir os adversários políticos. Basta mover ações contra eles nas vésperas das eleições, ainda que não tenham qualquer fundamento. Daí é só aguardar que a AMB e outras entidades sem representatividade e em busca de notoriedade divulguem a lista dos "corruptos e criminosos". É uma aberração que não pode prevalecer e que tem que ser combatida pelos juízes que prezam o estado de direito, o princípio da presunção da inocência e que sabem que ato de julgar não é compatível com espetáculo.

Em Eleições 2008
335 opiniões
avalie fechar
Em 22/07/2008 11h59
Segundo afirma o Blog do Josias, o governo definiu 3 prioridades nas investigações sobre o Daniel V. Dantas e seus comparsas: 1. "Restaurar o respeito à hierarquia na Polícia Federal"; 2. "Sanear o inquérito, retirando dele as ilações infundadas do delegado Protógenes"; 3. "ACRESCENTAR aos indícios revelados pelos grampos telefônicos PROVAS CAPAZES DE LEVAR DANIEL DANTAS A UMA CONDENAÇÃO JUDICIAL". Como a matéria tem um viés recriminatório, gostaria que o autor me esclarecesse o que há de errado ou condenável nas prioridades elencadas. Já me esforcei muito e não consegui argumentos para defender: 1) O fim da hierarquia na PF; 2) A eliminação de trechos do inquérito que não passam de conjecturas e análises sócio-econômicas e políticas, que cabem no colunismo especializado, mas que num inquérito policial só servem para a defesa dos acusados desqualificar o rigor técnico das provas (e conseguir a absolvição dos seus clientes); 3) A inconveniência de serem acrescentadas provas que levem Dantas e asseclas a uma condenação judicial. A cada dia fica mais claro que no fundo os oposicionistas querem tão somente criar celeuma sobre o caso DVD, na doce ilusão de que o Lula sairá desgastado do episódio. Condenação e cadeia para a quadrilha é tudo que a oposição não quer, já que teme (porque deve) a boca de um DVD acuado. É o que demonstram os comentários dos oposicionistas neste fórum, que ficam mudando de posição como biruta de aeroporto, numa incoerência que beira o patético.

Em Operação Satiagraha
166 opiniões
avalie fechar
Em 18/07/2008 22h48
Amaury Portugal, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Estado de São Paulo, afirmou que em reunião realizada hoje entre as PFs de São e Brasília, ficou acordado que serão colocados na investigação sobre as operações do DVD cerca de 50 novos agentes. Amaury afirmou que o delegado Protógenes deve fazer um comunicado público sobre a sua situação ainda na noite desta sexta-feira. Portugal disse que espera que o delegado esclareça os motivos que fizeram com que pedisse afastamento do caso. "Ou ele vem a público e diz que o curso é uma necessidade para a carreira dele ou ele aponta as irregularidades.". É o que tenho dito: ele deve esta explicação ao país! Ou será que um homem que mostrou ser tão destemido está calado por medo de perder o emprego??? Ora, francamente...

Em Operação Satiagraha
348 opiniões
avalie fechar
Em 18/07/2008 13h14
Para quem foi que o delegado disse que as gravações foram adulteradas???? Estas matérias são um disse-que-me-disse. No fundo não passam de fofocas! Não tem o nome de ninguém que assuma a rsponsabilidade pelo que diz. SÃO MATÉRIAS NA BASE DO "SEGUNDO INTERLOCUTORES DO DELEGADO"...Isto não é jornalismo! Não dá para levar a sério reportagens que não se sustentam em fatos demonstráveis. E afinal de contas: por que o Delegado Protógenes não vem a público dizer o que de fato está acontecendo? Ele não é um destemido delegado? Ele deve uma explicação ao país! Está com medo do que? De perder o emprego? Francamente...

Em Operação Satiagraha
335 opiniões
avalie fechar
Em 17/07/2008 16h57
Conforme noticiado pela imprensa hoje, as investigações mostram que a água já bateu no pescoço dos "arautos" da moralidade: os senadores demos Heráclito Fortes e Kátia Abreu. Esta aparece nos grampos acusada pelos lobistas do DVD de ter recebido 2 milhões da OAS para aprovar um projeto portuário da empreiteira. Já o senador Heráclito Fortes, segundo o Estadão, encaminhou nesta quinta-feira, 17, ao STF pedido de extensão de liminar concedida ao banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. O parlamentar quer ter acesso aos dados do inquérito da Operação Satiagraha em que é citado, inclusive áudios e vídeos. Heráclito Fortes tem sido citado como um dos principais investigados por supostas ligações com Dantas, acusado pela Polícia Federal de comandar uma organização envolvida em corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. COMO SE VÊ, ao fim e ao cabo das investigações não sobrará pedra sobre pedra na oposição. Também pudera!!! VEJA O COMPORTAMENTO INCOERENTE E PATÉTICO DOS OPOSICIONISTAS NESTE FÓRUM! No início das investigações, defenderam o Gilmar Mendes, criticaram as perdas que as empresas do DVD tiveram com as prisões desnecessárias, criticaram os excessos e acusaram o Protógenes e o Santis de fazer uso político da PF, perseguindo a oposição e protegendo os governistas. Agora que o delegado pediu para sair (VEJAM O VÍDEO DIVULGADO PELA PF), resolveram incensar o Protógenes, achando que desgastarão o Lula.

Em Operação Satiagraha
135 opiniões
avalie fechar
Em 16/07/2008 19h57
Caro JASA ALMEIDA, em resposta aos seu comentário, segue teor de comunicado da PF:
"Em razão de notícias veiculadas em alguns setores da mídia com informações equivocadas sobre a saída dos delegados responsáveis pela Operação Satiagraha, o Departamento de Polícia Federal esclarece que: - O delegado Protógenes Queiroz, responsável pelas investigações da Operação Satiagraha, entrou no dia 13 de maio com pedido de liminar junto à 3ª Vara Federal do DF para que fosse matriculado no XXII Curso Superior de Polícia, alegando preencher os requisitos exigidos para freqüentar o Curso e contestando os critérios estabelecidos pelo Ministério do Planejamento para contagem de tempo do serviço público. No dia 20 de maio, a Justiça determinou a matrícula e freqüência do delegado no referido Curso. No dia 02 de junho foi publicada Portaria da Academia Nacional de Polícia com a convocação de Queiroz.". LEIA MATÉRIA NO UOL COM A ÍNTEGRA DA NOTA DA PF PARA ENTENDER MELHOR O QUE ESTÁ ACONTECENDO. Nada como um dia após o outro para ver os críticos incondicionais do Governo Lula sempre quebrarem a cara. E mais: em outra matéria publicada pela Folha OnLine epelo UOL o Lula diz que o delegado Protógenes está "moralmente obrigado a ir com as investigações até o final". Assim sendo, só não o fará se não quiser.

Em Operação Satiagraha
96 opiniões
avalie fechar
Em 16/07/2008 19h33
Mais uma vez o Lula matou a pau. Frase dele, publicada pela Folha OnLine, cobrando do delegado Protógenes que termine as investigações que começou: "A única coisa que nós queremos nesse caso é responsabilidade. Ninguém pode fazer o trabalho que ele [Protógenes] fez por quatro anos e na hora de terminar o relatório, diz que vai embora. Vender insinuações para a sociedade é que não é correto. Nem para o presidente da república, muito menos para um delegado da Polícia Federal", afirmou o presidente. Depois desta, o delegado Protógenes ficou em condições de pedir mais apoio para o prosseguimento das investigações, mas sem condições de desistir de prosseguir até o final dos trabalhos.

Em Operação Satiagraha
166 opiniões
avalie fechar
Em 14/07/2008 15h14
Sr. Geraldo Buss - segue texto publicado no UOL, que demonstra que seu comentário feito às 9:42 foi dos mais infelizes: "Laudo do INC (Instituto Nacional de Criminalística) acusa o banqueiro Daniel Dantas de omitir movimentações financeiras suspeitas realizadas no banco Opportunity em nome do banqueiro, de familiares e de funcionários das empresas do grupo, informa nesta segunda-feira reportagem de Rubens Valente, publicada pela Folha. Segundo a reportagem, a PF acusa o grupo de "dificultar e até inviabilizar" a fiscalização. Bancos devem informar ao Coaf (órgão de inteligência financeira do governo federal) movimentações consideradas atípicas nas contas dos clientes, como créditos muito acima dos ganhos declarados pelo correntista à Receita. O laudo cita levantamento do Banco Central que teria apontado "irregularidades gravíssimas em nome de sócios, funcionários e parentes de pessoas supostamente ligadas ao grupo Opportunity e operacionalizadas pelo banco Opportunity". COMO SE VÊ, sr. Geraldo, A CSS DESTINA-SE INTEGRALMENTE A PROVER RECURSOS PARA A SAÚDE, mas possui atributos acessórios. Não tem - e nunca se disse que tivesse - a função principal de identificar bandidos. MAS QUE DIFICULTA A SONEGAÇÃO E SERVE COMO DEDO-DURO DAS MOVIMENTAÇÕES EM DINHEIRO SEM ORIGEM LÍCITA, É COISA INEGÁVEL!!!

Em Mensalão
260 opiniões
avalie fechar
Em 12/07/2008 10h38
Pela rapidez com que libertou pela segunda vez o Daniel Dantas, o Ministro Gilmar Mendes deixou escancarado o que até o mundo mineral já sabia: Como Advogado Geral da União ele deu suporte ao Clube (não é este o nome que o relatório apreendido pela PF com detalhes do propinoduto de Dantas dá aos beneficiários do esquema???) que enriqueceu na marmelada que foram as privatizações no Governo FCH. Com o rabo mais do que preso, foi nomeado para o STF pelo sociólogo para isto mesmo: continuar sendo o cão de guarda dos que ficaram milionários com a venda de nossas estatais na bacia das almas, graças a informações privilegiadas e favorecimentos do governo de então, que confessou estar atuando nos limites da irresponsabilidade, mas que na verdade ultrapassou em muito estes tais limites. Ao conceder o segundo habeas corpus em 24 horas para o sr. Dantas, que frise-se não tem foro privilegiado, pois não é parlamentar e nem ministro, o dr. Gilmar atropelou as instâncias inferiores, burlou o rito processual e SAI DO EPISÓDIO TOTALMENTE DESMORALIZADO. Só que no caso dele dos males este é o menor. ENTREGOU OS ANÉIS PARA NÃO PERDER OS DEDOS.

Em Mensalão
148 opiniões
avalie fechar
Em 11/07/2008 01h07
O Ministro Gilmar Mendes está em maus lençóis! De nada adiantou ele ter se exposto a dar um habeas corpus ilegal para alguém que não tem foro privilegiado, às 23:30 do dia seguinte à prisão, sob o estapafúrdio argumento de que todas as provas já haviam sido colhidas, muito embora vários membros do esquema investigado ainda estivessem foragidos. Alguém acha que isso é coisa normal no STF??? Por certo que não! Isto deve-se a uma ação excepcional do Juiz Mendes, receoso de deixar acuado alguém que, se revelar o que sabe, pode comprometê-lo, atingindo seus amigos e os amigos dos amigos que enriqueceram na privataria do governo FHC, aos tempos em que ele foi Advogado Geral da União, quando deu suporte jurídico aos que, agindo no limite da irresponsbilidade, entregaram na bacia das almas nossas estatais, em processos plenos de favorecimentos e irregularidades. Pelos bons serviços prestados, FHC o nomeou para o STF, mas ficou com o rabo preso. Como bem resumiu PHA: "O Supremo Presidente Gilmar Mendes deu fuga a Daniel Dantas com o argumento de que as provas já tinham sido todas colhidas e não havia motivo para deixá-lo preso. O argumento central do novo pedido de prisão se baseia no fato de que, solto, Dantas continua a ter o poder de subornar politicos e jornalistas. A Justiça aceitou o argumento da Policia Federal. Queiroz intimou Dantas a depor imediatamente depois que Mendes deu fuga a ele. O DELEGADO QUEIROZ ACABA DE DAR O DRIBLE DA VACA NO SUPREMO PRESIDENTE GILMAR MENDES".

Em Mensalão
135 opiniões
avalie fechar
Em 10/07/2008 21h36
O Ministro Gilmar Mendes está numa sinuca de bico. Passou por cima da lei para açodadamente dar habeas corpus a Daniel Dantas (medo de que fosse revelado o papel que teve como Advogado Geral da União para dar "legalidade" aos atos dos que atuaram no limite da irresponsabilidade para permitir que seus privilegiados amigos comprassem, nas privatizações do FHC, nossas estatais na bacia das almas e se tornassem bilionários na noite para o dia??? ) Vejam o que diz matéria do Estadão: "O procurador da República Rodrigo de Grandis afirmou que a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de conceder habeas-corpus ao banqueiro Daniel Dantas, na noite de ontem, foi "ilegal e inconstitucional, porque criou foro privilegiado que não existe na Constituição da República", já que Dantas não tem direito ao privilégio por não ser parlamentar nem ministro de Estado. "Me causou perplexidade a decisão de Mendes porque ele analisa fundamentos e fatos que não foram apreciados pelas instâncias inferiores do Judiciário", disse De Grandis. Segundo ele, o pedido de habeas-corpus deveria primeiro passar pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da Terceira Região, depois pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e finalmente seguir para o STF. COM A NOVA PRISÃO DE DANTAS, O AÇODAMENTO DO GILMAR SÓ TEVE O EFEITO DE DESMORALIZÁ-LO COMO JUIZ.

Em Mensalão
60 opiniões
avalie fechar
Em 04/07/2008 13h38
GERALDO BUSS _ Não adianta disfarçar! O sr, não que que tragam o Cacciola para o Brasil porque sabe que quando ele começar a abrir o bico vai gerar uma ventania que não haverá tucano que mantenha sua plumagem. Veja o que diz a Folha: "Em 1999, quando o Banco Central promoveu uma maxi-desvalorização do Real, os bancos Marka e FonteCindam receberam socorro de R$ 1,5 bilhão. O argumento para o repasse foi o de que, sem respaldo do caixa público, poderia haver crise de confiança no sistema financeiro nacional, com a iminente quebra de instituições". Este dinheiro simplesmente evaporou!!! Não foi à toa que o Ministro Mello mandou tirar da prisão o dito cujo, o que permitiu sua fuga para a Itália, sob as barbas da imobilizada PF do FHC. Caro Buss, quer dizer então que o Brasil não deve gastar dinheiro para prender notórios delinqüentes que se refugiam no exterior!!! Nunca vi mais absurda tese em defesa da impunidade dos ladrões de colarinho branco!!! Simplesmente hilário!!!...

Em Caso Cacciola
48 opiniões
avalie fechar
Em 04/07/2008 13h23
A cada dia fica mais desmascarado o mais corrupto do governos que o Brasil já teve. Não bastasse a evidência representada pela inexplicável, mas nem tanto, fortuna pessoal (todo mudo sabe o que rendeu para uns e outros a "venda" das estatais brasileiras na bacia das almas) da "equipe econômica" de FHC (os Mendonça de Barros, Lara Resende, etc), continuam explodindo bombas no campo minado que é o caso Alstom. E O PIOR ESTÁ POR VIR: MÔNACO APROVOU A EXTRADIÇÂO E O CACCIOLA VEM AÍ!!! Vejam o que diz hoje a Folha de São Paulo: "Duas empresas do grupo francês Alstom (Cegelec e ABB) são citadas nas planilhas eletrônicas do comitê financeiro do PSDB que deveriam abastecer o caixa dois da campanha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à reeleição, em 1998, informa nesta sexta-feira reportagem de José Ernesto Credendio, Mario Cesar Carvalho e Andrea Michael, publicada pela Folha. Segundo a reportagem, as planilhas, tornadas públicas em 2000, atribuem ao atual secretário de Subprefeituras de São Paulo, Andrea Matarazzo (PSDB), então secretário de Energia do Estado, a missão de buscar recursos junto a empresas. Em 1998, Matarazzo acumulou o cargo de secretário com o de presidente da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), justamente uma das principais clientes da Alstom". ISTO É SÓ O COMEÇO, pois quando o Cacciola começar a falar, o que vamos ver de tucanos sendo depenados...

Em Alstom
97 opiniões
avalie fechar
Em 26/06/2008 00h42
O baixo nível técnico dos juízes é assustador! Estamos assistindo a um festival de decisões estapafúrdias que, além de contrariarem os preceitos legais, são desprovidas da mais profunda falta de bom senso. Esse juiz Fábio Uchoa, ao invés de punir um candidato que fazia possível uso eleitoral de obras públicas frutos de emenda parlamentar de sua autoria, mandou parar as obras, prejudicando trabalhadores e moradores que seriam beneficiados, inclusive deixando ao relento aqueles cujas casas estavam com reformas inacabadas. Tivesse se dado ao trabalho óbvio de pensar nas consequências de sua decisão, teria dado um prazo para a finalização das reformas nas casas em que já tivesem sido iniciadas. Agora, depois de ter alcançado seus 15 minutos de fama, percebendo a besteira que fez, tenta remediar seu erro autorizando a continuidade das obras por mutirão. Simplesmente ridículo! O pior é que ele não está só nesta vergonhosa série de decisões que entristecem os verdadeiros juristas. Outro dia uma juíza decidiu que governo deveria substituir de imediato o Exército na Favela da Providência pela Força de Segurança Nacional, sem nem querer saber se haveria possibilidade concreta do cumprimento desta decisão. Se tivesse bom senso daria prazo e alternativas, já que ela não faz parte do poder executivo. Isto sem entrarmos nas absurdas multas aplicadas a Folha e Veja pela publicação de entrevista com uma pré-candidata à prefeitura, a censura ao JT, etc.

Em Militares/Providência
35 opiniões
avalie fechar
Em 24/06/2008 15h51
Reproduzo trecho de entrevista feita pelo jornal "O Globo" com David Zylbersztajn (EX-GENRO DO FHC QUE OCUPOU VÁRIOS CARGOS IMPORTANTES NO GOVERNO NEPOTISTA DO SOGRÃO), que presidiu a VARIG durante fase de sua agonia. Ressalto, portanto, que Zylbersztajn é pessedebista e sem nenhum sintoma de lulopetismo:
1) Como a situação da Varig começou a ser resolvida?
ZYLBERSZTAJN: Tínhamos dois anjos da guarda: o juiz Ayoub (Luiz Roberto Ayoub, responsável pelo processo de recuperação judicial da empresa), que atuava junto com a juíza Márcia Cunha, e o juiz americano Robert Drain (da Corte de Falências de Nova York, que analisava o pedido de devolução dos aviões da Varig aos seus arrendadores por falta de pagamento). Temos despachos do juiz americano afirmando que não arrestaria as aeronaves devido ao impacto social que o fim da Varig teria no Brasil. Esse conceito de recuperação da empresa foi muito bem aplicado.
2) Mas, no contexto atual, muitos andam questionando a relação entre o juiz Ayoub, a Anac, o governo...
ZYLBERSZTAJN: Isso acontece porque não temos a cultura da recuperação das empresas, que existe nos Estados Unidos, de onde copiamos a lei. Esta discussão está hoje muito rasa. Na verdade, a situação era de recuperação judicial, que vai muito além da antiga lei de falências. A Varig naquele momento tinha uma importância estratégica para o país. Essas acusações chegam a ser leviandades, o papel dos dois juízes foi fundamental para a Varig não parar totalmente.

Em Venda da Varig
60 opiniões
avalie fechar
Em 22/06/2008 10h28
MAIS UM EXEMPLO DE QUE O SERRA É UM HOMEM DE ATITUDE: "A tropa de choque do governador José Serra na Assembléia Legislativa de São Paulo impediu, pela segunda vez, que a CPI da Eletropaulo discutisse as maracutaias da fornecedora de equipamentos Alstom com os governos tucanos. Derrubaram requerimentos de convocação de ex-administradores e rejeitaram até mesmo requisições de documentos relacionados com uma investigação que segue seu curso na Suíça e na França. Para quem queria manter o caso longe da luz do sol, o garrote da Assembléia pareceu um capuz eficaz. Faltou combinar com o "Wall Street Journal" e com os promotores europeus. Dois dias depois da vitória da tropa de choque, três repórteres, trabalhando em Paris, Berlim e São Paulo expuseram pela segunda vez as propinas da Alstom. A investigação suíça chegou a um arquivo de 11 pastas guardado na casa da secretária de um banqueiro, em Zurique. Lá está documentado que, em 1997, a Alstom começou a pagar propinas a um intermediário brasileiro. Deram-lhe o codinome de "Claudio Mendes" e repassaram-lhe pelo menos US$ 5 milhões. A Alstom e "Claudio Mendes" montaram uma lavanderia internacional de propinas. Alguns tintureiros já apareceram. Entre 1998 e 2001, o engenheiro José Geraldo Villas Boas, ex-presidente da Cesp, recebeu US$ 1,4 milhão da Alstom. Villas Boas assegura que prestou serviços à empreiteira, mas reconhece que outros pagamentos eram fictícios. Quais? "O quê, você quer que eu leve um tiro?". (Elio Gaspari)

Em Alstom
66 opiniões
avalie fechar
Em 17/06/2008 10h08
RONAN CORDEIRO AGUIAR - 1) A pressão inflacionária não está se dando por conta dos gastos do governo, mas pela alta dos alimentos e do petróleo (fenômenos mundiais) e pelo aumento de consumo das famílias, resultado da redução do desemprego e do aumento do da renda dos assalariados. Afinal, 20 milhões de brasileiros passaram das classes D e E para a classe C durante o Governo Lula; 2) O dinheiro dos gastos do governo não é retirado do setor produtivo, como o sr. afirma! Estes gastos são efetuados com o pagamento de fornecedores de bens e serviços (empresas privadas), ou com funcionários (que consomem de empresas privadas), ou com beneficiários dos programas sociais (que também consomem de empresas privadas), ou para pagamento das fabulosas dívidas herdadas do FHC (praticamente liquidadas no caso da dívida externa e bastante pesadas no que se refere à dívida interna, mas que também vão para o bolso de credores nacionais). Portanto, NÃO É DINHEIRO QUE EVAPORA, como o sr. quer dar a entender, mas que continua a circular no mercado, gerando o crescimento econômico com redução das desigualdades que todo o país assiste e que resulta na altíssima popularidade do governo Lula; 3) Os valores pagos aos funcionários em cargos de confiança na administração direta não procedem, posto que não podem ser superiores aos salários do Presidente da República, cerca de R$ 15.000,00; 4) A crescente dificuldade para a sonegação de impostos e a inclusão social soam de fato como ameaça para alguns.

Em Josias: Para Lula, Renan perdeu a capacidade de comando
96 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

FolhaShop

Digite produto
ou marca