Comentários


Comentários de Jean Carlo
Em 11/09/2008 14h57
Talvez os raivosos cães democratas, que torcem pra que o próximo presidente dos USA interrompa o crescente da guerra, não passe o domingo atirando em alces, não queira se livrar dos inconvenientes e inúteis ursos polares, não seja um fundamentalista religioso, possam ser chamados de HIDRÓFOBOS.

Em Eleições nos EUA
sem opinião
avalie fechar
Em 05/09/2008 16h37
No pollster.com hoje, o colégio eleitoral fica 260(59%) para Obama e 179(41%) para McCain, 99 indefinidos (aqueles dentro da margem de erro). Se desconsiderar a margem de erro, fica dividido: 49 para Obama totalizando 309 (57%) e 50 para McCain totalizando 229 (43%). No electoral-vote.com, que já desconsidera a margem de erro, o resultado é parecido: 301 (57%) para Obama e 224 (43%) para McCain. Justo ou injusto, hoje Obama ganharia com margem bastante superior à expectativa do voto popular.
Para o Gallup, atualizado até 31/08, Obama está a apenas 4 pontos percentuais de McCain nos estados republicanos (red), enquanto McCain está a 19 pp de Obama nos estados democratas (blue). Nos estados indefinidos (purple), Obama está 4 pp a frente de McCain. Parece claro, Obama ameaça com muito maior potencial o reduto de McCain do que o inverso, e ainda mantém-se a frente nos estados indefinidos.
O Gallup, atualizado até 31/08, mostra liderança de Obama para todas as faixas etárias, destacando a maior vantagem, 17 pontos percentuais, até 29 anos e a menor vantagem, 1 ponto percentual, acima de 65 anos. Obama está 10 pp atrás de McCain entre brancos não-hispânicos, mas tem vantagem de 90 pp entre negros não-hispânicos e 40 pp entre hispânicos. Os homens estão divididos entre Obama e McCain, mas entre as mulheres Obama tem uma vantagem de 12 pontos percentuais. Obama está 20 pontos a frente entre os eleitores com pós-graduação, e não fica atrás em nenhum nível de escolaridade.

Em Eleições nos EUA
1 opinião
avalie fechar
Em 04/08/2008 11h18
Ora, o voto popular não é decisivo para as eleições americanas. Salvo duas únicas exceções que se utilizam de proporcionalidade, os demais 50 estados americanos contribuem com a íntegra de seus delegados ao candidato que teve mais votos populares no estado. Então, a intenção de voto popular não é o melhor indicador. O Zogby International tem um mapa que faz avaliação por estado, e mostra o Obama vencendo com grande dianteira. Mesmo o Gallup fez a avaliação por estados, e o resultado é muito mais positivo ao Obama: nos estados azuis (democratas), Obama tem uma dianteira de mais de 20 pontos nos votos populares (55% a 34% - ou seja, está com os delegados praticamente garantidos); já nos vermelhos (republicanos), a vantagem de McCain é de apenas 3 pontos (46% a 43% - fácil para Obama reverter); nos estados roxos (nem democratas nem republicanos venceu com folga eleições anteriores) Obama tem 45% contra 43% de McCain. Obama ameça muito mais os estados vermelhos do que McCain pode ameçar os estados azuis. E nos estados roxos Obama ainda mantém empate técnico, com leve indicação de vantagem. Considerando a contribuição dos estados e a avaliação do Gallup + Zogby, Obama está muito a frente.

Em Eleições nos EUA
7 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca