Comentários


Comentários de jefferson dessordi
Em 04/08/2008 23h16
Nosso colega Jefferson está certo. O assunto aqui é ciência. Desculpem por ter perdido o foco. O importante é que o conhecimento científico continuará avançando, apesar do que digam.

Em Água em marte
sem opinião
avalie fechar
Em 04/08/2008 18h42
Caro Romualdo,
Falta de preparo? Comentários infelizes? Graças a Deus, não preciso que outras pessoas façam minha cabeça. Josué passou na espada todos os homens, mulheres, crianças e animais da Jericó conquistada, mas levou o ouro e o bronze para a glória do Senhor... Realmente, acho que não estou preparado para entender mesmo. Aleluia!

Em Água em marte
3 opiniões
avalie fechar
Em 04/08/2008 13h52
Caros bibliófilos, tenho uma novidade: o Sol não gira em volta da Terra, a Terra não foi criada há 6 mil anos e nem em 6 dias, e os dinossauros foram exintos algumas dezenas de milhões de anos antes do Noé. Aliás, uma pergunta: como os animais da Austrália e América foram até Israel? A nado? Está mais do que na hora de distinguir o que é mito do que é real. Não tiro o mérito dos ensinamentos morais da Bíblia, os quais foram resumidos muito bem em apenas dois: amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Se a humanidade seguisse esses preceitos o mundo seria bem melhor. Existe sim uma força criadora incompreensível por trás do mistério do Universo, a que muitos chamam de Deus. O que precisa ficar claro é que essa força não é um velhinho barbudo que criou o homem de acordo com sua imagem e semelhança (para que Ele precisaria de narinas e sobrancelhas?). O Universo é maravilhoso, o poder dessa força criadora é maravilhoso, nossa incompreensão é assustadora. Mas minha visão religiosa dessa potência incompreendida é muito mais abrangente do que esse conjunto de mitos de um povo guerreiro de 6 mil anos.

Em Água em marte
12 opiniões
avalie fechar
Em 04/08/2008 11h55
Ai, a Bíblia... Adão e Eva, Noé, as filhas de Ló... Se as pessoas usassem somente o ensinamento moral, e não essa falta de conhecimento cientíico velha de 6000 anos... E ainda têm a petulância ridícula de chamar aos outros de pseudo-cientistas... Se o seu mundo é assim limitado, o de outras pessoas anseia por chegar até os confins do Universo. Faça-me o favor, guarde sua falta de cultura para si.

Em Água em marte
1 opinião
avalie fechar
Em 01/08/2008 19h41
Concordo parcialmente com o primeiro Bruno (que defende a pesquisa científica): Olhe para o futuro. A humanidade não estacionará no estágio atual de progresso. A tecnologia desenvolvida rumo ao espaço permitirá colonizar os desertos da própria Terra. Já imaginou o deserto do Saara ou a nossa caatinga mais ressecada transformado em um espaço plenamente habitável e com farta produção agrícola? Esse será o legado da pesquisa de Marte. E explico a razão porque discordo parcialmente do segundo Bruno: Não sou insensível à miséria e morte de seres humanos. Mas a evolução é uma lei universal e a humanidade não tem como fugir à regra. A questão não é interromper a pesquisa e usar esse dinheiro como paliativo, como bolsa-miséria. Isso somente anenizaria o problema no curtíssimo prazo. A humanidade precisa repensar seu projeto de longo prazo. Temos que criar novas indústrias: fábricas de cidades, fábricas de habitats artificiais que permitam colonizar e fertilizar os desertos terrestres, colonizar os oceanos, construir uma verdadeira civilização planetária. Usando energia limpa e renovável. Buscando soluções ecológicas e de baixo custo para todos. Somente assim a miséria humana será eliminada. Assistencialismo não é a solução. Interromper a pesquisa científica é retroceder à Idade Média. Repensar nossos propósitos é tarefa de gerações. É triste, mas é a realidade.

Em Água em marte
20 opiniões
avalie fechar
Em 01/08/2008 11h58
Quero corrigir meu comentário anterior:
Gente, estamos no século XXI, não no século XII...

Em Água em marte
4 opiniões
avalie fechar
Em 01/08/2008 02h14
Carolina, legal seu comentário, mas há um engano aí: o que vemos ao redor do bloco de gelo é a condensação da umidade do ar. O gelo derrete retirando calor do ar em volta e a "fumacinha" na verdade é uma micronuvem. Mas aproveito para fazer um comentário: Temos de gastar dinheiro e desenvolver a tecnologia! Se hoje trocamos idéias em computadores, é graças ao "desperdício" da corrida espacial dos anos 60. Esse pessoal que lamenta a fome do mundo esquece que a tecnologia permite avanços também na produção de alimentos, equipamentos hospitalares, telecomunicações, satélites de monitoramento do ambiente. O que se gasta em pesquisa reverte para a humanidade. Despesas com armamentos são condenáveis, nunca a Ciência. Gente, estamos no século XXI, não no XIX!

Em Água em marte
8 opiniões
avalie fechar
Em 31/07/2008 22h54
Caro Dr. João, antes de sair acusando, por favor, faça uma pesquisa. Sublimação, como todo estudante do colegial deveria saber, é a passagem direta do estado sólido para o gasoso. A naftalina é um exemplo clássico de sublimação aqui na Terra. O senhor esquece que a pressão em Marte é baixíssima, e a sublimação da água ocorre lá, sim. Quanto ao clichê dos que morrem de fome na Terra, lamento, mas isso é obscurantismo esquerdóide. E olha que eu sou de esquerda, hein? Um abraço. PS: Não sou doutor.

Em Água em marte
26 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca