Comentários


Comentários de João Conrado Franco
Em 10/12/2009 20h35
Postura madura de um país em desenvolvimento como o Brasil seria a de apresentar metas realistas e assumir o compromisso, antes interno, perante seus nacionais, do que com a comunidade internacional, de reduzir a emissão dos GHG, especialmente pela redução das queimadas.
Não deveríamos esperar os outros para nos movermos. Eis uma bela oportunidade para o país ser tido como interlocutor sério e pioneiro, não somente ao assumir metas realistas, mas ao cumprí-las e comprovar este fato. Fica também a oportunidade de o país desenvolver uma indústria especializada no desenvolvimento e fabricação de dispositivos, equipamentos e tecnologias limpas.
Enquanto muito discutimos e choramingamos por auxílio financeiro internacional (que os EUA já disseram ser contrários), deveríamos estimular a atração de capitais que estimulassem essa nova indústria.
Sejamos antes exemplos na prática, para depois termos a autoridade para cobrar dos demais países.
Será que um parque industrial mais limpo é realmente tão ais custoso? Será que não podemos ver oportunidades onde os outros vêem custos?
Acredito que um acordo mais sério somente será obtido quando da ocorrência de uma catástofre maior que impacte a economia global ou quando o meio ambiente acusar estar no limite. Espero que a tecnologia mais uma vez supere os temores neomalthusianos.
Obs: A Dilma tá hoje na TV junto com o Lula. Esses dias atrás tive a oportunidade ver o Aécio junto com o Serra. Será que ainda vou ver o Ciro com o Lupi?

Em Aquecimento Global
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca