Comentários


Comentários de Josemar dos Santos Riesgo
Em 08/02/2010 21h23
Os partidos políticos estão acostumados em apresentar a prestação de contas para exame formal e receber um atestado de bons antecedentes. Um exame mais aprofundado poderia trazer problemas. Decorre deste fato a preocupação da Justiça Eleitoral em propor maior transparência no exame dos gastos de campanha.

Em Eleições 2010
sem opinião
avalie fechar
Em 31/01/2010 00h06
A Comissão da Verdade estabelecida no novo decreto deve ter por finalidade resgatar a história encoberta durante o período, de forma a dar uma satisfação a todos os envolvidos, principalmente aos cidadãos que foram perseguidos somente por razões ideológicas. Pode ser que ela consiga ter o mesmo papel das comissões criadas em outros países, como a África do Sul.

Em Plano de Direitos Humanos
1 opinião
avalie fechar
Em 15/01/2010 12h23
Seria interessante verificar se nas regras fica claro que as doações entregues ao partido, ao serem dirigidas a candidato a cargo eletivo, pudessem ser rastreadas em tempo real. Isto porque o controle da Justiça Eleitoral sobre a prestação de contas partidária somente será exercida a partir do dia 30 de abril, prazo final para a sua entrega, diferentemente da prestação de contas eleitoral, que deve ser julgada em até 8 dias da diplomação dos candidados em 2010.

Em Eleições 2010
2 opiniões
avalie fechar
Em 08/01/2010 13h23
A aquisição dos caças deve guardar relação com a avaliação técnica, sob pena de desmoralizar o estudo solicitado. Se era para ter uma avaliação política, que fosse entregue a questão a quem de direito, que é o Presidente da República. Entre o mar e o rochedo, quem sofre sempre são os mariscos. Ao que tudo indica, não foi solicitado relatório por encomenda, visando justificar uma decisão já tomada e divulgada anteriormente. Quem perde com tudo isto é o país, que fica com a pecha de não ser sério quando avalia as questões sob o ponto de vista profissional.

Em Acordo Militar
9 opiniões
avalie fechar
Em 08/01/2010 13h17
Esta questão está mais do que superada. A cada decisão do Senado visando a reorganização da máquina administrativa e racionalização dos custos vêm uma notícia de que, de outro lado, abrem-se janelas para o desperdício, como ocorreu novamente com as horas-extras realizadas no final do ano. Já não dá mais para tapar o sol com a peneira. As oportunidades ocorrem por ser oportunizadas pela Administração do Senado Federal.

Em Senado
1 opinião
avalie fechar
Em 08/01/2010 13h13
Espero que o Ministro Jobin tenha o bom senso de examinar as questões técnicas, dentre as quais a maior possibilidade de transferência de tecnologia, uma vez que sua característica, como profissional do direito, não seria o exame político da questão, que é de exclusiva responsabilidade do Presidente. A cada um o seu papel na aquisição destas aeronaves.

Em Defesa
1 opinião
avalie fechar
Em 11/10/2007 10h36
Ao ler a notícia de mais um escândalo proporcionado pelo Senador Renan Calheiros para permanecer no cargo e ficar surdo aos apelos dos colegas Senadores para afaster-se da Presidência do Senado e comparar com a mesma atitude tomada pelo Milton Zuanazzi em permanecer teimosamente na Presidência da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) comprova que ainda permanece pessoas importantes no Poder Executivo a bancar os dois políticos. Se realmente são aliados do Governo Federal, deveriam afastar-se imediatamente dos seus cargos, pois estão prejudicando as tratativas para a aprovação dos projetos estratégios em tramitação no Congresso Nacional, como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a Contribuição Provisória (?) de Movimentação Financeira (CPMF).

Em Caso Renan
3 opiniões
avalie fechar
Em 04/10/2007 21h09
A notícia da destituição dos Senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcellos da Comissão de Constituição e Justiça demonstra a falta de sensibilidade política da parte do Lider do PMDB. É mais um episódio lamentável, que é somado aos demais para a desmoralização do Senado perante a população. Se tal atitude é tomada sem o conhecimento dos próprios colegas, na surdina, o que esperar destes parlamentares?

Em Caso Renan
11 opiniões
avalie fechar
Em 26/09/2007 08h55
Conforme comentário já feito a alguns dias atrás, o Ministro Jobin está paulatinamente desmontando a estrutura organizacional anterior da ANAC. Mais um integrante saiu. Só falta o Presidene da Agência, Milton Zuanazzi. Com a nova diretoria, espero que a Agência possa exercer efetivamente suas atribuições, enquadrando as empresas aéreas e fazendo com que sejam respeitados os direitos dos passageiros de, ao adquirirem uma passagem, seja garantido que o vôo saia no horário estabelecido e não ocorra mais os episódios lamentáveis nos aeroportos, que mais pareciam um campo de refugiados.

Em Crise aérea
8 opiniões
avalie fechar
Em 24/09/2007 08h15
A tensão na relação entre os militares e o Ministro Jobin se explica pelo fato de, pela primeira vez desde que foi instituído, o Ministério da Defesa tem um titular à altura do cargo. Anteriormente estavam, inclusive o Vice-Presidente da República, exercendo o cargo "pró-forma", ou seja, apenas preenchendo-o formalmente, sem qualquer ingerência nas atividades inerentes ao exercício de tal cargo. Ao ponto de uma atividade civil - tráfego aério- anteriormente exercida de modo integral pelo antigo Ministério da Aeronáutica e agora executada pela nova Agência da Aviação Civil (ANAC), integrada em sua maioria por pessoas apenas conhecidas pelas suas relações políticas com o Executivo, produzir, ajudada pelos controladores de vôo, que viram nesta falta de comando o terreno fértil para pressionarem o Governo a atenderem suas reivindicações, o denominado caos aéreo, sem deixar de referir a colaboração também das empresas aéreas. Assumindo o Ministro Jobin, a situação mudou pois no Ministério da Defesa assumiu, com plenos poderes, um titular com vontade de mudar. Nos seus planos, fica a impressão que, para fazer um omelete, tem a conviccão da necessidade de quebrar alguns ovos. Até agora, a única pessoa que ainda não entender o recado é o Presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, que parece tão apegado ao cargo como "carrapato em anca de vaca magra" (expressão gaúcha).

Em Crise na Defesa
11 opiniões
avalie fechar
Em 20/09/2007 23h02
Infelizmente ainda prosperam no Brasil políticos do perfil de Renan Calheiros. A insistència em manter-se na cadeira de Presidente do Congresso Nacional reflete a ânsia de permanecer no poder a qualquer custo, mesmo à revelia da opinião pública. Ele parece surdo aos apelos inclusive dos parlamentares da base do governo que está inclusive atrapalhando o funcionamento do Senado Federal. Está faltando o conhecido simancol.

Em Caso Renan
7 opiniões
avalie fechar
Em 20/09/2007 22h58
Conforme comentário já feito a alguns dias atrás, o Ministro Jobin está comendo o mingau pelas beiradas. A ANAC deve ser recomposta e reorganizada, pois foi a principal responsável pelo caos no tráfego aéreo, com as concessões feitas às empresas da aviação.

Em Crise aérea
25 opiniões
avalie fechar
Em 15/09/2007 08h25
As declarações do Senador Renan Calheiros somente refletem a sua preocupação com a opinião pública, pois não é admissível que receba os parabéns pela absolvição, sabendo que já não conta com o prestígio de antigamente. Achar que o voto dado às escondidas da população é demonstração de força é desprezar a inteligência de quem assiste a esta crise sem precedentes no Senado Federal.

Em Absolvição de Renan
1 opinião
avalie fechar
Em 15/09/2007 08h04
Ao ser designado relator do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que trata de acabar com o voto secreto, o Senado Federal vai tentar recuperar o que foi perdido com a adoção do voto secreto e da sessão secreta, a decretar a absolvição do Senador Renan Calheiros sem que a população tenha o direito de saber o voto de seus representantes. A situação foi mais vergonhosa quando, em enquete, mais senadores afirmaram que votaram pela cassação, aumentando ainda mais o desprestígio dos Senadores, agora com a comprovação de que, escondido no anonimato, votaram diferente do que afirmaram publicamente. Se todos os votos divulgados fossem realmente conferidos para a cassação de Renan, o resultado seria diferente. Acho que a partir de agora, não existem mais argumentos que possam justificar o voto secreto, muito menos a realização de sessão secreta na Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores. Se os parlamentares são representantes do povo, devem prestar contas a quem os elegeu. Deve permanecer o voto secreto apenas para os eleitores, de forma a evitar o abuso do poder econômico e a compra de votos.

Em Absolvição de Renan
sem opinião
avalie fechar
Em 15/09/2007 07h30
Eu entendo que o Ministro Jobin está no lugar certo e na hora certa, procurando resolver a crise no transporte aéreo de passageiros, além de organizar efetivamente o Ministério da Defesa. Mas, em alguns momentos, mesmo procurando diminuir o impacto de algumas declarações, como a que prestou no evento realizado na Bahia, poderia ter evitado isso. O maior defeito de um político é achar que tem resposta para tudo, mesmo para as questões que não da área em que foi designado pela Presidência da República.

Em Crise na Defesa
2 opiniões
avalie fechar
Em 10/09/2007 08h05
O julgamento do Senador Renan Calheiros poderá proporcionar o melhor entendimento do funcionamento do Senado Federal. Inicialmente concebido para representar os Estados-membros da Federação, com três representantes de cada um deles, hoje está mais conhecido como Casa Legislativa que abriga ex-governadores e ex-presidentes, além de um razoável número de suplentes integrantes de uma chapa, substituindo os titulares em razão de assumção de cargos no Executivo ou em razão de impedimento em decorrência de morte ou mesmo afastamento por licenças autorizadas por Lei. Assim, o julgamento de Renan Calheiros estaria para o Senado (Poder Legislativo) o que foi o recebimento da denúncia pelo STF (POder Judiciciário) com relação aos 40 denunciados pelo Ministério Publico. Embora aparentemente o Poder Executivo faça de conta que não vê a crise, ela está rondando a sua porta. Se comprovada sua interferência no julgamento, conforme está sendo ventilado pelos meios de comunicação social, não haverá outra alternativa ao Ministério Público do que abrir investigação por abuso do poder político.

Em Caso Renan
4 opiniões
avalie fechar
Em 09/09/2007 08h08
Entendo que a crise aéria passou por uma falta de comando. Assim, com a alteração no Ministério da Defesa, houve o reestabelecimento da unicidade de comando, pois a ANAC, embora criada para retirar do ambiente militar a aeronáutica civil, não logrou êxito na sua estruturação. Constatou-se, com a nomeação do Ministro Jobin, que existia legislação suficiente para reorganizar o setor aéreo, mesmo que retornada a influência do setor militar, agora sob o controle de um Ministro civil da Defesa. Após a reestruturação da ANAC, restaria aguardar a reorganização administrativa necessária para a Nova ANAC voltar a atuar efetivamente. Para isto, é imprescindível a saída dos dois diretores que ainda permanecem teimosamente.

Em Crise na Defesa
1 opinião
avalie fechar
Em 09/09/2007 08h08
Entendo que a crise aéria passou por uma falta de comando. Assim, com a alteração no Ministério da Defesa, houve o reestabelecimento da unicidade de comando, pois a ANAC, embora criada para retirar do ambiente militar a aeronáutica civil, não logrou êxito na sua estruturação. Constatou-se, com a nomeação do Ministro Jobin, que existia legislação suficiente para reorganizar o setor aéreo, mesmo que retornada a influência do setor militar, agora sob o controle de um Ministro civil da Defesa. Após a reestruturação da ANAC, restaria aguardar a reorganização administrativa necessária para a Nova ANAC voltar a atuar efetivamente. Para isto, é imprescindível a saída dos dois diretores que ainda permanecem teimosamente.

Em Crise na Defesa
24 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca