Comentários


Comentários de Makunaima Creador do Mundo
Em 18/12/2008 15h31
Acho lamentavel os comentarios sobre a questao indigena que mostram raiva e ignorância. Primeiro, os indígenas em roraima não morrem de fome! Quem morre de fome são os não indígenas nas favleas e periferias da industrialização. Segundo, O termo silvícola, utilizado num comentario é preconceituoso e racista e não diz nada, deve ser uma dessas perolas da inteligencia militar. Terceiro, os indígenas não colocam em perigo a soberania brasileira. Quarto, carrapatos, são os politicos de roraima que sugam o trabalho do povo e dos índios. quinto, Os índios pagam seus impostos e tem direito a serem reconhecidos e respeitados. Sexto, As terras indígenas tem direito milenar, enquanto o Brasil não tem ainda 200 anos de existencia legal. Setimo, se a amazonia esta em perigo é porque os Brasileiros a estamos entregando de graça, e não devido a presencia indígena. Oitavo, os votos do STF demonstram que o direito dos índios é justo e Constitucional. Nono, os que ficam com raiva devem ser pessoas ignorantes, sem conhecimento de causa e que leem todo dia a Folha de São Paulo. Décimo, Viva a luta dos povos indígenas em defesa de seus direitos, 500 anos de resistencia e vida não poderão ser apagados pela cobiça dos novos bandeirantes, invasores e exploradores do agronegocio e da mineração que destroi o planeta e ao proprio ser humano. A luta continua e Makunaima esta defendendo seu povo.

Em Conflito em terra indígena
sem opinião
avalie fechar
Em 07/05/2008 11h53
O debate sobre a Raposa Serra do Sol deve ser com altura de miras. Tem muita gente que so reproduz o senso comum, sem reflexão.
A Homologação de terras indígenas é importante para o país. não é contra o país. os indígenas são brasileiros e devem ser respeitados. porque 6 pessoas valem mais do que 18 mil? que absurdo. os indígenas pagam impostos, mas os invasores não, sao isentos, alem de ilegais. os invasores usam maquinas e nao dao tanto trabalho assim como dizem. ainda as pessoas contratadas nem tem seus direitos laborais assegurados. O papo de que a soberania esta em perigo é falsidade. nunca ouvimos aos indígenas diserem que querem criar outro pais. isso so falam os invasores e os militares, para legitimar sua presença. mas os indígenas querem ser brasileiros. ou será que na copa do mundo vao querer torcer pela Venezuela ou pela Guyana Inglesa? nunca!!! querem ser brasileiros, mas respeitados. o que acxontece é que no Brasil as pessoas são vistas apenas como material de consumo para riqueza de poucos. ha homologação das terras indígenas não vai isolar as áreas, porque há estradas e todos necessitam delas. os indigenas nao vao viver no passado. acaso os brasileiros vivem como faz 500 anos? muitas das coisas que os brasileiros tem pegaram de outros povos e nao por isso sao condenados. pegaram (colaram) instituições como o estado, o judiciario e a tecnologia, etc. E ai por isso são aculturados? Acaso qualquer pessoa pode entrar na área de um fazendeiro? te sacam a bala!!

Em Conflito em terra indígena
13 opiniões
avalie fechar
Em 07/05/2008 00h11
O que vemos no caso da Raposa Serra do Sol é grande desinformação. Certamente que os índios não somos um atraso ao desenvolvimento do Estado. Quem atenta contra ele são os arrozeiros que não pagam impostos e invadem as terras indígenas. São quase 18 mil indígenas na Raposa e precissam de espaço para criar e desenvolver projetos sustentáveis. O problema do desenvolvimento no Estado de Roraima está na falta de politicas públicas, na compra de votos, no clientelismo, na desinformação, na impunidade e na manipulação dos meios de comunicação de massas. São os gafanhotos os que estragam Roraima. Os povos indígenas querem colaborar com o desenvolvimento, mas são massacrados pelos invasores. Falemos em respeito e em cidadanias que reconheçam os direitos coletivos dos povos indígenas. Ainda são os não indígenas os que fomentam os conflitos entre indígenas e logo acusam ao fantasmas da internacionalização da mazonia, que so existe em suas mentes. As terras indígenas em áreas em fronteira não são nenhum atrapalho a soberania nacional. Esse discurso é pregado por quem não conhece a realidade e quer favorecer ao poder econômico a costa do sacrificio das pessoas humildes que fazem o país. Foram ós povos indígenas os que historicamente aseguraram as fronteiras do Brasil. Hoje são massacrados para favorecer a invasão e a destruição dos territórios indígenas. Ha luta em defesa dos direitos indígenas leva mais de 500 anos e continuará até o último índio.

Em Conflito em terra indígena
17 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca