Comentários


Comentários de Marco Vieira
Em 04/08/2008 17h04
Carioca, concordo que um dos motivos para a conquista da Lua foi uma disputa boba entre países poderosos da época. Mas não dá pra dizer que esse evento não trouxe benefícios. Aparelho de micro-ondas, tomografia, tênis de corridas, conservação de alimentos, motores de aeronaves, cameras digitais, dentre outras tecnologias são frutos de pesquisas que se iniciaram devido à corrida espacial. Note que, nesses poucos exemplos que te dei, encontram-se resultados práticos aplicados tanto ao seu dia-a-dia, quanto à indústria. A informação que você lê mesmo neste site, viajou, em uma parte do seu caminho, por satélite que usam da mesma tecnologia que as agências espaciais utilizaram para a comunicação entra as espaçonaves.
Talvez possa-se questionar a prioridade das verbas destinadas a tal pesquisa naquel momento, mas jamais será possível admitir que o resultado foi em vão ou parco.
Abraços

Em Água em marte
sem opinião
avalie fechar
Em 05/03/2008 12h52
Decididamente essa não é uma questão religiosa, apesar de parecer. É uma questão científica, ou melhor, jurídico-científica. Ou será que a igreja, sem a ciência, saberia definir em que fase da concepção a vida passa a existir? Esta é uma decisão de Estado e espero que a nossa premissa laica - que quase sempre não é usada, ainda mais num país tão católico quanto o Brasil - seja válida e, que por conta disso, o STF faça um julgamento digno do qual ambas as partes, católicos e defensores das pesquisas, possamos nos orgulhar de ter visto democracia em prática.
Sou favorável às pesquisas sim, porque acredito que os benefícios são maiores que o malefícios. Também acredito que essa é apenas uma fase e logo encontraremos um método de obter células-tronco sem precisar destruir o embrião, mas não sem antes passar por essa etapa que estamos vivendo agora. As pesquisas evoluem, como sempre acontece na ciência. E geralmente traz benefícios.
Lembrem-se de Galileu, Copérnico, Giordano Bruno e muitos outros que sofreram e morreram por teimosia inepta da igreja. O pensamento humano está evoluindo e a religião é uma fase do pensamento humano, pouco a pouco iremos nos libertar dele, como fizemos com o politeísmo, técnicas arcaicas de medicina, mitos, geração expontânea e outros muitos, e na maioria dos casos a ciência estava lá pronta para a judar.

Em Células-tronco
6 opiniões
avalie fechar
Em 03/03/2008 23h10
Sou completamente a favor das pesquisas com células tronco. É de uma hipocrisia imensa uma instituição que já matou muita gente por terreno no céu ou outra besteira do tipo, querer agora dar uma de ética. O próprio papado é um golpe com registro histórico. A igreja não tem moral alguma para interferir na ciência. A metafísica nunca nos levou a lua ou descobriu vacinas contra pragas terríveis. A metafísica só gerea mais metafísica...
Lugar de cardeal não é na ciência nem no governo. Rezem seus cultos, mas não atrapalhem o progresso da humanidade.
Em relação ao sofisma feito por um leitor que postou aqui em cima, acho obtusa a idéia de que matar embriões é um passo para matar gente grande. E mais obtusa a conclusão de que só estamos vivos porque nossos pais cuidaram muito bem de seus embriões. Ora, se um espermatozóide e um óvulo se juntam para formar um embrião e antes disso eles não são vida, então tanto faz que espermatozóide e óvulo vai gerar o ser. Ou seja tanto faz o embrião. Agora se não tanto faz o embrião, então a igreja tem que se preocupar em arranjar milhões de óvulos para que cada espermatozóide de uma ejaculação não seja desperdiçado. Pura interpretação obtusa do livro mais controverso do planeta.
Obrigado

Em Células-tronco
23 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca