Comentários


Comentários de Otto Lima
Em 11/11/2009 11h36
Horas antes do blecaute de ontem à noite, o Jornal da Band havia divulgado uma nova pesquisa do Vox Populi, a qual apontou a queda de Serra e o crescimento de Dilma. E embora as causas do blecaute ainda não tenham sido devidamente esclarecidas, o fato é que o mesmo veio muito a calhar para uma oposição que tenta desesperadamente, a olhos vistos, criar um fato político forte o bastante para reverter as tendências apontadas pelo Vox Populi e por instituições similares.
A interligação do sistema elétrico brasileiro possui deficiências? Certamente. O Governo tem se mostrado confuso em relação ao ocorrido ontem à noite? Visivelmente. Contudo, há uma enorme diferença entre o blecaute de ontem e o apagão de 2001, pois o que se viu ontem, salvo melhor juízo, foi um caso fortuito que nem sempre pode ser evitado, por mais seguro e confiável que seja o sistema e por mais competentes e dedicados que sejam os técnicos que o operam e o mantêm, enquanto o que se viu em 2001 foi um problema sistêmico, causado pela falta de planejamento, pela falta de investimento e, principalmente, por um modelo de privatização que se revelou um fracasso.

Em Blecaute no país
sem opinião
avalie fechar
Em 14/07/2009 15h52
Com raras e nobres exceções, CPIs só têm servido como palanque eleitoral e como pretexto para o Congresso como um todo fugir de sua principal missão, que é propor e votar leis, regulamentos e orçamentos. Quanto à Petrobras, que a empresa seja investigada, sim, por instituições dotadas de isenção e competência técnica e legal para isso, o que não é o caso do Congresso (que aliás só tem feito justificar sua fama de caro, inútil e podre), mas da Polícia federal, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União e da Receita Federal. Contudo, se o Congresso quiser mesmo abrir a "caixa preta" da Petrobras e de outras instituições, que dê o exemplo e abra antes a sua própria.

Em CPI da Petrobrás
10 opiniões
avalie fechar
Em 29/06/2009 09h55
Vejamos...
O presidente de Honduras, eleito democraticamente, deseja realizar um plebiscito para ganhar o direito de se reeleger, plebiscito esse que é considerado ilegal pelo Legislativo, pelo Judiciário e pelo Ministério Público, instituições legalmente constituídas daquele país. Até aí, tudo dentro da democracia, da lei e da ordem. Então, aparece um grupo de militares contrários ao presidente e ele é destituído de seu cargo e sequestrado para um país vizinho.
Conclusão: deu-se um golpe de Estado sob pretexto de evitar outro, como foi de praxe na América Latina durante o século passado.

Em Honduras
22 opiniões
avalie fechar
Em 14/06/2009 19h03
A Petrobras está sendo tão mal administrada que, nos últimos seis anos, a empresa quadruplicou seus lucros, multiplicou por 15 seu valor de mercado, ingressou no seleto Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) da Bolsa de Valores de Nova York e se tornou a quarta mais respeitada do mundo e a mais respeitada do Brasil e da indústria global de energia.
Enquanto isso, a oposição e a grande mídia, que ora bombardeiam a Petrobras, perdem credibilidade e público a cada dia...

Em CPI da Petrobrás
7 opiniões
avalie fechar
Em 12/06/2009 09h03
Com o perdão de um possível exagero de minha parte, o blog da Petrobras trouze uma mensagem à grande mídia brasileira: a teoria evolucionista de Darwin se aplica também aos meios de comunicação de massa. Quem não evolui não sobrevive e, se as grandes corporações de mídia quiserem sobreviver no século XXI, terão que se adaptar à realidade imposta pela internet e pela blogosfera, que tornaram a comunicação mais ágil e democrática.
Contudo, a julgar pela reação tão virulenta de seus editores e redatores ao blog da Petrobras, os principais periódicos nacionais não parecem tão abertos a mudanças, nem tão democráticos quanto poderia se supor...

Em CPI da Petrobrás
41 opiniões
avalie fechar
Em 10/06/2009 09h08
Assim como a invenção da imprensa abriu caminho para a Reforma Protestante, que pôs fim a séculos de monopólio do conhecimento e da informação da Igreja Católica, a internet está acabando com o monopólio da informação das grandes corporações de mídia impressa e audiovisual. E a julgar por tamanha ira contra o blog da Petrobras, a grande mídia brasileira não defende a liberdade de imprensa, mas a ditadura da imprensa.
A verdadeira liberdade de expressão ocorre quando todos são livres para divulgar suas versões dos fatos e para decidir em quais delas acreditar ou não.

Em CPI da Petrobrás
41 opiniões
avalie fechar
Em 07/06/2009 17h35
Assim como a invenção da imprensa abriu o caminho para a Reforma Protestante, que pôs fim ao monopólio do conhecimento e da informação da Igreja Católica, a internet está acabando com o monopólio da informação das grandes corporações de mídia impressa e audiovisual. E com esse blog, a Petrobras deu a sua importante contribuição para o fim desse monopólio.

Em CPI da Petrobrás
6 opiniões
avalie fechar
Em 18/09/2008 13h36
Contra fatos não há argumentos e o fato concreto é que, quando grandes empresas quebram, principalmente as do setor financeiro, o conceito de "estado mínimo" torna-se letra morta.

Em Crise nos EUA
4 opiniões
avalie fechar
Em 17/09/2008 11h16
Ontem, ao primeiro sinal de crise em um país emergente qualquer, o Brasil quebrava e logo pedia dinheiro emprestado ao FMI. Hoje, apesar de uma grave crise no maior império econômico e financeiro da História, de um surto inflacionário global, da histeria dos mercados financeiros interno e externo e dos erros e limitações de Lula e seu governo, a economia brasileira cresce mais com fundamentos mais sólidos, geração de empregos e distribuição de renda.

Em Crise nos EUA
16 opiniões
avalie fechar
Em 16/09/2008 07h31
Com o devido respeito aos economistas, o Brasil precisa mesmo é de bons administradores.

Em Crise nos EUA
21 opiniões
avalie fechar
Em 03/07/2008 11h29
Que essa retumbante e merecida vitória do povo colombiano não sirva de pretexto para Alvaro Uribe rasgar a constituição de seu país, como tem feito seu fracassado rival venezuelano.

Em Reféns das Farc
4 opiniões
avalie fechar
Em 15/06/2008 17h45
Quem defende privatizações como mecanismo de combate à corrupção parece pensar como o marido traído do "conto do sofá", o qual, ao flagrar sua mulher traindo-o com outro homem no sofá da sala, decide... vender o sofá. Como se não fosse possível trair alguém na cozinha, no banheiro, na piscina...
Corrupção não se combate com privatizações, mas com a aplicação de leis mais severas contra os corruptos.

Em Governo Yeda Crusius
48 opiniões
avalie fechar
Em 07/06/2008 09h46
Na primeira vez, na CPI dos Cartões Corporativos, o tiro da oposição saiu pela culatra, pois em vez de matar uma possível candidatura de Dilma à Presidência da República em 2010, ainda em seu nascedouro, a oposição tornou a ministra ainda mais visível e "presidenciável". Com mais essa acusação, a oposição demonstrou estar desesperada pelo possibilidade real de Dilma frustrar os planos dos principais partidos de sua base para as eleições presidenciais de 2010 e, por isso mesmo, tenta derrubá-la a todo custo.

Em Venda da Varig
97 opiniões
avalie fechar
Em 02/05/2008 11h16
Se o povo está tão insatisfeito com o PT e o Governo Lula, por que movimentos como o "Cansei" e a "Grande Vaia" não vingaram? Por que será?

Em Eleições 2008
49 opiniões
avalie fechar
Em 03/04/2008 08h51
É por essas e outras que os índices de popularidade e aprovação de Lula sobem a cada bombardeio da oposição e da mídia. Aliás, se continuarem agindo assim, em vez de matar sua provável candidatura no nascedouro, a oposição e a mídia acabarão por eleger Dilma presidente em 2010.

Em Dossiê anti-FHC
36 opiniões
avalie fechar
Em 01/04/2008 08h13
E a histeria (digo, história) se repete: de um lado, Lula e seus altos índices de popularidade e aprovação, motivados pelo sucesso das políticas econômicas e sociais de seu governo. Do outro, uma oposição raivosa e uma mídia sensacionalista, tentando detê-lo a todo custo. Convém lembrar que Collor, ao contrário de Lula, tinha a mídia a seu favor, o que torna os recordes de popularidade e aprovação do atual presidente ainda mais notáveis.

Em Pesquisas Datafolha
4 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca