Comentários


Comentários de Paula Borges
Em 29/06/2008 19h52
Canso de ver tanta "análise" superficial aqui quando se fala sobre questões indígenas. E vindo de tanta gente que nunca veio na Amazônia, que não sabia nem da existência dessa região, e que de repente, influenciada pela repercussão recente envolvendo questões ambientais, desmatamento, demarcação de terras indígenas, etc, etc. Tudo baseado no senso comum da mídia parcial e em "posicionamentos" de militares.
1. Muitas décadas atrás, foram os indígenas de Roraima que ajudaram a proteger a fronteira do Brasil contra riscos de invasões estrangeiras, inclusive da Inglaterra. E numa época em que mal estava começando as atuações do Marechal Rondon (basta ler livros de história).
2. São os ashaninka, no Acre, que protegem as fronteiras do Brasil de madeireiros peruanos.
3. São os povos indígenas do Vale do Javari, afluente do rio Solimões, que protegem as fronteiras do Brasil dos ataques de peruanos e colombianos atrás de madeira brasileira.
4. Não existe nenhum movimento separatista vindo de povos indígenas. Ah sim, na Bolívia, um movimento divisionista vindo de não-indigenas, que querem separar Santa Cruz de La Sierra do restante do país.
5. Quem for a São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro (Amazonas) vai se deparar com esta situação: bases militares construídas sempre ATRÁS das aldeias indígenas. E, como têm o direito de "escolher" a terra para se instalar, as bases militares escolhem as melhores áreas, onde têm mais condições de caça e pesca.
MANAUS-AMAZONAS

Em Conflito em terra indígena
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca