Comentários


Comentários de Paulo Cesar
Em 14/03/2008 14h20
Oi Eduardo Camillo, quanto "há verdades absolutas", Eu acredito que nossa compreensão é limitada, de acordo com a neurolinguistica nós temos limitações físicas(na percepção/órgãos sensoriais), limitações culturais(Modelos que nós adquirimos ao pertencer a uma cultura e absorvemos uma "modelagem mental" relativo ao ambiente que estamos inseridos), e por fim temos filtros pessoais que são os modelos que devido a nossa vivencia vamos adquirindo...
acredito que a realidade pode ser vista de diversos frames cognitivos(pontos de vista), assim como em todas as areas do conhecimento temos escolas que se especializam a visualizar o mundo sob a sua ótica, porém vale lembrar que toda modelagem que possamos fazer é uma simplificação da realidade e passível de erros alem é claro de necessariamente desconsiderar alguns "detalhes" que podem ser importantes em determinados contextos. O difícil agora é escolher qual modelo devemos usar para analisar este assunto que é tão complexo e delicado né :)
Bom estou saindo, volto na semana que vem para continuarmos a conversar, aprendi bastante com esses debates, foi um grande prazer aprender junto com vocês!
abração
Paulo Cesar

Em Células-tronco
2 opiniões
avalie fechar
Em 14/03/2008 13h46
Oi Eduardo Camillo, Sim o embrião é embrião em ato e humano em potência( para vir a ser humano ele precisa se fixar na parede do útero, a mulher precisa querer ter essa criança, e a saúde da mulher precisa estar tudo ok e ai ao final de 9 meses SE DEUS QUISER ele será uma criança em ato(SE tudo isso acontecer) caso contrario ele será um óvulo descartado naturalmente(ou artificialmete) pela mulher .
Porém a probabilidade de um embrião vir a se tornar humano em ato é pequena... é isso que o autor coloca.

Abraço
Paulo Cesar

Em Células-tronco
1 opinião
avalie fechar
Em 14/03/2008 11h42
Outro ponto interessante é que grande parte destes óvulos foram congelados e não utilizados pois os mesmos poderiam "desenvolver algum problema, anormalidade ou condição médica", conforme noticia: "Casal britânico quer direito de escolher embrião surdo" porém "A Lei de Embriologia e Fertilização Humana do Reino Unido não permite que casais que passem por tratamentos do tipo escolham os embriões que possam desenvolver algum problema, anormalidade ou condição médica, deixando de lado os embriões considerados normais". Então estes embriões nunca poderiam nascer pela lei? será que a lei no Brasil permite esse tipo de escolha?
fonte da noticia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u381143.shtml
Abraços
Paulo Cesar

Em Células-tronco
2 opiniões
avalie fechar
Em 14/03/2008 11h35
Olá Paulo Floriani, tudo bem ? você afirma que "O ser em potência implica necessariamente em ser em ato"... porém não me parece racional tal afirmação, na forma natural conforme o autor do artigo explica ... um ser em potência é um ser em potência, e só! Que poderá (Caso consiga se fixar ao útero) vir a ser um ser humano efetivamente, caso contrario ele será um óvulo que foi naturalmente expelido e teve seu nascimento interrompido.
Perceba que o ato de vir a nascer não é consequencia lógica e a probabilidade está contra ele! Conforme a citação abaixo, naturalmente de 66% a 75% dos dos óvulos fecundados jamais se fixem no útero resultando em "abortos" espontâneos. Sendo assim somente 25% a 33% dos mesmos teria oportunidade de vir ao mundo. Veja uma outra citação do artigo que mostra "potencialidade X atualidade":
"Temos, portanto, um ser humano em potência, para utilizar a distinção aristotélica, autor tão caro à igreja. E não faz muito sentido embaralhar potencialidades com atualidades; afinal, no longo prazo somos todos cadáveres." fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u379018.shtml
Paulo Floriani, portanto INTERFERIR NO ATO, seria exatamente fazer com que esses óvulos fecundados venham ao mundo de forma artificial sendo que as probabilidades de isso acontecer naturalmente seria bem inferior ...
Abraços
Paulo Cesar

Em Células-tronco
2 opiniões
avalie fechar
Em 13/03/2008 17h40
Pessoal, eu estava buscando aprofundar meus conhecimentos sobre a pesquisa com célula tronco e encontrei um artigo interessante do filosofo Schwartsman, gostaria de convidar os amigos a ler o artigo e comentar, segue abaixo uma citação do mesmo:
"Estima-se que 2/3 a 3/4 dos óvulos fecundados jamais se fixem no útero, resultando em "abortos" espontâneos (as aspas vão porque, pelas definições mais aceitas não dá nem para falar em aborto antes da nidação). Isso, é claro, quando a fecundação ocorre naturalmente no corpo da mulher. Quando ela se dá dentro de um tubo de ensaio, as chances caem bastante. Os médicos estimulam os ovários da mulher a fim de retirar-lhe o maior número possível de óvulos. Freqüentemente obtêm algumas dezenas, que são em seguida fertilizados, transformando-se zigotos e daí mórulas. Por determinação do Conselho Federal de Medicina, implantam no máximo quatro delas. As demais são postas no freezer.
O que quero dizer é que a "vida em potência", no mais das vezes, torna-se, não "vida em ato", mas "aborto em ato"" fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u379018.shtml

Eu achei o artigo interessante no ponto de vista científico, porém o autor não precisava falar com relação a igreja, poderia ter mostrado os fatos científicos e parado por ai que o texto ficaria melhor. O que acham?
Abraços
Paulo Cesar

Em Células-tronco
2 opiniões
avalie fechar
Em 13/03/2008 17h39
Oi Camillo, você tem razão ao mostrar a importância do conhecimento teológico, todas as areas do conhecimento humano são importantes e não podem ser ignoradas. Seja o conhecimento Teológico , Empírico, Filosófico ou Científico. Notem que a Teologia além de operar coisas boas na vida das pessoas que tem fé, nos forneceu o embasamento de ética e moral para que a sociedade viver em harmonia.

Em Células-tronco
2 opiniões
avalie fechar
Em 12/03/2008 12h03
Olá Marcos Aparecido de Almeida Nogueira (12), Você tem razão na sua afirmação, indo além, isso já acontece atualmente em alguns locais, por exemplo na China onde devido a um crescimento populacional gigantesco eles precisaram criar políticas para reduzir a população e permitindo para a maior parte da população ter somente um filho por casal. Perceba porém que apesar dessa lei possivelmente não agradar a todos e desencadeia outros problemas como por exemplo ter um índice muito maior de homens do que mulheres na nação pois as familias querem ter filhos para "levar o nome da familia adiante...", porém eles precisam se manter vivos e caso o crescimento continue da forma que estava, o sistema(ecológico, econômico, etc) entraria em colapso. Sendo assim, nós humanos, as vezes precisamos tomar medidas drásticas sim, onde os fins justificam os meios.
Note que a idéia modelada por Maquiavel não é necessáriamente "ruim" ou "boa", Os recentes estudos do autor e de sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente, haja visto que como fundador do pensamento e da ciência política moderna o autor modela a realidade a sua volta pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.
Repense um pouco sobre o assunto, seria isso realmente uma barbaridade?
abraço
Paulo Cesar

Em Células-tronco
4 opiniões
avalie fechar
Em 12/03/2008 08h46
Olá eduardo camillo (19) 10/03/2008 20h00, eu revi os conceitos colocados por você aqui e reconheço que eu não havia compreendido a sua idéia na totalidade, agora que revi tudo, mudo minha opinião sobre suas idéias, elas são interessantes sim! Realmente se fosse para que esses embriões tivessem uma oportunidade de vir ao mundo e ter uma familia para dar formação/amor ao mesmo eu também concordaria que é melhor que seja dessa forma...
Porém atualmente tenho uma visão pessimista a respeito dos nossos lideres(políticos/religiosos), se por um lado só vemos corrupção para desvio de $$, na igreja católica eu posso até estar sendo pre-conceituoso, porém eu vejo que eles defendem algumas posições e não oferecem apoio nenhum para as reações que serão criados pela ação primária defendida, por exemplo: eles são contra a camisinha/métodos contraceptivos: agora o que eles sugerem que façamos depois com as DST´s, quantidade de população, etc? NADA.
Digo isso pois no caso dos embriões, é exatamente isso que eles estão fazendo, eles não querem que os embriões sejam usados nas pesquisas científicas, porém, diferente de você, que ofereceu uma proposta para os embriões, eles não oferecem nenhuma! Pelo menos até agora não vi nada partindo deles...o que está em debate é se pode ou não ser usado em pesquisa, ou seja, o destino dos embriões são: lixo ou pesquisa científica, ou estou enganado?
Abraços
Paulo Cesar

Em Células-tronco
8 opiniões
avalie fechar
Em 10/03/2008 18h04
Caro Paulo Floriani, minha afirmação é logica, simples e livre de pré-conceitos.
Perceba que estou colocando a nossa realidade onde crianças que já nasceram não tem onde morar e vivem nas ruas por falta de familias dispostas a cuidar delas, sendo assim podemos perceber a incapacidade da sociedade atual de absorver e dar os cuidados necessários para crianças que não sejam a sua prole visando que as mesmas tenham uma vida digna. Logo, se nem as que já estão entre nós tem a qualidade de vida que o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) afirma que deveria ter, possivelmente não haverá familias dispostas a colocar embriões de outras pessoas em suas barrigas para ter estes filhos...Concorda?
Qual parte você não entendeu amigo? "Quer que eu desenhe" rs...
Você afirma que não tem lógica e que sou nazista porém não mostra em que ponto o raciocínio está errado. Você está muito qualificado no manejo do dicionário de língua portuguesa porém não consegue formar idéias relacionando as palavras que aprendeu.
Um outro ponto interessante é que você não deveria criticar pessoas e sim atitudes/idéias e preferencialmente mostrando alternativas para que, quem sabe, até eu possa ser convencido por suas idéias(Estou propondo uma discussão sadia) e não ficar falando que sou nazista...Tenho uma sugestão: Agora que já sabe utilizar o dicionário sugiro que compre um bom livro de psicologia social para conseguir utilizar as palavras que aprendeu de forma eficiente.
Abraço
Paulo Cesar

Em Células-tronco
6 opiniões
avalie fechar
Em 10/03/2008 15h46
Olá Eduardo Camillo (12) 10/03/2008 14h46, compreendo sua posição, porém me parece utópica, primeiro que os embriões que estão congelados, estão lá por um motivo: eles não tiveram as características necessárias para nascer e por isso não foram escolhidos... pense comigo.. pq os cientistas fariam diversos embriões se somente um será utilizado? justamente para escolher o que terá mais potencial para vir ao mundo, portanto os outros não teriam uma boa qualidade de vida... outro ponto interessante é a quantidade de crianças abandonas que temos hoje no mundo.. você já adotou um filho? deveria!! vá até a praça da sé e veja os meninos usando drogas, roubando e perdendo a preciosa vida por falta de uma familia digna... E você sugere colocar no mundo esse monte de embriões? nem as crianças que já estão entre nós estão tendo uma vida digna, o que nossa sociedade pode realmente oferecer para estes embriões que como já foi dito não tem as características necessárias para nascer? Você já foi até a FEBEM para ver como funcionam na pratica "nossas politicas" para tratar dos jovens excluídos? Crianças entram lá por crimes banais e saem de lá moralmente desfiguradas! Antes de afirmar estas coisas devia conhecer de perto a realidade "lá fora", já trabalhei voluntariamente em ONGs de reabilitação de jovens e conheço bem o que estou falando. Se tiver dúvidas procure os Centros de Cidadania e Direitos Humanos que eles podem oferecer detalhes.
Abraços
Paulo Cesar

Em Células-tronco
13 opiniões
avalie fechar
Em 05/03/2008 11h42
Ines Terezinha, bom dia,
Estava lendo seu comentário e gostaria de saber se você pensou sobre as conseqüências do que está falando?
se você fosse um embrião congelado você não pensaria logo não "gostaria"...e... mesmo que "fazendo de conta" que você realmente iria gostar de nascer sendo um embrião , essa não seria uma opção valida já que é um embrião que não tem as qualidades que são pré-requisitos para tal. Sendo assim as opções que você teria no mundo real seria :
1) ir para o lixo
2) colaborar com a ciência para no futuro salvar vidas.
E ai? fazendo de conta que você é um "embrião que pensa e pode escolher"... o que você prefere, ir para o lixo ou ajudar a humanidade?(caso tenha alguma outra alternativa realista coloque aqui!)
Bom... quanto as atividades sugeridas por você para melhorar a saude, com certeza você tem razão... concordo que isso ajuda(porém não resolve.).
"Eu não acredito que o único caminho para a vida é matar outra vida" Oque você anda comendo? seja o boi ou a alface, vc pode escolher quem mata, porém mata.
"Existem outras formas para curar doenças, sem matar embriões, podem crer."... Os cientistas afirmam o contrario:-> http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u378328.shtml
Vamos tentar ter uma discussão racional... e não emotiva simplesmente gritando o que pensamos ser o correto... pense nas consequencias do que está falando e viabilidade também... seja realista.
abraço
Paulo Cesar

Em Células-tronco
4 opiniões
avalie fechar
Em 04/03/2008 16h53
Thiago, tudo bem, partindo do principio que realmente estará tirando a vida de um Embião para salvar alguem... então de uma sugestão de algo para fazer com o Embrião que será descartado após um período? ele não "morrerá" de qualquer forma sendo descartado? qual a diferença se sera para ajudar alguem ou simplesmente para o lixo? você também é contra doação de orgãos quando a pessoa morre? é uma questão simples, se do jeito que está não está bom, então o que está bom? se não será usado para ciência qual a sua idéia pra fazer com o embrião?
Uma coisa são não pode ser considerada a melhor quando se tem alguma outra alternativa e a igreja não oferece outra alternativa para os embriões, sendo assim a melhor opção é a ciência neste caso.
Abraço
Paulo Cesar

Em Células-tronco
16 opiniões
avalie fechar
Em 11/12/2007 13h34
CONCORDO PLENAMENTE COM O Rui Ruz!! COM O CPMF JÁ DARIA PRA COMPRAR TODA A ALIMENTAÇÃO PARA TODOS BRASILEIROS( E NÃO SOMENTE PARA 87% DO BOLSA FAMILIA QUE BENEFICIA SOMENTE A POPULAÇÃO QUE O GOVERNO CONSIDERA POBRE E DA ESTA "ESMOLA" )!! PAREM DE ROUBAR, OS IMPOSTOS DO BRASIL SÃO OS MAIS ALTOS DO MUNDO ENQUANTO A SAÚDE, EDUCAÇÃO, VIAS PUBLICAS, POBREZA ESTÃO CADA DIA PIORES! SEJAMOS REALISTAS, ESSA GRANA SERVE PARA PAGAR PROPINAS !!! O GOVERNO DEVERIA INVESTIR EM EDUCAÇÃO E DEIXAR O PROPRIO POVO GANHAR O SEU DINHEIRO E NÃO FICAR DANDO PÃO(BOLSA FAMILIA) E CIRCO(JOGOS PANAMERICANOS/FUTEBOL)!
AGORA NÃO ESTÃO DISPOSTOS A VOTAR ENQUANTO NÃO TIVEREM A QUANTIDADE DE VOTOS NECESSARIOS PARA APROVAR... É UMA GRANDE BRINCADEIRA ISSO! AGORA TODOS FICAM NEGOCIANDO OS VALORES PARA CONSEGUIR MAIS VOTOS! TUDO SAFADO! TA FALTANDO É TERRORISMO AQUI PRA ACABAR COM ESSES CORRUPTOS!!!

Em Prorrogação da CPMF
14 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca