Comentários


Comentários de Rogério Lúcio Cardoso
Em 05/05/2009 09h47
Este benefício é conhecido no meio jurídico como LOAS (Lei de Amparo Social).
Para que uma pessoa se beneficie é necessário passar por duas perícias, uma médica para constatar se a pessoa é incapaz ou se possui uma deficiência que a impeça de trabalhar normalmente e outra perícia, feita por um assistente social que irá visitar a casa do idoso ou deficiente e irá verificar in loco se a pessoa e sua família realmente tem renda inferior a um quarto do salário mínimo e se a moradia é de fato precária ou bastante simples. Esse benefício é justo porque deficientes que não conseguem trabalhar e idosos que nunca contribuiram (porque não puderam ou porque não tiveram carteira de trabalho assinada e portanto sem recolhimentos) para a Previdência Social possam garantir um mínimo para sua subsistência. É destinado para pessoas que dificilmente encontrarão espaço no mercado de trabalho, seja pela idade, seja por uma limitação física, seja por uma deficiência mental, seja por uma doença que cause estigma, associada a uma situação de miséria, ou quase isto. Este amparo social é destinado exclusivamente para aqueles que realmente precisam. A concessão deste benefício deve ser fiscalizada com rigor.
Rogério Lúcio Cardoso

Em Bolsa Família
sem opinião
avalie fechar
Em 27/02/2009 09h17
Eu gostaria de fazer uma pergunta: as altas taxas de juros iestimulam a inadimplência ou é a inadimplência que estimulam as taxas de juros, ou uma ambas influenciam-se recíprocamente?

Em Crise nos EUA
1 opinião
avalie fechar
Em 26/02/2009 13h02
PARTE 2
Os gerentes e funcionários são obrigados a cumprir metas elevadas de concessão de empréstimos. É muito lucrativo para os bancos concederem empréstimos ao público, mesmo que os clientes não possuam tanta solidez para receber recursos das instituições financeiras. É uma atividade tão lucrativa que proliferam empresas que oferecem crédito em anúncios, folders, e pessoas nas ruas oferecendo empréstimos. Até mesmo para pessoas que possuem restrições de crédito!
A verdade é que os bancos brasileiros emprestam mal, não fazendo uma análise de crédito criteriosa. Eu aprendi que, se alguém apresenta o risco de não honrar recursos concedidos através de empréstimos, o mais lógico é não emprestar.
Não é assim que agem os bancos brasileiros. Os bancos brasileiros são co-responsáveis por crédito mal deferido para clientes que não possuem condições de pagamento. Os próprios bancos oferecem a corda para pessoas já muito endividadas se enforcarem ainda mais.
Não é a inadimplência que provoca a prática de elevadas taxas de juros. É a ganância dos bancos, e a busca do lucro fácil.
É a omissão do poder Judiciário que não interfere na transferência injustificada de recursos daqueles que tomam empréstimos . Não, não defendo que o poder Judiciário estabeleça as taxas de juros que podem ser praticadas no nosso país. Os bancos têm todo direito de cobrar juros. O que defendo é que os Juízes deveriam coibir o ABUSO DO DIREITO que é praticado pelos bancos.
ROGÉRIO LÚCIO CARDOSO

Em Crise nos EUA
5 opiniões
avalie fechar
Em 26/02/2009 13h01
BANCO DO BRASIL QUASE 9 BILHÕES, BRADESCO MAIS DE 8 BILHÕES, ITAÚ-UNIBANCO QUASE 8 BILHÕES
PARTE 1


Estes lucros bilionários não se repetem em nenhum outro país do mundo, principalmente com essa crise. Há muitos anos os bancos brasileiros são os mais lucrativos do planeta.
Com este lucro, estes bancos podem comprar outros bancos com muita facilidade. Quanto custa um banco de médio porte na Europa, Japão ou Estados Unidos?
Há muitos anos os bancos brasileiros têm lucros obtidos através da prática de cobrança de juros e tarifas absurdas, com ganhos incomparáveis, que na realidade refletem uma política perversa de transferência de renda, dos mais pobres para os mais ricos.
É comum os bancos justificarem a elevadíssima taxa de juros alegando elevada inadimplência. Contudo, os estudos do Banco Central (disponíveis no site www.bc.gov.br http://www.bcb.gov.br/Pec/Depep/Spread/relatorio_economia_bancaria_credito2007.pdf) demonstram que na composição do juro praticado pelos bancos no Brasil, o que menos influencia, o que menos pesa, é a taxa de inadimplência: a margem de lucro dos bancos, é muito maior.
Com as taxas de juros praticadas, os bancos não precisam se preocupar com a inadimplência: o lucro obtido com aqueles que conseguem pagar seus compromissos supre eventuais perdas. Os bancos também não se preocupam, seriamente, com a análise cadastral de seus clientes tomadores de empréstimos.

CONTINUARÁ

ROGÉRIO LÚCIO CARDOSO

Em Crise nos EUA
7 opiniões
avalie fechar
Em 18/02/2009 08h40
É um absurdo estra proposta dos banqueiros. Querem socializar o prejuízo e capitalizar os lucros. Que capitalismo é esse. Os bancos brasileiros tem os maiores lucros de todo o sistema financeiro mundial .Os juros reais no Brasil são os maiores do planeta, os bancos brasileiros tem lucros de bilhões de reais por trimestre, eu disse trimestre, e fazem uma proposta como essa totalmente sem escrúpulos! Quer dizer, se o governo garantir tudo bem. O governo e a sociedade arcarão com eventuais prejuízos e se houver lucro, esse dinheiro irá para quem? Para o governo e sociedade? Não, para o bolso de nossos já enriquecidos banqueiros.
Em 2002, a margem de lucro dos bancos brasileiros era 11 vezes maior do que a margem de lucro dos bancos do TERCEIRO MUNDO, segundo o FMI (não tenho dados mais recentes). Naquele ano a inadimplência, segundo o BANCO CENTRAL, era responsável por 16% da composição do juro no Brasil, os impostos 26%, o custo administrativo e de captação dos recursos de 20% e a margem de lucro dos bancos brasileiros beirava os 40%. Ou seja, a margem de lucro dos bancos era maior que a taxa de inadimplência e o custo operacional (custo da captação do dinheiro no mercado + custo administrativo/operacional do banco - funcionários, manutenção de agências, etc). Na realidade, penso que as altas taxas de juros é que causam a inadimplência ou pelo menos infunenciam decisivamente o aumento da inadimplência. É muito fácil ganhar dinheiro assim!
Rogério Lúcio Cardoso - Belo Horizont

Em Crise no Brasil
23 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca