Comentários

Mais resultados: 1 2

Comentários de Rogerio Lustosa Bastos
Em 31/12/2009 10h22
Assumo q. sou contra a luta armada, ela acaba dando forças para o lado mais fascista do grupo social; entretanto, vejamos alguns fatos históricos: a) em "1964", os americanos lideraram o Golpe militar contra um governo constitucional. Tal golpe contou com apoio de gde parte dos meios civis e militares (tal fato está em documentos da biblioteca da capital americana); b) a partir do AI5, a ditatura endureceu e foi o"golpe dentro do golpe", proibindo tudo. Assim, mtos jovens partiram para luta armada para derrubar um governo militar que "rasgou a constituição" sob a inspiraçao americana; c) tal fato não é atitude só de ditos "revolucionários": o próprio liberalismo (sistema de idéias que ampara o capitalismo), em resumo, diz: "Todo cidadão qdo é privado de liberdade política pode buscar atitudes extremas para lutar para que ela possa voltar a seu povo e ao seu país"...Portanto, apesar de discordar, em tese, da "opção da luta armada", ela é uma opcão do próprio liberalismo. Enfim, esses jovens nao eram terroristas. Estavam combatendo a luta pela liberdade democrática que lhes foi roubada pelo golpe militar-civil com o apoio dos USA de então. Enriquecendo o debate, sugiro a leitura: Gaspari, E. A ditadura escancarada. SP: Cia das letras, 2002; Dallek, R. Nixon e Kissinger: parceiros no poder. RJ: Zahar, 2009.

Em Crimes da ditadura
sem opinião
avalie fechar
Em 31/12/2009 09h58
Esse episódio no qual o Ministro da Defesa, que é civil, toma partido dos militares contra uma decisão que, no geral, beneficia o próprio exército é um sinal de atraso que ainda caminha no Brasil. Erra o ministro Jobim! Erram os militares! Ora, o "golpe"aconteceu com o apoio dos civis aos militares, incentivado pelos americanos - isto os documentos históricos comprovam (inclusive documentos q. estão na biblioteca da capital americana); houve militares que erroneamente ainda cometeram crimes contra a humanidade, torturando (inclusive alguns fazendo cursos nos USA) - obviamente que tal fato é um erro grave e precisa ser apurado. Entretanto, nem todo militar torturou... Em plena ditadura, por exemplo, houve um militar honarado, Sergio Macaco, que foi exonerado pelos comandantes de então porque se negou a explodir um gaseoduto no Rio para pôr a culpa em supostos comunistas...Enfim, esses e outros fatos precisam ser apurados, para o bem de todo o exército e de toda a sociedade brasileira. Fazer isso nao é revanchismo,mas sim lição de cidadania! A tortura, seja ela cometida por americanos, nazistas, palestinos, brasileiros,etc, sejam eles militares ou nao, é um crime contra a humanidade! Ela, em qq contexto e país, precisa ser combatica com rigor, sobretudo, para jamais voltar a ocorrer! Negá-la é o mesmo que negar o holocausto...

Em Anistia
1 opinião
avalie fechar
Em 24/12/2009 16h02
A população média americana tende a se informar apenas pela TV. O que representa isto? Grosso modo, era igual nos tempos da ditadura aqui no Brasil (1964-1985), através dos quais a população só se informava pela REDE GLOBO. Esta, como se sabe, apoiava integralmente a ditadura. Lá, nos USA, atualmente, a TV tende a apoiar a visão neoliberal. Resulado: pelos USA, de hoje, o mal é tudo aquilo que é feito pelo Estado; o bem é o "privado". Este é o tom do "evangelho do consumo", o qual é passado, sem crítica, para a populaçao...Parabéns para o Obama que está fissurando tal equívoco. A saúde é algo mto importante para ficar nas mãos, exclusivamente, dos investimentos privados...

Em Governo Obama
14 opiniões
avalie fechar
Em 19/12/2009 11h54
Precisamos sinceramente fazer uma autocrítica! Refiro-me a todo aquele que tem consciência realmente livre e acredita nos valores da razão iluminista(razão crítica, a qual, se for o caso,nao tem medo de criticar a razão qdo ela nao tem razão, mas continua iluminista)...Mas, como dizia, sobre a autocrítica: o que está fazendo o mundo caminhar para a autodestruição? Historicamente são as opções humanas, as quais, preponderantemente, neste instante, estão exclusivamente apenas a favor do lucro desmedido. Isto nao é problema? Será preciso o planeta ser destruído para vermos que os "negócios e o lucro"nao podem ter mais valor que as pessoas? Ah, como eu gostaria que os líderes mundias dos governos e os gdes empresários das multinacionais lessem e discutissem publicamente um livro; como gostaria que as mídia promovessem um debate sobre o que trata tal texto. Tal livro é: CHOMSKY, N. O lucro ou as pessoas? Neoliberalismo e ordem global. RJ: Bertrand Brasil, 2006.

Em Aquecimento Global
1 opinião
avalie fechar
Em 09/12/2009 23h07
O Brasil, neste momento, representado por esse episódio em Brasília, vive dias tristes: a polícia e mtas autoridades "criminalização" os movimentos sociais que lutam pelo direito e cidadania para todos, mas nao crimanalização os verdadeiros bandidos que prejudicam a república e o que é público na sua melhor acepção! E o pior: em vez de lutarmos em prol de distribuiçao de honradez e cidadania para todos, mtas autoridades, tal como o Governador Arruda e outros lutam pelo lucro pessoal exclusivamente para eles...O que é uma lástima!

Em Escândalo no DF
sem opinião
avalie fechar
Em 08/12/2009 13h00
A forte indícios que a atriz Leila Lopez se suicidou. Caso tal hipótese se confirme, gostaria de fazer algumas considerações:1a) considerando que o suicídio, qdo ocorre, embora tenha um componente individual significativo, há outros componentes tb significativos: instituiçoes, sociedade, cultural, etc. 2a) Assim, parece-me, que quem ajudou a criar tal comportamento que fez a atriz se suicidar foram: o preconceito que só pode haver vida inteligente e feliz qdo se é jovem,ou seja, mulher com mais de 50 nao tem vez, quiçá atriz...; 3a) Contribuiu ainda para tal suicídio um modo de vida dessa sociedade que vive sob a "onda da TV comercial", ou seja, aqui os atores e atrizes só podem durar em "15 minutos de fama", assim, hoje é a vez da musa e do muso x, amanhã, em funçao do proximo IBOPE outros rosto bonito deverão substituir os atores e atrizes...Talento? Isto pouco importa, importa é a beleza efemera dos holofotes que ficam nao no talento mas no que é fútil! Resulta: ningúem que tenha um pouco "cabeça"além desse tipo de TV aguenta tal vida...Quem sabe, essas e outras barbaridades que mataram a atriz tenham um fim qdo rejeitarmos coletivamente esse modo de vida contra o humano! Enfim, enqto nao encararmos tais atrocidades, infelizmente, o suicídio irá aparecer...Como diz um poeta russo: "Morrer nesta vida nao é difícil, o difícil é encarar a futilidade de vários ofícios"...

Em Leila Lopes
2 opiniões
avalie fechar
Em 13/09/2009 01h24
Nada contra uma manifestação - seja ela de cunho de "direita" seja de "esquerda": afinal a democracia nao é para a gente se manifestar de forma pacífica e democrática? Agora, discordo de que é devido ao fato de que OBama seja socialista. O lado que perdeu as eleiçoes - a direita americana- nao só perdeu a eleiçao, mas tb uma excelente maneira de ganhar dinheiro com a guerra sob a presidência de um republicano. Bush foi a porta para excelentes negócios no Iraque: haja vista a "Blackwater" (uma das empresas multinacionais de 'exercíto privado"= na verdade de mercenários/ entre outras do mesmo tipo que se destacaram na Guera do Iraque). Enfim, é por que perderam essa oportunidade de "ganhar mais dinheiro" que esses conservadores foram para as ruas contra Obama. Como diz Adorno: "Toda guerra é um negócio..." ( Minima Moralia)

Em Governo Obama
52 opiniões
avalie fechar
Em 07/09/2009 10h57
Assumo que sou antipático a idéia que o fim da história é isso que está aí: mercado como solução última para todo e qq. problema. Ora, basta estudarmos um pouco de história para se ver que tal fato é insustentável! Chaves tem o direito de tentar mudar o seu país, como cada povo é soberano para escolher o governo q. quiser; contudo, nao gosto das idéias dele e de suas alianças no plano internacional, dentre as quais, dá munição para corrida armamentista e quiçá outras loucuras qto ao perigo atômico. Contra essas loucuras de Chaves e dos falções americanos, sugiro a leitura do livro: Master, D. & Way, K., orgs. Um mundo ou nenhum. RJ: Paz e terra, 2008. Qto ao Obama, sou simpático a ele e lamento que, neste momento, o povo americano, nao o está entendendo - tal fato talvez se explique, sobretudo, por uma questão cultural e industrial: de um lado,dá para esquecer que, em tese, a maioria dos americanos pensa que o ideal de vida é apenas consumir? De outro, que a industria armamentista mundial, em termos de sua maior percentagem, está nas mãos de industriais americanos?). Enfim, se futuro houver para os americanos, repito, esse futuro se chama OBAMA...!

Em Hugo Chávez
6 opiniões
avalie fechar
Em 03/09/2009 23h00
Em que se pese que o Deputado Fernando Gabeira tem o seu valor para o parlamento e para a sociedade brasileira pela sua história e pelo sua experiência, às vezes, singular; entretanto, em mtos casos, do meu ponto de vista, está perdendo o "bonde da história": dá para a gente tentar ser sempre "vanguarda compulsiva"? Isto, tem hora, embora o respeite, que o torna contraditório demais. Td bem que em vista do quadro político atual ele é uma figura importante, mas, há contradiçoes e contradições...Espero que tal caso, quem sabe, sirva para o Deputado refletir e corrigir os rumos... Todos podemos mudar, e sem tanta contradiçao, para melhor!

Em Eleições 2010
sem opinião
avalie fechar
Em 06/08/2009 18h36
"Há podres nesse reino da Dinamarca!" Esta frase de Shakespeare aplica-se infelizmente neste momento histórico brasileiro. Apoiaria qq movimento que nao tivesse medo de ir fundo e, quem sabe, colocasse em xeque tanto a força política do PSDB qto do PT. Alguém tem dúvida que por trás disso tudo nao está tal briga pela hegemônia? Qual a diferença entre Sarney, Renan e Arthur Vírgilio e outros barões do PSDB? Por que todos nao vamos para as ruas não so pela queda de um dos lados,mas sim pela dos "barões" de todos os lados? Por que nao clamamos por uma reforma partidária, mas uma reforma de fato? Quem sabe uma constituinte? Anotem: caso nao a fizermos, o próximo presidente, seja queridinho do estabelecido ou nao, terá sérios problemas para governar sob o clima de "balcão de negócios"....Parafraseando ainda Shakespeare: "Indubitavelmente, a política brasileira (reduzida apenas ao balcão de negócios), está louca, mas há razões por trás dessa loucura..."

Em Senado
12 opiniões
avalie fechar
Em 31/07/2009 22h35
O Brasil precisa aprender a pensar gde...Há, para tanto, que se investir. Se, de outro lado, sempre se investiu em empresas e interesses de empresas transnacionais porque nao se pensar em investimentos estratégicos em termos do crescimento do bloco sul americano? Se a Europa faz isto, se os USA tb o fazem, por que não podemos fazer? Ah...Mas isto nao dá lucro imediato. Entretanto, com o tempo, tais grãos investidos na política internacional renderão frutos...Respondam: por que será que os USA colocaram 3 (três..) bases na Colombia? Por favor, olhando além do interesse imediato, não venham me dizer que foi apenas pelas FARCs...Se o Chaves anda bancando o "burro" (pelo menos em política internacional), nosso governo está com uma visão estratégica melhor. Quem viver verá!

Em Pré-sal
12 opiniões
avalie fechar
Em 31/07/2009 22h27
Lembram-se de que qdo o gov. Lula assumiu o governo no 1o mandato os "iluminados" das finanças mundias colocaram o Brasil como um país de gde risco? Lembram-se de que, entre eles, havia um investidor americano que previu que o Lula, especialmente na sua política financeira seria uma catástrofe para o Brasil e o mundo? Pois é tal homem, hoje, é acusado de ser o responsável pela "quebradeira" nos Estados Unidos e no mundo...Sugiro que os críticos de Lula e de sua política financeira pensem nisso. Não que nao se possa criticar um governo; entretanto, espanta-me que em que se pese os erros, é na política financeira que o Governo Lula vem acertando, acertando inclusive junto ao "deus mercado". E, o espanto maior: os críticos do Brasil, com raras exceções, nao reconhecem tal fato. Ora...

Em Bolsa Família
48 opiniões
avalie fechar
Em 17/07/2009 19h45
Julia Paez, apesar de bonita, demonstrou hoje que anda pela rua das pessoas que sâo realmente feias. Existe pessoa feia? SIM! São os ditadores, os totalitarismos de direita ou da dita esquerda que proibem, acabam com a liberdade de imprensa...Pela bela vida, que só é possível com a liberdade de imprensa! Abaixo os feios e as feias que combatem tal liberdade como a Juliana fez!

Em Juliana Paes
2 opiniões
avalie fechar
Em 19/04/2009 21h33
Sou contra o fechamento do congresso e do parlamento. A função política, que se faz através do parlamento, é vital para a democracia. Uma coisa é corrupção e até políticos corruptos, mas generalizar... É preciso rediscutir o que deve ser permitido ou nao permitido em termos de verbas de "passagens e outras" pelo parlamento: uma coisa é a corrupçao através de tal fato, outra é proibir toda e qq verba de custeio, o que é tb um contra-senso...Gente, pensamento crítico é algo que nao pode faltar em qq situacao, inclusive em termos de se repensar uma política anti-corrupção. Neste ítem há mta coisa errada e tb mto reducionismo...Talvez o pensamento crítico ainda possa nos ajudar a pensar a cidadania e a política no Brasil.

Em Câmara
9 opiniões
avalie fechar
Em 09/01/2009 23h59
Por mais que eu seja contra o lançamento de foguetes matando civis sobre Israel, não justifica o que o governo atual de Israel está fazendo em Gaza: matar crianças, atirar indiscriminadamente em qq pessoa. E o pior: nao deixar a imprensa internacional cobrir o evento...Desrespeitar a resoluçao da ONu...Td indica que, neste momento, tal governo de Israel está errado e, com tais atitudes desproporcionais, dá espaço para os fanatismos, já que está agindo de forma fanática.

Em Hugo Chávez
4 opiniões
avalie fechar
Em 09/01/2009 23h49
Além de ser um crime contra humanidade matar civis (especialmente crianças), outra gravidade nessa guerra estúpida é um Estado -seja ele os USA, Israel ou qq outro- desrespeitar a ONU. Já pensou se tal moda pega? O que fará o mundo dito civilizado se qq país começar a desmerecer a ONU? Sinceramente, o Bush errou ao desrespeitar a ONU e, agora, erra Israel por fazer o mesmo procedimento.

Em Violência em Gaza
34 opiniões
avalie fechar
Em 07/01/2009 22h39
Em tese, toda guerra é estúpida. Nela, por mais que possa haver justificativas pendendo para um suposto lado melhor, ambos lados envolvidos cometem erros contra a humanidade. Na II guerra, os nazista cometeram crimes contra a humanidade realizando barbaridades contra os judeus. Isto nao tem justificativas! Tb, agora, não há justificativas para o massacre que os poderosos de plantão na "Israel" atual faz com os palestinos em Gaza. Ainda bem que nao são todos judeus que apoiam tal massacre (há um grupo de intelectuais notaveis em Israel que são contra esse massacre estúpido na faixa de Gaza; só há uma saída: negociação de paz e cessar fogo!) Se a questão é de fato parar com os ataques ditos terroristas contra Israel, tal reação absurda contra crianças e civis só aumenta o ódio e joga gde parte da população para as mãos de quem tem ódio. Fim para essas "estratégias burras" da era Bush! Nao se pode combater ódio com ódio, nem o dito demônio bancando o diabo através do aparato do Estado tal como Bush fez no Iraque...Como diz Bob Dylan: "Qtas mortas serão ainda necessárias para vermos que nao é esse o caminho? "

Em Violência em Gaza
25 opiniões
avalie fechar
Em 28/12/2008 01h47
Ambos os lados têm suas razões e erros. Portanto, quem sabe, com o Governo Obama e com a interferência dos USA se possa negociar um acordo político entre as partes. A política de negociaçao é, antes de tudo, levar a guerra por meios pacíficos...

Em Violência em Gaza
15 opiniões
avalie fechar
Em 04/12/2008 21h59
Pessoal, ainda que eu tenha de vez em qdo críticas ao Lula, agora ele está certo: em geral os bancos, além de serem os "parasitas" do sistema atual (basta lembrar que a atividade produtiva, infelizmente, tem perdido para a especulaçao, daí a crise mundial...), bem, além de o governo ter liberado incentivos aos bancos, O que ocorreu? Eles paralisaram o crédito! Em vez de facilitarem, dificultaram-nos! Eu sei a razão: querem lucrar, lucrar, lucrar! Ainda que o povo e a atividade produtiva vá para a lata de lixo! Pto negativo para os bancos! Pto positivo para o Brasil e para as idéias do Lula neste momento!

Em Crise nos EUA
13 opiniões
avalie fechar
Em 15/11/2008 23h57
Sou plenamento a favor de tal medida. Os militares, em 64, com o apoio dos USA - daqueles tempos- fizeram um golpe de Estado; perseguiram um presidente brasileiro que estava constitucionalmente amparado. Este presidente, que era Jango, optou por nao resistir e foi "queimado" mais pelas suas virtudes do que pelos seus erros. Agora,é o mínimo que se pode fazer. Ponto para o Estado Brasileiro. Parabéns povo brasileiro! Viva a democracia!

Em Arquivos da ditadura
33 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

FolhaShop

Digite produto
ou marca