Comentários

Mais resultados: 1 2 3

Comentários de Said Abou Ghaouche Netto
Em 04/12/2009 12h07
Agora, a respeito das licitações públicas, cabe dizer que elas são algo semelhante às concessões públicas. O que difere é que aos invés da empresa prestar um serviço à sociedade por meios públicos, a empresa presta serviços ao governo. As licitações são mais permeáveis à corrupção, que pode tomar vários caminhos. Um deles é a licitação dirigida, que ocorre quando é colocado no edital de licitação algum requesito exclusivo, que é sabido de antemão que só a empresa pretendida pode atender, eliminando as demais do certame. Um exemplo absurdo: a compra de um computador mainframe que tenha um parafuso de ouro em algum lugar do equipamento. Outro meio de corrupção é o vazamento de informação previlegiada, esta dispensa comentários. E a terceira é a proposta que se faz à empresa vencedora que manipule a obra a ser construída, fazendo-se usar materiais de qualidade inferior a fim de gerar um resultado econômico que fique aquém do valor licitado. Neste caso haverá superfaturamento da obra: a empresa apresenta a cobrança dentro dos parâmetros da licitação, porém para ela custou bem mais barato que o previsto devido ao uso de insumos de qualidade inferior. Concluindo: para combater a corrupção, o governo precisa criar duas agências reguladoras, como a ANP, a ANEEL, etc., a fim de fiscalizar de perto o assunto. E os nossos congressistas precisam rever as leis que regem estes assuntos.

Em Escândalo no DF
sem opinião
avalie fechar
Em 04/12/2009 11h55
Sobre o caso do DF, e tantos outros que ocorreram no passado, eu já sugeri em duas ocasiões que seja criado um indicador de corrupção partidária, para que o eleitor possa se guiar na hora de decidir seu voto. Não falo mais nesse assunto por enquanto. Quero opinar a respeito de formas mais súteis de corrupção, que envolvem as concessões públicas e as licitações públicas. As concessões muitas vezes não são entendidas pela grande população, que pergunta "se a Globo é uma empresa privada, porque concessão para transmitir sua programação?". A mesma pergunta vale para as empresas de transporte coletivo municipal. Se são privadas, porque precisam de concessão. É simples: elas usam a malha viária pública para explorar o negócio e obter lucro. Nós cidadãos cedemos a eles o direito de uso da nossa malha viária, da qual somos todos donos. Rádio e televisão, e outras mídias eletrônicas usam o espaço público, seja ele aéreo ou subterrâneo, para fazer chegar o produto na casa do cidadão. Na esfera política, a concessão ou renovação de concessão é uma troca de moedas entre o grupo político governante e a concessionária. Daí nascem favores, que são imperceptíveis aos olhos públicos, mas que por serem favores a quem está governando, talvez não seja corrupção, mas é questionável. Em outro post eu opino sobre a licitação pública.

Em Escândalo no DF
sem opinião
avalie fechar
Em 02/12/2009 15h26
O velho Sebastião Camargo fundou um império multinacional, um conglomerado econômico de fazer inveja aos gringos. E ele não tinha sequer o segundo grau, mal sabia escrever. Mas tinha tenacidade e tirocínio. Sua empresa cresceu durante os anos da ditadura e com a abertura, infelizmente tornou-se um covil de hienas corruptas, ainda na época em que ele era vivo. Infelizmente para nós cidadãos, governos de qualquer esfera sempre dependerão de empreiteiras para realização de obras. Em 2006 uma delas fez um novo alsfalto na Av. Harry Dannemberg, perto de casa. Poucos meses depois o asfalto estava todo rachado. Hoje é uma buraqueira só. Vencer uma licitação oferecendo uma qualidade e realizar a obra com qualidade inferior também é corrupção, é uma forma de desviar dinheiro. E o nicho mais confortável para os corruptos são as obras relacionadas à cultura e lazer, dificilmente alguém presta atenção nestas obras.

Em Castelo de Areia
3 opiniões
avalie fechar
Em 02/12/2009 15h09
Em certa ocasião eu sugeri que fosse criado um indicador, o índice de corrupção partidária - ICP. Para chegar no índice, toma-se a média das médias anuais de filiados de cada partido e divide-se pelo somatório de valores × 1000, envolvidos em cada episódio de corrupção definitivamente julgado em transitado. Quanto mais perto de zero o índice, mais limpo o partido, caso contrário mais corrupto. O índice vai repletir a parcela que cabe a cada filiado. Zelar pelo partido é dever de todos que dele participam, então não adianta individualizar a corrupção para salvar o partido. Só nesse anos tivemos vários casos de corrupção e outros crimes: Beto Richa (PSDB-PR); Yeda Crucius (PSDB-RS), grupo de vereadores de São Paulo (PSDB e DEM-SP), Guilherme Afif Domingos (DEM-SP), Paulo Maluf (PP-SP), Romeu Tuma (PTB-SP), Augusto Carvalho (PPS-DF), José Roberto Arruda (DEM-DF), Paulo Otávio (DEM-DF). Este último é uma figura lúgubre que aje nos bastidores e raramente aparece na mídia ou é citado, mas esteve envolvido na construção do fórum do juiz Lalau, ou seja, tem ficha corrida. Também devemos considerar como corruptores da informação aqueles que mentem, dizendo que o governo vai confiscar a poupança e que seu partido é limpo e não tem lugar para corruptos. Tô falando do mentirosos Dep. Roberto Freire, ok?

Em Escândalo no DF
1 opinião
avalie fechar
Em 02/12/2009 14h45
Que Deus te receba, você vai fazer falta ao mundo.

Em Morre Lombardi
sem opinião
avalie fechar
Em 22/10/2009 11h41
Que vexame!!! Os arautos e paladinos da ética e moralidade na política, vereadores do PSDB e DEM (também chamados de democanos), cassados por receber doações ilegais? Quem diria? Será que nessa história não tem mensalinho não? E o que dá a uma associação o direito de injetar dinheiro de seus associados no processo político? Será que todos os associados tem a mesma orientação política? Que vexame!!!

Em Doações
7 opiniões
avalie fechar
Em 02/10/2009 15h47
Este fato me fez lembrar os atentados de 11 de setembro: a terceirização da segurança nos aeroportos americanos fora duramente criticada na época, tanto por democratas como por repulicanos. Quando se terceiriza algum serviço, quem decide tem que ter em mente o quão essencial é o serviço e quais riscos estão envolvidos. No caso do Enem, o MEC não deveria ter terceirizado de jeito algum. O dinheiro teria sido bem gasto se as provas fossem impressas pela Casa da Moeda e entregues à guarda do Exército ou Aeronáutica, que fariam a distribuição no momento certo. Faltou gestão estratégica na operação.

Em MEC adia prova do Enem por suspeita de fraude
1 opinião
avalie fechar
Em 11/09/2009 17h57
Atenção eleitores progressistas e anti-conservadores: eu estou começando a achar que a melhor opção para a nossa população é apoiar Ciro para a presidência, com Dilma vice, e Palocci em São Paulo, com Marcio França vice. Para o senado temos bons nomes como Erundina, Vicentinho, Martha. Vamos pensar no assunto, não podemos deixar a tucanalhada voltar a degradar a nação.

Em Eleições 2010
11 opiniões
avalie fechar
Em 11/09/2009 12h01
Quem é mais corrupto: o PT, o PSDB, o PMDB??? Quem rouba mais?? É difícil saber, partidos são feitos de pessoas e pessoas são imperfeitas. Eu proponho o seguinte: vamos criar um índice de corrupção partidária (ICP). É simples, basta dividir a quantidade de filiados comprovadamente envolvidos em corrupção (QE) pela quantidade total (QT) de filiados do respectivo partido (QE ÷ QT). A ABI poderia apurar este índice, catalisando informações de todos os veículos de imprensa nacionais e números do TSE. Poderiamos ter o ICP em níveis municipais, estaduais e federal.

Em Eleições 2010
4 opiniões
avalie fechar
Em 11/09/2009 11h28
Conhecendo o Nelsão pai, já dá para saber a enrrascada em que o Nelsinho se meteu... afinal de contas, o fruto não cai muito longe da árvore, como diz o ditado. Fim de carreira para um jovem talento, que pena!!!

Em Fórmula 1
4 opiniões
avalie fechar
Em 11/09/2009 11h09
Alckmin e Quércia fazem acordo para 2010: que belo casamento, o Partido Soberbo e Desdenhante Burguês com o Partido Mesquinho e Deshonrado dos Biltres (pelo menos aqui em SP). Mas, quem autorizou o Alckmin??? Primeiro ele tem que pedir benção ao Serra, senão o candidato talvez seja o Kassab, que é truta. Para bater o Ciro Gomes em SP vai precisar de muitos acordos (obscuros?).

Em Eleições 2010
11 opiniões
avalie fechar
Em 04/09/2009 11h41
Sra. Cláudia, eu não sei de onde a senhora tirou esta informação. Se a senhora fala árabe, hebreu, copta ou qualquer língua semítica, saberá que os palestinos são "contemporaneamente" chamados de filisteus (falisteen) nestas línguas. Eu não discuto religião porque sou laico por convicção, embora minha fé seja sólida como diamante. Para mim fé e religião são coisas absolutamente distintas, a primeira é ingrediente da alma de todos os seres, que pode ser usada em maior ou menor grau, da mesma forma como a inteligência, o amor ou outro ingrediente da alma. Já as religiões são fenômenos humanos sociais e coletivos, geralmente visam conduzir o gado, como se faz na política, nas torcidas organizadas, etc. A religião faz parte do plano coletivo da identidade coletiva, e a fé do plano individual. Por isso eu digo sem medo de errar: discutir o estado judeu sob a ótica da religião é tão nocivo quanto discutir a pena de morte sob a ótica do carrasco. Israel é um beco sem saída e a maior parte dos israelenses tem essa consciência e trabalham para achar uma saída. Quanto a questão da arabização dos filisteus, você pode consultar dois livros: A História dos Povos Árabes, de Albert Hourani, e A História da Palestina, de um autor alemão de sobrenome Reichert, que lecionava na UFBA nos anos 60. Abraços!

Em Violência em Gaza
10 opiniões
avalie fechar
Em 25/08/2009 19h05
Em resposta ao Sr. Mauro, há na Bíblia evidências que os filisteus chegaram à Palestina antes dos hebreus. Eram um povo navegante e talvez tenham vindo de algum lugar próximo da atual Grécia. Nesta época, os árabes nem existiam como nação. Na Diáspora, os hebreus deixaram a Palestina e os filisteus continuaram a habita-la continuamente, até os dias de hoje. O fato importante que ocorreu em relação a eles é que foram arabizados. A nação árabe só se formou após a vinda de Maomé, que juntou as várias tribos em torno da religião. E com a expansão do islamismo, vários povos acabaram sendo arabizados, ou seja, adotaram a língua e os costumes dos árabes. O que o senhor enxerga genericamente como "árabe" é uma fusão de vários povos antigos que hoje formam essa nação. Neste contexto, os palestinos são um povo dentro da nação, e a Palestina lhes pertence por direito de fato. Não vou discutir religião, porque se tivermos que admitir que Deus prometeu algo a um de seus filhos em detrimento de outros, teremos que admitir que Deus é árbitrário e cínico, atributos nada divinos. Também não faço apologia do terrorismo, mas por os sionistas terem usado este recurso no passado, os palestinos não devem se culpar. Se fosse lhes permitido erguer uma força armada estruturada, equipada, moderna e treinada, este conflito já teria acabado. Mas isso não é permitido. Eu já disse antes, eu tenho pena das crianças judias que ainda vão nascer naquela terra, porque vão herdar o ódio semeado por seus avós.

Em Violência em Gaza
25 opiniões
avalie fechar
Em 13/08/2009 11h42
Eu não sou nazista como querem insinuar ao dizerem que falo igual a Hitler. Eu sei que a imprensa brasileira é medrosa e censurada quando o assunto envolve judaismo e Israel, que são tratados como vaca sagrada. Hoje qualquer internauta pode visitar sites da imprensa européia e ver que por lá esses assuntos são tratados de forma mais livre. O que eu sei (que é pouco) eu soube por livros, alguns deles inclusive escritos por autores judeus. Grupos terroristas judeus com a Gang Stern e o Irgun Zvai Leumi, apenas para citar dois, praticaram atos terrorista sim!! Contra o Hotel King David, onde se hospedavam os militares inglêses, contra o Conde Folke Bernadotte, contra os palestinos de Deir Yassin, e muitos outros. Negar esses crimes é bobagem, porque nenhum fato grave pode ser escondido eternamente. Quanto ao lobby, a declaração Balfour é uma prova incontestável. A traição ao que foi estabelecido neste documento é o que gera a violência interminável nos dias atuais. A traição gerou desconfiança nas populações dos estados árabes, acirrando os sentimentos contra as comunidades judaicas que viviam nestes paises. Foi um erro dos árabes? Sem dúvida. Mas não são os Palestinos que devem pagar a conta. A solução de dois estados é inviável se não for permitida a militarização do estado palestino, pois sempre haverá incursões de Israel para defender seus colonos. A melhor saída é o fim de Israel e a criação de um novo estado laico e democrático, com a volta dos refugiados palestinos.

Em Violência em Gaza
86 opiniões
avalie fechar
Em 12/08/2009 19h07
Era só o que faltava: os democanos entram com ação contra o ministério público por este ter acusado corrupção no governo deles no RS. É uma clara tentativa de intimidação, mas como eles sempre tentam ganhar no "tapetão", já estão "manjados" e vão perder, com certeza.

Em Governo Yeda Crusius
9 opiniões
avalie fechar
Em 11/08/2009 12h28
O presidente Obama está defendendo a censura quando pede que a suprema corte proiba a divulgação de fotos de soldados americanos torturando e maltratando prisioneiros. No episódio envolvendo as caricaturas de Maomé nenhum lider ocidental pediu censura. Imprensa livre é supostamente um pilar da democracia ocidental, mas eu sempre desconfiei da existência de uma imprensa verdadeiramente livre e da suposta imparcialidade jornalística. Não é em vão que o STJ anulou a exigência de diploma para o exercício de jornalismo. Foram os próprios jornalistas que erraram, entrando no jogo dos donos do poder. Eu tinha esperança que o governo Obama viesse a mudar alguma coisa, mas vejop que ele está se tornando mais um refém de alta classe.

Em Governo Obama
7 opiniões
avalie fechar
Em 29/07/2009 17h31
Se a piada foi ou não racista eu não sei, não assisti o programa e não tenho idéia do contexto em que a pergunta foi proferida. Mas o pessoal do Casseta e Planeta não devem jamais criticar outros artistas e humoristas, porque eles são capazes de fazer muito pior. Quem nunca assistiu um programa onde houvesse alguma piada que atingisse a honra e dignidade do povo português, ou do povo gaucho? Quem são eles para criticar? Hoje em dias não existem mais programas humorísticos, é tudo uma @#$!& só!

Em Danilo Gentili
9 opiniões
avalie fechar
Em 22/07/2009 18h42
As manifestações laudatorias em favor dos golpistas em Honduras demonstra bem a mentalidade reacionária e retrógrada de alguns missivistas que frequentam os fóruns da Folha. Não conseguem disfarçar seu conservadorismo provinciano e sua aversão à democracia, à liberdade e ao progresso, por isso louvam os ditadores golpistas e caluniam os governantes populares eleitos legitimamente. Não aceitam partidos ou candidatos comprometidos com o povo e o bem estar social. São muito bem identificados com os democanos e o chauvinismo embusteiro que prega mentiras e calúnias por não terem argumentos bem fundamentados para discutir o progresso pelo qual o Brasil felizmente passa desde que o PT assumiu o governo federal. Mas, quanto mais se manifestam mais atolados e isolados ficam, porque é sabido que a mentira tem pernas curtas e não se pode enganar muitos por muito tempo. Aqueles que tem saudades do regime militar são cada vez mais escassos, o tempo está a extingui-los naturalmente, e a nova era já está em curso. Os últimos resquícios do conservadorismo chauvinista reacionário que lesou a nação nos anos de chumbo estão com os dias contados. Os democanos serão desmascarados e suas tramóias reveladas. Isso só não aconteceu ainda graças à complacência da imprensa bovina que os protege, mas quando o povo eleger governos populares e progressistas em seu lugares, terão acesso a informações que a imprensa deliberadamente ignorou. É esperar para ver.

Em Honduras
29 opiniões
avalie fechar
Em 14/07/2009 16h01
Sr. Policarpo Quaresma, brilhante e concisa a sua manifestação. Tudo neste mundo pode ser usado para o bem e para o mal; não é o revólver que mata, mas quem aciona o gatilho. Com a imprensa não é diferente. O jornalismo nasceu da panfletagem que existia na primeira fase da revolução industrial e ganhou corpo e alma com o avanço da indústria de celulose. A matéria prima de um "bom" jornal é papel e informação. A concepção de imparcialidade jornalística nunca existiu. Grandes figurões da indústria jornalística sempre trocaram figurinhas com os barões da indústria de celulose a fim de manter o fornecimento de papel. Em troca, davam (ou ainda dão?) lugares estratégicos nas redações, para apadrinhados da indústria papeleira. No nosso país temos duas grandes indústrias, ambas ligadas ao lado mais conservador da sociedade. O lado que não admite mudanças no status quo. Esta cadeia de interesses excusos está ameaçada pela legítima liberdade de expressão proporcionada pela internet. Em regimes totalitários como Irã, Coréia do Norte e China já existem vestígios de coação a esta liberdade. Devemos vigiar nossos paralamentares de perto se não quisermos cair na mesma situação. Eu me lembro do querido Ulisses Guimarães dizendo que o preço da liberdade é a eterna vigilância. Então, sentinelas à postos!

Em Eleições 2010
35 opiniões
avalie fechar
Em 10/07/2009 16h30
Está certo o Ciro Gomes. Aliança com Quércia, nem pensar, o sujeito é um mercenário sem escrúpulos. E com os demo-canos então... melhor com satanás! Se a imprensa paulista, que poupa os demo-canos, se desse ao trabalho de investigar negócios entre uma gigante da área de hardware e algumas (ex) empresas públicas paulistas, levantaria coelhos pretos capaz de fazer o saudoso Mário Covas se virar no caixão! O que me deixa inconformado é como eles conseguem enganar tanta gente em São Paulo e Paraná, posando de mocinhos, de dentes perfeitos e chapéu branco. Só para citar, dois secretários do Serra: o Afif já foi condenado, embora ainda caiba recurso, está mais sujo que pau de galinheiro, e o Alckmin... o que dizer de um sujeito que aceita o que ele aceitou? O estado de São Paulo está estacionado há 16 anos, o povo não tem uma referência para comparar, a não ser os péssimos governos Fleury e Quércia no passado. Triste quadro este. E os comentários sobre escândalos envolvendo mauricinhos demo-canos são postados no painel Eleições 2008 ao invés deste painel, protegendo-os de certa forma.

Em Eleições 2010
1 opinião
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

FolhaShop

Digite produto
ou marca