Comentários


Comentários de Sávio Mourão
Em 20/03/2009 11h41
Não podemos generalizar! Esse visão de que o pindio é preguiçoso não é verdadeira. Assim como também não é verdadeiro a versão de que os 18 mil ídios de Roraima queriam a demarcação em área contínua. Em Pacaraima os indígenas colheram uma safra record de arros e no município do Cantá outro record com melancias. Entretanto, auqlas comunidades tiveram que desacatar o Conselho Indígena de Roraima, que proíbe a utilização de fertilizantes na agriculrura. Ele querem porozir, têm conhecimento técnico para isso, mas são impedidos para não contraria o loby feito pelas Ongs, de que ainda precisam ser tutelados pela Funai. Gente, os índios da florets (ianomami) são primitivos e os do lavrado (campos naturais) estão em avançado estágio de aculturação e querem conquistar qualidade de vida, usar tenis nike, ter internet, cursar faculdade e exerditar plenamente a cidadania. Nem os animais irracionais gostam de viver vegetativamente como num zológico.

Em Conflito em terra indígena
sem opinião
avalie fechar
Em 19/03/2009 20h21
Muitas guerras são travadas por ouro, petróleo e outros bens de grande valor no mundo atual, mas que não são imprescindíveis á vida do homem. E quando a água potável começar a faltar no planeta o que as grandes as nações ricas farão para garantir mais reservas. Na área de serras, ao Norte de Roraima, onde estão concentradas as reservas indígenas, estão as nascentas dos mais importantes rios da região. Quem é dono das nascentes é dono do rio. Espero que os nossos filhos e netos não tenham que lutar para roconquistar um direito que tem sido tão menosprezado pelos meus irmãos compatriotas.

Em Conflito em terra indígena
6 opiniões
avalie fechar
Em 19/03/2009 16h41
Eu moro em Roraima e acho que é muito fácil alimentar essa visão simplista de que é meia dúzia de arrozeiros que querem ficar com as terras de 18 mil índios. As terras de Roraima já eram cobiçadas por espanhóis, ingleses e holandeses desde a época do descobrimento do Brasil. Muito sangue marcou este chão até a ocupação militar e, posteriormente, pelos pecuaristas. Vi muitos desses pioneiros morrerem de desgosto com a desapropriação de suas terras produtivas quando demarcaram a reserva São Marcos. Hoje vejo a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol se concretizando, o que representa a separação de milhares de famílias que se miscigenaram depois de mais de 100 anos de convívio pacífico. O que eu gostaria de saber, a essa altura do campeonato, é quem vai dizer quem é índio ou não aqui em Roraima. Seria a mesma coisa que tentar dizer quem é negro ou não no Brasil.

Em Conflito em terra indígena
54 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca