Comentários


Comentários de Silvério Cabral Jr. RIO DE JANEIRO / RJ
Em 07/05/2008 01h26
É triste a conotação que a imprensa vem dando para esses fatos... Vale lembrar que a tal reserva Raposa Serra do Sol fica em zona fronterissa maior que o estado do Piauí, sendo que o Estado, seja pelo exército ou pela polícia é TOTALMENTE IMPEDIDO de adentrar em tal área!!!! Digam-me então: Quem é que faz o patrulhamento de fronteira nessa região? Seria por acaso uma "patrulha de índios" armados de arcos flechas etc? Por que a proibição de entrada que vale inclusive aos cidadãos não índios não vale também para as inúmeras ONGs internacionais que possuem verdadeiros laboratórios nessas terras? Será que não estamos diante de uma tentativa clara de INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA?
Cabe ainda acrescentar que as famílias, não índias, que ocupam essas terras, hoje denominadas simplesmente de arrozeiros, estão lá há 3 gerações, e não são posseiros não! Foram incentivadas a ocupar essas terras pelo mesmo Governo Federal que hoje quer expulsá-las! Possuem registro das terras, tendo trabalhado décadas para transformar uma região inóspita em terra produtiva! O que esperar dessa gente? Que fiquem sentados observando índios invadirem suas terras, antes mesmo do demorado pronunciamento do STF?
Eu creio que a política indigenista deveria ser de integração, não de isolamento. O índio assim como as outras etnias que compõem o Brasil devem ser integradas à sociedade e não apartadas em "estados autônomos", como essas reservas! Isso porque, será que esses índios ainda vivem como há 500?Não!!!!

Em Conflito em terra indígena
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca