Comentários


Comentários de Wagner A
Em 15/11/2008 21h08
Segundo o dicionário Houaiss, a etimologia da palavra anistia é:
fr. amnistie (1546 amnestie) 'perdão coletivo concedido pelo soberano', do lat. amnestìa,ae, emprt. do gr. amnéstía 'esquecimento', de ámnéstos 'esquecido' e, este, der. de a- 'negação' + mnáomai 'pensar em, lembrar-se de'; em fr. a f. amnestie, que etimologicamente seria a mais razoável, foi, depois do s. XVII, suplantada pela f. amnistie, que reproduz a pronúncia /i/ do gr. bizantino para o eta é; no port., há duas grafias para o voc. e seus der., a lusitana amnistia, mais próxima do gr. e do lat., e a brasileira anistia, com assimilação -mn- > -n-; ver anisti-
Acepções da palavra anistia:
1 esquecimento, perdão em sentido amplo
2 Rubrica: termo jurídico.
ato do poder público que declara impuníveis delitos praticados até determinada data por motivos políticos ou penais, ao mesmo tempo que anula condenações e suspende diligências persecutórias.
Em resumo, anistia pode ser entendido como amnésia, diferentemente do que está escrito na carta lida pelo ex-presidente nacional da OAB Hermann Assis Baeta.
Agora, uma coisa que não dá para entender é: por que só querem buscar os militares torturadores? E os terroristas assassinos que hoje recebem pensões do Governo? Esses, além de não se pensar em desanistiá-los, ainda recebem polpudas benesses?
Que País é esse? Já pensaram na situação, daqui a 30 anos, Osama Bin Laden recebendo pensão do governo? Só se for no Brasil...

Em Crimes da ditadura
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca