Comentários


Comentários de Wagner Göpfert
Em 17/07/2009 19h27
Dez questões que devem ser consideradas.
1 - Os malefícios do tabagismo somente foram "reconhecidos" pelo governo na década de 90
2 - Sua principal característica, então divulgada, é que o fumo CAUSA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E PSICOLÓGICA. Vicia. É comum ver-se pessoas com câncer, enfisema pulmonar, infarto, etc., que na primeira oportunidade, fumam escondidos ou não.
3 - A propaganda, até pouco tempo, era maciça, duradoura e atingiu principalmente crianças e adolescentes. Sabedores HOJE de seus malefícios, dificilmente algum dos leitores e comentaristas, na maioria pessoas maduras e instruídas, seriam convencidas a iniciar o elegante hábito de fumar. E fiquem certos que a maioria dos fumantes de hoje não quer mais parecer com o "mocinho" de antes.
4 - É reconhecido mundialmente que dependência química é DOENÇA, segundo a OMS o tabagismo é uma pandemia. Um terço da população adulta é fumante.
5 - A cura requer tratamento médico, medicamentos, e, por vezes, acompanhamento psicológico. Fato que, pelo menos, os médicos deveriam saber, (além do ex-ministro da saúde é claro).
6 - a recente descoberta dos malefícios causados aos "fumantes passivos" tem reprimido por si só o fumante que, no mais das vezes, alem de vítimas passaram a serem vistos como agressores da saúde alheia. É o novo leproso.
7 - Não é principalmente os freqüentadores de bares e casas noturnas que devem ser resguardados, mas as atuais crianças e adolescentes, que vêem como exemplo a conduta das pessoas mais velhas. Os pais, por exemplo, devem ser instruídos a não fumar perto, ou à vista dos filhos, como já vejo vários que fumam escondido.
8 - Há que se resguardar sim o direito do não fumante, evitando-se ao máximo que se torne fumante passivo. Para isso a lei federal determinou a separação, se ineficaz, deve ser aprimorada.
9 - Dizer que a nova lei proíbe o fumo em "locais fechados" é mentir descaradamente. Basta ler a lei. Por ela, um guarda sol na praia é local fechado, se houver um teto a vinte metros de altura é local fechado, se houver uma única parede ou anteparo qualquer, ainda que parcial, é local fechado. A lei não é razoável e não tem técnica alguma. Está repleta de falhas
10 - Obrigar todo mundo a ser polícia é um descalabro sem precedentes e vai encher nossos tribunais de ações judiciais das novas vítimas, os comerciantes, síndicos, empresários etc., que passarão a ser monitorados, eles, e não os fumantes, até com equipamentos eletrônicos medidores de fumaça para lhe sacarem multas e receita para campanhas políticas.
Que se retirem de uma vez por todas os letreiros multicoloridos dos estabelecimentos comerciais. Que se obriguem ocultar com tarjas pretas as revistas expostas nas bancas. Que ensinem nas escolas. (a briga é muito pesada?)
Enfim. Há que se disseminar a consciência, tratar a doença, proibir toda a propaganda e, depois, editar uma lei como esta, evoluindo até que fumar se torne algo que só se faz como hoje fazemos outras necessidades.
Como está, a lei é extemporânea, inconstitucional, segregacionista e, principalmente, ineficaz. Saúde pública não deve ser produzida pelos departamentos de marketing.
E.T. deixei de fumar cigarros (dois maços por dia) há mais de 14 anos e o que eu vejo é que essa lei dividiu São Paulo entre fumantes e não fumantes. Também, sou paulistano, mas moro há mais de 16 anos em uma cidade pequena e paradisíaca, se morasse em cidade grande iria sugerir ao governador proibir andar sozinho dentro de carros, afinal, estariam prejudicando a minha saúde.

Em Lei Antifumo
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca