Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Cárcere Privado

Lindemberg Fernandes Alves manteve a ex-namorada refém por cem horas em Santo André, no mais longo caso de cárcere privado do Estado de São Paulo. A garota, de 15 anos, teve morte cerebral um dia depois de ter sido baleada na cabeça. A amiga dela, que também estava no apartamento, foi ferida por um tiro no rosto.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Marcelo Simas (1) 28/11/2008 10h25
Marcelo Simas (1) 28/11/2008 10h25
Acho q essa reconstituição podería ser feita sem a presença da menina Nayara, pois ela já sofreu o bastqante vendo a Amiga Eloá ser assassinada de forma cruel e covarde. Por favor a Polícia devería respeitar a dor dessa menina. 6 opiniões
avalie fechar
Estas simulações só servem para satisfazer a vontade de aparecer na TV das autoridades nelas envolvidas. Ridículo tanto gasto público com simualação do que deu mídia. Por que não simulam a ação dos batedores de carteira dentro dos ônibus também? 10 opiniões
avalie fechar
fabio rosa (1) 14/11/2008 10h03
fabio rosa (1) 14/11/2008 10h03
Não sei os motivos que leveram ao Lindenberg tomar aquela decisão tragica em Santo Andre...
Tb não sei os motivos que leveram o pai de Eloa a mudar de nome, de cidade... esquecendo apenas de mudar de rosto !
As noticias sobre esse caso está bem feita. Meus parabens !
Agora... é claro que o pai de Eloa está em perigo...
Cá entre nós... se eu fosse ele nem advogado colocaria no caso... Ninguém... nem mesmo os melhores do Brasil conseguiriam proteger a vida dele... nem os irmãos saberiam meu paradeiro...
No meu ver... ele só tem duas opções... Ou se entregar e sujeitar-se a torturas até a morte ou então... fazer uma reforma no rosto e, como de costume, usar um nome falso em outro estado qualquer ! Quem sabe isso ele já fez hein !!!
Ele pode ter se a rependido de tudo, mas um dia vai pagar... Se bem que acredito que ele já pagou com a morte de sua filha de apenas 15 anos !
12 opiniões
avalie fechar
Amaro Deodato (1) 13/11/2008 19h19
Amaro Deodato (1) 13/11/2008 19h19
aGRADEÇO DESDE JÁ 6 opiniões
avalie fechar
patricia silva (1) 05/11/2008 21h08
patricia silva (1) 05/11/2008 21h08
muito bom .... seus serviços 3 opiniões
avalie fechar
Charles Lopes (1) 04/11/2008 20h20
Charles Lopes (1) 04/11/2008 20h20
Tenho uma suposição para compartilhar, a menina disse que a invasão ocorreu logo após o Lidenberg movimentar a mesa para bloquear a porta, então imaginem se o barulho da mesa batendo de alguma forma não pode ser confundido naquela situação especifica por um tiro? 9 opiniões
avalie fechar
Felipe Santos (193) 04/11/2008 16h30
Felipe Santos (193) 04/11/2008 16h30
Como o nosso Estado é podre, o norte e nordeste precisam se desenvolver em todos os pontos e acabar com este coronelismo que estão mergulhados desde que este país existe. Com certeza está havendo uma manipulação neste caso do pai da menina. Concordo com o advogado. Agora, se o Estado e a polícia que servem para nos proteger nos perseguem, quem neste caso poderia nos ajudar? 6 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (1417) 03/11/2008 23h02
AGUINALDO VENANCIO (1417) 03/11/2008 23h02
CALMA LA...
QUANDO A SOCIEDADE ESTA EM PERIGO , BOA OU RUIM ,E A POLICIA QUE PODE NOS PROTEGER...
SE A POLICIA ATRAVÉS DE UM ATIRADOR DE ELITE, MANDASSE UMA BALA NA CABEÇA DO ASSASSINO, CERTAMENTE, ESTARIAM CRUCIFICANDO A POLÍCIA PELO "EXCESSO", POIS :
"ONDE JÁ SE VIU, MATAR UM MENINO APAIXONADO, QUE JAMAIS COLOCARIA EM RISCO A VIDA DA SUA AMADA"???
ESTARIAM ESSES CRÍTICOS OPORTUNISTAS, ALARDEANDO...
APUREM TUDO QUE TIVER DE APURAR, RESPONSABILIZE QUEM TIVER RESPONSABILIDADE, MAS, NAO JOGUEM A POLICIA NO LIXO...
RUIM COM ELA, PIOR SEM ELA...
QUEM ADORA ESSE ESCULHAMBAÇÃO CONTRA A POLICIA, E A BANDIDAGEM, E URUBUS, QUERENDO TIRAR "NACOS" POLÍTICOS, POIS MUITOS DESTES, NAS URNAS NAO PODEM FAZE-LO.
15 opiniões
avalie fechar
Marcio Rodrigues Moreno (1) 03/11/2008 16h09
Marcio Rodrigues Moreno (1) 03/11/2008 16h09
Bem, acredito que a adolescente Nayara não iria inventar essa situação.Acredito tb que ela já esteja passando pela Sindrome de Estocolmo, onde a pesoa ainda não se deu conta do ocorido.Os policiais deveriam sim, dar dicas de como agir numa situação dessas. 5 opiniões
avalie fechar
Não acredito nem na possibilidade de ser verídica a sustentação da jovem Nayara Rodrigues, vítima de Lindemberg no seqüestro de santo André! Que a polícia errou não se pode ignorar! Agora a confirmação de Nayara é simplesmente absurda, como poderiam forçá-la a retornar ao cativeiro, próximos da mãe que não relatou esta sustentação anteriormente? Algo está errado, e esta jovem tem demonstrado cada dia que passa diversas situações, cria uma circunstância encima da outra, mas será comprovado, pois os fatos são claros. Resta saber o que ela pretende com isto. Não estou criticando a garota, mas sim quem esta por trás desta manobra, sabe lá por qual o motivo, mas nesse mato tem coelho. A questão do retorno ao cativeiro, foi sem dúvidas uma ação desastrosa, mas as outras ações, qualquer que fosse o resultado não agradaria a nós membros da sociedade crítica, desolada, mas este é o preço da ostentação da liberdade e a fomentar a democracia, que acredito deve continuar, mas os fatos devem ser provados, o que é improvável. 36 opiniões
avalie fechar
renato lemos guimaraes (4) 03/11/2008 14h01
renato lemos guimaraes (4) 03/11/2008 14h01
Mas que MENTIRAA!!!!
se acha que a policia, por mais errada que ela foi nesse caso ia obrigar uma refem libertada a volta p/ cativeiro?????
pra que p/ morrer????
Nunca!!!
que não foi feito disparos antes sim da p/ se ter quase que uma absoluta certeza! ate no audio da cameras de reportagem não se escuta tal tiro e sim após a explosão, mas que ela foi obrigada a voltar nunca!! nem o irmão, nem a mãe nem o pai ninguem da familia dela ia permitir tal ato da policia!
isso não existe, e ela so deve ter declarado isso a imprensa por conta dos 2 milhoes que o pai ta pedindo num processo contra o estado!
agora essa menina esta mais querendo é aparecer, saindo do hospital dando tchauzinho p/ cameras, em nenhum momento ela mostrou sentimento algum quando deu a entrevista.... que tipo de pessoa ve sua melhor amiga morrer e num tem um sentimento de tristeza angustia ou revolta.
é uma MENTIRA como essa que ela esta usando p/ ganhar o processo contra o estado e isso está muito visivel, pois ela voltou lá por que ela quis!
14 opiniões
avalie fechar
Luciene Santos (1) 03/11/2008 13h18
Luciene Santos (1) 03/11/2008 13h18
É muito louvável a atitude da companhia de financiamento, no entanto é lamentável que isto somente aconteça em uma tragédia, fato que deveria ser corriqueiro no sistema habitacional brasileiro onde diversas pessoas sofrem com a burocracia do sistema, com o excesso de documentos, com a devassa em suas vidas para conseguir o que deveria ser de direito de todos: um local para morar. E quando querem trocar o financiamento recebem sempre não como resposta. Quantas moradias são perdidas debaixo dos olhos incensíveis das companhias de financiamento? Acho que temos de aproveitar este caso aberto pela família de Eloá e a crise financeira no mundo para pressionar a sociedade civil no sentido de ampliar tal exceção a todos os brasileiros. Temos que dar um basta nesta situação onde os orgãos públicos funcionam em favor do povo em momentos de extrema dor. 7 opiniões
avalie fechar
Anselmo Nogueira (35) 03/11/2008 11h31
Anselmo Nogueira (35) 03/11/2008 11h31
Por qual motivo a Folha de São Paulo não abre o espaço para comentários dos leitores em todas as reportagens? Na reportagem sobre a entrevista da ex-refém para o Fantástico, não havia o espaço. Pois era aquela reportagem que queria tecer alguns comentários. Por exemplo: ficou faltando a repórter perguntar se a volta ao cativeiro foi um erro de avaliação dela mesma, já que tudo o que a menina queria era tornar-se celebridade. E, ao ficar em evidência na TV, de fato conseguiu ficar em evidência. Naquele momento, apesar dos pesares, Nayara confiava mais naqueles dois dentro do apt.º do que a soma de todos os envolvidos do lado de fora. Ela queria que a beleza física das duas fosse projetada para além do bairro de Sto. André, pois seria muito atributo para ficar restrito àquele bairro. Enfim, ela conseguiu a notoriedade desejada, embora pecando em sua tosca avaliação. E o que dizer da cena onde ela aparece com os pais, a diretora do hospital e mais alguns "figurantes" sem nenhuma importância para o contexto dos fatos, mas que estavam lá se comportando como papagaio de piratas. E a Globo? O que dizer? No mínimo extrapolou todos os limites ao ficar explorando indefinidamente os detalhes do eposódio, além de contribuir com a tese de defesa do "príncipe do gueto", na medida que se esforça sem parar para desmoralizar o trabalho da polícia. 2 opiniões
avalie fechar
Marcello Pereira (26) 03/11/2008 09h24
Marcello Pereira (26) 03/11/2008 09h24
Vemos um estado de descazo com a nossa policia e uma PM totalmente despreparada. Foi imperdoável o fato de deixarem a menina voltar ao caltiveiro. Talvez o primeiro e unico caso no mundo. A PM de uma lição de como a policia jamais deveria agir em caso de sequestro. Sobre este erro gravissimo nenhuma imprensa comenta e nem desmoraliza. Ficam batento numa tecla unica sobre o tiro antes ou depois da invasão com claro intuito de desviar o foco da população e fazer a policia do Serra perfeita até 2010. 17 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (722) 02/11/2008 07h39
Luís da Velosa (722) 02/11/2008 07h39
O Sr. Luiz França tem razão. Certa feita submeti-me a um curso - não direi qual uma vez que não é apropriado e, por isso, peço desculpas - onde um oficial bem graduado disse que a polícia não forrma homens, e sim policiais. Hoje, chego à conclusão que não formam nem uma coisa, nem outra. Primeiro, remuneram muito mal a categoria profissional; depois, não promovem os cursos de reciclagem apropriados para que esses profissionais estejam atualizados. Então, o que acontece é que, até pela própria atividade funcional, eles terminam tomando um baita curso de bandidagem. Claro, quem absorve a ilegalidade é uma faixa que para isso tem tendência. Mas, mesmo assim, a "coisa pega". E, aí, o cidadão é quem sofre e a cidadania vai para o beleléu. Não é fácil ser um bom policial. Mas, é fácil ser um mal. Policial tem - já o disse em outro comentário - que ganha bem, morar, bem e ter uma boa saúde física e mental. Outro dia, tive uma conversa com um policial, um soldado, e ele pediu-me um emprego, pois, já não suportava mais o que passava. Quer dizer, não é um policial na sua inteireza. É um descontente. Um descontente com a sua profissão é um, vamos dizer, quase pronto, um quasimodesco. Agora, um cidadão dessa incompletação põe - ao invés de protegê-las - as nossas vidas em risco, tal qual um marginal à lei. 25 opiniões
avalie fechar
roberto silveira (6) 02/11/2008 05h02
roberto silveira (6) 02/11/2008 05h02
Concordo com o sr. abel: n devemos julgar ninguem para n sermos julgados. Libertem o jovem lindergerg. heheheh 22 opiniões
avalie fechar
Luiz Carlos França (3) 31/10/2008 18h10
Luiz Carlos França (3) 31/10/2008 18h10
Comentar após os fatos é fácil, difícil é decidir no momento. MAs enfim, A PM fez o melhor que pode, e os erros devem ser avaliados para sua melhora no atendimento ao cidadão. Grupos especializados da Polícia Civil e especialistas de outros países e alguns do Brasil deveriam em público, na imprensa, ter oferecido seus conhecimentos para o desenlace com sucesso e sem mortes, mas não os ví na mídia.
Falar em GER e GOE da Polícia Civil é perda de tempo, pois deveriam cumprir seu papel constitucional de investigar e desvendar os crimes ocorridos, pois não é função usarem roupas carcterizadas para investigarem. Investigação e inquérito se faz à paisana e não consta no Código de Processo Penal na parte investigativa grupos ati-bombas Operações Especiais, e sim as funções de coleta de provas e busca de autoria dos criminosos. E outra coisa importante é deixar claro que em São Paulo quem comanda as duas Polícias não é um técnico de Polícia e sim uma pessoa escolhida pelo Governador, que atualmente é um Promotor de Justiça, que ao que se sabe não tem formação polciail, só é Bacharel em Direito, pois as Faculdades não formam policiais.. Alguma coisa deve ser revista e isto pelo Poder Legislativo em nível federal, para que tenhamos mais solidez e segurança à população brasileira.
Enquanto isto..... vamos amargando com este estado de coisas.
9 opiniões
avalie fechar
abel portela (3) 31/10/2008 15h57
abel portela (3) 31/10/2008 15h57
acho que não devemos julgar ninguem pra não sermos julgados tbem.Nos devemos e´aprender com os erros para podemos aperfeiçoar 6 opiniões
avalie fechar
M Mig (1365) 31/10/2008 12h24
M Mig (1365) 31/10/2008 12h24
As criticas sobre a conduta da policia paulista parece um comentário de um fiilme da séria "Corra que a policia vem ai", todos dizem "cdortem o fio verde para desarmar a bomba!!!". Quando o fio verde é cortado e a bomba explode, as mesmas pessoas dizem "Nâo!!! Eu disse o vermelho... o fio vermelho!!!".
Infelizmente um habito de nossa população é julgar depois que a decisão foi tomada, mas não saber o que fazer antes da mesma decisão ser tomada.
11 opiniões
avalie fechar
Luis Duraes (48) 31/10/2008 09h27
Luis Duraes (48) 31/10/2008 09h27
Agora a imprensa entrevista o GOE e eles dizem que fariam diferente. E por que nao fizeram ? Sera que e´porque estavam em greve protestando armados em frento do Palacio dos Banceirantes? Cade a etica profissional ? O GOE nao erra?
Francamente..... e por essas e outras que acredito que devemos ter uma Policia unica e que os casos com refens sejam de jurisdicao federal como acontece nos EUA. E com relacao `a imprensa neste caso....sem comentarios !!!!
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (384)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página