Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Chuva em SC

A chuva que atinge Santa Catarina provoca mortes e danos em diferentes municípios. Cerca de 20 mil pessoas foram obrigadas a sair de suas casas.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Renato Valério Ribeiro (4) 11/12/2008 08h14
Renato Valério Ribeiro (4) 11/12/2008 08h14
Estamos cansados de ver a incompetência dos nossos políticos. Falam muito e agem pouco. O problema é que sob todos os aspectos, essa conta da incompetência, vem sempre para nós. Por outro lado, somos co-responsáveis, pois os elegemos. A tragédia de Santa Catarina, foi um alerta. Certamente teremos mais chuvas, mais deslizamentos, mais enchentes e infelizmente, mais pessoas atingidas. E isso que o mar ainda não se manifestou. São inúmeras residencias construidas praticamente ao seu nível. Basta uma pequena variação no volume de água e, teremos mais catastrofes. Quando falamos que o maior e pior predador é o homem, não exageramos. E, a natureza se defende. Faço um apelo aos administradores de bom senso: analisem o que está acontecendo e, procurem adotar medidas saneadoras. Medidas preventivas e que visam a sociedade. Medidas corretas e com tecnologia desenvolvida. Evitem a construção de casas em morros. Controlem de forma mais enérgica o uso da orla. Impeçam o desmatamento. Protejam nossas nascentes. Protejam nossos animais. E como fazer isso? Apenas aplicando as inúmeras leis existentes. E, fiscalizando sua execussão. O descaso dos políticos, aliado aos interesses pessoais, inevitavelmente, resultam em conseqüencias desastrosas para a sociedade. 11 opiniões
avalie fechar
rogério morettini (66) 10/12/2008 23h57
rogério morettini (66) 10/12/2008 23h57
Aqui se faz ,aqui se paga.
Total descaso com a forma como as comunidades acontecem no estado de Sta Catarina.Não há o menor planejamento, o menor cuidado e administração...enfim, o que acontece no país inteiro.
Mais desastres virão.Nãoépraga.É fato.A naturezaresponde a sua destruição.
Nada mais acontecerá...no máximo uma dessas bobagens paleativas q só retardam o desastre seguinte.
Culpa nossa,brasileiros ESPERTOS,que elegemos bandidos para administrar nossas vidas.
26 opiniões
avalie fechar
Às vezes a gente se excede, mil perdões, mas a tristeza claro que não irá ajudar em nadinha, os fragelados, mas nesta hora que se descobre heróis, pensam somente em ajudarm mesmo perdendo tudo, como já se viu, ou se ouviu nas televisões, esses são de fato heróis, que bom que sempre hesistem estas pessoas, eu para im, são anjos enviados pelo PODEROSO, DEUS, ele não castiga, mas monstra como devemos andar, respeitar, principalmente a natureza, ela se vinga, se tivessem as matas intactas, farias as drenagens e as água desceriam as enconstas com mais vagar, e evitaria estas catástrofes. Nós aqui longe não sofremos na pele, mas estamos ligados com seus sofrimentos em nossos pensamentos, pedindo a Deus que se compadeça, dos sofredores...Daniel... 4 opiniões
avalie fechar
Lendo as msg. fico atônito, pensando como as pessoas são com os cometários sobre as catastrofesocorridas na vizinho estado do Paraná, e na minha opinião, creio que deve urgentemente essas máfias de exploradores, da terra, com lavagem cerebral, dos pobres colonos os quaios passam a ser piões destas indústrias de papel, para a plantação de pinus, devastando matas e mais matas, peçam a eles agora que venham refazer as casas os móveis, os bens, que se foram. Mas o mais importante, façam reviver aos mortos inocentes que se foram, e esses sem escrúpulos, nem comentários fazem, mas o povo pré-determinada a sempre ajudar os irmãos, estamos aqui cada um com seu punhadinho de colaboração. tchau....infelizmente é triste uma tragédia, por isto peço a Nª Srª Aparecida a estar sempre ao nosso lado, e esses que só pensam em ganhar + e +, ganância e + ganância, olha que prejudica muita sua maneira de ser feliz... olha a tua velhice virá...cuidado...repense em tudo que estão fazendo, digo procês mesmo seus...descupe-me idealizadores de dinehiro e + dinheiro... até quando Hem??????? 2 opiniões
avalie fechar
Elaine Coraccini (1) 10/12/2008 14h46
Elaine Coraccini (1) 10/12/2008 14h46
Sou moradora de Blumenau, me orgulho de sair as ruas e ver o esforço, muitas vezes sobre humano de todos, que não vê a hora de florecer novamente a cidade, pode ser que demore para a poeira sair das ruas, mas as flores já florecem em alguns pontos da cidade e as pessoas voltam a sorrir.
Gostaria de rebater um comentário, que o que causou a gravidade da tragédia não foi a explosão do gasoduto, digo com firmeza que os desmoronamentos começaram a acontecer na sexta feira dia 21/11, e a "explosão" foi dia 23/11, sei disso pois, em frente a minha janela está o morro do Baú e na noite de domingo sentimos, a "vibração" do vazamento do gasoduto e acompanhei as chamas por um bom tempo sem saber direito o que estava acontecendo (estava sem telefone, água ou luz).
SC foi castigada pelas chuvas, isso vc já sabe.
SC precisa de sua solidariedade, isso vc já sabe.
O que vc não sabe é que o estado de SC não está destruido. Pelo contrário, continua a todo vapor e as indústrias trabalhando em ritmo forte. O que vc não sabe é que os principais atrativos de SC como belezas naturais, parques, restaurantes, hotéis e grande parte do comércio não foram afetados e toda infraestrutura não foi afetada.
Uma maneira de nos ajudar é continuar escolhendo nosso estado como destinao para seus investimentos e suas férias.
9 opiniões
avalie fechar
marcia bertoldi (1) 10/12/2008 13h49
marcia bertoldi (1) 10/12/2008 13h49
Com toda essa preocupação que estamos hoje, depois da tragédia que aconteceu em Santa Catarina poderíamos parar para pensar um pouco. Se estamos tão preocupados, temos que, ao invés de sentir pena e se constranger pelo que aconteceu, tentar fazer algo para ajudá-los. Quem fala de ajudar não se deve falar apenas por falar, esperando que os outros façam por você, faça você mesmo. Ao mínimo doe alguma coisa ao invés de deixar estragando na sua casa. Ajude.
João Theophilo
6 opiniões
avalie fechar
Renato Vieira (9) 10/12/2008 09h52
Renato Vieira (9) 10/12/2008 09h52
Esta foi a quarta catástrofe em 34 anos e muito pouco foi feito para amenizar as consequências. Os morros passaram a ser o local de moradia nessa região. A mata nativa foi eliminada para construção de casas, condomínios, sítios, fazendas e plantações de pinus e eucalipto. É um contra senso mas Santa Catariana tem uma das melhores geografia, do mundo e nisso se inclui a água com o aquífero guarani, para plantação de pinus. É por isso que por aqui estão grande multinacionais de papel e celulose. Estas empresas se utilizam de um sistema chamado custeio ou seja, famílias têm deixado de produzir alimentos para arrendar as suas terras para plantação de pinus, tornando-se assalariadas. Que se lixe o meio ambiente....essa é a política. Os resultados tem sido catastróficos em todos os sentidos. Muitos municípios já não produzem mais comida. Aquele cidadão que era agricultor e tinha a própria subsistência, hoje compra feijão, arroz, milho, frutas e verduras em caminhões que vão ao interior dos municípios vender estes produtos.
O cidadão do Vale do Itajaí tem que dar um basta nessa situação. Esse é o momento para avaliar, planejar e se tomar atitudes concretas. Governo estadual e municipais precisam rever políticas e discutindo com a sociedade civil. Como susgestões são validas a minha é de que a região do morro do baú seja desapropriada e lá se instale uma área de preservação com mata nativa e a realização de obras de contenção.
14 opiniões
avalie fechar
Silvia Rischbieter (1) 10/12/2008 08h56
Silvia Rischbieter (1) 10/12/2008 08h56
Bom, estive em Blumenau, e sinceramente a situação é desoladora, a cidade parece abandona, cheia de lama que agora virou poeira...
O Mais INTERESSANTE é que os moradores relatam que antes dos delsizamnetos d eterra ocorrerem a cidade passou por um abalo gerado possivelmente pela explosão do gasoduto, que foi sentido em vários pontos da cidade e com mais intensidad eno morro do bau, porximo das cidades de IlHOTA e LUIZ ALVES...
Outro fato muito interessante , inclusive relatado por médicos e enfermeiros, é que o número de mortos esta senod escondido da população, pois o verdadeiro motivo da catastrofe foi a explosão do gasoduto, e que na verdade teria mais de 2000 mortos, isso mesmo, ouvi de várias pessoas que seriam mais de dois mil mortos..
Se alguem se interessar deveriam pedir uma lista d enomes, pois somente numeros de mortos, não dizem nada...
o que vcs acham..?
Moradores dizem que um caminhão refrigerado da Bunge esteve no morro resgatando corpos e disseram que foram mais de duzentos corpos...
E a lista do IML, alguem ja pegou...
Será que o governo esta querendo omitir algo da população...Eu não sei, fica somente a duvida no ar...
35 opiniões
avalie fechar
Marileusa Feuser (1) 09/12/2008 17h32
Marileusa Feuser (1) 09/12/2008 17h32
É uma pena que em meio a tantas catástrofes as pessoas ficam procurando culpados na própria população. Pessoas chegaram a comentar que o sul queria se separar do Brasil e formar um país independente e que agora está precisando da ajuda de outros estados para se reerguer. Ora, se realmente isso tivesse se concretizado e o sul tivesse se tornado um país independente, o q haveria de errado em os outros estados ajudarem? Comentário de muito mau gosto. O Japão teve tantos terremotos e muitos países que foram solidários e ajudaram, não questionaram o fato de o Japão um dia ter lutado por sua independência, simplesmente ajudaram por pura solidariedade. Também não concordo com o fato de comentarem que hoje o sul está pagando pelo desmatamento. Muitos deslizamentos ocorreram em matas nativas, flotestas onde nunca houve desmatamentos. A população não pode ser acusada pela catástrofe. É certo que a natureza foi muito desrespeitada, mas isso já vem de longa data, e muitos que morreram ou perderam tudo nunca em suas vidas usaram do desmatamento para sobreviver. Pagamos um alto preço pelo desrespeito de outros, então é de muito mau gosto dizer que merecemos uma tragédia dessas por não respeitarmos a natureza. Agora não adianta apontar culpados, temos de nos reerguer e cobrarmos das autoridades mais respeito pelo cidadão que paga seus impostos.
Obrigado
10 opiniões
avalie fechar
Renato Hyperion (3) 09/12/2008 11h31
Renato Hyperion (3) 09/12/2008 11h31
Concordo com Eduardo Silva sobre os maus tratos à natureza. Td bem que não precisamos de vingança, como ele disse, mas uma conscientização dos seres humanos. Pode ser uma utopia, mas não impossível. 4 opiniões
avalie fechar
Alex Silva (1) 09/12/2008 10h41
Alex Silva (1) 09/12/2008 10h41
Cara Marcela,
Que azar ter visado Floripa sem antes verificar as condições do tempo ou das estradas; da proxima vez planeje melhor !! Liberar uma rodovia de um desmoronamento de rochas de quase 2000 toneladas nao é algo que se faça em poucas horas..
De qualquer forma, a rodovia já se encontra LIBERADA
EM UMA PISTA para cada sentido - HOJE, terça-feira - 09/12. A propósito, tem feito um sol lindo nos ultimos 3 dias.
Bem-vindos a Floripa !!!
4 opiniões
avalie fechar
joana sanches (21) 09/12/2008 10h12
joana sanches (21) 09/12/2008 10h12
Essa mania brasileira de trocar o curativo e deixar a ferida exposta para as próximas catástrofes já banalizou. A hora de uma mudança de paradigmas está urgindo. Desculpem o palavreado, mas a verdade é que muita gente boa está ajudando à minorar esta tragêdia, entretanto as autoridades só falam, ganham audiência, mas quando passar a urgência, ninguém mais se preocupa em evitar futuras inundações. O trabalho tem que ser feito. Botar a mão na massa e prevenir (coisa que nunca foi feita). Enquanto isso a população é que têm se solidarizado e mandado ajuda. Mas e os impostos pagos? Vai prá onde? O governo deveria fazer a sua parte e não só ir pedir que a população seja solidária. Até onde isso vai chegar? Haja falta de comprometimento!!! Falta de vergonha na cara!! E o papa? Ah, me poupe!!! 2 opiniões
avalie fechar
Wilian Lozovey (2) 09/12/2008 09h06
Wilian Lozovey (2) 09/12/2008 09h06
Prezados Comentaristas, concordo com vocês, mas estou mais de acordo com o Eduardo, por muito anos a natureza foi maltratada, tenho parentes nas zonas rurais de SC e PR e vejo o que a agricultura tem feito com o meio ambiente.
Enquanto o povo não tomar de que tem que manter um mínimo de floresta esse quadro se repetirá inúmeras vezes, infelizmente.
sem opinião
avalie fechar
eduardo silva (2) 09/12/2008 08h03
eduardo silva (2) 09/12/2008 08h03
Esse é o preço que a natureza ta cobrando por ser tao desrespeitada em todo o planeta, um preço muito baixo comparado a tanto mau que o ser humano esta fazendo a ela, areas assim deveriam ser totalmente devastadas pra todos aprenderem a dar valor e respeitar os limites, eu moro em bombinhas, e aqui ta uma palhaçada, daqui a pouco tao construindo casa dentro da areia da praia, a se viesse uma tsunami e varresse tudo pra aprenderem a respeitar os limites! 57 opiniões
avalie fechar
celia batista (1) 07/12/2008 18h12
celia batista (1) 07/12/2008 18h12
É... mardar condolências é bem mais simples do que destinar dinheiro do Vaticano para a reconstução do local!!!!! 92 opiniões
avalie fechar
Marcela Hammerschmidt (1) 06/12/2008 13h17
Marcela Hammerschmidt (1) 06/12/2008 13h17
Tudo isso que está ocorrendo é devido a falta de planejamento a muitos anos dos governantes locais e federais. Que aliás continuam fazer tudo muito lentamente.
Estive recentemente em Florianópolis. A cidade tenta voltar a normalidade, mas o acesso principal para o norte da ilha está bloqueado.
Isso quer dizer se você tem a intenção de ir a Jurerê ou qualquer praia badalada prepare se para demorar 2horas para ir e 2 horas para voltar. E isso foi em uma quinta-feira em baixa temporada.
Ir de carro a Curitiba também é um suplício porque a queda de uma nova barreira deixou o tráfego em meia pista.
Os empresários locais, com razão, estão bastante preocupados, mas eu certamente mudei meu destino de férias. Sei que para Floripa eu não vou.
45 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (326) 06/12/2008 11h20
MAC Castro (326) 06/12/2008 11h20
ta bom vai construir as 3.000 casas para que na proxima epoca das chuvas leve tudo novamente, PARA COM ISSO já estão querendo compensar o desemprego que vem ai com isso, PRIMEIRO INFRA-ESTRUTURA E PLANO DIRETOR SEUS CORRUPTos, SE NÃO TEM capacidade para pelo menos fazer isso, PEDE PRA SAIR....................... 15 opiniões
avalie fechar
Márcio Alexandre da Silva (9) 06/12/2008 00h51
Márcio Alexandre da Silva (9) 06/12/2008 00h51
Em Santa Catarina começaram os anúncios de doenças Epidemiológicos como leptospirose.
Mas a pior epidemia que devasta aquele estado é a imobilidade do governo federal diante da lastimável situação de muitos catarinenses.
25 opiniões
avalie fechar
É difícil saber o que é mais previsível em tragrédias como essa de Santa Catarina: ou a diminuição dos desaparecidos ou a lentíssima divulgação de número de mortos. Como ambos nunca chegarão ao número real, fica a certeza de que está havendo acobertamento de dados que procura diminuir as responsabilidades de autoridaes omissas em providências que deveriam ter sido mas nunca foram tomadas antes. Vai cair tudo no esquecimento, sinal aberto para sua repetição daqui a pouco, em Santa Catarina ou em qualquer outro local do Brasil. 8 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 05/12/2008 09h57
João Carlos Gagliardi (2328) 05/12/2008 09h57
Agora é tempo de reconstruir...
A tragédia passou, embora para as famílias que perderam seus entes queridos ela jamais será esquecida...
Mas é preciso seguir em frente, sem cometer os mesmos erros. Está mais do que evidente, que uma grande região de Sta Catarina é sensível ao extremo a desastres pluviométricos.
Não basta apenas reconstruir. É necessário um grande projeto de engenharia que contemple construção de barreiras em estradas, canalização e aprofundamento de córregos, construção de casas em solos estáveis e uma infinidade de outras providências básicas, para que as pessoas voltem às suas vidas com um mínimo de segurança.
A única certeza que podemos ter, é que se as coisas forem apenas "consertadas", teremos apenas que esperar a data para um novo desastre...
É vital, que esta reconstrução não seja apenas usada como plataforma para políticos se reelegerem e que as vidas perdidas sejam respeitadas e honradas, com o que realmente deve ser feito!!!
25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (409)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página