Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise aérea

Atrasos e cancelamentos de vôos foram registrados com maior freqüência no país após o acidente com o vôo 1907 da Gol, em setembro de 2006. Em meio à crise aérea, os problemas ganharam força Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em julho último, que matou 199 pessoas em Congonhas. CPIs no Senado e na Câmara investigam a crise.
Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos
Comentários dos leitores
daniel yussuf abu tariq (4) 23/10/2007 21h28
daniel yussuf abu tariq (4) 23/10/2007 21h28
BELO HORIZONTE / MG
è mais que urgente que o Brasil modernize suas forças armadas.
Temos que ter um exercito profissional bem equipado e com militares preparados para qualquer tipo de intervenção; uma
força aérea com o que há de mais moderno em termos de aviões de caças bombardeios( podíamos importar os Migs russos ou estabelecer uma tipo de acordo militar com eles ou com os chineses ); estabelecer uma marinha moderna com submarinos nucleares pois temos tecnologia para isto. Ampliar as bases de atuação das FFAA principalmente em regiões de fronteiras e principalmente na região Amazonica.
O Brasil, hoje, deve possuir um poder de fogo proporcional ao seu papel de liderança no terceiro mundo, ou seja, transformar numa potencia militar.
Nossa Força Aérea foi sucateada, nossa Marinha estagnada, e nosso Exercito sem poder de fogo.
Isto é um absurdo.
Precisamos exercer a hegemonia na América Latina, tanto pela via ecônomica como pela via militar.
É preciso re-militarizar o Brasil urgentemente, pelos governos civis e democraticos. E dar aos militares , a força armada que o Brasil precisa.
46 opiniões
avalie fechar
A idéia de criar um plano Latino Americano de defesa é boa, desde que não implique na dissolução das forças armadas nacionais em prol de um exército internacional comum.
Em princípio, essa idéia parece absurda e indefensável, mas já foi proposta anteriormente.
Confira:
“A hegemonia norte-americana, o papel dominante dos Estados Unidos como potência política e militar, garantiria ao mundo um prolongado período de paz no qual as fronteiras, os estados e os exércitos nacionais perderiam o sentido. No caso da América Latina, por exemplo, alguns analistas chegam a sugerir que se substituam os exércitos nacionais por uma força interamericana. Os recursos orçamentários utilizados nas atividades militares seriam deslocados para a promoção do desenvolvimento econômico e social” Fonte: (FARO, Luiz César, BUENO, Ricardo org. Brasil – Propostas de reforma: subsídios para revisão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994, p. 94.)
Já ouvimos um discurso parecido em relação a criação da CPMF de que o dinheiro arrecadado seria direcionado à saúde. Sabemos, por experiência que isso não aconteceu.
Devemos estar atentos para não sermos iludidos por esses discursos republicanos vazios. Desde os tempos primitivos, as forças armadas foram peças chaves essenciais para existência do Estado, inclusive para o reconhecimento de sua soberania e de sua auto-determinação cultural.
32 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (544) 23/10/2007 14h35
Rogerio Rocha (544) 23/10/2007 14h35
o Sr. Nelson Jobim assumiu o Ministério da Defesa com o discurso de que iria fazer e acontecer. Todos se lembram do seu discurso: ..Faça ou saia...
Até agora nonguém fez nada e ninguém saiu. Aliás, por justiça, o sr. Ministro passeou um bocado, mas fazer que é bom...
E o sr. Lula que só agora soube que a FAB está em petição de miséira... Realmente "nunca na hitória deste país..." (chega de citar o sr. Lula) Nunca na história deste país tivemos uma turma tão incompetente na amdministração pública. No lugar de comprar o aero-Lula o dinheiro deveria ter sido investido em infraestrutura aeroportuáira. No lugar de pagar o mensalão o dinheiro deveria ter sido usado para equipar melhor as nossas forças de defesa.
Chega de demagogos e incompetentes da administração pública.
29 opiniões
avalie fechar
Luiz Loureiro (12) 23/10/2007 14h12
Luiz Loureiro (12) 23/10/2007 14h12
RECIFE / PE
Tudo que a imprensa e a população pergunta ao governo ele não sabe ou ainda vai fazer algo. É mais que evidente que não há planejamento absolutamente nenhum. Todos os problemas que aparecem pegam seu lulalá e sua equipe de surpresa. Forças Armadas; tráfego aéreo; Previdência Social; Saúde, etc. não há planejamento para absolutamente nada. Se a população brasileira identificou-se com esse governo e o reelegeu não é de se estranhar que estamos a milhões de anos luz de distância de países um pouco mais adiantados. Do primeiro mundo... comparar Brasil é piada. Depois dessa... é melhor aprovar o CPMF, não não, melhor aprovar e aumentar a aliquota para 99%, assim arrecada mais(pra que??? pergunto eu). Brasil, a eterna República das Bananas (podres). 9 opiniões
avalie fechar
Marcos Rogério Lima (1) 21/10/2007 23h33
Marcos Rogério Lima (1) 21/10/2007 23h33
Infelizmente, eis mais uma péssima notícia no tocante à administração estatal...às vezes me pego em profundo cismar perguntando-me até quando? Até que ponto nós resistiremos a tamanho descaso e opróbio? Será que não é mister fazermos nosso dever de casa, ensinando nossos filhos os verdadeiros valores de um homem? Não aqueles valores atuais de "ter" e "haver" mais e mais. Mas aqueles que muitas vezes deixamos de lado no afã da labuta diária, tais como, honra, dignidade, fraternidade, retidão, moral, caráter, probidade, respeito e caridade... Meus caros leitores e leitoras, o tempo urge para que façamos as mudanças devidas!!! E urge que façamos tudo isso, não somente com palavras, mas com nossos próprios exemplos. Quiça dessa forma possamos verdadeiramente transformar o cenário de corrupção, má administração e desvios de toda sorte de recursos públicos. É por meio de exemplos que mudaremos nossa sociedade e tão malfadada forma de tentar tirar vantagem em tudo...Ação!!! Revoltemo-nos!!! Indignemo-nos!!! 28 opiniões
avalie fechar
Jose Augusto Rezende (5) 21/10/2007 08h09
Jose Augusto Rezende (5) 21/10/2007 08h09
Ao ler tal reportagem sobre esta pequena bagatela de desvio de verba,me pergunto quem foi o culpado do acidente da gol e mais recentemente este da tam,os bloqueiros deste site ou como um comentou Santos Dumot ou deste governo corrupto.
Pois o nao sabe de nada,pregava moralidade de outros e agora jose.
8 opiniões
avalie fechar
walmir alexandre ribeiro (4) 21/10/2007 07h46
walmir alexandre ribeiro (4) 21/10/2007 07h46
LONDRINA / PR
O que fizeram com o concurso publico de 2003 ? Onde estão os concursados? O por que daquele concurso? Até agora foram convocados apens menos de 1% dos concursados, com quem ficou todo o dinheiro arrecadado com as inscrições que foram desde 32,00 reais a 60,00 reais, mais de 300 mil inscritos, o tal concurso esta prorrogado até maio de 2008, sera que ainda vão convocar algum concursado 11 opiniões
avalie fechar
Leonisia Campos (14) 21/10/2007 06h59
Leonisia Campos (14) 21/10/2007 06h59
É será que ainda o país precisa do CPMF?É muito dinheiro gerado neste país, e aí está o medo do governo ficar sem o CPMF,para o dinheiro continuar rolando. 6 opiniões
avalie fechar
É lamentavel que tenha havido desvio do bem público através de superfaturamento, para enriquecer de forma ilícita alguns marginais ou ParTidos de plantão, haja vista a mesma estar aparelhada com membros do governo. Agora o mais lamentável é sabermos que não dá em nada, tampouco o dinheiro desviado retorna ao Tesouro Nacional. É a verdadeira falência das nossas instituições. Em qualquer país sério alguem responsável , já estaria atrás das grades, aqui não.
Francisco Alves de Sousa (Contribuinte).
6 opiniões
avalie fechar
Vagner Borges (14) 21/10/2007 01h26
Vagner Borges (14) 21/10/2007 01h26
Será mesmo que a Infraero fez este desvio mesmo...??? Coitados estamos no Brasil um País sem lei onde que manda é quem rouba. Só esta CPI Pizza que não sabia disso. Vamos espera e vê da onde parte o proximo desvio.
ÔÔÔ País das CPI Pizza.
5 opiniões
avalie fechar
Willy Lucinger (8) 20/10/2007 22h40
Willy Lucinger (8) 20/10/2007 22h40
Acredito na polícia Federal, mas não acredito nas investigações contra o governo, ou ao interesse deste. A alguns meses atrás tava a maior agitação no cenário político brasileiro, mensalão, CPI CAIXA ECONOMICA FEDERAL, VENDA DE SENTENÇAS etc,- mas com um diferencial a policia Federal fez a maior devassa- escuta telefônica, prisões, apreensões e tudo mais, não sei como conseguiram tal façanhas - no brasil a quebra de sigilo telefônico e bancário são questões muito dificeis de se conseguir no judiciário brasileiro, a parte que pede muitas vezes não consegue tal permissão do juiz, por se tratar de matéria constitucional de grande valor, por este fato analizo a dificuldade deste delegado em conseguir provas contra o próprio governo - se ele não está conseguindo é sinal de que se trata de um individuo honesto e competente, por que se não o fosse ja teria conseguido facilmente, em outras palavras é um delegado que busca as provas de forma correta e honesta, de fórma imparcial, por isso não é ouvido pelas as autoridades maiores - Sr. delegado parabéns continue com esta postura - o bem sempre vence, porque o mal é sempre desorganizado. 10 opiniões
avalie fechar
Willy Lucinger (8) 20/10/2007 22h27
Willy Lucinger (8) 20/10/2007 22h27
Agora está explicado o acidente ocorrido com o avião da TAM, mais uma vez, desviaram verbas, estas essênciais para a segurâ~ça da obra, ou seja, se preocuparam em investir nos aeroportos brasileiros não por segurânça mas sim para poderem desviarem o dinheiro público, quem paga como sempre é o povo brasileiro. Muitos se enganam em pensar que os ricos se utilizam do transporte aéreo, mesmo que fossem so eles, estes estariam pagando pelo serviço, beneficiando em cada voô, o transporte de remédios, prgãos humanos e outros importantes sem dizer aquele trabalhadores comuns que são deslocados de uma cidade para outra conforme a necessidade de suas empresas, o caso não é esse e sim o despreparo da maquina administrativa Federal, observem que alguns setores ou ministérios estão de "vento em popa", desde o começo deste governo não se vê falar neles, pelo simples fato de que eles estão sim, contribuindo com sua parte, dando jus para o cargo que lhe fora confiado, por isso meus amigos não vamos nos desanimar, ainda ha luz no fim do túnel e os homens ainda lutam por um ideal. So fico triste pelo fato de que somente a desgraça, a corrupção e a morte consegue mover este governo. Maquiavél comentou em uma de suas obras o "o Principe" - Todo governante deve fingir agradar a igreja, dar pão aos pobres e ter braços firmes em combater a corrupção, mesmo estando fingindo - Interessante muito parecido com este atual Governante. 8 opiniões
avalie fechar
Washington Menezes (5) 20/10/2007 21h58
Washington Menezes (5) 20/10/2007 21h58
Ao estagiário qu epublicou a matéria na capa:
O Presidente da INFRAERO é Sérgio Gaudenzi.
Ao "comentarista" sobre Nelson Jobim:
Ele éMinistro da Defesa, não da Aeronautica!
4 opiniões
avalie fechar
Luiz Brito (2) 20/10/2007 21h57
Luiz Brito (2) 20/10/2007 21h57
SAO JOSE DOS CAMPOS / SP
Pra mim, infelizmente, isso é notícia fabricada pela folha, jornal on-line o qual leio mais de uma vez ao dia. Primeiro por dar crédito a um delegado que não tem gabarito (competência) sobre esse assunto. Não existe delegacia da mulher, de narcóticos, do meio-ambiente, etc? Pois é...tem a "delegacia" do ar também e se chama CENIPA. Eles já estão cuidado do caso desde os primeiros minutos após a ocorrência do acidente. Outra coisa: a FAB, que "vivemos" imputando culpa, manisfestou desconhecimento da necessidade de fornecer as informações à pol. civil de SP. Sinceramente, eu acredito pq a FAB, como instituição, não escolhe se vai fornecer ou não tal informação. Se um juiz mandou eles fazem e pronto. SE insatisfeitos, tentam evitar por caminhos do próprio judiciário...Seo lá. Esse cara quer chamar a atenção e conseguiu. Boa noite a todos! 2 opiniões
avalie fechar
Elvis Gimenes (7) 20/10/2007 21h46
Elvis Gimenes (7) 20/10/2007 21h46
O dia em que os ônibus rbanos e interurbanos forem seguros, com rodovias, avenidas e ruas em condsições de uso, aí irei me preocupar com os aeroportos. Hipócritas, querem consertar o ceú e não olham para a terra. 10 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio França (94) 20/10/2007 21h37
Luiz Antonio França (94) 20/10/2007 21h37
Acredito neste delegado sr.Aldo Galiano Júnior, pois aqui nêste País devido a impunidade as (autoridades) ´tem fôro especial fazem o que querem !!!! punidade (demora !demora!demora!demora! 3 opiniões
avalie fechar
joel cajazeira (2) 20/10/2007 21h25
joel cajazeira (2) 20/10/2007 21h25
Se as declarações desse delegado que afirma serem responsáveis pelo acidente da TAM as condições da pista ou os controladores de voo no dia do acidente forem confirmadas, essas declarações deveriam serem incluídas no "GUINESS BOOK" da incompetência ou má fé, e assim, está justificado pq a criminalidade usa e abusa nesse País, diante de tanto besteirol por parte de quem deveria ser eficiente e atuante.Aquele avião da TAM caíu por falha operacional e há necessidade de coragem para que as verdades aflorem. 4 opiniões
avalie fechar
Wagner Santos (2) 20/10/2007 21h02
Wagner Santos (2) 20/10/2007 21h02
RIBEIRAO PRETO / SP
Não é possível que um delegado seja tão obtuso para achar que as causas do acidente sejam a pista e os controladores de vôo!
Ele deve ser cego, e não ter visto o vídeo do avião pousando. O piloto ao verificar que estava sem freio aerodinâmico, foi um inepto ao não arremeter. COM OU SEM DEFEITOS!!!
9 opiniões
avalie fechar
o zuanazzi não sabia nada de aviação. e o jobin sabe?
para mim ele entende de direito.
5 opiniões
avalie fechar
Vou falar uma coisa a BRA sempre foi uma companhia aérea duvidosa para se voar não é de hoje as pessoas sabem disso e de repente ela começa a voar para o exterior com o aval da ANAC com um preço nem tão barato assim se comparado com as outras empresas aéreas e o pessoal como é de prache cai de quatro, agora todo mundo quer processar a companhia quando deviam colocar a mão na consciencia e ver a burrada que fizeram em comprar pela mesma. O historico das comapnmhias aéreas brasileiras não é muito bom imaginem o da BRA, é bom saber a respeito porque sempre sem excessão o barato acaba saindo caro e abram os olhos por favor vamos deixar de ser hipócritas o que vale mais sua vida ou US$ 100,00 a mais em outra comapanhia? 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (340)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página