Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise aérea

Atrasos e cancelamentos de vôos foram registrados com maior freqüência no país após o acidente com o vôo 1907 da Gol, em setembro de 2006. Em meio à crise aérea, os problemas ganharam força Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em julho último, que matou 199 pessoas em Congonhas. CPIs no Senado e na Câmara investigam a crise.
Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
AGUINALDO VENANCIO (1298) 23/12/2007 20h12
AGUINALDO VENANCIO (1298) 23/12/2007 20h12
ALGUNS LEITORES PETISTAS , QUEREM DESQUALIFICAR AS OPINIOES AQUI DADAS;
DAO A ENTENDER QUE OS LEITORES DESSE ESPAÇO ESTARIAM INFLUENCIADOS PELAS MANCHETES, ETC..
O QUE TENHO A "DIZER" A ESSES LEITORES INCONFORMADOS, E QUE AS PESSOAS QUE ACESSAM ESSE ESPAÇO, SAO PESSOAS ESCLARECIDAS, PENSAM, OPINAM, DIFERENTEMENTE, DOS COITADOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMILIA. QUE NAO ENXERGAM NADA, NAO TÊM INFORMAÇÃO DE NADA. E "ACHAM" A ADMINISTRAÇÃO(?) PETISTA UMA MARAVILHA...
COM O DEVIDO RESPEITO, COMPARANDO-SE OS DOIS "PÚBLICOS", ACREDITO NAS PESSOAS INFORMADAS, E DESCOMAPROMISSADAS COM PARTIDOS POLÍTICOS, IDEOLOGIAS E PLANOS ASSISTENCILISTAS-ELEITOREIROS-BARATOS .
E CLARO, OS PETISTAS INVESTEM MACIÇAMENTE
NESSE "PÚBLICO", CONTANDO COM OS LOUROS DA DEMAGOGIA BARATA, LOGO O PT QUE QUANDO ERA OPOSIÇÃO FALAVA TANTO EM EDUCAÇÃO, PROGRESSO,RACIONALIDADE, ETC, ETC,ETC,.
Ê PT, QUEM TE VIU, QUEM TE VE!
39 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (1298) 23/12/2007 19h09
AGUINALDO VENANCIO (1298) 23/12/2007 19h09
O PAULISTA E PAULISTANO, PELO MENOS CHUTOU PRA LONGE DAQUI ADMINISTRAÇÕES PETISTAS HOROROSAS, E EM 2008 NÃO SERÁ DIFERENTE.
SERÁ QUE É PORQUE AQUI TEMOS UM POUCO MAIS DE INFORMAÇÃO, E SABEMOS SEPARAR O JOIO DO TRIGO???
CORRUPÇÃO, AMADORISMO, INCOMPETÊNCIA, CORPORATIVISMO, IMPROVIZAÇÃO,ALOPRADOS,MENSALEIROS E OUTROS FATOS CORRIQUERIOS NA ADMINSTRAÇÃO PETISTA, NÓS MANDARREMOS PARA BEM LONGE DAQUI.
POR POUCO SÃO PAULO DEIXOU DE DEMONSTRAR SEU DESCONTENTAMENTO EM RELAÇÃO Á DESGRAÇA DA CPMF GRAÇAS APENAS AO VOTO DE UM SENADOR, Q UE EVIDENTEMENTE, NÃO É DO PT ,QUE VOUTOU CONTRA A MALDITA E JA ENTRRADA, GRAÇAS A DEUS CPMF!!!
XOOOOOOOOOOOOOOOO!
41 opiniões
avalie fechar
Orlando Pereira (1) 23/12/2007 19h00
Orlando Pereira (1) 23/12/2007 19h00
Essa madrugada os passageiros da Tam procedentes de Porto Seguro foram informados no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), que teriam que descer (MESMO O VÕO SENDO FRETADO). A justificativa era que a aeronave ia para Vitória (ES). Quando todos já estavam prontos para embarque com destino a Curitiba e Florianópolis, mais um problema, justificado mais tarde pelo comandante Trovão. É que a poltrona do co-piloto apresentou problemas e teve que ser substituída.
E por ai a vida segue...
6 opiniões
avalie fechar
Sergio Menezes (11) 23/12/2007 17h22
Sergio Menezes (11) 23/12/2007 17h22
Perfeito o comentario do sr CARLOS RIBEIRO. Infelizmente nossa imprensa é assim mesmo. O pior são os nossos eleitores, que caem na dela e como se fossem mamulengos, repetem o que nela encontram. Acuasar o PT pelos desmandos que acontecem há séculos no país virou moda de uma pequena parcela que é refem das opiniões de imprensa, que não sabe discernir, que lê e crê. Aviões caem em muitos lugares do mundo, atrasos acontecem em consequência de tudo, até mesmo de passageiros mal acostumados que querem chegar na hora do embarque e viajar, como se não houvesse um tempo determinado para a operação. São muitas falácias e absurdos e sempre puxando para o lado político-partidário. Coisas de pessoas e países subdesenvolvidos 10 opiniões
avalie fechar
Carlos Ribeiro (1) 23/12/2007 16h09
Carlos Ribeiro (1) 23/12/2007 16h09
SAO PAULO / SP
É extraordinária a pobreza de espírito e intelecto da imprensa brasileira. Há meses a crise aérea virou a tábua de salvação quando não existem assuntos dignos de nota, ou percebidos como tal. Infelizmente, tudo leva a crer que a pobreza do noticiário está vinculada à uma crise intelectual do nosso jornalismo (crise que sempre existiu, na verdade). Vejamos: a tal da crise aérea é invariavelmente relatada em termos de estatísticas de atrasos e cancelamentos. Não há análise destas estatísticas (por exemplo, o que seria aceitável em termos de atraso, de acordo com normas internacionais?), usam-se casos particulares e piegas para exemplificar a crise (os eternos exemplos da pobre mamãe grávida e do velhinho que esperou 4 horas para embarcar, como se isso não ocorresse em qualquer aeroporto do mundo), estampam-se fotos dramáticas de filas (com uso de ângulos que procuram tornar tudo pior do que de fato é), e por aí vai. Não se analisa nada. Chega a irritar a uniformidade do noticiário a respeito, em todos os jornais.
Os jornais brasileiros são mesmo muito ruins. E ainda preenchem parcelas cada vez maior do seu conteúdo já pobre com anúncios imobiliários e assemelhados, em um processo de prostituição do espaço escrito sem igual em nenhum grande jornal do mundo.
30 opiniões
avalie fechar
jonathan teixeira (320) 23/12/2007 14h29
jonathan teixeira (320) 23/12/2007 14h29
Apesar da chuva e da superlotação, está tudo sob controle nos aeroportos, para desgosto da oposição. A Folha preferiu enfatizar 1/3 dos vôos que tiveram pequenos problemas, em vez de destacar os 2/3 que não tiveram problema nehum, mesmo com aeroportos sofrendo as conseqüências do mau tempo e do aumento da procura. Um mínimo de boa vontade não faria mal ao Natal de ninguém. 29 opiniões
avalie fechar
Helena Ozolins (109) 23/12/2007 09h16
Helena Ozolins (109) 23/12/2007 09h16
SAO PAULO / SP
Desde quando restou Jobim para o ministério da defesa (lembram que ninguém queria pegar esse abacaxi?), em algum blog fiz um comentario>>>RETÓRICA CONSEGUE RESOLVER UMA CRISE AÉREA? UMA CRISE ESSENCIALMENTE DE GESTÃO ADMINISTRATIVA??? Pois é. Para conseguir dar conta da crise aérea, precisava de alguém com muito mais que retórica, ou força política, únicos recursos prestigiados pelo PT. A meu ver, por esse pequeno mas determinante detalhe, aqueles que poderiam ter um perfil mais adequado para botar ordem nos ares brasileiros guardaram-se em copas, por saberem que entrariam num ninho de cobras e não conseguiriam tomar decisão alguma por a todo instante esbarrarem em apadrinhados políticos por todos os lados. Aliás, é essa minha maior crítica à "gestão" PT. Existem problemas que só se resolvem com uma gestão obstinadamente operacional, incompatível com um meio de pura influência político-partidária.
É como armários de uma casa. Muda o usuário do quarto, e ele não pode acomodar seus pertences porque as prateleiras estão com objetos dos moradores da fampilia inteira. E ai dele se ousar mexer no que encontrou.
É assim que vai inchando a máquina pública. Cada vez mais entulhada e progressivamente menos eficiente. O pior: cada vez mais cara.
23 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (1298) 23/12/2007 08h50
AGUINALDO VENANCIO (1298) 23/12/2007 08h50
INCOMPETÊNCIA, AMADORISMO, DESCASO, CORRUPÇÃO,DESLEIXO,ETC, ETC ETC.
INFELIZMENTE, A PERCEPÇÃO QUE TEMOS DA ADMINISTRAÇÃO PETISTA É ESSA.
EM SE TRATANDO DE "ADMINITRAR" A AVIAÇÃO NACIONAL, LEMBRO-ME , ESTARRECIDO DAQUELA TRAGÉDIA, POIS CONHECO UMA FAMILIA QUE TEVE UM DE SEUS ENTES QUERIDOS MORTO NO VOO DA TAM , QUE NO DIA QUE FORAM NOTIFICADOS DO RECONHECIMENTO DO CORPO DA VÍTIMA, EU ESTAVA PRESENTE Á CASA DESTES , QUANDO A TELEVISÃO MOSTROU 2 COLABORADORES DESSE GOVERNO, FAZENDO GESTOS OBCENOS , COMEMORADO,FESTEJANDO,
ANTE A POSSIBILIDADE ,NAQUELE MOMENTO, DA NÃO RESPONSABILIDADE DO GOVERNO NO ACIDENTE.
PARA MIM , ESSA É A IMAGEM DO GOVERNO PETISTA.
UMA CENA MACABRA. PARECIAM, NÃO GENTE QUE REPRESENTA O GOVERNO BRASILEIRO, MAS ATORES
DE FILME DE TERROR.
O PT PARA MIM, NÃO PASSA DISSO.
35 opiniões
avalie fechar
SAO PAULO / SP
Seria melhor terceirizar a administração da navegação aérea para empresas estrangeiras que administram aeroportos como NARITA,HONG KONG E DUBAI etc.
A administração pública - sinto como brasileiro - está falida em todos os níveis. Pobre Brasil!
9 opiniões
avalie fechar
Marcelo Nogueira (10) 23/12/2007 07h51
Marcelo Nogueira (10) 23/12/2007 07h51
Então é Natal, e nos debruçamos outra vez sobre os reais problemas da nação classe média mastercard? Peço, ainda que não possua qualquer autoridade, para que, antes da pauta e dos comentários, vejam (acessem) o que ocorre nos principais aeroportos do mundo na época do bom velhinho!
Antes, quando a aviação civil, desgovernada por uma ANAC acusada de servilismo corrupto, seguia para direção contrária à apontada pela inteligência, essa questão possuía alguma relevância, mas, agora, que os atrasos permanecem dentro de uma realidade aceitável, a insistência, em capa, parece-me totalmente estéril...
5 opiniões
avalie fechar
Jose Luiz Bacchin (1) 23/12/2007 07h20
Jose Luiz Bacchin (1) 23/12/2007 07h20
SAO PAULO / SP
Gostaria de informar que muitos atrasos ocorrem por conta da própria Infraero que, por motivos meteorológicos, técnicos (aparelhos da própria Infraero), condições das pistas etc., fecham o aeroporto para pusos e decolagens. Toda a despesa financeira fica por conta das Cias. Aéreas e o pior, a imagem denegrida também. Ainda não se percebeu que isso ocasiona gastos altíssimos e muitas empresas aéreas quebram por conta disso. Sem elas (Cias Aéreas), a Infraero não teria o que administrar. Estava na hora de haver mais comprometimento entre Infraero e Cias Aéreas, pois quem sofre são aqueles que pagam pelo serviço de transporte aéreo. 3 opiniões
avalie fechar
YC VNN (6) 23/12/2007 01h08
YC VNN (6) 23/12/2007 01h08
SAO PAULO / SP
Puxa! qto "positivismo", não? 1/3 dos vôos com atraso, e a Anac, Infraeroe os demais responsáveis pelos aeroportos, consideram o saldo positivo!!!
FALTAM AEROPORTOS neste país de dimensões continentais!!! Ou será que só os usários deles vê e sentem isso e os Governantes, não? Se este governo tivesse visão falconina, já teria iniciado obras de alguns... mas, por enquanto só consertinhos. Deixemos como está, para ver como é que fica, talvez seja o lema!
3 opiniões
avalie fechar
Jamil Mantey Ghani (2) 22/12/2007 22h54
Jamil Mantey Ghani (2) 22/12/2007 22h54
De fato, o caos está menos pior que no ano passado ou na época do acidente da TAM. Mas esta melhora se deu ao corte de muitos vôos, e o consequente aumento das tarifas aereas.
Hoje, voar está o dobro do preço do ano passado. Além disso, se calcularmos o valor de nossas tarifas em Dollar, veremos que a tarifa brasileira é das mais caras do mundo. E nosso serviço de bordo e tamanho das poltronas é fenomeno brasileiro. É preciso melhorar os aeroportos e abrir concorrencia, tanto para empresas nacionais quanto internacionais.
1 opinião
avalie fechar
Sergio Menezes (11) 22/12/2007 22h02
Sergio Menezes (11) 22/12/2007 22h02
No ano passado, no auge da crise aérea, em um aeroporto do Nordeste, uma mulher esbravejava contra uma funcionária da infraero, exigindo que ela desse conta do motivo pelo qual o avião dela já estava, havia uma hora e meia atrasado. Como a pobre da funcionária não sabia mais que nós sobre os motivos do atraso, a mesma distinta e destemperada senhora paulistana, se achando muito além dos outros pobres mortais, esbravejou mais ainda e disse que em São Paulo até a infraero era mais eficiente, que lá tudo funcionava perfeitamente e que ela jamais iria passar por tal vexame na sua cidade. Foi então que uma outra senhora, com sotaque estrangeiro, mas detentora de um português primoroso e muito equibradamente, contestou.- Realmente, na sua cidade esse tipo de coisa não pode acontecer, mas lá também acontece outro tipo de coisa interessante, como foi o fato do crime organizado parar uma cidade de quase 20 milhoes de habitantes em um dia útil e decidir que todos deveriam voltar para casa, e não se via um mísero carro numa avenida principal circulando, pois a bandidagem assim determinou. Foi aplaudida por todos, até pelos funcionários da infraero que estavam sendo martirizados pela outra tal mulher. Coisas do Brasil!! 7 opiniões
avalie fechar
Sergio Menezes (11) 22/12/2007 21h45
Sergio Menezes (11) 22/12/2007 21h45
A classe média, principalmente a paulistana, é realmente muito cheia de direito e egoísta, não quer ficar nem um minutinho esperando por nada, quem dirá por um avião. Não importa se o fator tempo, que fecha aeroporto em qualquer lugar do mundo, seja a causa principal do problema. Tem tambem que vir com aquele discurso marcante, de petistas incompetentes e presidente analfabeto. Isso é demais. Eles têm de tudo, vão viajar, muitas vezes a lazer, e não querem ser incomodados nem por uma horinha de espera. Já presenciei atrasos em aeroportos nacionais e no exterior, lá vi pessoas esperando sem esbravejar, principalmente quando o fator tempo era o principal problema. Já vi até operação padrão de controlador na Argentina atransar vôos, greves de pilotos na França, e nunca vi ninguém nesses países falar bobagens contra seus governos, e nem a imprensa tendenciar os fatos. Ainda bem que o Governo faz governo pra quem mais precisa. Pois se esses arrogantes e inconformados reclamam de uns minutos que esperam numa fila, quem diria se eles passasem fome ou sede? Iriam provocar uma guerra civil. 7 opiniões
avalie fechar
UBERLANDIA / MG
Não entendi essa equipe para fiscalizar os problemas. Pelo jeito está ajudando a aumentar a confusão. 1 opinião
avalie fechar
Adilar cossa (1) 22/12/2007 16h43
Adilar cossa (1) 22/12/2007 16h43
CURITIBA / PR
Diante deste caos aéreo, vejam como era no passado:

Quero voar no passado
Por Adilar André cossa
Quero ouvir o ronco do DC3, o zunido do AVRO, o assovio do YS11
O delicioso barulho das hélices do ELECTRA, o gemido desesperado dos
motores do CARAVELLE e BOEING 707 durante a decolagem,
O silencio do BOEING 727 em vôo de cruzeiro, e o escândalo dos reversores
do 737 brega.
Quero voar nos charmosos CONSTELATION da Real Aerovias, nos elegantes DC8 da Panair, nos aviões azuis da Cruzeiro do Sul, nos multicoloridos da Transbrasil, nos pontuais da Vasp e na Varig, a estrela brasileira nos céus do mundo.
Quero pousar nos aeroportos de Santos Dumont e Congonhas com chuva e sem anti-skid, quero decolar do Galeão lotado de passageiros e combustível, quero furar o nevoeiro do Salgado Filho, passar lambendo as águas do rio amazonas e pousar naquela pista no meio da selva, quero sentir o calor dos aeroportos do nordeste e o frio de Anchorage
Quero voar baixo no DC3 para observar as paisagens, quero apreciar as belezas do Rio e a selva de pedra São Paulo nas asas do ELECTRA e do Boko Moko, quero ver as cidades se tornarem pequenos pontos a bordo do BOEING 707 e DC10, quero ver as nuvens passando pelas janelas do CARAVELLE e BOEING 727, quero ver a poeira durante o pouso do Boeing 737 nos aeroportos do interior.
Quero ver o comandante e o co-piloto pilotando e não apenas apertando botões , o engenheiro de vôo calculando, as solicitas e simpáticas comissárias, os eficientes funcionários de terra, quero visitar a cabine de comando, observar tripulantes acalmando passageiros nervosos.

Quero comida quente, aperitivos, cerveja e vinho quero mimos para lembrar do prazer de voar, quero um banquete no jantar, ser acordado com um delicioso café da manhã e bombons para presentear.
Quero chegar em New York e Miami com os primeiros raios de sol, em Paris e Londres no meio da tarde, em Tókio trocando o dia pela noite, quero voltar para apreciar a beleza do meu pais, quero ver os meus amigos no aeroporto.
Quero chegar no aeroporto vestido com elegância, ser atendido com cortesia, ver os vôos lotados e o despachante puxar de baixo da balcão aqueles cartões de embarque que não deixarão ninguém no chão.
Quero ter apenas tempo de tomar um cafezinho antes do embarque, também quero poltronas confortáveis e espaçosas, vôos pontuais, e guarda chuva se necessário.
Quero caminhar na pista, observar os mecânicos cuidando de aeronave, a comida sendo embarcada, o cheiro de querosene durante o abastecimento, o barulho da usinas, e no topo da escada abanar para os amigos.
Quero agradecer a Santos Dumont pela magnífica invenção, e lhe dizer que no seu pais a aviação é voltada para o bem. Também quero lembrar de todas as pessoas que ajudam e ajudaram transformar a magia de voar em realidade.

Texto autoria de Adilar André Cossa
adilar@rocketmail.com
Em 23 outubro de 2007
2 opiniões
avalie fechar
maria mercês torres costa (1) 22/12/2007 14h48
maria mercês torres costa (1) 22/12/2007 14h48
IPATINGA / MG
Pelo amor de Deus...a imprensa precisa se tocar. matéria sobre questão de atraso de avião não interessa a população... faz 12 anos viajei de avião de BH para Vitória , foi alterado o horário em 5h.,simplesmente avisaram que os
passageiros seriam embarcdos em outro vôo via Rio. Só chegamos em Vitória por volta de meia noite ..etc....Quem viaja de avião é a minoria da minoria e já tô cansada dessas matérias...A elite voadora que se dane...há coisas mais importantes para os jorlistas se preocuparem...será que são parte dessa elite? Matérias como o sporttvreporter vem produzindo valem a pena ser vistas.!
Maria Mercês
4 opiniões
avalie fechar
Francisco Job Neto (1) 22/12/2007 14h34
Francisco Job Neto (1) 22/12/2007 14h34
Por favor, não consigo entrar quase nunca sem opinião
avalie fechar
Alberto Freitas Filho (4) 22/12/2007 14h21
Alberto Freitas Filho (4) 22/12/2007 14h21
Sei que o caos nos aeroportos parece não ter fim. Mas acredito que houve melhoras. Passei por Congonhas, hoje pela manhã, com destino a Confins. O movimento no aeroporto paulista me pareceu bem normal. Bem diferente da situação deplorável que vivenciamos no mesmo período do ano passado. Dessa vez, enfrentei atraso de 1h50 por causa do tempo ruim em Minas. Ao chegar em Confins, a situação me pareceu mais caótica do que em Congonhas. Havia vários vôos atrasados por causa do mau tempo. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (340)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página