Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise aérea

Atrasos e cancelamentos de vôos foram registrados com maior freqüência no país após o acidente com o vôo 1907 da Gol, em setembro de 2006. Em meio à crise aérea, os problemas ganharam força Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em julho último, que matou 199 pessoas em Congonhas. CPIs no Senado e na Câmara investigam a crise.
Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
João Ayrton Lambiase (10) 21/12/2007 08h35
João Ayrton Lambiase (10) 21/12/2007 08h35
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Concordo com o Sr. Morimoto, Congonhas sofre agora as consequências de uma população que adora construir casa em locais onde não deve. As rotas aéreas cresceram, o tamanho das aeronaves aumentaram, o numero de passageiros aumentou, então, deveria-se deixar espaço para o aeroporto tambem se expandir, só que, ao contrário, o espremeram e Congonhas não tem mais para onde crescer. É lamentável. 5 opiniões
avalie fechar
T. Morimoto (327) 20/12/2007 22h39
T. Morimoto (327) 20/12/2007 22h39
Mesmo contra opinião geral, quero comentar que conhecí Congonhas em 1952 (há 55 anos atrás, mais de meio século). Prudentemente, foi construido em local quase desértico, em volta haviam florestas de eucaliptos, não haviam bairros. Mas, em tudo que se constroe de grande, o povo tende a construir suas casas ou edifícios, próximos deles, sejam próximos de aeroportos, estradas, rodovias, represas para abastecimentos, etc.. Assim, não acho que Congonhas não tem culpa de ficar no meio de tantos bairros, agora importantes. Acho que a culpa é mais do povo, que sempre constroe onde devia ser preservado. Vejam que Cumbica também já está ficando rodeado de casas e edifícios e hotéis. Depois, eles vão reclamar que Cumbica está no meio de área "densamente habitada", com graves riscos aos imprudentes que assim escolheram. É a mesma coisa na política: o povo elege algém, bem ou mal, e depois fica falando mal dele. Acho que o povo brasileiro precisaria ser mais prudente, e precisa de mais investimento em educação pra isso. Não sei se o governo vai fazer isso, mas acho que precisa, e muito. Assim, Congonhas deve ficar onde está. Os incomodados imprudentes que se mudem, pois vieram depois pq quizeram, não foram obrigados, Ou fiquem mas não reclamem. 36 opiniões
avalie fechar
Eduardo Barbosa (5) 14/12/2007 21h12
Eduardo Barbosa (5) 14/12/2007 21h12
SAO PAULO / SP
Que não se dê prosseguimento à maluquice de ampliar as pistas de Congonhas sobre as cabeças de milhões de paulistanos. Chamem o Niemeyer e construam pistas e aeroportos longe dos terráqueos paulistanos 16 opiniões
avalie fechar
gerson souza (3) 13/12/2007 08h23
gerson souza (3) 13/12/2007 08h23
Pelo amor de Deus, alguém tem que tirar essa TAM assassina de circulação, daqui a pouco serão mais 200 pessoas mortas ou mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 28 opiniões
avalie fechar
Cristiano V (1) 13/12/2007 07h38
Cristiano V (1) 13/12/2007 07h38
SAO JOSE DOS CAMPOS / SP
Pouso de EMERGÊNCIA??? Que nada, é um pouso normal, não havia falha na aeronave. Sensacionalismo do repórter. 5 opiniões
avalie fechar
Claudio José Nogueira (1) 13/12/2007 06h55
Claudio José Nogueira (1) 13/12/2007 06h55
SANTOS / SP
Nao entendi o que a reportagem escreveu sobre o pouso de emergencia em Cumbica,do aviao da Tam.
A duvida é:Como poderia este aviao ir para o aeroporto de Santos Dumont se nao tinha combustivel para voltar para o aeroporto de Congonhas?Em que ponto da rota estavao tal aviao para ter combustivel para voltar a Cumbica e nao para pousar em Congonhas?
3 opiniões
avalie fechar
ailton lemes (10) 13/12/2007 00h35
ailton lemes (10) 13/12/2007 00h35
GOIANIA / GO
acho que não está havendo a tal moderação. o ultimo cometário é de 36 horas atrás... sem opinião
avalie fechar
ailton lemes (10) 13/12/2007 00h33
ailton lemes (10) 13/12/2007 00h33
GOIANIA / GO
como um avião da tam que saiu de congonhas para o santos dumont no rio, teve que pousar emergencialmente em cumbica, porque não tinha combustivel suficiente para voltar a congonhas?????
alguem pode me explicar essa diferença de combustives para um e outro dos aeroportos citados???????
1 opinião
avalie fechar
ailton lemes (10) 12/12/2007 23h42
ailton lemes (10) 12/12/2007 23h42
GOIANIA / GO
Com relação a matéria sobre o pouso de emergencia de um avião da Tam em Guarulhos, quem poderia me explicar o seguinte: a informação é de que a aeronave não dispunha de combustivel para voltar a Congonhas, de onde tinha partido... Como pode uma aeronave que ia de Congonhas para o Santos Dumont teve que pousar em Cumbica porque o combustivel era pouco???? Ele nâo ia para o RIO???? Ou a matèria è que està fraca? fraquissima alias? me esclareçam por favor 2 opiniões
avalie fechar
Helena Ozolins (109) 11/12/2007 11h18
Helena Ozolins (109) 11/12/2007 11h18
SAO PAULO / SP
É dessas deliberações que sabemos que Senado temos.
.
Vamos ver quais os critérios que serão usados para as nomeações.
.
Que não sejam meramente políticos NOVAMENTE!
8 opiniões
avalie fechar
FABIO ZONZINI (30) 11/12/2007 11h02
FABIO ZONZINI (30) 11/12/2007 11h02
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... HAHAHAHAHAHAHA....É UMA PALHAÇADA MESMO...
OQUE ESTA MULHER FEZ PRA GANHAR ISSO ? HAHAHAHA , CAMBADA DE BABA OVO...E O MONTE DE SOLDADOS QUE SE MATAM DE TRABALHAR NUNM QUARTEL DE GRAÇA E OBRIGATÓRIO ? ESTES SIM DEVERIAM GANHAR ALGUMA COISA...
7 opiniões
avalie fechar
Marcelo Alves (4) 10/12/2007 21h32
Marcelo Alves (4) 10/12/2007 21h32
UBERLANDIA / MG
Oras não entendo o porque da primeira dama ter recebido a referida medalha, será que o comando da aeronáutica resolveu agracia-la pelo fato da mesma ter influenciado nosso dignissimo presidente a ter adquirido um airbus para nosso querido presidente viajar? Que digamos de passagem um metamorfo no que se refere as suas criticas a FHC pela quantidade de horas de voo....
Assim e o nosso BRASIL.
27 opiniões
avalie fechar
Conversinha mole para desconversar ; o avião não
poderia voar com um reverso travado !
O próprio Ministro da Aeronáutica falou à TV que
o Airbus da presidência , não voa com este
problema , por questão de segurança do Lula e seus
cumpanheiros !
Cinismo total !
5 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (544) 05/12/2007 20h55
Rogerio Rocha (544) 05/12/2007 20h55
A crise aérea está longe de acabar. O dublê de fanfarrão e ministro Nelson Jobim já mostrou o despreparo com a última medida -que deveria estar em vigor desde a criação da primeira companhia aérea do Brasil- que cria multas para as empresas por atrasos. E quem irá multar os órgãos federais quando estes forem -e acreditem que são os maiores responsáveis- os responsáveis pelos atrasos? Esta medida me pareceu uma medida feita "nas coxas" para dar a impressão de que alguma coisa está sendo feita. Mas "tudo continua como dantes na terra de Abrantes". Sr. ministro o sr. se lembra de seu discurso de posse? vou lembrá-lo: "Ou faça ou saia. Ou aja ou vá embora."
E aí? Vai fazer ou vai sair, pois todo mundo está esperando que ou o sr. faça ou que pelo menos desocupe a moita...
15 opiniões
avalie fechar
Luiz Bottecchia (1) 05/12/2007 04h56
Luiz Bottecchia (1) 05/12/2007 04h56
RIO DE JANEIRO / RJ
“Governo quer obrigar empresas a ressarcir passageiros por atraso em vôo”
Um impacto desta medida pode ser incentivar as aéreas a serem mais discricionárias na revisão/manutenção dos aviões durante as escalas.
Pontualidade antes de segurança? Idéia de jerico.
10 opiniões
avalie fechar
Átila Guimarães (1) 28/11/2007 19h09
Átila Guimarães (1) 28/11/2007 19h09
CURITIBA / PR
Sr Nilson. O "excelente" comandante não dispõe de todas as informações para realmente lhe passar informação precisa.O cgna (centro de "gerenciamento" de navegação aérea), nos passa a restrição das decolagens das 21:20 até 21:50 com destino a cumbica e congonhas, fazendo com que aconteça o ocorrido com o sr. e com milhares de outros passageiros.Acho que precisa rever o seu conceito de "excelente".Existe muita coisa que a população não fica sabendo porque jogam por baixo dos panos. Veja o modo que pilotos da referida companhia nos trataram por nós cumprirmos determinação judicial.Procure uma gravação na jovem pan que fala do assunto:título" gravação expõe caos aéreo" 12 opiniões
avalie fechar
Cristina Rodrigues (1) 28/11/2007 16h35
Cristina Rodrigues (1) 28/11/2007 16h35
SAO PAULO / SP
Discordo da demissao dos controladores de voo pois eles estavam se manifestando contra as mas condicoes de trabalho a que sao submetidos. A seguranca dos passageiros e tripulacoes no espaco aereo brasileiro depende de dignas condicoes para esses trabalhadores atuarem e por isso toda a populacao deveria apoiar as reinvidicacoes deles. Eles estao sendo usados como "bodes- expiatorios", quando o problema e a falta de investimento no setor. Quais as verdadeiras condicoes de trabalho dos controladores atualmente? Quantas horas de trabalho diario sob tanto stress? Qual a frequencia e duracao dos descancos? Quantos voos por tela? Estao recebendo aulas de ingles? E o salario melhorou? Tambem acho que os comandantes de voo, pilotos e toda a tripulacao deveriam se solidarizar com os controladores de voo, pois uns precisam dos outros! 20 opiniões
avalie fechar
adalto fonseca (9) 28/11/2007 14h43
adalto fonseca (9) 28/11/2007 14h43
FOI MUITO POUCO, DEVERIAM REDUZIR SEUS SALÁRIOS E CONTRATAR PESSOAS PARA SUBSTITUI-LOS. ASSIM DEVERIA SER O TRATAMENTO PARA SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS QUE VIVEM PENDURADOS NESTES ''CABIDAÇOS'' DE EMPREGOS. TALVEZ PARA ESSES ALOPRADOS E MEQUETREFES O ''IDH'' ESTEJA NO PATAMAR DE PAÍSES DESENVOLVIDOS, PORQUE PARA A MAIORIA DOS BRASILEIROS ESSE ÍNDICE ASSEMELHA-SE AO DE BANGLADESH. SERVIÇOS PÚBLICOS MILITARIZADOS JÁ. 24 opiniões
avalie fechar
vladimir viana (1) 28/11/2007 13h50
vladimir viana (1) 28/11/2007 13h50
Acho que esse comandante deve ser um grande irresponsavel, pois ele sabe muito bem que não pode ter mas nenhuma movimentaçao em congonhas depois das 0000 , e a nova adquaçao da malha aérea é total responsabilidade do CGNA que está gerenciando o trafego na terminal de são paulo , antes de falar besteira , devia saber realmente a verdade , coisa que esses comandantes da TAM não sabem, devem ter tirado seu brevet no IUB curso de 24 horas... 5 opiniões
avalie fechar
franco franco (3) 28/11/2007 13h29
franco franco (3) 28/11/2007 13h29
EHH Jobim a coisa tá mais feia que seus discursos. Aliás, crise aerea e discursos do ministro (jobim) tem o mesmo sentido. sempre nos leva ao nada. 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (340)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página